« Radiobrás migra para software livre | Main | Parlamentares europeus querem refazer do zero projeto de patentes de software »

segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

Kurumin 4.0 final

Wilfredo (perguntad0r@click21.com.br) enviou este link e acrescentou: "O mantenedor do projeto anuncia o lançamento da versão 4.0 da distribuição Kurumin." Trec... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 16:45

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Evandro Pastor () em 10/01 18:21

Tudo bem, mas onde está o link pra download? Nos servidores que exitem lá só tem a versão alfa.

» Comentário de sossegado () em 10/01 18:49

Evandro o download será liberado somente em 15/01/2005.

» Comentário de Troll () em 10/01 19:10


O Augusto sequer checou a notícia antes de publicar. O download ainda não está disponível, so é um aviso que o iso da versão foi fechado e o link pro artigo com os novos recursos.

Pra, variar o objetivo deve ser criar mais um flamewar para ganhar visitas pro site. Lamentável.

» Comentário de Augusto Campos () em 10/01 19:26

Como assim não chequei? Não tem nada de incorreto ali na notícia, o lançamento já ocorreu e já foram enviadas cópias para os que a recebem em CD. Além da notícia que o Wilfredo enviou, outros usuários de Kurumin escreveram hoje para avisar que seu CD já chegou pelo correio.

Não vejo nada de errado em o lançamento ser disponibilizado antes para os afiliados da distribuição. A Mandrake faz algo quase igual, a SUSE faz parecido, e eu sempre anunciei aqui. Não há nada de anormal nisso, por mais que você queira puxar uma flame war...

» Comentário de Manoel Pinho () em 10/01 19:54

Augusto, não liga para esses Trolls que se auto-entitulam Trolls, a notícia do lançamento do kurumin 4.0 está aqui:

http://www.guiadohardware.net/news/2005/01/index.php#08

Kurumin 4.0 final na praça :-) (05/01/2005)

O Kurumin 4.0 é o resultado de um longo processo de amadurecimento do sistema. Muitos novos recursos foram adicionados, muitos problemas corrigidos, muitos recursos já existentes foram revisados e atualizados e houve uma grande mudança na forma como o sistema é desenvolvido. Podemos dizer que o Kurumin se tornou mais profissional, pronto para aplicações mais sérias.

Como divulgado no fórum de desenvolvimento, o ISO do Kurumin 4.0 final foi fechado nesta segunda feira e já está sendo enviado para os assinantes e para os colabradores do Kurumin news, que devem receber o CD pelo correio entre hoje e Segunda-Feira que vem, dia 9.

Você pode ler o artigo com as novidades desta versão no:

http://www.guiadohardware.net/kurumin/change-log/

O iso estará disponível para download público a partir de sexta feira que vem, dia 15/01, que por coincidência é também o aniversário de dois anos do Kurumin :-)

Você pode ler mais sobre o sistema de assinaturas do Kurumin aqui:

http://www.guiadohardware.net/kurumin/assine/

A idéia é criar uma estrutura de apoio para pagar servidores para o site e fóruns, comprar hardware para testes e assim por diante. Ao invés de comprar o CD em outro lugar, você pode obter seus CDs diretamente na fonte, patrocinando o desenvolvimento do Kurumin.

Por Carlos E. Morimoto - morimoto[arroba]guiadohardware.net

» Comentário de Eu () em 10/01 21:08

Mas se softwares GPL foram modificados, as mudanças deveriam ser disponibilizadas para todos, ao mesmo tempo, e não só para quem paga. Não é assim que funciona essa história de SL?

Imaginem se o projeto KDE cobrasse alguma coisa do Morimoto para que ele tivesse o direito de incluir as versões mais recentes do KDE no Kurumin...

» Comentário de Patola () em 10/01 21:29

Eu: Não, não é assim que funciona. Muitas licenças - como a licença BSD - especificam que a pessoa que modifica e redistribui não precisa passar as modificações pra frente e pode inclusive fechar o código. A que especifica algo sobre as modificações, a GPL, diz apenas que o código-fonte deve ser disponibilizado para quem adquire o binário (seja comprando ou de alguma outra forma). Não existe obrigação nenhuma de disponibilizar "para todo mundo".

É perfeitamente legal alguém vender um binário GPL modificado somente para quem pagar. Mas ao vendê-lo, terá que enviar ou disponibilizar também o fonte dando os mesmos direitos ao recipiente de modificar e redistribuir o código.

» Comentário de Augusto Campos () em 10/01 21:41

Ampliando a resposta do Patola, a GPL também determina que as cópias distribuídas (comercialmente ou não, é indiferente) sejam regidas pela mesma licença.

