« Como fazer doações para as vítimas do tsunami na Ásia | Main | Linus comenta sobre métodos de divulgação de falhas »

sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Coleção de telas do Famelix 1.0

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "O FAMELIX é uma nova distribuição brasileira baseada no Kurumin Linux. Sua peculiar... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:04

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Miguel Filho () em 14/01 14:26

Meu deus, não sei nem oque dizer...

» Comentário de DW () em 14/01 14:32

Não critico essas iniciativas mas me assusto quando o objetivo de se assemelhar com os temas do windows é atingido com (aparentemente) tanta eficácia.

» Comentário de Manoel Pinho () em 14/01 14:40

Quem gosta do visual tele-tubbies do XP gostará ainda mais do XPde:

http://www.xpde.com/

» Comentário de pedr0 () em 14/01 14:55

esse lance de basear distro em outra ta uma bagunca tb , uma distro, baseada na outra, q eh baseada na outra q eh baseada na outra ...

ahhh , e alem disso , wooow , mais um linux que parece com windows que MARAVILHA ....

eu acho q certas coisas tem mais q criticar mesmo .

» Comentário de liquidslave () em 14/01 15:03

Aquela barra inferior é muito idêntica ao XP, é algum truque do Karamba ?

» Comentário de Manoel Pinho () em 14/01 15:21

Mas brincando, até que o Famelix é legal para dar um susto em candidatos a estagiários, não ? Coloca ele na máquina e pede para o cara mostrar que sabe usar o Windows e o MS Office. Alguns vão demorar para "cair a ficha" :-)))

Há um tempo atrás eu usei o VNC para brincar com um estagiário. Ele não sabia que o servidor VNC estava instalado na máquina e ele não sabia porque o cursos não estava obedecendo aos seus comandos e até agindo sozinho. Demorou um bocado de tempo para perceber que era sacan**** :-)

» Comentário de Eude Santos () em 14/01 15:24

A barra do famelix é uma barra do Karamba sobre a do KDE, pelo menos era na versão que eu baixei.
Não gostei, pois é quase só cosmética.

» Comentário de hamacker () em 14/01 16:03

Manoel Pinho disse : "
Quem gosta do visual tele-tubbies do XP gostará ainda mais do XPde:"

hahahahahahahaah!!!!!
Teletubbies, nunca tinha reparado nisso.... e nao é que parece. :))))))
Ja estou rindo faz uma meia-hora. :))))

» Comentário de michel () em 14/01 16:07

Vi os screenshots e não gostei. Eu uso Linux justamente pra não usar o Windows e não quero usar um Linux com cara de Windows :) O Windows não é mais fácil que o Gnome ou o KDE, por exemplo. Mas...

» Comentário de Luiz () em 14/01 16:14

Para quê copiar o visual do winxp. Por que não usar o talento artístico e criar algo original.

» Comentário de name () em 14/01 16:15

Eu vejo aí uma ilegalidade em se usar esses ícones.

É que é aquela história, se essa distro fosse realmente útil e ganhasse uma certa fama, aposto que a Microsoft não iria deixar que usassem seus ícones. Mas, como devem existir uns 5 usuários, a Microsoft tem mais com o que se preocupar.

Mas que isso é feio é. Nós cobramos tanto a legalidade do uso do software livre, e enquanto isso nós roubamos ícones. Isso é ou hipocrisia ou burrice, e eu não sei o que é pior...

» Comentário de DW () em 14/01 16:20

Eu não acho feio o visual do Windows XP, só não concordo em copiar com tanto perfecionismo.

O XPDE apesar de (pelo menos nos screenshot do site) exibir um cenário "Teletubbie" e o tom de azul é levemente mais claro e o botão start é todo azul.

Eu acho isso politicamente correto, já usar o XP Theme que está no KDE-Look com o karamba imitando um menu igual é exagero.

» Comentário de Rafael Rezende () em 14/01 16:39

Pois é, também reparei nos ícones, ou são muito parecidos ou copiados mesmo (só vi os screenshots miniatura).

Eu também odeio esse visual do Windows XP desde o primeiro momento que vi, quando nem havia voltado a usar Linux ainda.

» Comentário de Henrique () em 14/01 16:59

Já usei este sistema em casa anteriormente mas preferi ficar com o Kurumim que tem as mesmas opçoes...

» Comentário de Lordello () em 14/01 17:11

Eu não gosto nenhum pouco da iniciativa de imitar esse visual do WinXP, já que sempre que estou numa máquina que vou usar por um tempo, a primeira coisa que faço é desabilitar todas essas frescuras visuais do WinXP. Mas... adoro o visual aqua do MacOSX, então dá no mesmo imitar o tema do Mac ou do WinXP.
No final das contas cada um usa o tema que melhor lhe agradar, mas usar o Karamba (que é um desperdício de recursos na máquina) só pra gerar uma barra idêntica ao do WinXP, aí eu não concordo mesmo.

