« Atualização do Debian Woody (r4) | Main | eWeek: Linux e o código aberto estão no coração da tecnologia de computação de hoje »

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Entrevista com Richard Stallman

Leonardo Serra (linuxbh@brfree.com.br) enviou este link e acrescentou: "O kerneltrap realizou um entrevista com Richard Stallman. A entrevista aborda o seu primeiro contato com computadore... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 15:40

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Kid X () em 04/01 16:08

O que eu fico p*to da vida é que as pessoas vivem trocando Linux por Software Livre em geral.
Tá certo que o LiXux é um "ícone" do Software Livre (por enquanto), mas ele NÃO É um sistema operacional como dizem, e muito menos um "estilo de vida" como dizem os babacas dos fanáticos-cegos...
Ele é APENAS um KERNEL, certo?

Mas, é preferível falar Linux do que Free Software, porque Free é confundido com Freeware (que é soft proprietário). Aí o LiXux leva todo o mérito do Software Livre! (que pena...)

» Comentário de Toskinha () em 04/01 16:42

Kid X, eu levo em conta q vc é um kid, porem antes de dizer que "apenas um kernel" não é o sistema operacional, aconselho voce a ler as definições de o que é um sistema operacional. Vai lhe abrir os olhos e poupar tanta raiva. Não acredite em tudo que lhe falam, vá em alguma biblioteca e consulte as definições por exemplo do Tanembaum...

» Comentário de Escovadordebit () em 04/01 17:18

Eu respeito pra caramba o Stallman, mas que este papo dele insistir em GNU/Linux parece uma coisa que acontece em Porto Alegre. Existe um parque que se popularizou com o nome de Parque da Harmonia e um dia resolveram rebatiza-lo de "Parque mauricio sei la de que". Não cola !
Talvez este negócio de GNU/Linux confunda mais as pessoas do que esclareça... Tenho certeza de que as ferramentas GNU tornaram o Linux um OS realmente utilizável, mas o que interessa é que foi como Linux que ele deslanchou...
Essa dialética me cansa... principalmente quando existe tanta coisa importante para ser dita.

» Comentário de richard () em 04/01 18:11

Garotos e Garota,

bom GNU/Linux ou Linux... para mim tando faz, como já disse o poeta: "...Deixaria a flor de ter perfume se não se chamasse flor...". O mais importante é sabermos o que é GNU, Linux, Kernel, etc.
o outro richard meresse todo o nosso respeito, a final ele é o responsável pela GPL e por criar a FSF sem estas criações hoje o linux não existiria e o kernel que um certo linus criou não passaria de um projeto no fundo de uma gaveta.
sem falar que ele faz parte do grupo de desenvolvedores que trabalham no kernel e em outros sistemas. se pensarmos um pouco chegaremos a conclusão que ele ao nominar o linux de GNU/Linux, o que ele esta realmente querendo e difundir toda uma filosofia, então em vez de ficar discutindo coisas que ja foram discutidas, vamos nos atentar para o que ele esta falando agora pois isto nos dara uma mostra do que pode vir por ai.

ante que eu me esqueça kid ai vai uma ajuda na sua pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional

» Comentário de A. C. A. () em 04/01 18:40

Pessoal,
eu também acho que o Stallman merece o reconhecimento por ter iniciado toda a revolução que vivemos hoje.

Mas acho que chamar Linux de GNU/Linux não ajuda em nada, e não adianta ele dizer que isso é para que as pessoas saibam que GNU é software livre e coisas do genero. Pior GNU plus Linux ...

Para mim isso é briga de egos. O resto do mundo conhece esta revolução como Open Source, pois infelizmente Free Software passa um sentido errado, e este é o erro do Stallman, ele mesmo está chamando flor de cebola.

O mais importante não é se o nome é Linux ou GNU/Linux, se é Open Source ou Free Software. São nomes diferentes para coisas semelhantes. Acredito que ficar dividos por causa de nome é bobeira, temos que ficar unidos pois os meios são diferentes, mas as consequências são as mesmas.

E antes que eu me esqueça: NÃO ALIMENTEM OS TROLLS


» Comentário de Douglas Augusto () em 04/01 20:51

Eu acho importante fazer menção ao GNU, que aliás, julgo ser mais importante do que um núcleo de S.O.

É claro que o Linus e seu kernel deram uma ascensão/reconhecimento muito grande ao SL/GNU, além de, claro, ser uma obra prima.

Quanto às contribuições do Stallman, simplesmente são imensuráveis e indiscutíveis. Que abrange desde a parte filosófica/ideológica, passando pelas questões "burocráticas"/formais (definições, GPL, etc), modelo de desenvolvimento (SL/CA), até o aspecto tecnológico (programas GNU).