Assim, se você é um usuário do Mandrake Club, por exemplo, e tem acesso a uma nova versão do sistema antes de ela ser disponibilizada para o público em geral, você tem todos os direitos especificados pela GPL com relação a todos os softwares cobertos por ela incluídos na distribuição, independente de qualquer prazo. Você poderia, portanto, disponibilizá-los para terceiros, copiá-los ou mesmo vendê-los. Se você *deveria* fazer isto, já é outra história. Mas a licença não impede.

Mas não há nada na GPL que obrigue a pessoa que resolve distribuir um software livre a fazê-lo para todos os interessados do mundo, ou a alguém em particular. Ela distribui para quem ela quiser, desde que mantenha a licença, e cumpra seus termos.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, a GPL FAQ pode ajudar: http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html

» Comentário de Ricardo () em 10/01 22:27

Não é curioso que o Morimoto e alguns voluntários conseguiram fazer um Linux mais próximo do desktop das massas do que empresas que receberam investimentos milionários como a Red Hat, Novell, Mandrake etc?

» Comentário de Leandro S. dos Santos () em 10/01 22:49

Ricardo,

Acredito que as distribuições de "peso" estão mais interessadas em desktops corporativos e servidores, pois é ai que elas ganham dinheiro. Mas isso não é ruim como muitos julgam, pois na maioria das vezes as tecnologias desenvolvidas por essas empresas chega até nós usuários final, mesmo ela não tendo se preocupado conosco de imediato ganhamos também ;-)

Claro que essa é a minha forma de pensar.

» Comentário de SS_Sputnik () em 11/01 02:34

Seria interessante se o Kalango seguisse nessa mesma linha do Kurumin de angariar fundos com um "Kurumin Club". Uso o Kalango em casa e no trabalho e que em alguns pontos ele foi mais inovador que o Kurumin, como quando criou o "cck"

» Comentário de hamacker () em 11/01 09:03

Ricardo, o Kurumin é um 'mod' do knoppix(que por sua vez baseou-se em outra), as grandes distros trabalham em geral a partir do zero.

As distros as vezes dao o suporte básico, e o usuário faz as adaptações para deixa-lo do seu jeito. É o usuário quem baixa os patches, configura, adiciona programas e torna realmente a distro em algo 'usável'.

Distros livecds estao realmente fazendo sucesso porque o usuario realmente nao quer fazer tudo isso, quer pegar tudo pronto.
O Kurumin na realidade é o desktop do morimoto, ele disponibiliza o desktop dele num LiveCD. :)

O meu conectiva10 instalado no meu notebook se fosse compilado para rodar num LiveCD seria ótimo para programadores e adm. de rede, pois tem tudo que preciso para realizar o meu trabalho e todo o hardware no notebook funcionando.

Para manter o kurumin, com um monte de gente no ouvido do morimoto nao sei como este sobreviveu, esse pessoal tava mais para sangue-suga, ainda bem que agora pelo menos algumas pessoas estao contribuindo.

» Comentário de bebeto_maya () em 11/01 18:34

"Mas se softwares GPL foram modificados, as mudanças deveriam ser disponibilizadas para todos, ao mesmo tempo, e não só para quem paga. Não é assim que funciona essa história de SL?

Imaginem se o projeto KDE cobrasse alguma coisa do Morimoto para que ele tivesse o direito de incluir as versões mais recentes do KDE no Kurumin..."

__Mais uma vez superficial. . .As licenças do KDE e dos programas expostos no Kurumin, permitem que você entre no site e baixe-os individualmente para sua distro. COntudo o C.L.Morimoto escreveu mais de 500 scripts que automatizam tarefas complexas para usuários leigos, então, dado o seu trabalho, tem todo sentido que ele demore um pouco mais para disponibilizar o iso para o público em geral, o que não significa que não será feito, terá apenas um pequeno "atraso".Porque afinal de contas desenvolvedores livres também precisam comer!

» Comentário de alexandre_parente () em 12/01 01:51

mais chato do que troll e esse bla bla de "voce eh um troll, isso é um flame war".

Todo mundo nota, não precisa falar... quem responde ou entra na discusão é porque gosta.