» Comentário de hamacker () em 14/01 17:29

Ja que era para copiar porque nao usou o karamba + WindowMaker e fazer de conta que é o Mac/Acqua, né ?

» Comentário de santo () em 14/01 17:36

Sem querer criar flames mas eu gosto do visual do xp, pra falar a verdade foi a primeira vez que eu vi um windows com visual mais arredondado e é unico windows com visual que comcorre com o kde, agora quando se fala de interface grafica do linux eu prefiro o kde que bem legal, para mim o lance de fazer uma interface parecida com a do windows no linux é somente para evitar um choque por parte do usuário.
Isto tambem é valido mas eu acho que deveria se gastar mais esforços para melhorar a cara de alguns aplicativos gráficos do linux por que é bem comum pegar aplicativos visuáis motif que são horriveis.
Ou seja para mim não adianta muito um ambiente grafico igual ao do XP ou qualquer outro windows rodando aplicativos com visual motif.

» Comentário de Job () em 14/01 18:02

achei muito boa a ideia do Famelix e muito Util para usuários iniciantes (a maioria), eu particularmente gosto do estilo mac (barra em cima) e Gnome.

Mas, o Famelix me ajudou a converter muitos usuários.

A maioria dos usuários sabe apenas clicar incones, se mudar de cor, posição ou texto, "Ó Céus..."
Faltou ainda escrever Editor do Office
Planilha do Office
...

Sim, tem que fazer cara igual senão nao conseguem usar.

Vale ainda visual retro (win98)


Grande passo!


E quanto aos que criticam, possivelmente nunca lidaram com situações reais de transição!

» Comentário de luiz () em 14/01 18:26

nada contra o visual do xp, mas bem que essa disro poderia ser mais atualizada (kde 3.1.4, kernel 2.4.22, oepnoffice 1.1.0, python 2.3), fala sério

» Comentário de Job () em 14/01 18:37

Luis, concordo ..

» Comentário de Cadu Ellery () em 14/01 20:09

"E quanto aos que criticam, possivelmente nunca lidaram com situações reais de transição!"

Concordo plenamente Job!!

E num adianta virem com papo de que o usuário tem que pensar um pouco e etc.
Por favor, entendam que usuário é "monkey brain", num tem jeito! Só vai mudar se ele nascer de novo e for reeducado pra descobrir as coisas sozinhos, lendo o que está escrito na tela, entendendo as coisas pelo conceito e não pela prática... se é que vcs me entendem.

Os usuários mais espertos sempre gostam de novidades e certa hora irão se interessar pelo Linux... mas o que fazer com os monkey brains? Faz um Freedows, um Famelix da vida, e pronto, todo mundo consegue migrar! Pra quê causar traumas... os bichim...

» Comentário de Tux () em 15/01 02:22

É vejo que o melhor a fazer é comprar um Mac, o Linux nunca vai ser bom pra Desktop. Serve Linux, Desktop Mac. ;-)

» Comentário de |-) Blindman (-| () em 15/01 02:58

Trash, lixo visual, tele-tubbies like, PQP não dá pra acreditar que se perca tempo útil imitando o jeito windows de ser!!! Sem contar que dos visuais windows, o do XP é o mais desagradável, qdo uso uma máquina winXP a primeira coisa que faço é mudar para o tema clássico. KDE e Gnome são visualmente muito superiores à qquer win. Agora ... se um usuário não consegue usar um sistema só porque as coisas mudaram de cor, nome e lugar aí seria melhor mesmo que ele fique longe do computador, o que de útil ele será capaz de produzir?
O Famelix me dá ansia !

» Comentário de |-) Blindman (-| () em 15/01 03:20

Tux, discordo: Linux ainda vai ser o melhor Desktop, anote isso. Em muitos casos já é! Tem até LanHouse usando Linux. O que falta são mais programas e melhor suporte a hardware, mas isso vem se resolvendo rapidamente e cada vez mais os desenvolvedores percebem o grande potencial que o Linux tem.

Ainda com relação ao visual, que é a única questão por trás do Famelix (que nada mais é que um Kurumin travestido de WindowsXP), outro dia meu irmão (que só usa XP) ao me ver usando Kalango 3 soltou essa pérola:
"Por que o Linux é mais bonito que o Windows?..."