» Comentário de EdCrypt () em 04/01 21:40

Usando como base a wikipedia, temos:

"Sistema operacional ou sistema operativo é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Consiste na camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. É o interpretador básico de comandos, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece.(...)"

Só o kernel não faz a interface entre o usuário e a maquina. Além disso, se o só o kernel fosse o SO, não precisaria ser chamado de kernel (núcleo) do sistema operacional. Núcleo do que, se *ele* é todo o sistema operacional?
E algumas bibliotecas de c do GNU que o kernel venha a usar? não seriam elas reaproveitamento de codigo?
Pode até ser possivel usar alternativas a glibc, gcc, bash e tantas outras "coisinhas". Mas a maioria das distribuições as usa.

» Comentário de Leonardo Lopes () em 04/01 22:05

Olha só, open source e free software tem uma diferença enorme, o problema é que vocês estão preocupados em não pagar pelo software, e não pela questão da liberdade, que o stallman tanto defende. Open Source não é totalmente livre!!!!!

Falar somente linux é errado, pois o linux é a parte menos importante do sistema livre, temos centenas de outros kerneis livres, o linux é apenas um, que ganhou mais fama, é verdade, mas mesmo assim não merece ficar com todo o mérito.

» Comentário de Escovadordebit () em 04/01 22:06

Pessoal,

Não vamos confundir troll com debate e idéias. Meu argumento é de que respeito o stallman por tudo que ele fz pelo SL mas só acho que ele peca nesta questão de ficar batendo nesse negócio de GNU/Linux pô. Parece aquele negócio e discutir sexo dos anjos. Imaginem se os criadores do C (sem o qual o Linux não existia também) resolvessem denomina-lo DennisRitchie/GNU/Linux... Sai dessa!
Difundir a GPL o FS tudo bem... mas a custa do termo "GNU/Linux". E pior "GNU plus Linux".
"Queimem as bruxas na fogueira das vaidades."

» Comentário de Augusto Campos () em 04/01 22:19

Leonardo, por que você diz que Open Source não é completamente livre? E quem você diz estar preocupado em não pagar pelo software?

Em http://www.opensource.org/docs/definition.php você encontra a definição de Open Source publicada pela Open Source Initiative. Em http://people.deas.harvard.edu/~pvs/osd/po-osd.html há uma tradução não-oficial para nosso idioma.

Pela minha análise (que coincide com a da Free Software Foundation neste ponto específico), nenhum dos itens da definição de Open Source tornam os softwares open source em algo não livre. O que não significa que Open Source e Free Software sejam a mesma coisa, mas acredito que você tenha se equivocado ao dizer que open source não é completamente livre.

» Comentário de Ark () em 04/01 22:34

Como as distros têm bastante código BSD também, acho que deveríamos chamar de GNU/Linux/BSD.
Aliás, "Debian não é bom porque distribui - mesmo separadamente - soft proprietário" é dose pra leão, hein?

» Comentário de ¢arnage () em 05/01 01:01

EdCrypt,

concordo plenamente com a sua posição sobre o que é um SO !!! pelo menos é o que eu sempre soube e que o meu professor da faculdade "prega" para os alunos.

» Comentário de bebeto_maya () em 05/01 01:31

__Já é díficil fazer os alienados aqui do Brasil usarem um troço trivial como um browser alternativo que funciona até para retardados mentais, como Firefox.Imagine convencer as pessoas a vislumbrarem o potencial do Linux. PIor GNU/PLUS/BSD/Linux.

__O brasileiro é comodista por natureza, consumista aos extremos, e de tanto assistir filme enlatado acaba conhecendo mais a história dos EUA do que a do próprio país.E depois vem a mídia com essa merda de "EU sou brasileiro e não desisto nunca", claro, continua tomando coca-cola, comendo BIg MAc, usando WIndows, Assistindo filme americano, ouvindo música americana. . .E no final das contas diz que os Americanos são uns burros.Dá pra entender um povinho como o nosso.Se aqui não existisse tanta fome, seríamos piores do que eles!

__Então é muito mais fácil empurrar o software proprietário americano nas mentes alienadas do que um troço finlandês! Ainda mais quando o que se gasta com esse software é suficiente para se construir dez hospitais por ano, algo "completamente inútil" num país cujo sistema público de saúde é referência mundial. . .

