« Parlamentares europeus querem refazer do zero projeto de patentes de software | Main | CONAL - Controle Financeiro Pessoal »

segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

Aplicativos indispensáveis no desktop

O Newsforge publicou um artigo identificando uma lista de aplicativos indispensáveis para usuários desktop, incluindo P2P, editores, mensagens instantâneas e mai... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 16:53

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Rafael Rezende () em 10/01 17:34

Um indispensável que só fui descobrir recentemente é o EasyTAG. Compania perfeita pro melhor player de músicas, Muine :)

» Comentário de Ricardo () em 10/01 18:26

Um programa que seja compatível com webcams no MSN e Yahoo Messenger.
Por falar no Amsn, que fontes horríveis e minúsculas são aquelas?
Uma das minhas queixas frequentes com o Linux é qualidade das fontes. Quem são os loucos que escolhem fontes horríveis pra alguns programas... é mal gosto? As fontes do menu opera então nem se falar.

» Comentário de Augusto Campos () em 10/01 18:37

Só para esclarecer, e sem querer desqualificar o comentário do Ricardo, o objetivo da minha pergunta é permitir que as pessoas indiquem programas já existentes, para que os demais possam conhecê-los.

Quanto a fontes, eu não tenho reclamações - inclusive quanto às dos menus do Opera e as do amsn. Será que não se trata de alguma questão de configuração, Ricardo?

» Comentário de Alexandre Oliveira () em 10/01 18:51

amaroK . Não consigo usar outro player de música depois de testá-lo. Eu uso o CVS, e percebo as mudanças acontecendo rápido a cada dia.

» Comentário de Ricardo () em 10/01 21:42

Não é questão de configuração. As fontes do Menu do Opera tem vontade própria (?), não sei se são feitas com gtk ou qt. Quando se ajusta os programas em GTK e do KDE tudo se ajusta, as fontes do Opera por exemplo continuam sem mudanças. Isso é engano meu?
Nos browsers por exemplos as letras estão tão pequenas as vezes que é impossível de se ler algo, eu sei que posso ajustar os tamanhos, minha dúvida é quem teve olho capaz de ver o que estava escrito na página para decidir que aquela fonta estaria satisfatória?
Em resumo estou reclamando dos "defaults" (padrões) que vem em muitas distribuições e/ou programas no Linux.

» Comentário de Ricardo () em 10/01 21:43

Não é questão de configuração. As fontes do Menu do Opera tem vontade própria (?), não sei se são feitas com gtk ou qt. Quando se ajusta os programas em GTK e do KDE tudo se ajusta, as fontes do Opera por exemplo continuam sem mudanças. Isso é engano meu?
Nos browsers por exemplos as letras estão tão pequenas as vezes que é impossível de se ler algo, eu sei que posso ajustar os tamanhos, minha dúvida é quem teve olho capaz de ver o que estava escrito na página para decidir que aquela fonte estaria satisfatória?
Em resumo estou reclamando dos "defaults" (padrões) que vem em muitas distribuições e/ou programas no Linux.

» Comentário de Thiago () em 10/01 22:25

Rafael, voce comentou o easytag, mas ja usou o Juk? É pouco conhecido, mas é o melhor player pra organizar musicas, mudar nomes, banda, autor, da pra criar listas rapidamente, procurar por banda rapidamente, muito bom. E fica escondido num icone.

» Comentário de lilux- () em 11/01 00:02

Um outro bom programa p2p é o LimeWire, usa interface java, e se conecta na mesma rede do gtk-gnutella, que é a rede gnutella (apesar do nome a rede gnutella não tem nada relacionado com o projeto GNU)

a interface pra bittorrent azureus eu uso e é ótima também

» Comentário de Anderson () em 11/01 01:02

Ricardo, as fontes do Opera são mudadas através das Preferências do Opera em: ALT+P -> Fontes
Para alterar a fonte do Menu -> Texto do Menu.
Para a fonte Padrão -> Normal
Para o tamanho mínimo de fontes exibido nas páginas -> Tamanho mínimo da fonte (pixels)
E por aí vai...

