« eWeek: Linux e o código aberto estão no coração da tecnologia de computação de hoje | Main | Mais sobre a ajuda às vítimas do Tsunami »

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Business Week inclui Linus Torvalds entre os melhores administradores de 2004

A Business Week divulgou sua lista dos melhores e piores administradores de 2004, e Linus Torvalds está na primeira lista, ao lado de Steven Spielberg (Dre... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 16:15

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Kid X () em 04/01 16:43

Mais um motivo para aquele........................ cara se orgulhar!
Se já não bastassem as entrevistas dele, se achando um rei para cima dos entrevistadores....... Peguem qualquer entrevista recente com ele para verem se ele não se acha o "deus"....

AH! Mais piadinha da SCO né?! Que engraçadinho!
hi hi hi hi hi hi hi hi hi hi hi!!!!!!

» Comentário de Putz () em 04/01 18:00

Hiiiii... eu acho q tem gente com TPM hoje... Vcs já viram os outros tópicos?

» Comentário de Ricardo Rabelo Mota () em 04/01 18:32

Piadinha sobre a SCO? Acho piada é não ter ninguém da SCO na lista dos piores. Se fazer o que eles fazem não é motivo de vergonha para nós, administradores, então perdi a noção do que é errado e certo. Eu, hein? Cruzes!

» Comentário de Eduardo Costa Lisboa () em 05/01 08:55

Realmente * uma surpresa esta not*cia.

» Comentário de Bode () em 05/01 09:21

Não é querendo alimentar ninguém, mas KID X, qual é o seu problema? Ha algumas semanas seus comentários tinham outro teor. Das duas uma: Ou tem outra pessoa logando com seu nick, ou vc não conseguiu instalar algum arquivo, tomou um pau na frente dos seus amigos, foi desmoralizado e agora odeia o assunto LINUX...
Na boa, não tô te entendendo, mas prefiro acreditar na primeira hipótese.

» Comentário de Kid X () em 05/01 09:39

Eu não odeio o Linux, muito pelo contrário, eu mais gosto dele e do Software Livre do que "odiar".

Mas, o que eu sinceramente não gosto são certas atitudes. Está certo que tudo tem seus problemas, mas por exemplo, o Linus querer bancar um "deus" nas entrevistas é ridículo! Veja o Bill Gates, o homem mais rico do mundo, nunca vi ele se esnobando para a imprensa. Mas o Linus, só porque ele é programador e criador do Kernel mais famoso do mundo não significa que ele se ache a pessoa mais importante desse mundo!

Eu uso Slackware 10.0, porque até hoje foi a única distro que atendeu as minhas necessidades, e mesmo assim, não é totalmente boa, como aquele monte de programas desnecessários, além do antigo kernel 2.4 ser o padrão. Já está na hora de trocar! Todas as distros já estão no 2.6, eu não sei o porque o Slackware Group insiste em ficar no 2.4!

Eu não sou o cara que vai consertar a comunidade, mas no mundo da informática só tem 2 caminhos, então, se eu quiser me "dar bem" eu tenho que seguir o do Software Livre, mesmo com seus devidos problemas, que é o jeito! É muito mais triste ser um microservo do que conviver com Linuxxitas e fanáticos-cegos. (as ovelhas negras da comunidade)

E se eu quiser contribuir em algo, compartilhar idéia ou reclamar de alguma coisa, é melhor falar com os desenvolvedores, porque são eles que levam a comunidade pra frente! Se eu continuar reclamando, criticando, xingando em sites como este, só vai gerar isso aí: Flame e Antipatia!

E é isso...

» Comentário de Andre () em 05/01 09:42

O administrador da marca AMD pode ser bom, porém seu produto ainda tem muito a progredir. Os produtos AMD deixam muito a desejar em relação ao concorrente Intel.

» Comentário de Manoel Pinho () em 05/01 10:01

kidX,

Você nunca viu o Bill Gates vestido de Neo, o salvador da Terra ?

http://br-linux.org/noticias/001385.html

:-)

E quando a imprensa chama Bill Gates de gênio e faz até capas de revista com ele ?

http://www.time.com/time/gates/cover0.html

O cara nem concluiu a faculdade porque estava mais interessado em ganhar dinheiro do que aprender informática.

