« Dicas para edição e manipulação de arquivos PDF com programas livres | Main | Sexta edição do Forum Internacional Software Livre abre chamada de trabalhos »

quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Coleção de telas do OpenOffice.org 1.9.69

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "O último snapshot do OpenOffice.org revela um... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 15:14

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Anakinpendragon () em 12/01 16:10

O openoffice é fantastico,de qualidade incontestavel, e incontestavel porém que o M$Office ainda esta na frente,sendo pra mim o unico software realmente bom da M$. E cada dia a distancia e menor,embora o openoffice tem recursos muito interessantes que o M$ office não tem como salvar pdf, e programa de desenho grafico vetorial ( embora o sodipodi e o inkscape pra mim sejam melhores) com esse banco de dados fica muito mais completo o openoffice (é um recurso muito interessante,mas que 98% dos usuarios nem tem a menor ideia de como usar ou pra que que serve), oque falta openoffice de realmente pratico e um corretor ortografico melhor
( alguem não conhece uns professores de portugues que queiram ajudar no projeto?) Legal também e a possibilidade de instalar apenas o aplicativo que se nescessita no novo openoffice, pelooque eu fiquei sabendo ele vai também assumir o tema do window manager, como gnome,kde, do winxp, etc...

» Comentário de RedCzar777 () em 12/01 17:49

Parece que vai ficar realmente bom o OpenOffice 2.0.

Embora o aplicativo de banco de dados possa passar desapercebido pela maioria dos usuarios, eu ja presenciei casos em que o OpenOffice 1.X foi descartado justamente por nao ter essa facilidade nativamente.

» Comentário de Paulo Junqueira da Costa () em 12/01 18:28

Banco de dados é excencial pra qualquer suite Office. Muitas solução são feitas em Access mesmo ou ainda buscando informações de bancos de dados via excel.

É um grande passo pro OpenOffice.

» Comentário de Manoel Pinho () em 12/01 19:12

Uma das maiores dores de cabeça que presenciei numa certa migração foi a existência de um monte de sisteminhas feitos no Access pelo pessoal não ligado ao setor de informática que existia na instituição.

Foram feitos por um funcionário curioso em informática que, para resolver o seu problema de modo imediato, comprou um livro do tipo "Access para Dummies" e fez o sistema por conta própria, que só opera localmente. Acabou virando o "padrão" dentro da seção dele e só faltaram me bater quando falamos na migração para linux e migrar o banco de dados. Acabaram comprando uma licença do Windows e do M$ Office para regularizar a situação.

O mesmo tipo de situação eu já vi ocorrer com o dBase nos velhos tempos.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 12/01 21:12

E o OpenOffice vai ficar melhor ainda se corrigirem um dos bugs mais chatos e conhecidos dele: uma célula de uma tabela não pode ocupar mais do que uma página. Esse tipo de coisa funciona muito bem no abiword, MS Word, Word Perfect, etc, mas não no Writer. Estou baixando o novo snapshot pra ver o que mudou, pois até a versão anterior o problema estava lá.

» Comentário de Tutu () em 12/01 22:00

Bem, acho que está chegando lá....
Convenhamos que ainda tem chão pela frente pra chegar perto de M$ Office.
Mas já é um passo grande...
Uma dos coisas ruins nele é que é beeeeem pesado.
Tanto no Windows qto n Linux.. A diferença é nítida pro M$.
E nem éproblema de PC, pq tenho um muito bom.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 12/01 23:00

Acabei de testar a nova versão e o velho e conhecido bug da célula de tabela com texto ocupando mais de uma página está lá, firme e forte.

» Comentário de Augusto Campos () em 12/01 23:38

Não consegui encontrar este bug no Issue Tracker do site do OOo. Você pode me passar o número do registro dele, ou o que está preenchido no campo "summary"?

» Comentário de CWagner () em 13/01 02:17

A questão, Tutu, é se vale mais à pena continuar na "ilegalidade", usando um programa pirata e rápido, ou ficar "legal", usando um programa livre, embora um pouco mais pesado, coisa que parece estar sendo resolvida aos poucos, pois a cada versão o OO fica um pouco mais ágil.

Acho muito interessante a adição de um programa para banco de dados, didaticamente, assim como o Access, acho válido, mas espero que não se torne febre, ou mesmo outro "padrão", como o produto da M$.

Creio que essa ferramenta é capaz de gerar scripts SQL para geração das bases de dados para diversos SGBDs. Alguém aí pode confirmar?

» Comentário de CWagner () em 13/01 02:47

Apenas complementando o último post...