» Comentário de CWagner () em 15/01 04:51

Aos que pensam que usuário é "pau torto", só tenho a dizer que diminuem a capacidade humana, e nessa classe creio que se incluem, de aprender sempre que necessário.

E nada melhor que a necessidade como incentivo. Se todos soubessem do que se trata usar um Windows e toda a gama de aplicativos famosos (e falo na questão financeira, e não técnica), o Linux e BSDs seriam a opção lógica.

Imitar o Windows, o Mac OSX, o BeOS, seja lá qual for o SO que esteja na moda, só mostra a capacidade do sistema operacional, ou no caso um dos seus componentes, um gerenciador de janelas, de assumir a forma e aparência que melhor agrada aos seus usuários, sejam eles leigos, autodidatas, heavy/power users, administradores de sistemas/redes, hackers, etc...

Pode até ser duvidoso o gosto dos idealizadores dessa tarefa, mas isso traz à tona outra faceta daquele antigo ditado: Se não podes vencê-lo, junta-te a eles", ou num esforço desesperado, tenta enganá-los :P.

No flames, no war: paz, amor e um pouco de sacanagem, porque ninguém é de ferro :D

» Comentário de Pools () em 15/01 12:38

Tenho uma dúvida aqui comigo:

O que o Famelix realmente inova/diferencia do Kurumin?

Só pegou o karamba, mudou o tema e remasterizou novamente?

Gracas ao Kurumin estamos tendo diversas outras distribuicões criadas a partir dele para fins de melhor adaptaćão com ambientes específicos, aproveitando o que ele tem de melhor,que é a deteccão de hardware praticamente 100% funcional.

Ao mesmo tempo fico também pensando: todas essas distribuicoes deveriam levar no nome o kurumin: "Kurumin Famelix", até que se torne realmente diferente a ponto de ser chamado de uma nova distribuicão...

» Comentário de Augusto Campos () em 15/01 13:59

Pelo que eu entendi da página, o Famelix foi preparado por um conjunto de professores para uso na instituição em que eles dão aula, e acredito que eles não estejam particularmente interessados em oferecer diferenciais para outros usuários, embora provavelmente fiquem felizes quando alguém mais se interessa pelo que eles fizeram. Mas duvido que a publicação das screenshots no site da OSDir tenha sido por pedido deles.

Embora analisar o software em si seja algo normal, não acho correto criticá-los baseado no fato de que o software preparado para uso dos alunos deles não atende às expectativas de alguém mais.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 15/01 15:29

Concordo Augusto,

As pessoas têm que entender que existem soluções para propósitos "universais" e propósitos "específicos"; Também tive este mesmo sentimento quanto à criação do Famelix.

Em contrapartida, não sou adepto à utilizar um clone da interface gráfica do Windows, caso tenhamos interesse em conquistar novos usuários. No fundo ainda se sentirão como um "usuário de Windows" e todo o processo de migração ainda estará incompleto. Acho mais interessante utilizar o KDE e o Gnome com suas interfaces padrões, porém ajustar seus comportamentos (duplo-clique, posicionamento dos recursos, teclas de atalho) para que tenha o mesmo perfil que no Windows. Já fiz isto no KDE e obtive resultados interessantes.

Lembrem-se que é uma proposta (idéia) dos desenvolvedores do Famelix, e como tal, deve ser respeitada (mesmo que discordemos).

» Comentário de Fernando Ponte () em 15/01 20:37

Pô, eu tive que remover o KDE daqui de casa.. Pois quando eu saía e deixava a maq. ligada no quarto, minha irmã usava o kppp (é o novo!) p/ conectar e ficava batendo papo no Xchat.. Certa vez até peguei ela usando o "centericq" ... Perguntei como havia conseguido mandar mensagem pros meus contatos, ela disse que só fez ler: Ctrl + X = Send ...
Detalhe, ela tinha 14 anos na época, e nunca aprendeu nem mesmo coisas mais avançadas no próprio windows .. Ou era desespero (vIRCio) ou era a habilidade do Ser Humano em adaptar-se .. =P

Agora.. o que falta de verdade é uma distro pt_BR direcionada a pessoas idosas... Uma distro focada neste ponto, seria muito mais útil. Digo por experiência, já que vi pessoas de certa idade , não saberem usar o IE pq o ícone foi movido.

» Comentário de Vitor () em 16/01 13:39

Os usuarios monkey brain tb sentem diferenca qdo trocam de carro (VW p/ GM por exemplo), mas dirigem mesmo assim, necessidade rlz!