Ele pode até ser um gênio, mas de marketing, porque conseguiu "vender" (na realidade não vendeu para a IBM mas para os usuários que adquiriam o PC) aquela porcaria do DOS (que foi comprado de outro por uma ninharia) para a IBM, que fazia computadores e sistemas operacionais muito mais complexos já naquela época.

» Comentário de Kid X () em 05/01 10:42

Putz, aquele teatrinho do Matrix Rebooted!
Não é a toa que Hollywood estava com medo da Micro$oft: http://slashdot.org/article.pl?sid=04/08/16/1327211&tid=186&tid=109&tid=1

E aquela revista Time era do começo de 1997, naquela época o Linux cabia em disquete e era só linha de comando!

» Comentário de henrique () em 05/01 10:45

O KID X , se por acaso tu já ta no orkut pq tu nao cria a comunidade "Eu adoro chamar atenção no br-linux.org" ???

» Comentário de Paulo Junqueira () em 05/01 10:51

Manoel,

desculpe, mas vou ter de colocar uma lenha na fogueira... Quer dizer que faculdade é sinônimo de conhecimento ou sucesso?

Eu não tenho faculdade concluída pq na minha primeira turma de Ciências da computação, o cara dizia que um disquete tinha 1000KB, e q se vc protejesse seu disco 5 1/4 com a fitinha, ninguém "copiava" seus dados... o cara nem pensa pra falar... tira a fita pô! Saí fora... Santo MSX e ZX spectrum... me deram alguma base...

Bom, em certa forma concordo com o Kid. Enquanto não parármos de colocar o Linux nas alturas e não continuarmos trabalhando em suas melhorias de olha na realidade, não vamos ter a correta consiência sobre o sistema. Têm muito a ser feito ainda, todo mundo sabe disso. Ninguém aceita...

Eu sou um grande advogado do linux. Já instalei pra uma penca de gente e em algumas empresas, mas não deixo de reconhecer suas deficiências. Ele vai chegar lá, mas enquanto não chega, vamos olhar a realidade.

Vou converter meus projetos pra Mono qdo ele tiver Windows.Forms. Minha framework Web tá sendo feita em Mono tb. E não venham me dizer q o Mono não é uma grande sacada... Dá um desconto, foram os caras da Borland que construiram o .Net pra MS... hehe...

Eu também não gostei da entrevista do Linus, sinceramente, e errar por que os outros erram, não é desculpa. Ele falou besteira e claramente ficou enciumado do novo Solaris. Mesmo assim, continuo achando o cara muito bom. Merece todos os seus créditos. Todos cometem erros, o que custa reconhecer?

Outra: Sinceramente, não consigo entender como vcs acham o Bill burro. Ele conseguiu empurrar um sistema ruim em uma plataforma ruim pra TUDO MUNDO, e só agora, com o Linux, conseguimos ver um horizonte pra quebrar o monopólio. Inteligente ele é, e muito. Sinto muito, o mundo é capitalista. Cada um vende o que pode, e convense quem é tonto... O Linux não seria o que é sem RedHat, Suse, e mais um monte que vende serviço. Só mudou o modelo de negócio, mas têm grana no meio? Têm vários sistemas excelente que não saem de pequenos nichos por falta de apoio comercial. Preciso citar algum? Escolha um BSD...

Acho q só estamos no pé ue estamos na informática por causa do Bill. Imagine o mundo sem a "porcaria" do PC da IBM? Teríamos talvez, e ainda, Unixes caríssimos ou a Apple dominando tudo a preços impraticável. Ou vc acha q o Jobs é bonzinho??

Qdo necessário, um crítica faz muito bem. Não acho que isso seja flame.

Se não discutirmos o que pensamos, o site vai virar um mural de elogios e expectativas.

Grande abraço.

» Comentário de Kid X () em 05/01 11:05

henrique, seria uma boa eu criar essa comunidade junto com o bebeto_maya, o CWagner, o Sr "Eu", o Alves da Rocha, o Trolloló e é claro, o Augusto Campos!

;-)

» Comentário de Paulo Junqueira () em 05/01 11:08

Pô, Kid, não força tb né... construtivo, pf...

» Comentário de Augusto Campos () em 05/01 11:27

Paulo, eu acho que o Manoel não quis apontar o fato de o Bill Gates não ter concluído a faculdade, mas sim destacar qual foi a a razão que o fez sair.

