« Distribuição chinesa Red Flag se associa ao OSDL | Main | Inscrições para graduação em Software Livre em MG »

quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Colinux - Linux rodando cooperativamente em ambiente Windows

Cesar Boschetti (cesar@las.inpe.br) enviou este link e acrescentou: "O Colinux é uma adaptação do kernel ou núcleo central do Linux ao sistema Windows. Em outros termos, o... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:48

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Alexandre Arruda Paes () em 12/01 15:31

Desculpe, mas....ahhh... isso me parece um boi (não GNU) de 5 patas e 3 olhos.

Coisas como o cygwin até tem um porquê (desenvolvimento), mas para rodar desktop, acho meio xunxo esse negócio...

» Comentário de Manoel Pinho () em 12/01 16:54

Não vejo muita utilidade prática em rodar o linux em uma máquina virtual no windows (o contrário é bem mais interessante) mas valeu a intenção de criar um tutorial do programa.

Pelos outros artigos do mesmo autor sobre o linux e o Conectiva 10

http://www.las.inpe.br/~cesar/miudos/filosofia/linux_cl10.htm
http://www.las.inpe.br/~cesar/miudos/filosofia/amigoBill.htm
http://www.las.inpe.br/~cesar/miudos/filosofia/open_open.htm
http://www.las.inpe.br/~cesar/miudos/filosofia/linux_cl10_3.htm

pareceu-me que conheceu o linux recentemente e na minha opinião ainda parece estar muito preso ao modelo Windows como referência pessoal de sistema operacional.

» Comentário de synerama () em 12/01 18:17

Desculpe Alexandre,

Não me parece um boi. Como é dito na notícia: "Espero com isto estar trazendo minha contribuição ao mundo Linux". Quantos não fazem nada, não é? A pluralidade no mundo do software livre, com suas muitas distribuições e adaptações, é o que torna isto tudo muito interessante. Na comunidade há necessidade de pessoas como o Stalman, ou como o próprio Torvalds. Há os radicais, os diplomáticos, e aqueles que optam por um pragmatismo, que acho apropriado.

O Cesar Boschetti evidencia muita preocupação em tornar o menos traumático possível o primeiro contato do usuário comum com o Linux. Quem observar a coisa pelo lado didático, verá que é válida a iniciativa.

Por isso me surpreende o comentário do Manoel Pinho, embora respeitando sua posição. De certa forma, e trilhando outro caminho, se melhor ou pior, cada um julgue, o Carlos Morimoto faz o mesmo. Sem flames, por favor, estou apenas dizendo que há o interesse de tornar o Linux "fácil de usar", 'palatável', digamos assim, para o usuário comum. Para a maioria que lida com Linux diariamente, isso talvez pareça sem sentido. Mas não devemos deixar de encarar a realidade de que o Windows ainda reina e reinará (por quanto tempo?)no desktop.

» Comentário de Everaldo Canuto () em 12/01 18:25

Não sei. Li os outros artigos dele e me parece um cara ponderado. Está preso ao modelo do Windows mas tem uma visão interessante sobre o Linux.

No promeiro artigo ele fala do fanatismo religioso em volta do Linux, isso assusta muito usuário novo e mesmo eu não gosto dos fanáticos.

Everaldo.

» Comentário de gabriel () em 12/01 20:31

Sou usuário de computadores e sempre ouvi falar sobre o tal "open sistem", mas nunca entendí direito o que isso significa. Acredito, sim, que ao aproximar-me de um pinguim dentro de um zoológico ele me parecerá mais amigável, senão menos agrecivo. Em nome de todos os "paisanos" dessa guerra virtual, eu agradeço ao genial inventor dessa idéia para libertar mesmo os menos preparados, que nem eu, por exemplo...

Abraço

» Comentário de River de Morais e Silva () em 12/01 23:14

Apesar de alguns contras:

1) O novo usuário tende a achar que o linux é um programa do Windows

2) A execução do linux pode passar a sofrer interferência de vírus e outras pragas que em um ambiente nativo são raras

3) A estabilidade do linux fica a merce do Windows

4) É necessário modificar a instalação do Windows adicionando um novo programa

5) O usuário terá a impressão de que o linux é mais pesado que o Windows (a máquina estará rodando dois SOs)

6) Exige uma maior intervensão do usuário do que os live cds.

7) NÃO ajuda a acabar com a idéia de que o computador precisa do Windows para funcionar

É um projeto muito interessante e que tem seu espaço, pois permite que programas "linux only" sejam utilizados no Windows.

» Comentário de Victor Zucarino () em 13/01 08:11

Existe MUITA gente q pensa o seguinte: "tenho ouvido falar mt bem do Linux e queria mesmo conhecê-lo, mas ele lá e eu aqui". Mostrar o Linux funcionando p/ essas pessoas é algo complicado pq elas ñ querem mexer no q está funcionando, na grande maioria das vezes ñ sabem nem particionar um HD. Com certeza, tb espero q esse novo projeto atenda a esse perfil de usuários q querem conhecer o Linux. Qquer iniciativa q venha a divulgar o Linux é válida, tanto no universo corporativo qto no desktop.