» Comentário de Kid X () em 05/01 07:11

"__O brasileiro é comodista por natureza, consumista aos extremos, e de tanto assistir filme enlatado acaba conhecendo mais a história dos EUA do que a do próprio país.E depois vem a mídia com essa merda de "EU sou brasileiro e não desisto nunca", claro, continua tomando coca-cola, comendo BIg MAc, usando WIndows, Assistindo filme americano, ouvindo música americana. . .E no final das contas diz que os Americanos são uns burros.Dá pra entender um povinho como o nosso.Se aqui não existisse tanta fome, seríamos piores do que eles!"

Está parecendo aquele papo comunista de querer criticar os Estados Unidos falando que é sinônimo de imperialismo, monopólio, maldade, totalitarismo, guerra insignificante no Iraque, bomba atômica em Hiroshima e etc...
Os Estados Unidos é um país democrático, onde os cidadões vivem bem e não passam necessidades! F*da-se se aqui no Brasil tem praia bonita, clima agradável, floresta, comida boa e etc. O brasileiro é mesmo uma anta, um animal que só quer saber de diversão e encher o saco do "amigo" quando o time de futebol dele perde. Ja percebeu como o brasileiro é patriota.... Na Copa do Mundo? Por quê não comemoram os feriados nacionais, por exemplo? (tem 3: 22 de Abril, 7 de Setembro e 15 de Novembro) e os americanos comemoram muito bem o 4 de Julho querido deles.
--------------------------------------------------------
E por falar em comunismo, mais uma vez eu pergunto, onde está a liberdade de expressão?
Cuidado! Cuidado que isso pode acabar numa ditadura comunista digital!
Aquilo que o Steve Ballmer falou a respeito do SL não era tanta mentira assim!
Lembrem que o comunismo surgiu com o intuito de promover democracia, igualdade social, liberdade e etc. E vocês viram no que acabou! (e Graças a Deus acabou de verdade!)
Seria uma verdadeira tragédia se isso acontecesse com a tecnologia, é preferível continuar com o monopólio da Microsoft e as patentes absurdas do que isso aqui virar uma DCD (Ditadura Comunista Digital).

Vejam que já tem um barbudão no comando! (STALlmaN = STALIN)

» Comentário de Trolloló () em 05/01 08:47

Feliz 2005 ! AAARRRRROOOOUUUUUTTT !!!

Sinceramente o Stallman foi o idealizador do movimento, mas acho que certas atitudes dele, como peidar no meio de uma palestra em Portugal, está transformando-o em um bufão e não filósofo que ele foi. Ele deveri parar de ficar fazendo picuinhas e tornar-se mais ativo.

Ultimamente o vejo mais reclamar do que fazer algo realmente de útil como o Linus, o Maddog, entre outros. Agora Kidx alé de burro, tú é um recalcado, pois os EUA hoje vivem numa repressão social, pior do que muitos países comunistas. De democrático aquilo la'virou o país do medo, pois qq coisa os "terroristas vão atacar o país" e é motivo de atos de totalitarismo.

Comunismo Digital, cara sinceramente nunca vi tamanha sandice sair da boca de alguém. Agora anta é você que pensa assim desta maneira escrota, pois você pensando assim é que contribui para o Brasil continuar assim. Cara sinceramente de Brasileiro tu não tem nada, pois pensa olhando para seu próprio umbigo e sempre enaltecendo o país dos outros.

Putz o pequeno Troll está passando mal com as palavras deste imbecil...

ARRROOOUUUTTT !

» Comentário de Trolloló () em 05/01 08:50

O Troll sinceramente perdeu o controle das palavras no último post devido a capacidade des merdi**a aí falar tanta asneira. Este Kidx é o verdadeiro Kidshit!

AAARRROOOUUUTTT !

» Comentário de Everaldo Canuto () em 05/01 09:15

Calma pessoal!

O moleque deve ter no máximo uns 15 anos, deixa ele escrever as asneiras dele, o tempo vai ensiná-lo.

Quanto ao Stallman, bem... acho que o problema dele é exatamente o contrário, está ficando gagá!

Abraços a todos.

» Comentário de Escovadordebit () em 05/01 09:16

Peraí um pouquinho Kid X... agora voc~e pegou pesado.

"Está parecendo aquele papo comunista de querer criticar os Estados Unidos falando que é sinônimo de imperialismo, monopólio, maldade, totalitarismo, guerra insignificante no Iraque, bomba atômica em Hiroshima e etc..."

Isso não é papo de comunista... é papo de quem lê.

"Os Estados Unidos é um país democrático, onde os cidadões vivem bem e não passam necessidades!"