» Comentário de Diogo () em 16/01 17:48

Esse negócio de interface parecida com a do Windows eh só pra usuários que como já disseram aqui:
"que não sabm usar o IE se o ícone for movido."
Aposto que alguém que só usou windows na vida, mas é um pouco inteligente nessa área, se der de cara com um GNOME vai saber clicar em Aplicações e sair usando.
Acho que temque ser usada as interfaces já bem conhecidas e consagradas ao invéz de criar uma "sub-desktop" tentando imitar o Windows que não é totalmente igual.
O que adianta imitar a barra teletubie, se quando o usuário der de cara com tipo o Mozilla vai perguntar: "E agora? Como eu faço pa entrar na página X?" Já vi isso acontecer.

» Comentário de Michel () em 17/01 09:22

Usuário com cérebro de macaco podem se adaptar em suas casas, mas e na empresa? Os caras mal sabem mexer com windows, eu sou a favor do aprendizado, mas em certos casos isso gera despeza para o empresário que está migrando sua empresa.

Isso pode ser contornado com cursos em empresas de maior porte, mas a medida que o tamanho da empresa diminue, o custo da migração é maior e o dono da empresa não estará disposto a cobrir este custo.

Bom o empresário que enxerga mais longe e vê que um novo ponto de vista para seus funcionários pode ser melhor, mas para quem não enxerga, existem diversas distros como essa.

» Comentário de Troll () em 17/01 17:01


Na maioria dos casos o problema nem é com os usuários, mas com os técnicos e profissionais de suporte que não sabem personalizar o sistema e, principalmente, não sabem ensinar.

A maior parte dos profissionais de informática no Brasil são absurdamente incopetentes, coisa que todos vemos no dia a dia.

Fale-se tanto dos usuaios, mas por que não fazer uma distribuição Linux também para os técnicos cabeça de macaco?

» Comentário de Tomás () em 17/01 17:04

Bom, acho toda a tentativa de adaptação do usuário ao Linux válida, mas acho uma coisa sem sentido se você fazer uma pequena alteração em uma distribuição e já mudar o seu nome..

Não sei se é o caso do Famelix, mas se for acho que seria mais útil para a comunidade fazer um tutorial e/ou abrir um tópico no forum do Kurumin chamdo: "Deixe o seu Kurumin igual ao Win XP"

» Comentário de Emilio () em 18/01 09:54

Sou fa do Linux.

Entretanto, o grande numero de distros confunde os usuarios comuns. Qual a melhor? Debian? Kurumim? RedHat? Mandrake? Slackware????
Cada um de nos defendera sua distro apresentando suas qualidades em relacao as demais.
O problema e que elas na maioria das vezes, sao incompativeis entre si. Os arquivos de configuracao mudam de uma distro para outra. Mudam de posicao, e as vezes de nome.
O mesmo ocorre com a forma como os programas sao instalados. Nao existe um padrao, ninguem se une. Ha quem defenda o sistema RPM, enquanto outros bravejam que o APT e melhor, e por ai vai.
No meio do caminho fica o usuario comum, que nao consegue configurar o video corretamente, nao consegue configurar o teclado corretamente, nao consegue instalar o apache, e outras coisas que ja deveriam ser resolvidas a nivel de usuario comum. Querem um exemplo? O Kurumin instalado num notebook: O teclado funciona legal em quase tudo, menos no aplicativo OpenOffice, que nao acentua. Querem outro? O usuario instala um pacote no kurumin e misteriosamente o menu do KDE desaparece.
Enquanto cada um de nos defender apenas o seu ponto de vista, dificilmente o linux tomara o lugar daquele outro no desktop.
Precisamos apontar numa mesma direcao, mesmo que isso signifique abrir mao de nossas opinioes pessoais.
Acho que todo esse pessoal que cria novas distros deveria trabalhar em conjunto criando uma unica distro com a cara do Brasil.

» Comentário de Emilio () em 18/01 10:19

Continuando...

No meu caso, o sofrimento comecou com um notebook Toshiba Satellite com 64RAM e apenas 2GB de disco.
O kurumin rodando via CD funciona legal o video. Entretanto, quando instala no HD a historia e outra. A configuracao nao e mantida. Entao o usuario e obrigado a testar varias configuracoes pra ver se funciona. No meu caso, a que chegou mais perto, deixou uma mancha no meio do monitor LCD.
Na configuracao de teclado nao tem nada parecido. Sou obrigado a escolher o modelo de 101 teclas com layout americano sem deadkeys. Funciona bem em quase tudo, menos no OpenOffice, que nao reconhece a acentuacao. Pode???
Depois de muito sofrimento eu consigo fazer o Delphi3 rodar via WINE. Mas para minha surpresa, a tecla de aspas duplas apresenta caracteres malucos (somente ela).
A instalacao automatica do apache+php+mysql tambem nao funciona. Sou obrigado a fazer um download dos fontes e compila-los separadamente. No final, todos instalados, e mal configurados... O apache nao consegue interpretar os codigos em PHP.
E por ai vai...