» Comentário de Leandro S. dos Santos () em 13/01 09:49

River, Concordo com tudo que você escreveu, não vou completar porque a lista é enorme. Mas eu quando não conhecia o Linux pensava praticamente tudo que você escreveu.

» Comentário de bebeto_maya () em 13/01 10:05

__Nâo acho que seja melhor que um bom Live_CD Knoppix, Litrix, Slax . . .E a retórica de que não assusta o usuário acaba sendo um tiro no pé, se vocÊ de fato, for apresentar o Linux a alguém, acaba fazendo tantas configurações no Windows, para pôr o COlinux em funcionamento, que, nessa onda de Spywares, Malwares, vírus, Spams. . .Vai acabar assustando o usuário muito mais.Sem contar que criar imagens de 2GB, para por um Linux dentro do Windows.Vai criar um verdadeiro buraco no sistema de arquivos do queijo suiço da Microsoft.

__Um Live-CD, não danifica a instalação do SO padrão em hipótese alguma, é simples, é independente, e muito mais fácil.E também é possível copiar a imagem do Disco para o HD, dando o boot pelo disquete, como fazem com o kurumin.O projeto é super-válido, parábens! Mas está longe de substituir os CDs vivos. . .É bem importante lembrar que antes de Kurumin, tinhamos WInlinux e não ajudou muito o Linux, por todos os motivos que o River citou!

» Comentário de Augusto Campos () em 13/01 10:21

Na minha opinião, não precisa ser visto como um substituto do live cd, assim como a idéia do live cd não precisa ser vista como substituta da instalação tradicional. É uma opção a mais, e pode ser importante para algumas pessoas.

» Comentário de bebeto_maya () em 13/01 14:30

"Na minha opinião, não precisa ser visto como um substituto do live cd, assim como a idéia do live cd não precisa ser vista como substituta da instalação tradicional. É uma opção a mais, e pode ser importante para algumas pessoas."

__Exato! É uma opção a mais, para o extenso portfolio de aplicações do Linux,e de certo tem o seu segmento.Só que não tem o apelo exagerado do autor da matéria, não é galinha dos ovos de ouro.Me faz lembrar o Loadlin, o Winlinux. Que eram mais simples.Aliás o Winlinux ainda existe, e merece uma certa atenção.A vantegem desse projeto é que ele laurea os usuários do Win XP/Nt/2000, ao contrário do Winlinux que só roda em 95 e 98.

» Comentário de Filipe () em 13/01 16:24

???
Opinião MINHA: Nao vejo o menor sentido em dizer que isso é bom pra que ta iniciando.
Quer conhecer o Linux? Instala uma distro normalmente horas! Pra que mais simples do que ta a instalação por exemplo do Conectiva 10!!!

Ainda tá dificil? Por acaso VIA windows vai ficar mais fácil? aposto que só vai confundir mais ainda que tá começando.

Só vai dar uma má impressão(do Linux e do software que faz a VM), afinal, é muito processamento ter dois SOs rodando paralelos.

Acho que e válido para o caso de utilizá-lo para debugar um SO(como é possível no BOCHS) ou utilizá-lo para fazer testes/estudos possívelmente destrutivos, criando-se uma imagem e restaurando a cada teste.

Achei legal o software, nao gostei do exemplo de aplicação.

» Comentário de Rafael Kafka () em 13/01 17:25

Se esse cara queria facilidade pussesse o kurumin ou uma distro baseada em kurumin e ele não precisaria ler how-tos quase nunca.Mas não ele pôs o conectiva que para usuários intermediários é fácil mas que para um leigo como ele acostumado a "fuçar" e "resolver" são um terror.Ele tem que enteder que os 30 anos de uso de pc's com pseudo sistemas são lixo, ele pode jogar fora porque aqui não vale nada.

Um cara que se enrola em usar o wget sinceramente, ou que acha difícil, tenha dó.Dizer que livecd é menos amigável, ele cria um tanque prá rodar como máquina virtual e me vem dizer isso?Só vai queimar o Linux que vai ser visto como pesado, como um penduricalho, um "freeware" como bill gates se refere.Mas que jeito, a comunidade facilita a vida desse tipo de cristura, dá espaço e ainda tem que ouvir "conselhos".Usuário pseudo avançado de ruindows tem que calçar as sandálias da humildade, baixar as orelhas antes de sair por ai falando como se tivesse algum conhecimento relevante para o mundo livre.

Rafael Kafka

» Comentário de David () em 14/01 00:37

Assino embaixo do Rafael.