» Comentário de Manoel Pinho () em 05/01 11:46

Pessoal,

Não estou querendo dizer que só se possa ser gênio fazendo uma faculdade, longe disso. Foi uma interpretação errada do que quis dizer. Só disse que o Bill Gates não é nenhum conhecedor profundo de informática assim. O máximo que soube que ele criou foi um interpretador Basic e creio que não teria conhecimento técnico suficiente para escrever um sistema operacional como o Linus Torvalds fez ou mesmo para escrever um Emacs (como o Richard Stallman). Ele é um homem de negócios esperto, muito mais do que um cientista ou programador.

Me desculpem, mas é MUITO difícil alguém adquirir conhecimentos técnicos profundos, necessários para escrever um sistema operacional moderno, sendo somente autodidata.Se o Linus não tivesse estudado Sistemas Operacionais pelo livro do Tanenbaum provavelmente não teria feito o linux.

O problema é que as ciências de um modo geral estão tão complexas que é muito difícil aparecerem gênios como um Leonardo Da Vinci ou um Newton. Hoje a gente faz a graduação só para começar a aprender, sendo necessários diversos cursos de especialização e pós-graduação para poder se dizer especialista em algo.

Estudar em cursos formais sempre é bom e seria muito bom para o país se os brasileiros tivessem mais anos de estudos, característica de todo país desenvolvido.

» Comentário de CWagner () em 05/01 12:07

Concordo com o Manoel Pinho.

O País não estaria na situação em que se encontra, caso os governantes fossem preocupados com educação. Eles se preocupam mais em criar números para justificar verba para ser desviada, enquanto um monte de pessoas, crianças, jovens e adultos se amontoam em classes precárias a maioria sendo enrolada por professores despreparados que tentam justificar um salário de fome no fim do mês.

Eu considero o Bill Gate$ um cara muito esperto, não necessariamente inteligente, que cantou uma pedra e todo mundo foi na dele, dizendo que os programas DEVERIAM ser pagos para que pudessem ser usados. Ele vislumbrou um meio de ganhar muito dinheiro fácil e consegue isso até hoje.

Benefícios que a M$ trouxe para a informática em si? Não vejo nenhum. Vejo apenas que conseguiu disseminar uma prática que afetou o mercado e influenciou o trabalho de muitos desenvolvedores que poderiam estar muito bem de vida pesquisando novos algoritmos, em vez de ficarem pensando em desenvolver programas apenas para ficarem ricos.

» Comentário de Cesar Cardoso () em 05/01 12:11

Antes de começar: Kid X, daqui a uns 10 anos, quando você tiver um emprego e deixar de ser um pirralho filhinho-de-papai script kiddie, você volta a esse tópico, OK?

Desculpem, mas essa vai em letras garrafais mesmo: QUEM NÃO CONSIDERA O LINUS UM EXCELENTE GERENTE ***NUNCA PARTICIPOU DE UM PROJETO NA VIDA***.

Fundamentalmente existem dois pontos no Método Linus Torvalds de Gerenciamento de Projetos que ajudaram, e ajudam, o Linux:

1) Linus sabe delegar o máximo que pode. Isso é inquestionável, e uma grande qualidade de um gerente, porque todos se sentem também donos do projeto. Basta ver que o kernel é o projeto de SL mais forkeado que existe e, no final, todo o trabalho volta para o mainline.
2) Linus é um excelente mediador. Por exemplo, outros já teriam afundado com tanta empresa grande tentando puxar o kernel pra sua sardinha; se o kernel hoje mantém-se razoavelmente independente das empresas, agradeçamos ao Linus. Sem contar as incontáveis flamewars na lkml, que ele sempre resolve (ao contrário das intermináveis flamewars na debian-legal, que são highlanders).

E aí você tem um projeto que vai pra frente usando como recursos apenas a lkml e o BitTorrent (isso de uns anos pra cá). Tentem fazer isso numa empresa... :P

Isso é "pagar pau" pro Linus? Não sei. Mas como gerente, sim, tem muita gente boa por aí que deveria aprender com ele.

» Comentário de Augusto Campos () em 05/01 12:22

Cesar Cardoso, acho que quando você se referiu ao BitTorrent você qeeria dizer BitKeeper, né? ;-)

» Comentário de Paulo Junqueira () em 05/01 12:50

Manoel, entendi o que você quis dizer. Realmente conhecimento acadêmico é excencial em muuuitas áreas, e por que não dizer em todas.