Este é o meu ponto de vista, que provavelmente é diferente de boa parte dos usuários e mesmo de alguns administradores de TI.

E como disse Oswaldo Montenegro: "Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor, apenas respeitadas".

Por favor, sem flames.

Saúde a todos.

» Comentário de Marcos Alexandre () em 13/01 08:19

Vou baixar em casa pra testar. Algumas coisas que sinto falta no OpenOffice em relação ao MS Office:
- mesclar células já mescladas
- por que quando tento deletar uma célula ele fica me perguntando se eu quero deletar o conteúdo, formato, etc?
- duplo clique no nome da Planilha eu posso renomeá-la direto
- abrir o mesmo arquivo por várias pessoas e conciliar as alterações, bem como dar permissao pra cada usuário durante essas operacoes.

» Comentário de Eduardo RBS () em 13/01 08:49

Estou testanto o OO 1.9.69 em Português do Brasil e está muito bom, inclusive já o instalei como padrão nos 20 thinclients LTSP onde trabalho. Claro que ainda não está 100% traduzido, mas já é alguma coisa. Quem quiser testar tb, veja os links aqui: http://www.sagui.blogger.com.br

» Comentário de MediaSonic () em 13/01 09:10

Pessoal, o OO 1.9 já tem o recurso de copiar e colar formatações? Na minha opinião, em termos de formatação de textos para heavy users, o MS Word (XP) ainda é superior. O Gerenciamento de "Estilos" é muito poderoso.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 13/01 12:32

Augusto,
Esse é um problema que se arrasta desde a época do StarOffice (antes da abertura do código) e é bem conhecido. Assim que chegar em casa, vou abrir um ticket para ele. Verifiquei lá e realmente não está.
Quem não conhece o bug e quiser verificar, é só inserir uma tabela em um texto do writer e colocar em uma das células uma quantidade de texto que ultrapasse a página. A tabela/célula "some" página abaixo, não passando pra página seguinte, como ocorre nos outros editores de texto.

» Comentário de CWagner () em 13/01 12:50

Desculpe a ignorância, mas por que eu colocaria conteúdo em uma célula que ultrapasse o tamanho da página?

A mim parece contracenso, mas como não sou diagramador, ou mesmo um digitador, deve ser de interesse de alguém que um processador/editor de textos tenha esse recurso.

Será que esse bug já foi relatado?

» Comentário de Augusto Campos () em 13/01 12:54

Mediasonic: segundo um artigo recente da Linux Magazine, o OOo 2 já vai vir com esta ferramenta por default. No 1.x há como instalá-la, veja em http://www.openoffice.org.br/saite/conteudo.php?inc=conteudo/texto&tx=11&id_aba=60 (procure pela palavra pincel). Mas parece que o link não está funcionando, a esperança é você procurar depois a versão em inglês, agora que já sabemos que existe.

Joerlei, se o programa opera deste modo há vários anos, é mesmo uma pena que você não tenha reportado anteriormente. Fica a dica e o exemplo para todos os demais usuários de programas abertos que identificam situações adversas e não comunicam aos desenvolvedores!

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 13/01 14:24

Augusto, acontece que eu reportei esse bug há alguns anos e o mesmo não foi corrigido. Eu até tinha uma conta no site do OpenOffice, na época pré 1.0, justamente para reportar esse bug. E eu não fui o único a postar isso. Estou reativando minha conta justamente para postar de novo, já que, como foi dito, esse bug é bem conhecido de muita gente. Lembro, inclusive, que naquela mesma época um site internacional que analisou o OpenOffice 1.0 detectou esse mesmo bug.

» Comentário de Patola () em 13/01 14:56

Apenas para reforçar o que o Joerlei disse. Sim, esse bug já é conhecido faz tempo e me lembro que já vi um ticket do openoffice sobre ele, bem grandinho, com muitos comentários.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 13/01 15:41

Patola,
Eu me lembro de ter aberto um ticket, que muita gente também havia reclamado do mesmo problema... O curioso é que, após o questionamento do Augusto, fui procurar por informações sobre o tal bug e não encontrei nada, nem no site do OpenOffice (fiz a procura ontem à noite). Na época não pude acompanhar o processo e não sei se o ticket foi removido/cancelado... O que sei é que não consegui encontrá-lo de novo.
Já vi empresas e órgãos públicos rejeitarem o OpenOffice nos primeiros testes com documentos do MS Word por causa desse problema. Eu mesmo costumava utilizar tabelas que ocupavam mais de uma página antes de começar a usar o OpenOffice. Facilita muito a produção de determinados documentos, com formatação "mais bonitinha".

Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir aos colegas que também participem do processo, pois esse bug ainda vai lhes dar muita dor de cabeça em migrações de suites proprietárias para o OpenOffice/StarOffice.

» Comentário de Paulo Zambon () em 13/01 15:52

Esses dias instalei o OpenOffice.org 2.0 beta for Windows para um amigo, pois o mesmo estava curioso, e após o feito pude perceber algo lamentável, mas creio que foi puro descuido. Em uma das mensagens de aviso, a palavra OpenOffice.org estava escrito assim: "Open Office", isto é, separadas entre si. Já mandei um email pessoalmente para o Claudio Ferreira mostrando o ocorrido, inclusive com a tela capaturada (screenshot), anexa.

» Comentário de Anderson () em 13/01 18:33

Testei o OpenOffice 1.9.69 incluindo o pack para português Brasil, e o bug da tabela em um texto não apareceu, alias, desde a versão 1.9.62 que não ocorre mais este bug. Testei o Conectiva Linux 10.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 13/01 18:47

Anderson, testei a versão Windows (download menor), ainda ontem, e o bugzinho estava lá, firme e forte, na 1.9.69. Como o código é o mesmo pras duas plataformas... A versão anterior eu testei só no linux e a primeira coisa que verifiquei foi se o problema ainda existia . Bom, ainda estava lá.
Você colou um texto numa célula de uma tabela, de forma que o mesmo ocupasse mais de uma página?

» Comentário de SS_Sputnik () em 13/01 19:13

O grande problema para pessoas como eu sabe muito de inglês é não ter uma especie de servidor local onde a gente poderia relatar os bugs na nossa lingua. Seria interessante se o openoffice.org.br fizesse isso e repassasse ao openoffice.org os problemas maiores.

» Comentário de Roger de Almeida () em 13/01 20:49

O problema do conteúdo de uma célula não continuar na próxima página, foi corrigido na versão 2.0 do OpenOffice, mas não está disponibilizado na versão de produção 1.9.alguma.coisa.

É um problema chato e que vem desde o staroffice, de difícil correção mas não é impossível de conviver quando se cria novos documentos. No entanto, é terrivelmente hediondo quando se importa documentos do word.

Mas se é um problema sério, porque o número de reclamações é tão baixo???? Porque a maioria das pessoas não reportam os erros encontrados nos mais variado "bugzillas"?

Até o momento, o número de votos era 66. Sigam o Link (se não funcionar, registre-se)
http://www.openoffice.org/issues/show_bug.cgi?id=2109

Se o número de votos é pouco, não chama a atenão dos desenvolvedores. Tem que fazer "barulho"

Mais........Mais........
Eu já tinha depositado o meu voto no openoffice.org (tem que se registrar), mas enviei um relato e sugestões para o buzilla da conectiva. A sugestão era para que a Conectiva se juntasse a outras distrbuições, que empacotam o OOo, para ajudar o time da OpenOffice a fixar este problema também na versão 1.

O responsável me retornou dizendo que o problema é realmente sério mas infelizmente tem que esperar pela nova versão.

Diante disso, a solução que encontrei, até que a versão corrigida seja disponibilizada, é pressionar a tecla TAB quando o cursor chegar próximo ao fim da página, passando pelas células posteriores até que o cursor pule para a próxima página, criando assim, uma nova linha. Desse modo, o usuário poderá continuar a escrever.

É a muleta mais plausível que deu para solucionar este problema junto aos meus clientes.

Espero que o leitor deste comentário, se motive a informar ao grupo desenvolvedor de qualquer software livre, os erros encontrados. Essa é uma forma inestimável para contribuir com os programadores e de forma indireta, com todos que apoiam a filosofia do software livre.

Com certeza, se este problema fosse votado com mais intensidade, há tempos atrás, talvêz já teria sido solucionado.

[]
Roger

» Comentário de Pedro Paulo Cunha () em 13/01 23:18

Olá....
Esmiucei o site do OpenOffice para ajudar no desenvolvimento (BRASIL) mas não encontrei link nenhum que me dessem orientações claras de como ajudar no desenvolvimento.
Acabei desistindo......

» Comentário de Augusto Campos () em 13/01 23:37

Da nossa entrevista com o Cláudio Filho, coordenador do projeto OpenOffice.org Brasil:

2 - Quantas pessoas estão envolvidas no OOo Projeto Brasil? O que um eventual interessado deve fazer para juntar-se a elas?