» Comentário de Henrique Vicente () em 11/01 02:17

Thiago,
eu uso o JuK e o Mixer para ouvir música.. com um mouse com whell buttons(tenho que consertar o meu inclusive :/) é perfeito, você muda as faixas/aumenta e diminue o som numa boa, sem atrapalhar em nada, basta ir lá e mover para cima/baixo, talvez para quem tenha esses mouses com 2 whell buttons tenha ainda alguma outra funcionalidade.. infelizmente não sou sortudo desse jeito, tanto que meu mouse com whell button tá com um problema.. preciso terminar de soldar os fios deles, no máximo precisa de 6 tentativas.. porque eu perdi o papel com as posićões que tavam anotadas.. e do jeito que eu tenho paciência.. :( sorte que meu pai identificou o terra, ai dividiu por 4, antes eram 24 possíveis né.. :)
(4 fios, então 4!..)

Bem, pelo que eu vi, achei esse easytag ótimo... só usarei se ele se comportar como o JuK... :)
de toda forma é ótimo saber.. porque pode ser útil em uma festa por exemplo.

ps: whell button é esses botões "rodinhas", que usa para levantar/abaixar uma página na Internet por exemplo :)

» Comentário de Otaner () em 11/01 09:56

Po pessoal ninguem lembrou da ferramenta office, o que no meu caso uso o OpenOffice, que para mim consegue suprir todas as necessidades.

» Comentário de Anakinpendragon () em 11/01 11:58

Quando alguem conseguir um programa de videoke, que seja pelo menos a metade do realorch(e que funcione com a emulaçao de hardware midi no linux,ja que nenhum programa que conheço funciona), e um programa 3d, meio intuitivo,mais proximo do 3dmax, e algo tipo o fireworks da macromedia terei prazer em formatar a partiçao windows...
os jogos que me faltam ja rodam no cedega,do resto nao falta mais nada...

» Comentário de Marcos Alexandre () em 11/01 13:32

P2P eu prefiro o KMLDonkey.
Tocar música eu indico xmms mas não conheco o juk. Vou testa-lo como licao de casa. hehehe
Mensagem instantanea: Kopete
Desenvolvimento: anjuta, qt-developer e kylix.

Gerenciamento de projetos: planner
Modelagem UML: Umbrello

Outro software que hoje considero indispensavel é o wine. Depois que consegui ver os executaveis gerados pelo flash nele, praticamente aposentei meu Windows.

Gosto mais do KDE e por isso tenho tendencia a preferir os aplicativos em qt, mas não tenho nada contra gtk

» Comentário de bebeto_maya () em 11/01 18:17

Os meus favoritos:
__Player de MP3: gqmpeg ==>Há muito tempo que este player conta com transição suave entre faixas, só quie ninguém dá muita bola pra ele.

__Apollon ==> p2p da hora, foi pé na bunda do kazaa, não tem um "spyware", pobres dos infelizes usuários do Windows que não o conhecem!

__Inkscape==>Parece que as dsitros não abriram os olhos pra ele, com excessão do kurumin, é simplesmente o melhor vetorial pra Linux!

__w32codecs==>Acaba com aquela ladainha de "Não consigo assistir meus vídeos no Linux!

__libdvdcss==>Desencripta DVDs!

__Gimp==>Se você usar ele completo com todas as extensões, fica tão bom quanto o Photoshop!

__Scribus==>Incrivel que jornais e editoras não tenham aberto os olhos pra ele e fiquem torrando grana com o pagemaker!

__NVU==>Edição visual de webpages, estilo Dreamweaver. . .

__Audacity==>Editor simplissimo, mais muito poderoso, de áudio.Já editei áudio em até 48 canais, usando o bicho!

__A lista se prolonga indefinidamente, o que prova que já existem alternativas para praticamente todos os tipos de usuários de PC. Pra quem usa Debian, basta usar apt-get ou synaptic.Pelos aplicativos, digo sem pestanejar:Linux está pronto pro desktop, mas falta uma distro que junte-os, aliás faltava,o Kurumin do Morimoto já agrega esses aplicativos ou contém ícones mágicos para eles. Todavia, existem pacotes pré-compilados para qualquer distro. De slackware a mandrake!