Existem duas formas de se governar: pela ignorância (Brasil) e pelo medo (Bush).

Se tivéssemos uma educação de qualidade, estaríamos muito além de nossa situação atual.

Sobre o Bill ter aprendido ou não informática, sigo uma teoria sobre isso que têm me mantido vivo no mercado a muitos anos: Não faça nada além do que te pedem. Justificasse por questões técnicas, políticas, de marketing, entre outras. Ele fez o que se queria na época, e ainda roubou idéia do System 7 da Apple. Moral à parte, o cara fez o que foi preciso, e infelizmente hj temos de conviver com esse monopólio.

Eu acredito realmente que só se vence com trabalho organizado e direcionado. Ao invés de criticarmos nosso "oponente", devemos aprender com ele.

Eu volto a insistir: O Linux precisa cada vez mais de padrões, e ainda de mais RADs/Liguagens para que este possa crescer cada vez mais.

Chovendo no molhado: MIME, Janelas padronizadas de diálogo, players que toquem TUDO, instalador padronizado (Next, Next, Finish) e dar um jeito de convecer os Web Designers a abandonar os FrontPage extensions.

Eu tô sonhando acordado com o Mono. Minha Framework é toda em Delphi Win32. Converter pra .Net é bico, e logo, pra Mono tb.

Quando eu conseguir oferecer minha gama de sistemas pros meus clientes, com solução de mail, internet, IM, sistemas legados e novos sistemas, quse livre de vírus, works, spys, etc, ninguém segura a gente.

Eu sou um advogado do Delphi, talvez mais ainda que muitos pelo Linux. Muitas vezes peco em enfatizar tanto o Delphi por gostar tanto dele e ter tido tanto retorno.

Infelizmente, o Kylyx já era, mas um Mono rodando Windows.Forms vai trazer até os programados de VB.Net. Temos que lutar com as armas deles. Esse é o jogo. .Net é bom, e têm q ser usado. Alguém já fez alguma página com Delphi .Net? Ridículo. E quanto mais eu for rápido, mais negócios eu fecho. Queria fechar negócios envolvendo o Linux, e tirar de vez o Windows dos meus sistemas.

Já uso Firebird em Linux. Preciso dizer algo mais? Têm cliente q tá rodando a dois anos e nunca parou...

Voltando ao tópico (olha eu viajando...), enfatizar personalidades como Linus é perfeito, ele merece, mas deixar de aprender com o Bill - sabendo informática ou não, tendo faculdade ou não, etc - é atraso, na minha opinião. Sun Tsu galera...

Senhores, longe de mim iniciar um Flame ou qquer coisa ruim q seja (diferente do nosso amigo Kid), mas acho que devemos discutir, e de alguma forma propor melhorias pro Linux.

O BR-Linux na minha opinião é um dos sites mais expressivos pra isso no Brasil. Já que eu não tempo tempo hábil (nem em casa) pra programar pro Linux, creio que algumas coisas de projetos, padrões ou mesmo idéias simples poderiam ser compiladas por todos nós.

Tô doido pra mandar um mooonte de coisa pro Freedesktop... mas sozinho? acho q não vai dar...

» Comentário de Xtian Xultz () em 06/01 10:19

Nao adianta, um grande segredo para o sucesso eh fazer aquilo ama. Nao adianta fazer o que gosta, tem que fazer aquilo que ama. E soh assim se dedicar de corpo e alma aaquilo. O Bill Gates soh eh rico da maneira que eh porque ama o seu negocio, vencer a concorrencia, ter lucros. Os metodos que ele usa podem ser discutiveis, mas as pessoas que chegam no topo de alguma coisa, nao chegam por acaso ou sorte, mas por muita persistencia e dedicacao.
Um exemplo eh ver esses famosos que saem de pŕogramas como o Big Brother: conseguem a fama ao acaso, e desaparecem rapidamente pelo mesmo motivo.

» Comentário de marsguo () em 06/01 13:18

Só corrigindo:

Do Manoel Pinho:
"Me desculpem, mas é MUITO difícil alguém adquirir conhecimentos técnicos profundos, necessários para escrever um sistema operacional moderno, sendo somente autodidata.Se o Linus não tivesse estudado Sistemas Operacionais pelo livro do Tanenbaum provavelmente não teria feito o linux."