Entao vem uma pergunta: Por que nao fazemos as coisas mais simples? Nossos clientes sao burros e nao sabem fazer as coisas, ou nos simplesmente os ignoramos e fazemos as coisas pensando somente em nos mesmos, acreditando que do outro lado tem sempre um expert em linux capaz de resolver todos os problemas?

Problemas como esses que relatei, ja foram vivenciados dezenas de vezes pelos usuarios. Alguma vez nos colocamos scripts que resolvessem esse problema para os futuros usuarios? A resposta e NAO.

Pode paracer bobagem tudo isso, mas faz uma grande diferenca no processo de mudanca.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 10:38

> Problemas como esses que relatei, ja foram
> vivenciados dezenas de vezes pelos usuarios.
> Alguma vez nos colocamos scripts que resolvessem
> esse problema para os futuros usuarios? A
> resposta e NAO.

Emílios, se você enviar aqui para o BR-Linux material preenchendo esta lacuna que você percebe, terei o maior prazer em publicá-lo!

» Comentário de Alessandro () em 18/01 10:49

É Emilio as coisas são assim mesmo, tu tem toda a razão, e as respostas são sempre as mesmas "faça você mesmo"

O usuário comum que se vire, ou pague para alguém fazer.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 11:06

Não entendi, Alessandro. O Emilio apontou uma lacuna que ele percebe, e eu ofereci a ele espaço para preenchê-la. Você acha que fiz errado? Ou que esta é uma atitude negativa? Ou que o desrespeitei? Ou que o meu papel seria fazer algo mais por ele?

Você, por outro lado, está com uma atitude negativa. Você vê alguma lacuna que outros não vêem? Prencha-a, ou ajude a estimular outros a fazê-lo com você, ou por você. Ficar se lamentando nos fóruns ajuda bem menos do que procurar quem possa ajudá-lo e tentar convencer esta pessoa ou grupo - ou ainda que fazer a sua parte para resolver o problema.

Esta idéia do mítico "usuário comum" que (no caso da visão do Emilio) se confunde porque há distribuições em demasia, não encontra quem o ajude, ou não tem um script do que deve fazer pode ser debelada com a existência do tal script. Mas alguém precisa desenvolvê-lo. Quem você acredita que seria o responsável por isto? Quem é a pessoa ou entidade que está devendo isto para o Emilio, ou para você, ou para o mítico "usuário comum"?

De minha parte, fico feliz e satisfeito ao ver que muitas das pessoas que apontam lacunas e recebem convite para preenchê-las, aceitam o convite e escrevem guias, fundam grupos de usuários e tomam atitudes positivas. O que você vê de digno de crítica nesta postura?

» Comentário de CWagner () em 18/01 11:16

É rapaz, mesmo porque eu também tenho contas para pagar, e se o usuário já não paga pelos programas e não quer se dar ao trabalho de aprender a personalizar e manter o seu sistema, ele que me pague para fazê-lo.

Afinal de contas é assim que o sistema funciona, infelizmente a utópica sociedade comunista ainda não existe, e pelo que vi aqui no BR-Linux, muitos têm medo que ela venha acontecer algum dia.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 11:23

eu não me importo de ajudar sem cobrar, acho que faz parte da visão comunitária.

Mas me importo um pouco quando alguém acredita que a solução de um dado problema (que eles identificam ou percebem) é de responsabilidade de uma coletividade difusa, e que a ausência de um indivíduo que se prontifique a resolver o assunto específico, sob os parâmetros determinados, e a pedido deste alguém é a indicação de que a coletividade não está funcionando bem.

Me importo ainda mais quando tento oferecer os meios para que a pessoa ajude a resolver o problema que ela percebe, e ela reage como se eu a tivesse ofendido, ou de alguma forma tivesse feito menos que a minha obrigação.

» Comentário de CWagner () em 18/01 11:36

A minha resposta foi em tom de sátira, mesmo porque uma das razões, se não a principal, foi justamente o espírito de cooperação coletiva entre os membros da comunidade: desenvolvedores, usuários, administradores, simpatizantes, etc. Cada um tem seu papel para a difusão e evolução das tecnologias de software livre.

O que me dá ânsia, às vezes, é justamente esse povo que quer tudo mastigado e digerido, só pra injetar nas veias, e ainda ficam chorando e esbravejando quando não têm a solução pro grande problema da vida deles, que geralmente, mas não sempre, é ler e-mails, assistir vídeos, escutar mp3, navegar na Internet, jogar, etc.