» Comentário de Ricardo () em 11/01 19:21

Xinf pra tocar mp3 ( http://zinf.org/ ). Tudo certinho. Começa tocando música quando vc escolhe o arquivo numa pasta, não precisa clicar duas ou três vezes nos botões do player pra música começar a tocar, tem as fontes default de um tamanho que já dá pra ler da primeira vez que se usa sem precisar ir nas configurações. Está disponível em debian que é o tipo de pacote que gosto de usar. E assim por diante.

» Comentário de leelux () em 12/01 02:02

bebeto_maya:
Já testou o limewire como p2p? Eu usava o apollon, ele conectava em várias as redes e tal, achava muitos arquivos, mas não conseguia baixar a maioria deles. Apesar do limewire conectar só na rede gnutella ele consegue achar quase tudo que você procura, e baixa muito bem o que é encontrado. vale a pena testar ;)

» Comentário de hamacker () em 12/01 10:04

Nesta lista encontrei um editor php muito bom, o JEDIT, pena que meu teclado americano com deadkeys ele deixa de funcionar aspas duplas e simples. A aspa simples vira agudo e dupla vira trema. Claro que [altgr+shit+aspa] funciona, mas é de doer os pulsos. Se alguem for usuario do JEDIT e disser como resolveu esse pequeno problema, por favor...

» Comentário de Rafael Rezende () em 14/01 09:57

* Comentário atrasado :)

Thiago, já utilizei o Juk algum tempo atrás, mas não gostei da interface dele (pode ser que melhorou). Acho que na tarefa de modificar tags o EasyTAG é praticamente perfeito, pelo menos pro meu estilo de organizar as músicas.

Ele pode:
- Modificar o tag a partir do nome do arquivo
- Modificar o nome do arquivo a partir do tag
- Numerar as músicas de acordo com a ordem delas no diretório em que estão
- Modificar um campo específico manualmente
- Fazer todas as anteriores numa seleção de N arquivos de audio
- Suporta mp3, ogg e flac

Isso em conjunto com o Muine pra tocar as músicas, pra mim é praticamente perfeito (agora o Muine suporta plugins, vai começar a ficar melhor ainda).

O único contra é que o EasyTAG pode ser meio chato no inicio, pois a configuração default dele é estranha e ele tem uns conceitos estranhos tipo uma opção de menu pra salvar as configurações :) Mas depois de configurado, é perfeito.

» Comentário de DeadFish Man () em 15/01 21:19

Eu gosto do estilo "iTunes" do Juk. Interface bem clean e ótimos meios de catalogar as músicas e criar playlists. Mas o melhor, e que não vi em nenhum outro programa de MP3, é o editor de tags que consulta automaticamente os servidores do MusicBrainz.

Façam um teste para vocês verem e duvido que alguém não vá gostar:

Escolha qualquer MP3 que não tenha as tags e pressione Ctrl + I. Ele irá consultar o MusicBrainz e exibir uma janela com as possíveis tags para a(s) música(s) selecionada(s). Pena que não classsifica o gênero junto...

O Amarok é interessante, mas quando não uso o Juk, prefiro o bom e velho XMMS mesmo ou até mesmo o mpg123 no console.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 11:08

Poxa, maravilha esta notícia! Vou aproveitar e atualizar meus endereços em...

http://www.linuxhome.eti.br/site/sites/applications.html

Vou aproveitar e colocar estas aplicações que vocês indicaram! Valeu! &;-D

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.