Eu tb nao fiz graduação em ciencias da computacao, mas nada me impede de pegar o livro do Tanenbaum, enfiar cara e saber mais que qualquer muleque recem formado. Afinal como vc aprendeu na graduação? Lendo, fazendo exercicios, provas trabalhos? O que isso tem que não pode ser feito em casa. Me lembro muito bem, quando estava na faculdade, que por várias vezes saí de sala quando concluía que eu poderia aprender aquilo em casa de forma até mais eficiente do que numa turma de 40 alunos.
Faculdade ajuda, sim claro, é ótimo como passo inicial, energia de ativação ou pra te indicar um caminho. Mas se voce tiver dedicação ela pode ser dispensável (pelo menos na área de informatica). Dessa forma não pode ser usado como nivelamento, pois existem diversos idiotas que se forma burros e não têm o mínimo interesse de aprender.
Eu mesmo estou fazendo uma especialização na área, e 90% da turma fez faculdade de "informatica" e eles possuem dúvidas sobre assuntos que foi "ensinados" na faculdade, e boa parte dessas dúvidas eu não tive.

» Comentário de Manoel Pinho () em 06/01 13:51

marsguo,

Concordo plenamente com o que você diz, mas ser autodidata em qualquer área requer um esforço muito grande, maior do que a maioria das pessoas possui. É por isso que existem escolas, universidades, professores e tudo mais no ensino formal. Senão todo mundo poderia ser médico, advogado, etc. Os livros são vendidos para qualquer um.

Eu mesmo sou engenheiro eletrônico e sei mais de alguns assuntos de informática do que vários engenheiros de computação que conheço. Como aprendi linux ? Sendo autodidata, como a maioria de vocês, mas faço isso porque gosto de linux. Muitos profissionais de informática que conheço ficam restritos ao que aprenderam na faculdade e rapidamente ficam obsoletos.

Sei que muita gente se sente ofendida quando eu falo que ensino formal (incluindo faculdades) é sempre bom e essa é uma das razões pelas quais o Linus Torvalds é Finlandês e não brasileiro. Temos grandes expoentes de software livre aqui, muitos deles autodidatas, mas na MÉDIA ainda contribuimos pouco porque infelizmente temos um nível cultural formal médio inferior ao de países desenvolvidos.

Quantos brasileiros sem faculdade você conhece mexendo na arquitetura do kernel linux, no X, no gcc e outros componentes fundamentais das distribuições ? Um brasileiro que participa do desenvolvimento do gcc estudou na Unicamp:

http://www.ic.unicamp.br/~oliva/

Hoje mesmo eu recebi um email de um grande amigo que disse que provavelmente ficará desempregado porque seu chefe está exigindo um curso superior para o cargo. Quantas estórias dessas já ouviram falar ?

Havará sempre bons e maus profissionais em qualquer área e isso independe da formação universitária. Estudamos muitas matérias inúteis (aparentemente, pois funcionam como um exercício para a mente) e deixamos de estudar muitas coisas atuais e que precisamos. As faculdades servem muito mais como uma forma de estudo dirigido do básico necessário para que o aluno aprenda sozinho o resto que não é ensinado no curso formal.

Uma analogia perfeita para isso é a de músicos autodidatas x músicos clássicos. Um músico autodidata pode tocar um pagode no cavaquinho muito melhor do que um que estudou por anos música clássica, mas dificilmente (não conheço nenhum) você verá um maestro de orquestra sinfônica autodidata, pelo simples motivo da teoria musical ser complexa demais para se aprender sozinho. E também sempre haverá muita gente que estudará música formalmente e jogará o conhecimento fora por não se atualizar ou treinar.

» Comentário de Leandro () em 06/01 14:05

Concordo com vc Manoel.

E outra coisa. É uma vitória pessoal terminar um curso superior. Muita gente desiste, muda de curso diversas vezes, etc. Então, terminar é uma vitória sim.

O bom aluno faz o bom curso. Se for um aluno medíocre pode ter o melhor curso que não adianta mesmo. Se for um cara pegador vai estudar mais mesmo que as aulas/curso sejam fracos.

Não há nenhum motivo para não fazer uma faculdade. Se o nível é baixo, mais um motivo para ser algo trivial e então por que não fazer?