» Comentário de Alessandro () em 18/01 11:39

Augusto não é nada pessoal, só que o Linux não esta pronto para o usuário comum. (ponto) é só isso.

O Linux da a liberdade para todo o usuário "fazer por si mesmo" como não acontece em sistemas proprietários, ótimo, pelo que eu entendi o Emilio relatou o problema do usuário comum que não tem conhecimentos para faze-lo.

Se não posso apontar os erros da ótica de um usuário comum aqui no site, não o farei mais.

E em relação a "pagar para alguém fazer', isso é natural, acontece também no windows, só que no Linux tem o agravante de termos poucos profissionais capacitados, pela maior dificuldade de mexer em um sistema *unix, comparado ao windows.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 12:24

Alessandro, sua opinião é válida, claro, mas felizmente ela não afeta os milhões de pessoas que vêm descobrindo e adotando o software livre. Mas eu acredito (e não disputo) que você se considere um usuário comum e ache que o Linux não está pronto para você.

Provavelmente, além dos milhões que adotam, existe um outro grande contingente de usuários que experimenta o software livre e compartilha da sua opinião negativa sobre ele, também. E muitos de nós fazem o que está a seu alcance para reduzir este último contingente, aumentando o primeiro. Só que não necessariamente isto é feito nos termos que você, individualmente, espera. Mas mesmo assim, por menor que seja a contribuição de cada um, ela tende a ajudar bem mais do que se este "um" ficasse nos fóruns se lamentando e criticando o conjunto dos outros integrantes da comunidade por não resolverem os problemas que ele acredita ter identificado.

Você não respondeu se acha que eu fiz mal em oferecer ao Emílio espaço para ele contribuir com a solução do problema que ele apontou. Você disse que acha que ele não tem condições para fazê-lo, mas não é o que se entende pelo relato dele - ele parece ter bons conhecimentos técnicos, e possivelmente só não relatou ainda o que aprendeu com suas experiências de instalação de Linux no notebook, de uso do Delphi sobre o Wine e outras que ele mencionou, porque ninguém lhe havia oferecido espaço antes.

Ninguém disse que você não pode dizer alguma coisa aqui no site, mas ao mesmo tempo você não pode querer que não lhe ofereçam outras opiniões. Principalmente quando se trata de debate sobre este mítico "usuário comum", a que todo mundo parece se referir como se existisse mesmo, e tivesse características padronizadas e conhecidas.

Em sua resposta tão evasiva, você também deixou de responder a uma questão que considero importante: o usuário ali acima sugeriu que a existência de um determinado recurso de documentação teria facilitado a sua interação. Mas alguém precisa desenvolvê-lo. Quem você acredita que seria o responsável por isto? Quem é a pessoa ou entidade que está devendo isto para este usuário, ou para você, ou para o mítico "usuário comum", a ponto de justificar as suas reclamações públicas e a afirmação de que o sistema como um todo não está pronto para o tal "usuário comum"? O que há de errado em convidar este usuário a contribuir para a solução do problema que ele aponta, e lhe oferecer recursos para esta tarefa?

E o que torna digno de crítica o ato de oferecer a quem percebe uma lacuna o recurso para que esta pessoa contribua para seu preenchimento, divulgando seu conhecimento?

Indo um ponto além: você acredita que o correto seria uma pessoa ou entidade se oferecer para atender e remediar as dificuldades que você encontrou? Quem seria esta pessoa ou entidade? Se você a identificar, talvez possamos te dar informações de contato.

» Comentário de Emilio () em 18/01 13:10

Oi Pessoal

Nao pretendia causar tanta polemica. Acalmai os animos. Somos uma familia unida.

Obrigado ao Augusto pelo interesse em ajudar, apesar de eu achar que minha duvida deva ser solucionada noutra instancia.

No meu caso especifico, estou no interior do RN. Por aqui as coisas sao bem mais dificeis do que num grande centro. Falta gente especializada no assunto. Quem se aventura no Linux acaba enfrentando uma dificuldade maior. Resta o apelo aos amigos da comunidade.

Tentei instalar varias versoes do kurumin num notebook toshiba satellite 22cds. A unica que funcionou a contento foi a versao 1.1. As outras horrivelmente lentas.

Tive problemas com a configuracao de video e teclado. O KDE deixou de funcionar depois que fiz um apt-get upgrade...

Uma coisa interessante que observei: O Kurumin 1.1 vem com o e-book legal sobre Linux. Curiosamente, o autor trata de todas as distribuicoes, menos do proprio Kurumin, bem paradoxal.