Democracia pelo que eu entendo é um sistema onde a maioria decide as coisas e não é o que ocorre nos EU. Se num estado a diferença for apenas de 1 (um voto)a favor de um partido, este partido leva todas as cadeiras para seus parlamentares. Isso é representatividade?
Existe alguma cadeira para alguém tipo "partido verde" para defender idéias do tipo "Protocolo de Kioto"?
Em um país com aquela população como é que só existem dois partidos? Porque não existe espaço para idéias diferentes?
Eu ja estive lá e te digo: tem muita gente sim que passa necessidades . New York é cheio de mendigos e o país todo tem muitos desempregados.
O problema do Brasil para mim não é ter futebol, praia e cerveja... é ter uma população muito tolerante, que aceita passivamente tudo. Por isso as coisas não melhoram por aqui.
E tenha em mente o seguinte "Todos estamos na mesma espaçonave e todos queremos viver bem". O SL veio para agir como um regulador dos monopólios... para cabar com aqueles que te colocam uma rolha no nariz quando tu queres respirar.
Para terminar deixo isso pois acho que tem a ver com o tema: " Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta. Não ha ninguem que explique e ninguem que não entenda" (Cecília Meireles)

» Comentário de Renato G. D. () em 05/01 09:59

Complementando um pouquinho as idéias do bebeto_maya e do Escovadordebit, a população tolerante que aceita tudo passivamente, é asim
pela falta de educação (na grande maioria das
vezes). Quanto mais educada a nação, maior a possibilidade dela ver que está sendo enganada,
ludibriada, sei lá, e então passa a exigir,
reclamar. Tudo com mais justiça e igualdade
(democracia).
A posse/processamento das informações permite tal
situação.

Quanto menor a educação, mais fácil ludibriar,
iludir, enganar, jogar goela abaixo.
A falta/sujeição às informações permite tal
situação.

O Stallman pode estar falando muito (como sempre
:), mas ele FEZ. Ainda assim, as falácias atuais
dele não comprometem seu passado em prol da
liberdade.

Tem muitos que não fazem/fizeram, e também falam
MUITO.

É isto.

» Comentário de Toskinha () em 05/01 10:11

GNU is not Unix, Linux is not GNU/Linux
http://www.topology.org/linux/lingl.html

» Comentário de chimpa () em 05/01 10:58

Linux é um kernel. Um kernel sozinho não é nada. No entanto, sem um kernel não há sistema operacional.

A GNU sonhava em criar um kernel [hurd] e um conjunto de ferramentas para então ter um sistema operacional livre. O hurd nunca embarcou, mas as ferramentas sim.

GNU adotou o Linux ou Linux adotou a GNU e juntos eles formaram o ícone, mas por crueldade da realidade é conhecido apenas por Linux, embora de fato deveria se chamar GNU/Linux ou Linux/GNU.

O Linus se envolveu 'for fun' mas muita gente que o aju[dou|da|dará] o faz pelos princípios e filosofia defendidos pelo Stallman, seja trabalhando diretamente no kernel ou nas ferramentas que o fazem útil.

De fato, se não fosse pelo Stallman duvido que estaria escrevendo isso aqui neste site pois:

- provavelmente esse site não existiria;
- provavelmente eu não estaria preocupado em escrever isso.

Richard Stallman é um gênio que tem uma visão do impacto que patentes e controle demasiado podem ter sobre a IT (internet) e a liberdade de forma geral, pois a sociedade tende a se basear mais e mais na sua infra-estrutura.

» Comentário de Mandark () em 05/01 11:29

O Stallman é hoje, depois que parou de codificar, um profeta. Cabe a ele ser radical e polêmico, como todo profeta e visionário... ele tem um pouco o orgulho ferido por causa do kernel, pois ele sabe que a maioria dos desenvolvedores do kernel, principalmente o Linus, querem apenas que o código seja livre, sem se preocupar com ideologias. Acho que o sonho dele era que o Hurd chegasse ao patamar que está o Linux e o sistema operacional se chamasse apenas GNU, coisa que não deve acontecer.

Chamar o sistema de Linux não desmerece a contribuição do projeto GNU. Linux é o nome que pegou (igual Xerox para fotocopiadora). Um funcionario comum de uma empresa quer apenas operar o sistema e fazer seu serviço, não quer saber se o software é livre ou não ou quanto a empresa pagou por ele, muito menos quer saber questões filosóficas (eles mal sabem ligar o PC). O importante mesmo é que nós, interessados na questão, sabemos da enorme contribuição que o projeto GNU deu a comunidade.


EdCrypt,

O Kernel não é linkado com bibliotecas GNU (glibc), ele tem sua próprias bibliotecas (para linkar na bibliotecas padrões, teria que ser feito de forma estática, o que iria gerar um kernel gigante). Pra compilar um módulo, usa-se "-c" para não chamar o linkeditor. Mas de qualquer forma, o compilador usado é o GCC (consegui compilar o kernel com o ICC, chegou a bootar, mas foi um pouco desastroso), o que não tira o mérito do projeto GNU no Kernel.