Sinceramente, acho arrogância dizer que um curso superior não é importante. A universidade vai te dar algo que nenhum aprendizado autodidata pode:

possibilidade de enfrentar oposição, de discutir, de formar opiniões debatendo com colegas e professores, de sofrer estudando finais de semana inteiros, cumprir prazos para entregar trabalhos, defender pontos de vista, de ser político, etc.

Um abraço

Leandro

» Comentário de Penetro () em 06/01 14:26

Eu li recentemente o "Só por Prazer". Nele o Linux conta que quando foi colocado para gerenciar uma equipe na Tranmeta, ele se embananou com o cargo, pois tinha que gerenciar recursos de departamento, horários de reunião, acompanhamento das atividades, etc.

Já com o Linux, a coisa deu certo porque o modelo de gerenciamento do Linux é inteiramente diferente do gerenciamento "tradicional" que se vê numa empresa, ou seja,
a) quando a carga de trabalho sobe num determinado aspecto, a função é delegada para alguém que se oferece
b)(na minha opinião a maior qualidade do Linus) As diferenças são mediadas eficientemente

(Cesar Cardoso já havia evidenciado essas caracteristicas em seu comentário).

Assim, extrapolando, pode ser que da mesma maneira que o Linus se embananou realizando atividades de gerenciamento tradicionais, pode ser que para o gerenciamento de determinados projetos de software livre, o uso de métodos tradicionais não seja a técnica mais eficiente.

É algo a se pensar. (já disse, estou extrapolando !!!:)))) )

Só como exemplo, numa empresa as diferenças são normalmente resolvidas na base do "menor custo". E a delegação de atividades certamente tem seus limites, como orçamento do departamento, quantidade de funcionários, etc. Intrinsecamente, o desenvolvimento de software proprietário acaba sendo "engessado" pelo fator Tempo-Custo, e em certo grau pela qualidade dos produtos da concorrência.

Tudo bem que o Linux também tem estabeleça suas metas de tempo, mas exatamente por ser livre, pode contar com uma quantidade muito maior de recursos, além é claro de possuir uma flexibilidade que desconheço em empresas, principalmente em corporações.

PS: Notem que estou falando sempre de Linux, pois estou tomando-o como exemplo de "padrão de desenvolvimento" de software Livre.


» Comentário de marsguo () em 06/01 15:40

Já que a conversa saiu do tópico principal mesmo:

É verdade, Manoel, foi exatamente o que eu disse, que a faculdade não faz o aluno, se o aluno quiser sem muito esforço ele consegue se formar mesmo sem saber muita coisa.
A faculdade é ótimo, como disse para iniciar o aluno, como energia de ativacão (lembra das aulas de quimica) e provas e trabalhos server para fazer com o aluno estude a materia, coisa que para ser feito sozinho é necessário muita disciplina e dedicação.

Mas todos nós sabemos que isso se aplica a informatica. Com certeza conhecemos diversos representantes em informatica sem diploma, vide marcelo tossati, bill gates e diversos outros, mas isto não deve ser extrapolado para outras áreas como medicina e outras.
Eu mesmo sou Farmaceutico-Bioquímico, e na minha área existem coisas que somente diplomados podem fazer.
E existe uma briga constante sobre o que os médicos, bioquimico e biomedicos pode fazer, e todos se preocupam em fazer uma "reserva de mercado" para que outros não invadam a area dos outros.

Aí voltamos para a velha discussão sobre regulamentação da profissão. Será que esse tipo de atitude tem em vista o progresso da ciência, ou apenas reserva de mercado?

Infelizmente várias empresas limitam a contratação de funcionários pela formação, mas essa é uma atitude IMHO nova e errada. Frequentemente os CIO de grandes empresas são formadas em outras áreas como administração e afins e não em TI. Mas carregam uma enorme carga de conhecimento e experiência, que é o que realmente qualifica uma pessoa.

Só lembrando que voce pediu um exemplo de autodidatas que trabalham no kernel, e eu citei o Tossati. E com certeza existem vários outros.

Desculpa se meu "discurso" foi um pouco "flutuante", pois não tive tempo de estruturá-lo.

» Comentário de Éric () em 11/01 15:08

Você já viu aquela frase no dia em que homens serão homens de verdade e escreverão seus próprios devices drivers"? Só alguém da competência do Linus para dizer isso, e ele provou ser o melho programador do mundo com seu feito, além de ser um exímio administrador do trabalho que envolve o linux. O resto é conversa.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.