Relatei meu problema no forum do kurumin e ninguem soube como ajudar. Tive que reinstalar o sistema.

Apesar disso, continuo acreditando no kurumin, e no excelente trabalho de todos aqueles que trabalham voluntariamente para melhora-lo.

Acredito que tao importante quanto lancar uma nova distro, e contribuir para o melhoramento de outra.

As pessoas ainda enfrentam o fantasma da falta de suporte. No meu caso, eu teria o maior prazer em contribuir financeiramente para a manutencao do projeto, sem problemas. Mas acho que este estagio ainda nao esta amadurecido.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 13:16

Oi Emilio! Eu já instalei SUSE, Conectiva e Mandrake em um Toshiba Satellite, todos sem problemas. Me parece que tive que corrigir alguma coisa na configuração de teclado, mas acredito que tenha sido trivial. Não sei se a sua intenção é usar especificamente a distribuição que você testou até o momento, mas talvez valha a pena testar com outras. Possivelmente os problemas (que para mim não se manifestaram) não se manifestarão, e você não terá que arcar com o ônus de solucioná-los, se não é o que você deseja.

» Comentário de Alessandro () em 18/01 13:36

Augusto eu não deixei de responder e acho que você não ofendeu o Emilio, só disse o que toda a comunidade livre diz quando alguém reclama de alguma coisa, contribua, por ser um software livre qualquer pessoa pode contribuir, ou faça você mesmo.

Esta é a filosofia do software livre, ninguém tem a obrigação de fazer nada e ao mesmo tempo todos da comunidade fazem porque acreditam no desenvolvimento do mesmo.

Eu não critiquei a lacuna aberta para que alguém possa contribuir com a comunidade, apenas relatei que a resposta é sempre a mesma.

Na pergunta quem é o responsável por fazer alguma alteração, corrigir algum bug, desenvolver algum software, na minha opinião é a própria comunidade caso esta ache realmente necessário. Se a comunidade não achar necessário cabe ao usuário contornar esta situação e resolver o problema.

Mais como é uma comunidade todos se ajudam, e acabam resolvendo a maioria dos problemas.

Você colocou a sua opinião e eu coloquei a minha, em nenhum momento ofendi a comunidade ou o próprio Linux. Só pretendi mostrar as dificuldades que estou encontrando em migrar softwares comercias, que é a área que eu atuo.

Como em mensagem anterior vou iniciar a migração com programas em modo texto, onde o Linux segue um padrão bem definido e esperar que no futuro o ambiente gráfico do Linux tenha o mesmo desempenho, confiabilidade, e o padrão que o modo texto tem e sempre teve no Linux.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 14:00

Não, Alessandro, aí é que está. A resposta não é sempre a mesma. Você pode ir no fórum do BR-Linux, ou em qualquer local dedicado a tirar dúvidas, e verá muitos exemplos de respostas diretas, específicas e apontando a exata solução do problema apontado (principalmente quando a descrição do problema for direta e específica também).

Mas o convite à participação é frequente quando a pessoa comenta que as coisas deveriam ser diferentes, ou solicita recursos ainda não existentes. Que bom que você não acha errada esta postura, e que aparentemente mudou sua opinião sobre achar que a comunidade Linux tem uma postura de "O usuário comum que se vire, ou pague para alguém fazer.", como disse acima.

Mas acredito que não esteja correto concluir a partir do estímulo à participação da comunidade que o Linux não está preprado para o tal "usuário comum". Acho que pode haver muitos argumentos apontando que o software livre ainda não tem soluções para diversas classes de usuários, mas os frequentes convites à participação dos usuários na solução dos problemas identificados por eles dificilmente pode ser descrito como um destes argumentos.

» Comentário de Emilio () em 18/01 14:38

Oi Augusto

Eu tinha o Conectiva 8 instalado neste notebook, e tudo funcionava normal. So nao lembro se o OpenOffice funcionava...mas tudo bem...

Interessante que sempre que eu entrava numa lista de discussao, ou num chat pra resolver um problema, e o pessoal descobria que eu usava o Conectiva, logo eles torciam o nariz e sugeriam que eu mudasse de distro.

Eu mudei para o kurumin por ser derivada do debian, por ser brasileira e por ser simples e atraente. Gostaria de ser um profundo conhecedor do linux e nao ter de mudar de distro com tanta frquencia.

Quero continuar acreditando na forca de uma distribuicao nacional, mesmo enfrentando dificuldades.

Todos somos importantes : O programador que desenvolve pacotes; o tecnico que implementa e da suporte; e o usuario que realmente vai vivenciar o sistema, vai encontrar defeitos, vai cometer absurdos...