» Comentário de bogus () em 05/01 11:38

Acho que a discussão tá fugindo um pouco do tópico porque já começou mal, mas não custa nada ligar o filtro para comentários com hormônios a mais.

Também sem querer desviar mais ainda as atenções, a minha impressão é que quando se é teimoso (e eu também o sou) não basta ter aprendido a usar o google porque vamos ficar tentados a querer direcionar as pesquisas para fontes que nos favoreçam. Na minha humilde opinião, não tão humilde, mas também não é minha e nem original :), sistema operacional se entende por kernel mais programas de sistema, que não são a mesma coisa que as aplicações. Fazer a distinção entre programas de sistema e aplicações não é algo simples, mas também não é assim importante. Mais relevante é entender que é tudo uma questão de camadas e não há necessidade de traçar fronteiras tão precisas. Como não quero causar celeuma a mais ao me aproximar muito das fronteiras, vou apenas citar o exemplo do init e do mount que são programas de sistema e que fariam parte do sistema operacional como um todo dentro desta definição. Penso que não há muito o que discoradar.

Sugestão/Constatação:

- A internet é uma excelente fonte de informação/confusão;
- Se pretende-se pesquisar por “linux is an operating system” é prudente procurar também por “linux is not the operating system”;
- Ao consultar pt.wikipedia.org nunca é demais consultar também a informação em outro idioma (a proposito, há um bom artigo no slashdot sobre a wikipedia).
- Ao digerir qualquer informação, qualquer que seja a sua fonte, é sempre bom passá-la pelo crivo da crítica pessoal, mas isso acho que nem é preciso dizer aqui.

» Comentário de DW () em 05/01 11:52

Show de bola essa página (http://www.topology.org/linux/lingl.html). Gostei da explicação que não é pelo fato do kernel Linux depender dos aplicativos GNU que as distribuições devem se chamar GNU/Linux.

Seguindo a lógica do Stallman, vamos fazer que todos os frontends que existem para o KDE ou Gnome mudem seus nomes para programa/frontend, se for um script então, programa/script/frontend ou a Microsoft poderia exigir que os programas para Windows mudem seus nomes para MicrosoftWindows/GIMP, MicrosoftWindows/OpenOffice.org, MicrosoftWindows/Photoshop, MicrosoftWindows/Corel Draw, MicrosoftWindows/Flash MX.

Se os aplicativos GNU precisam de um Kernel, fica então Linux/GNU. Porém o pacote Linux/GNU depende do processador ficando AMD/Linux/GNU, seguindo essa lógica como os processadores precisam de eletricidade para funcionar vamos chamar o sistema de Eletropaulo/AMD/Linux/GNU, mas Eletropaulo só distribui a energia que realmente possibilitou seu uso foi Thomas Edson, então vamos chamar de ThomasEdison/Eletropaulo/AMD/Linux/GNU.

Putz! Esqueci que agora é "plus", então vamos lá: ThomasEdison plus Eletropaulo plus AMD plus Linux plus GNU. Será que esqueci de alguém?

A filosofia deve ser cultivada e sempre lembrada em centros de treinamento, escolas, para os filhos, para amigos e etc. Mas essa questão do nome é digna de piada, o Stallman quer o crédito? Ele está lá nas licenças junto com os aplicativos, README, sites dos programas, como rege a GPL todos que contribuem estão lá, agora se isso não é suficiente, então não é crédito que ele quer, ele quer é aparecer tanto quanto o Linus e isso para mim parece coisa de criança ou aquela história de quem inventou o avião, os irmão White ou Santos Dummont?

» Comentário de Cesar Cardoso () em 05/01 11:54

Apesar da questão política em cima do GNU*Linux, ou Linux*GNU, ou seja lá que nome que o leitor prefira, faz sentido em termos práticos. Porque? Porque, caso você tenha paciência, você pode portar o userland BSD para rodar debaixo do kernel Linux. Do mesmo modo que portaram o userland GNU para rodar debaixo dos kernels NetBSD e FreeBSD.

Uma sessmão maldade, sobre quem disse que Open Source não é livre: caramba, se a Open Source Definition foi feita em cima da Debian Free Software Guidelines, que é mais radical que a GPL (vide a interminável polêmica sobre a GNU FDL) então se a OSD não é livre, a DFSG também não o é? >:-)

» Comentário de alex paulo laner - rootsh () em 05/01 11:58

o, pq vcs não pegam uma enchada e vão trabalhar um pouco e para de ficar fazendo flame-war.

pois flame war não paga o salário de vcs e sim os idiotas dos seus patrões !