Bem, já tivemos momentos de pico, com mais de 150 colaboradores(só no Brasil), mas isso é sazonal, dependendo dos projetos ativos. Atualmente, a documentação, apostila, ferramentas de suporte ao idioma, e arte gráfica são os que tem maior demanda. Para participar de algum projeto, basta contatar o coord. daquela sessão (sim! temos VARIOS segmentos, cada qual com um coordenador), e meter a mão na massa, LITERALMENTE.

» Comentário de Anderson () em 14/01 10:59

Sobre o Bug da tabela maior que a página, testei no Conectiva Linux 10, usando OpenOffice 1.9.69 + pack português. Como fiz : Em um Documento Novo, inseri uma tabela (2 x 2), coloquei título e na linha abaixo fui colocando textos até ocorrer a quebra de página, onde o OpenOffice, abriu a segunda página com a tabela, títulos e pronto para seguir inserindo texto.

» Comentário de Anderson () em 14/01 12:00

Ainda sobre o bug da tabela maior que a página, fiz o mesmo teste no Windows 98 SE e no Windows XP Pro+SP2 e em ambos funcionou. Verifica no OpenOffice no menu em Ajuda->Sobre o OpenOffice.org se realmente esta executando a versão 1.9.69 ou uma versão antiga (pode ter mais de uma versão instalada no micro).

» Comentário de Marcello Chagas () em 14/01 15:40

Uma coisa que eu acharia legal no OO seria abrir os documentos em Tabs como no Firefox em vez de abrir em uma nova janela. Poluiria menos o desktop.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 14/01 17:48

Marcelo, poste isso no fórum do OpenOffice ou abra um ticket no issue tracker. A idéia é interessante e quem sabe poderia ser viável na versão pós 2.0, não é mesmo?

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 15/01 12:16

Anderson,
Estou aqui, com a versão 1.9.69 + pack português brasileiro e está com o mesmo problema do texto na célula ocupando mais de uma página, rodando no linux. Entretanto, com alguns documentos, ficou normal. Vou observar melhor isso. Mas já melhorou muito. Essa versão 2.0 será mesmo muito boa, com uma boa apresentação, bons recursos...

» Comentário de CWagner () em 17/01 00:38

A célula é expandida para as outras páginas se você desmarcar a opção repetir título.

Pelo menos funcionou aqui no 1.9.69.

» Comentário de Gustavo Pacheco () em 17/01 10:51

Olá pessoal!

Alguns comentários importantes:

Obrigado Augusto pelo alerta do link da Ferramenta Pincel. A administração do projeto Extras do OpenOffice.org.br ainda está em desenvolvimento, por isso, algumas colaborações estão apontando para outros repositórios. Para a versão 2.0, o Pincel já estará disponível por padrão.

A família 1.9x.xx de versões do OpenOffice.org (que resultará na versão 2.0) está em desenvolvimento. Portanto, algums funcionalidades não estão prontas ou ainda nem foram incorporadas ao código em definitivo. Não recomendamos a utilização dessas versões em ambiente de produção, somente para testes. As versões que recomendamos são as da família 1.1.x, obtidas através dos espelhos do OpenOffice.org.br (www.openoffice.org.br).

Especificamente sobre a questão da quebra de tabelas no texto, o problema será resolvido em definitivo na versão 2.0 final. O registro do issue é o 2109, como já foi bem lembrado pelo Roger.

Em relação a questão do IssueZilla em Português, é uma tarefa descartada pelo projeto OpenOffice.org.br. As discussões do IssueZilla são centralizadas e todas em inglês. A tradução das páginas seria inútil se os usuários postassem as suas questões em português, além disso, a tradução individual de cada registro é impossível com trabalho voluntário. No entanto, caso seja necessário, é possível tirar dúvidas através do Rau-tu, das Listas e da Documentação. Na lista de usuários, existem voluntários aptos e com conhecimento para o registro de um Issue. Os links para esses recursos estão no menu Ajuda do site www.openoffice.org.br.

Em relação às atividades do projeto hoje, temos demandas na revisão da documentação e, para breve, na tradução da versão 2.0. Especificamente quanto à revisão da documentação, estamos com a equipe de voluntários fechada para os próximos pacotes. As informações mais atualizadas sobre esses projetos podem ser encontradas no Wiki: wiki.openoffice.org.br. Informações sobre o desenvolvimento (de código) do OpenOffice.org podem ser encontradas com o Claudio (e-mail no site).

Abraços,
Gustavo Pacheco.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.