« Vacuum - otimizando sua base de dados PostgreSQL | Main | Tutorial da linguagem Ruby »

terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Metisse (3D Desktop): Um novo conceito de interface gráfica

Dantes enviou este link e acrescentou: "O Cabelo publicou um artigo que vai mexer com a comunidade. Simplesmente por estar mais atraente em um contexto geral... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:48

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de /-//_/(¬( ) () em 11/01 15:21

Pena q o cabelo só põe os links dos rpm....deveria por dos fontes em tar.gz q são universais

» Comentário de SlackDebKiller () em 11/01 15:21

Não é nada contra o artigo, pois ficou excelente, mas como interface 3D vai ter que ralar muito, não chega nem perto do looking glass, me desculpem mas esta versão (não sei qual é) ainda vai ter que amadurecer, porem promete muito para um novo conceito de desktop, otima iniciativa....

I'm real troll

» Comentário de Henrique Vicente () em 11/01 17:44

Não vejo muita coisa demais nisso mas acho legal... ao menos é bem atrativo.. espero que em breve o KDE tenha algo parecido... :)
Uma dúvida, isso é realmente 3D (comentem isso no looking glass também) ou é apenas rotacionar as janelas? porque nunca vi nenhum shot de um ambiente dito 3D com janelas em diferentes posićões/rotaćão, como num ambiente 3D mesmo :) se bem que ai já ia ser uma confusão arretada..

» Comentário de Eduardo Souza () em 11/01 17:45

Ano passado, na semana da computação da UFMS, fomos convidados a fazer algumas palestras sobre software livre. E o nosso amigo Ravi falou sobre interfaces gráficas e mostrou o Metisse e o Looking Glass na apresentação. Qual não fi nosso espanto em ouvir os "ohs" e "ahs" da platéia enquanto ele girava uma janela de um player de vídeo rodando com um clip de Rock no metisse sobre o KDE. E o mais legal foi a idéia por ele dada: "Imagine que você está deitado na sua cama e não quer olhar pro monitor. Então você pode inverter a imagem e assitir o clipe pelo espelho! E.. Voilá, o guitarrista virou canhoto!!!!!"

» Comentário de bebeto_maya () em 11/01 18:18

__pois é. . .o que o Bill Gate$ tem de sobra, nos falta em peso:Publicidade e técnicos em Linux!

» Comentário de Vidal () em 11/01 18:40

ué, no portal do projeto - apontado pelo Faria - estão os fontes .tar, ou não ?

» Comentário de Matheus Villela () em 12/01 00:44

Henrique Vicente, pra clarear um pouco pra você: o que o Metisse faz é rodar o X em uma screen "of-screen" e mostrar na tela algo como um cliente VNC só que "personalizado".

Isso tem seus benefícios, principalmente no caso de aplicativos 2D sem aceleração 3D que rodam teoricamente mais rapidamente, porém ao menos quando testei qualquer app rodando sob OGL não aparecia na tela, ficava preta a janela.. isso quando o metisse não dava pal.

As extensões novas do Xorg fazem algo semelhante ao que me lembro, só que usando um buffer a mais somente, sem todo o bloat que um clinte/servidor vnx gera, já Looking Glass está partindo pra uma integração com o Xorg e suas novas extensões pelo que andei lendo.

Se o Metisse tivesse atraído interesse na época de pessoas com bom senso de usabilidade talvez tivessem feito algo bom, o que não é o caso, o Metisse ao meu ver não aproveita em quase nada o ambiente 3D criado, é mais proveitoso e mais estável rodar o Xorg com novas extensões e seu WM preferido ao Metisse, já o looking glass é demais, muito bem feito e muito bem aproveitado o ambiente 3D, uma pena que rode sobre java e java3d, exigindo memória demais.

Gostaria muito de ver um projeto semelhante ao Looking Glass mas somente usando OpenGL, seria muito mais proveitoso e ideal pra maioria dos usuários :)

» Comentário de Gustavo () em 12/01 10:48

Para quem perguntou das fontes:
Biblioteca do Núcleo:
http://insitu.lri.fr/~chapuis/software/metisse/nucleo-0.1-20041216.tar.bz2

Wm-icons
http://download.sourceforge.net/wm-icons/wm-icons-0.3.0.tar.bz2

Metisse
http://insitu.lri.fr/~chapuis/software/metisse/metisse-0.3.5.tar.bz2

Só compilar e instalar.

» Comentário de Bebeto () em 12/01 17:39

"O Cabelo publicou um artigo que vai mexer com a comunidade."

Para também de puxar o saco neh !

Comparar isso com (mesmo q nao esteja comparando diretamente) o Looking Glass é brincadeira neh.

» Comentário de hamacker () em 13/01 12:58

O estranho do Looking Glass é que o video mostra eles rodando o mozilla, realplayer,... tudo em 3d, mas se voce ja instalou o LG que ele nao roda aplicativo nenhum, é só o desktop mesmo que fica em 3d.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.