» Comentário de DW () em 05/01 12:11

Você também não deve ter muito o que fazer não é alex paulo laner - rootsh, afinal deve tempo de ler os comentários e postar um também. ;)

» Comentário de Ricardo () em 05/01 12:55

UTUTO... nunca ouvi falar.

Já vi distribuições comunitárias com nomes bastante veemente e com um foco claramente não proprietário como Debian, Gentoo ou Ububtu (baseada em Debian)...

O RMS, com o passar dos anos, muito código Lisp e C e muita briga pelo direito dos software-livre, acabou se tornando um cara muito amargo e rancoroso. Aposto que ele logo vai se cansar do UTUTO assim que surgir uma distribuição ainda mais obscura ou o Hurd sair do alfa...

» Comentário de Augusto Campos () em 05/01 12:59

Mencionamos o Ututo em outubro: http://br-linux.org/noticias/003528.html

» Comentário de Escovadordebit () em 05/01 13:53

Matou a pau DW !!!! Fecho contigo.
É até uma pena o que acontece com o RMS que parece ser uma pessoa acima do comum mas que não consegue ter carisma. A grosso modo traçando um paralelo com a F1, o RMS e o Linus parecem o Piquet e o Sena. Embora o primeiro fosse tão bom (talvez até mais, mas não vem ao caso) quanto o segundo, o carisma fêz com que toda a mídia acabasse se voltando para ele. É uma pena, porque penso que quando se trata de divulgar idéias a última coisa que as pessoas querem é radicalismo, chatisse e gente "mala".

» Comentário de Penetro () em 05/01 14:47

"Distribuição argentina Ututo-e hospedada nos servidores da FSF"

Pô, logo argentina?? Agora que os troll vão rolar soltos ;)

Brincadeira gente, pra descontrair um pouco este tópico, pois o clima já está ficando pesado.....

Falando um pouco mais sério, não vejo o motivo de ficarem diferenciando "kernel" de "Sistema Operacional". É a mesma coisa.

Acho que essa confusão é por causa da "insistência" dos meios de comunicação de chamar "Distribuição" de "Sistema Operacional", pois sempre que se "Usa o Linux" está-se usando na realidade vários aplicativos, muitos deles GNU, rodando sobre o Sistema Operacional (Ou Kernel, como preferirem), Linux.

» Comentário de DW () em 05/01 14:47

Credo, o Ututo é argentino. Vou montar uma distribuição brasileira com o núcleo do Hurd, assim o Stallman fica pagando um pau e a gente desbanca esse Ututo, acho que vou chamá-la de GNU+Hurd=Penta-campeão OS! :DD

Desculpa Augusto, não resisti!

» Comentário de Tiago Cruz () em 05/01 15:04

"Uma rosa com qualquer outro nome iria exalar o mesmo perfume"

O RMS lê sheakspeare (como escreve isso?) ou assiste desenhos animados que nem o Histeria, rs....

» Comentário de Oliver Pereira () em 05/01 15:21

Pera ai o barato UTUTO é argentino como é bom ? (isso não é lógico..rsrs).
O Richard Stallman é do tipo radical aliás demais para meu gosto.
O Linus não acho que ele "se acha Deus",mas quem não adora tirar um sarro daquele usuário mané ou quando o time do seu amigo perde..etc.
Mas acho que não devemos defender fulano ou siclano pq ele fez a perna ou eu que fiz o braço o importante e defender a idéia e o projeto e ajudar da forma que puder...Não transformar isso em religião...rsrs

» Comentário de Kid X () em 05/01 15:51

Putz, ateh no Software Livre o povo brasileiro eh contra o argentino!
Mas fala a verdade, se tiver que aliarmos forcas para combater a micro$not ta valento, neh?

» Comentário de Kid X () em 05/01 17:24

Olha, eu vou fazer o seguinte, vou começar a fazer propagandas e "merchandisings" para o Linux!
Primeiro eu vou fazer uma camiseta com um Tux grande na frente, e atrás escrito:

"Use LINUX ou vá a merda!"

hahahaha! O que acham?!

» Comentário de glaucius djalma pereira junior () em 05/01 22:12

DW, faça um baseado no hurd que não vai rodar em porra nenhuma de arquitetura, além de rodar mal e porcamente na tua maquina é claro, Hurd comparado com Linux é nada.

falow

» Comentário de Leonardo Lopes Pereira () em 06/01 00:25

glaucius djalma pereira junior, O que voce sabe sobre o hurd?