Um bom sistema deve ser voltado para aquele usuario "leigo-plus". Se funcionar com ele, funciona com qualquer um.

Entao, antes de distribuir meu software, eu devo me perguntar:

1) O usuario vai saber instalar sozinho?
2) Vai saber configurar sozinho?
3) Vai saber operar sozinho?
4) A documentacao esta bem clara? O que e claro e evidente pra mim, nem sempre e para o usuario final.
5) Este software vai funcionar em qualquer configuracao de equipamento?

Vejamos um exemplo bem pratico:

Eu baixo um pacote com os fontes. Ai eu dou uma olhada nos procedimentos de instalacao, e tudo que eu preciso fazer e digitar

./configure
make
make install

Apesar da simplicidade, porque alguem nao cria apenas um script do tipo "setup" que faz tudo isso?? Parece bobagem, mas faz uma enorme diferenca.

Devemos ouvir mais o usuario, e torna-lo um importante elo para a disseminacao do linux.


» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 15:05

Emilio, não importa qual distribuição você escolha, sempre terá alguém para dizer que ela não é a melhor. Pessoalmente, acredito que a versão mais recente do Conectiva seria uma boa escolha para seu notebook, assim como seriam as versões mais recentes das outras distribuições que mencionei.

Quanto ao desenvolvimento dos sistemas dever ser voltado ao usuário que você classifica como leigo-plus, não tenho certeza se esta é uma boa regra geral, mas certamente pode ser uma regra interessante para os sistemas desenvolvidos para operação por esta classe de usuários.

Quanto ao exemplo que você citou, de existir algum tipo de automação para a instalação a partir do código-fonte, existem até vários softwares que cumprem este papel. Em http://freshmeat.net/search/?q=make+install§ion=projects&Go.x=0&Go.y=0 você encontra alguns exemplos, misturados a outros softwares que tratam de outros aspectos da instalação. Talvez eles estejam em busca da sua contribuição, ou até mesmo tenham interesse em receber seu apoio para divulgá-los no Brasil, ou traduzir para o português. Que tal?

Abraços
Augusto

» Comentário de Anderson Gesser () em 19/01 13:41

Como muitos de vocês, também muitos dos usuários que migram do windows xp para o Linux não se sentem bem com o ambiente. Oquê nós estamos criando é um ambiente semelhante ao que toda essa massa de pessoal está acostumada, pra transformar aos poucos este usuário, Livre. Os releases dos softwares citados acima, ao qual julgam ser desatualizados são de uma antiga versão beta do sistema. A versão 1.0 saiu com muitas atualizações, no entanto que já podem ser novamente atualizadas. Hoje trabalhamos com kernel 2.6.7 no Famelix, que ainda está em fase de testes, pois alguns recursos não estão interativos o suficiente, como o suporte a energia. Cada distribuição vende o seu peixe, o Kurumin suporte, o Famelix ambiente, você ainda tem o direito de escolha, esteja ciente disso.

O Famelix ganhou nome rapidamente, com matérias traduzidas para mais de 40 línguas, recebemos entrevistas de grandes revistas da área como a Linux Magazine, temos um projeto para versão espanhola do sistema, e pretendemos fazer o mesmo em Polonês, o projeto hoje possui uma gama de usuários que ultrapasssa os 60 mil convertidos.

Pretendemos em breve lançar uma nova versão, cheia de novidades, atualizações e novos suportes à hardware.

http://famelix.codigolivre.org.br

» Comentário de ecmotta () em 21/01 10:05

Se querem facilitar a vida do usuário iniciante, sugiro o Kalango Linux 3.0. Além de um visual lindo, os menus são muito bem organizados e limpos, conferindo fácil acesso aos programas. Copiar o visual do Windows pode parecer uma boa idéia no início, mas, o usuário preguiçoso vai continuar preferindo o XP, porque a maquiagem não retira do Linux as suas peculiaridades, como p. ex., o modo de instalar programas. E a resistência a mudanças não pode alcançar apenas o aspecto visual. Outra coisa: alguém perguntou à Microsoft, dona do Windows, se ela permite a imitação do visual do XP? Copiar a aparência do Windows é, no mínimo, dizer que o Linux não tem competência para ser usado em desktop. Ademais, quem aprendeu a usar Windows aprende a usar Linux, pois as diferenças na hora de operar não são tão grandes assim. A intenção é boa, mas volto a afirmar: é melhor organizar o KDE ou o Gnome para facilitar a vida do usuário iniciante, como fez o pessoal do Kalango Linux, do que tentar imitar o Windows XP.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.