Um sugestão era um sistema em que os usuários podessem votar no comentario... quando uns 5 votassem no comentario como sendo um flame... o texto ficaria vermelho... e de preferência só um link vermelho. Ai... só leria e responderia quem gosta , as respostas ficariam em sub-links (vermelhos também).

outra sugestão quanto ao forum é esse negocio de todos comentarios ficarem na forma de link, acho que não faz sentido, se pelo menos quando eu clicasse em um link só mostrasse esse comentario selecionado tudo bem, mas quando faço isso todos os comentarios são apresentados. acho que do jeito que esta só acrescenta um click na minha navegação.

obrigado

» Comentário de Marcelo Henriques () em 12/01 10:06

Parabéns Morimoto!!!
O Kurumin continua sendo a melhor versão para desktop! Se a RedHat, Suse, Mandrake cobram pelo Linux, porque o Kurumin que é melhor não pode fazer o mesmo? Se vendessem o Kurumin não me importava nada de comprar! É o melhor sistema operativo!

Cumprimentos

» Comentário de Ricardo () em 12/01 14:47

Marcelo Henrique, é isso mesmo que estava falando.
Não tenho interesse pessoal no Kurumin, só faço uso dele no meu desktop... pq? Por está 95% pronto pras tarefas que preciso fazer no meu computador. E onde foi parar os milhões investidos nos Red Hat e Novells da vida? Não entendo essa ****ficção**** chamada "desktop corporativo"... Isso não existe... O desktop tem que estar pronto num todo. Se "Fulano" nao pode usar o desktop em casa ele não vai achar nada interessante usar isso no trabalho. O desktop tem que ser visto como uma coisa única. Chega dessa ficção de desktop para casas e desktop para empresas. Se por exemplo durante o expediente alguém tiver que demonstrar um vídeo no formato quicktime para expor um projeto novo da empresa, essa pessoa não vai poder mostrar o vídeo (não venha dizer que Linux tem suporte a quicktime pq não tem, o que tem são codecs obscuros de legalidade duvidosa)... Então nesse caso "Fulano" vai ficar sem poder mostrar o vídeo... E o que empresas como Red Hat estão fazendo para resolver o problema? Nada... Nadinha... Pq não se dão nem ao trabalho de dizer "estamos em negociação com a Apple para fornecimento futuro de codecs que toquem filmes no formato mov... etc"... A resposta é simplesmente um "não" seco..."Não damos suporte ao formato quicktime" e sem mais conversa. A minha resposta tb é seca "não uso "desktop" que não dá suporte a vídeos e mp3... e pronto".

» Comentário de Augusto Campos () em 12/01 15:10

>O desktop tem que estar pronto num todo. Se
>"Fulano" nao pode usar o desktop em casa ele não
>vai achar nada interessante usar isso no
>trabalho. O desktop tem que ser visto como uma
>coisa única. Chega dessa ficção de desktop para
>casas e desktop para empresas. Se por exemplo
>durante o expediente alguém tiver que demonstrar
>um vídeo no formato quicktime para expor um
>projeto novo da empresa, essa pessoa não vai
>poder mostrar o vídeo

Embora eu torça para que sempre surjam mais e mais aplicações que facilitem o uso do desktop Linux para atividades de lazer, multimídia e outras classificadas como domésticas, discordo do argumento acima.

Uma empresa que esteja considerando a instalação do ambiente desktop em 200, 2000 ou 20.000 computadores provavelmente não vai estar particularmente interessada em saber se o tal "Fulano" vai conseguir exibir para seus colegas de trabalho o vídeo Quicktime que ele trouxe de casa, ainda que seja depois do expediente.

E como o Linux já tem ferramentas maduras o suficiente para atender às necessidades de algumas destas empresas no desktop, eis porque há várias ofertas de desktops corporativos.

Se você não faz parte do público alvo destas ofertas, continua tendo liberdade de usar o que preferir, e que julgar que lhe atende. Mas não faz sentido negar que é importante atender às demandas que se pode suprir (no caso, a dos desktops corporativos), mesmo quando ainda não podemos suprir a todas as categorias de demandas que existem.

» Comentário de Lordello () em 15/01 14:16

Uma coisa achei horrível no Kurumim 4.0... poxa, ele está usando Firefox PR1, caramba, não deu tempo de botar a versão final???
Bom, configurei minha conexão ADSL numa boa, mas o Konqueror não funcionou na página do Veloxzone, tive que usar o Firefox mesmo. Sem flames, mas é por isso que nunca usei o konqueror, mesmo quando usava KDE. Vou testar no trabalho pra ver se ele encontra as máquinas numa boa.
Ainda acho o menus de aplicativos muito confuso, deveria ter um submenu sistema, com tudo que é ícone mágico de configuração e instalação dentro dele e deixa do lado de fora apenas os ícones para aplicativos já instalados, bom, é só minha opinião.
Bom trabalho do Morimoto & CIA.
Falou ae!

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.