Soh uma coisa, eu realmente acho que o stallman exagera as vzs, ou melhor, quase sempre, mas percebam que o reporter que perguntou primeiro sobre o GNU plus Linux. Outra coisa, e preciso que existam radicais como ele, para que moderados surjam e facam as coisas caminharem, se ele se acalmasse, ninguem se lembraria o que eh liberdade.

» Comentário de lmvaz () em 06/01 01:32

Só tenho uma coisa para dizer com relação a tudo isso, e vocês já devem saber o que: Boa Cabelo!!

» Comentário de Escovadordebit () em 06/01 08:14

Quando o repórter perguntou sobre GNU plus Linux (que pre mim é mais ridículo ainda) me pareceu em tom de provocação na entrevista. Como os caras sabem do radicalismo do Stallman em relação ao assunto eles fazem questão de perguntar (coisa de repórter...). Na minha opinião, quere mudar o nome de alguma coisa depois que ela se consolida é quase impossível... e não é por ausa de um nome que as pessoas não saberão o que é software livre. Todo mundo sabe que Linux é livre. Não é necessário mudar o nome dele para que as pessoas entendam isso. Olha, numa boa.. esse negócio de mudar o nome do Linux parace dor de cotovelo de alguém que queria ter um Kernel e não teve e agora parece uma velha rabugenta dizendo:"Sem o GNU não haveria Kernel, sem o GNU não haveria Kernel". Eu só insisto neste assunto porque ele me chateia muito. Parece aquele cri cri que chaga pra você e diz: "Não é xerox é fotocópia". Vai ser mala la na casa do c...... pô. Que palhaçada!

» Comentário de bebeto_maya () em 06/01 09:33

KidX
¨Olha, eu vou fazer o seguinte, vou começar a fazer propagandas e "merchandisings" para o Linux!
Primeiro eu vou fazer uma camiseta com um Tux grande na frente, e atrás escrito:

"Use LINUX ou vá a merda!"

hahahaha! O que acham?!¨

__Acho que deveria começar a haver moderação nesse Fórum. . .Afinal de contas, ter um cara que defende os EUA, um país que absorve feito um parasita cinco vezes mais recursos naturais do que o necessário pra viver. Pra mim não passa ou de um cínico ou de um cego!

__KidX, não confunda COMUNISMO com ILUMINISMO e HUMANISMO.Há uma grande diferença entre eles.O humanamente necessário deve estar a frente do economicamente viável, coisa que não acontece nos EUA, e nem por aqui, e eu não sou partidário das merdas que acontecem nem aqui, nem tão pouco nos USA.

__A M$ é um monopólio, ou seja não há concorrência, e se não há concorrência, há uma série de práticas sujas no mercado, para matar qualquer fonte de resistência:Vendas casadas, pressão sobre desenvolvedores e fabricantes, a famosa ¨prática de traficante¨, alienação, FUD etc. . .

__Aqui falamos de software livre, de opção, e não de imposição. QUer continuar a usar o Windows? Esteja a vontade, o problema é seu. Agora o que não dar pra tolerar é viver num mundo onde as pessoas nem sabem que existe outra coisa que não seja WIndows.Isso é de matar!

__Chamamos o WIndows de Lixo, e daí, no Fórum do Baboo chamam o Linux de coisa muito pior. Sugiro a você migrar para lá.Para se ter uma idéia de como o Linux é democrático, aqui você pode chamá-lo de ¨Lixux¨, chama o WIndows de ¨RWindows¨ no fórum do baboo.É rua!

» Comentário de Kid X () em 06/01 09:53

Beto, eu entendo a diferença entre humanismo e comunismo. O humanismo é o que falta hoje em dia nesse mundo, mas eu não te chamei de comunista. O problema é que quase sempre essas críticas relacionadas aos EUA são vinculadas ao comunismo! Ou seja, os comunistas usam os defeitos dos EUA para tentarem promover "o que é bom" deles, sendo que você vê na rua, pessoas com camiseta comunista, e eles nem sabem o que é comunismo!
Outra coisa ridícula também são os americanos acharem que quem gosta de paz ou não concorda com que eles fazem, é considerado um comunista/anarquista/marginal.

Eu chamei o Stallman de Stalin foi brincando! Mas ele não tem uma postura totalitarista como a do Stalin, muito pelo contrário, o Stallman luta pela democracia e pela liberdade! Eu só acho "feio" aquela barba dele, pra gente tudo bem, a gente sabe quem ele é, mas por exemplo, os "magnatas" das grandes corporações pega mal! Eles pensam: "Putz... esse cara é comunista! Olha o estilo dele! Ele radicaliza tudo! Vamos pichá-lo!" e você sabe que a maioria (99%) dos ricos são arrogantes!

