« IBM compartilha 500 patentes com a comunidade livre | Main | Colinux - Linux rodando cooperativamente em ambiente Windows »

terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Distribuição chinesa Red Flag se associa ao OSDL

O OSDL é um consórcio dedicado ao desenvolvimento do Linux, fundado em 2000 pela IBM, HP, CA, Intel e NEC, e hoje integrado por diversas grandes empresas do mercado de informática mundial. Entre outros ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 15:27

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de zoeirapura () em 11/01 18:40

Atualmente esse site está promovendo o levantamento das contribuições que as distribuições dão ao software livre. Alguém sabe alguma contribuição que as distribuições asiáticas[inclui China... hehe] dão ao software livre?

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 11/01 20:23

Uma contribuição básica: adoção, promoção e divulgação, o que contribui para exaltar o valor corporativo e estratégico do software livre. Além disso, os códigos fontes deles estão disponíveis também, se há alguma melhoria, elas podem ser incorporadas em outras distribuições. :-)

» Comentário de Paulo Junqueira () em 11/01 23:03

Imaginem os novos PC dessa empresa chinesa (Le... alguma coisa) que adquiriu a divisão da IBM sendo vendidos com Linux...

O mercado consumidor chinês é muuuuito grande, e eles têm muita influência no resto do mundo. Empresas de softwares fariam mas softwares pra linux pelo simples fato da China estar apostando na venda de PCs com linux.

Vamos torcer... sonhar é preciso.

» Comentário de hamacker () em 12/01 09:26

zoeirapura, a maior contribuição da China são aquelas placas-maes baratinhas que vem de twain :)

Brincadeiras a parte, o maior consumidor de programas piratas do mundo é a china, ela seria a maior beneficiada por usar softwares livres. Sem falar que o governo chines, é um dos poucos que acirra com EUA o mundo tecnológico e politico.

» Comentário de zoeirapura () em 13/01 13:43

Joerlei P. Lima, Paulo Junqueira e hamacker entendi os pontos que colocaram, e , sem querer ofender, acredito que essas contribuições da China para o software-livre são senso-comum, todo mundo que está um pouco sintonizado com o mercado e com informática é capaz de chegar a essas conclusões. Queria saber alguma contribuição especifica já realizada em projetos, sistemas e programas, por _exemplo_: "o apt-get é mantido por uma equipe que possui dois programadores que trabalham em uma empresa distribuidora de gnu/linux na China"[isso é apenas um exemplo] ou alguma parecida com isso.

» Comentário de Manoel Pinho () em 13/01 13:53

O meu desknote veio de fábrica com uma distribuição linux chinesa, a Thizlinux. Pelo menos lá a M$ parece não ter tanta força de coerção sobre os fabricantes de hardware.

Não demorará muito para vermos mais placas-mãe e micros made in China vindo com um CD de linux ou com o linux pré-instalado. Afinal, chinês é muito bom em fazer produtos baratos e usando linux é possível acrescentar atrativos sem aumentar o preço dos produtos.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.