Em outro artigo disponível no site do autor, ele atribui o sucesso do Windows a 2 fatores: 1) Pirataria e 2) Facilidade de uso.

Ao comentar o primeiro ele deixa claro que sua opinião: não existe ética no mundo. Ele praticamente fala que se você não usa software pirata, não é "malandrão", você é um bobo mané. Bem, eu acredito no que é certo e o que você chama de normal eu chamo de crime.

Agora sobre a facilidade de uso, valha-me Nossa Senhora Aparecida. De onde ele tirou essa idéia que o Windows é fácil de usar? É fácil pra nós, que entendemos de computador. É fácil pra que usa já. Agora, para um novato, alguém com experiência zero, aprender Windows ou aprender Linux apresenta o mesmo grau de dificuldade. Se a facilidade de uso fosse razão pra sucesso de Sistema Operacional, a Apple teria esmagado a Microsoft há 20 anos. A instalação do Windows é mais "difícil" do que qualquer distro atual. O detalhe é que o usuário normal nunca instalou nem nunca vai instalar um SO.

O tutorial dele é mil vezes mais complicado do que usar um live-cd. Ele acha que a pessoa quer for usar não vai conseguir descompactar um arquivo em outra extensão que não .zip, mas acha que vai encarar com naturalidade a instalação do X e do KDE via linha de comando. Tenha dó.

» Comentário de bebeto_maya () em 14/01 09:45

"O tutorial dele é mil vezes mais complicado do que usar um live-cd. Ele acha que a pessoa quer for usar não vai conseguir descompactar um arquivo em outra extensão que não .zip, mas acha que vai encarar com naturalidade a instalação do X e do KDE via linha de comando. Tenha dó."

__Pois é, usar Live-cd é 5% mais díficil que rodar cd no Playstation.E se o computador já dá o boot direto pela mídia, é mais fácil ainda. Pois vocÊ não precisa apertar nada, é só sentar e esperar!

» Comentário de Gerson () em 14/01 10:59

Olá amigos,

Eu não sei porque quase todo artigo tem que se tornar uma discursão tão acalorada, mas...

O fato é que eu uso o coLinux por uma razão muito simples, no trabalho eu tenho que usar o Windows obrigatoriamente. Ainda não mudamos pro linux por falta de tempo e $. Eu uso alguns programas do linux e não posso estar bootando o micro toda hora. Eu uso o próprio linux instalado no computador e não uma imagem no disco, acho essa a melhor forma.

Como vcs podem ver tudo tem sua utilidade, não é porque você não usa ou não precisa que outros não usarão.

Só lembrando, quem escreve um artigo está apenas tentando colaborar com a comunidade, portanto deveríamos antes de tudo acredecer quem escreve e não esculachar.

» Comentário de Deyson Thome () em 14/01 12:08

Pessoal...MHO
Linux eh um sistema operacional ...... instalar como programa no windows ...? acho interessante tecnologicamente e demonstra a versatilidade do sistema, mas o Linux eh o Linux, eh o Sistema Operacional, tem que ser instalado em particao especial para ele rodar soh ele, limpinho , bonito,,,tenho instalado aqui no japao para usuarios em geral o windows com o kurumin em dual boot, e todos estao gostando muito do Linux e da opcao por dois sistemas, assim, quando o Win sofre travamentos ou viroses, tudo bem, eh soh reiniciar e na hora do boot optar,,,LINUX e navegar seguro pela net. Aih eu pergunto,,,se o linux estivesse instalado dentro do windows, como mostrar aos novos os principais atributos do Linux... invulnerabilidade a virus, rapidez, estabilidade e superioridade tecnica. Como mostrar ?

» Comentário de Lewis () em 14/01 19:34

Não gostei da comparação que o autor fez entre live-cd e coLinux.

Como disseram vários, o live-cd é tão simples quanto ligar um aparelho do DVD ou um Video-Game.

Reitero também a posição do David (200.203.156.xxx) em 14/01 00:37!!!!!

"Ele praticamente fala que se você não usa software pirata, não é "malandrão", você é um bobo mané. Bem, eu acredito no que é certo e o que você chama de normal eu chamo de crime."

Assisti uma entrevista na Globo News certa vez com uma Antropologa que estudou a mania do brasileiro de ser "malandrão". Parece ser um mal cultural. Um fardo MUITO PESADO na nossa maneira de enchergar a "facilidade".

*Piratear software é CRIME, além de que só ajuda a VICIAR o usuário ainda mis na DROGA da Micro$oft!*

T+


» Comentário de David () em 15/01 01:32

Gerson, no seu caso isso tem utilidade, essa é a idéia do projeto. Embora eu ache que você se sairia melhor com o Cygwin.

A questão discutida é usar isso pra demonstrar o Linux pros usuários iniciantes. Especificamente pra isso, não é uma boa idéia.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.