Ah, pra finalizar, eu tenho nojo do windows! Só uso windows quando "não tem jeito que de jeito" pra certas coisas no Linux, mas meu navegador no windows é o Firefox, player de vídeo é o MPlayer, mensageiro é o Gaim, editor de imagem é o Gimp...
Ainda bem que tem essas coisas boas no windows também. ;-)

» Comentário de glaucius djalma pereira junior () em 06/01 11:15

Leonardo Lopes Pereira, eu não tenho nada contra o Hurd, apenas acredito que ele é zero perto do linux, desenvolvimento lento (estático), features zero perto do linux, não tem filtro de pacotes, controlador de dispositivos (hardware) fraquissímo.

e os caras vem aqui falando que vão fazer distro com hurd, primeiro vão estudar um pouco oras.

» Comentário de Gandalf_Cinzento () em 06/01 11:49

Depois de acompanhar muita discução sobre GNU, vou mudar minhas assinaturas de Seja Livre, Use GNU/Linux para Seja Livre, Use a p**** que quiser (Ninguem paga por Windows mesmo).

E antes que os xiitas venham me falar que to fazendo apologia a pirataria, isso é uma constatação, não apologia, é a mesma coisa que dizer que quase todo adolescente fuma maconha...

Sou um bebê nessa área e já ta dando pra pegar raiva. São muitos EGOS exarcerbados, que precisam de doses cavalares de inflação com discussões do tipo meu Debian é melhor que seu Slackware, e discorre opniões com um monte de termos técnicos e questões filosóficas.

Se precisam de fundamentos filosóficos e iluminação expiritual, vão para um templo, não para um computador.

Salve Jesus com seu exelente comentário sobre a grande distro Burdoguinho e seu Boa Cabelo.

Quando somos garotos, temos a esperança de mudar o mundo com nossas idéias anarquistas, mas chega uma hora que enche o saco, mas parece que tem gente aqui com muita paciência.

Faz mais minha vizinha que entrega sacolinhas para crianças carentes no Natal, do que todos esses programadores...

Desculpe a grosseria, mas "PAREM DE ENCHER O SACO".

Um Abraço

» Comentário de DW () em 06/01 12:13

glaucius djalma pereira junior e Leonardo Lopes Pereira,

Quando eu falei em usar o Hurd eu estava sendo irônico, afinal o Hurd é do GNU, que é a menina do olhos do Stallman e estamos falendo dele, lembram?

» Comentário de Leonardo Lopes () em 06/01 15:50

Aew, o stallman não quer mudar o nome do linux, ele apenas pede para que corrijam, eh normal acontecer dessas coisas. Uma vez tive um professor de física que brigava se alguem chamasse o Condicionador de Ar de Ar condicionado, outro veio pedir para chamarmos a Centrifugadora de Centripetadera, acontece, cada um com a sua loucura, acho q isso não é motivo de críticas querer corrigir o nome do Sistema Operacional, se você não quiser chamar, não chame.

Realmente o hurd está bem atraz do linux em muitas coisas, ou seria quase tudo? Mas mesmo assim, sua crítica me pareceu um pouco pejorativa, acho que não precisamos ficar colocando outros projetos LIVRES para baixo. Já basta o pessoal do baboo.

» Comentário de Daniel Olivera () em 11/01 06:29

Hi.

Eu no falo portuges.
Meu nome e Daniel Olivera, eu sou o autor do Proyecto UTUTO-e y autor do nuevo UTUTO.
O Web Site do nuevo UTUTO e http://e.ututo.org.ar

Brigado.

Daniel Olivera

» Comentário de Daniel Olivera () em 18/01 15:09

Comentário de DW (200.246.210.xxx) em 05/01 14:47

Credo, o Ututo é argentino. Vou montar uma distribuição brasileira com o núcleo do Hurd, assim o Stallman fica pagando um pau e a gente desbanca esse Ututo, acho que vou chamá-la de GNU+Hurd=Penta-campeão OS! :DD

---------------
Eu nao acho comprension na suas palavras.
Voce pode fazer uma distibucao 100% livre como UTUTO cuado voce quizer.
E so desicion e ideologia GNU.
Mais eso nao e en contra do UTUTO, eso deve ser a favor do SL.
Si mais uma distribucion e 100% libre, mais uma mais perto do objetivo final.
UTUTO e argentina, porque eu moro na argentina, mais eu so uruguayo.

Daniel Olivera
Autor do UTUTO XS e do Projeto UTUTO-e

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.