« Coleção de telas do SAM Xmas Fun 2004 | Main | Script para redirecionar conexão TCP »

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Colocando o disco rígido na geladeira

Morvan (morvan000@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Publiquei no VivaOLinux artigo sobre 'Como Recuperar Dados com o Truque da Geladeira'. Trecho: ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 15:07

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Morvan () em 04/01 16:34

Augusto, vi o seu artigo só agora; se o houvera visto antes, certamente teria usado alguma idéia do próprio e teria citado a fonte. Gostei muito da abordagem feita por você ao SMART, um protocolo / norma que é muito vilipendiado até pela própria indústria, que não o adota por completo. O SMART já salvou a pele de uma cliente minha, pois, ao chegar em sua casa, alegando tal cliente a dificuldade de acessar os dados, vendo o relatório de erros do SMART, advoguei a necessidade de cópia urgente de dados.
São muitos casos, mas deixe-se patente a necessidade de o profissional ser multidisciplinar. Não tem essa de epecialista 'nisto' e ´n´aquilo´.
Por fim, devo parabenizá-lo, não só por mais este artigo, excelente, diga-se, mas por tudo que você tem levado adiante em prol da comunidade livre.

» Comentário de Bode () em 05/01 09:05

Pior que a "urucubaca" funciona mesmo, eu tb testei! :-)
Quando meu amigo veio falando que ia fazer isto eu quase tive um ataque de riso! Falei até que ia levar água benta! Paguei a língua...

» Comentário de Kid X () em 05/01 09:50

Pessoal, é off-topic, mas CD-R gravado tem perigo de perder os arquivos um dia? Eu tenho CDs de música com quase 20 anos, estão inteiros, mas o CD-R armazena os arquivos sem problemas de "expiração"?

» Comentário de CWagner () em 05/01 12:37

Pelo que sei toda mídia tem um "prazo de validade".

A questão é que, ou a mídia estraga ou os dados perdem valor antes do prazo expirar.

Quanto ao artigo, tenho um HD em estado terminal aqui em casa que funciona durante uma meia hora e depois dá erro de I/O. Estou esperando chegar um HD SATA pra poder testar essa "técnica".

O legal é que eu conheço gente pra caraba que tem HD danificado e tem um freezer novinho aqui em casa. Vou alugar espaço no freezer pra tratamento criogênico de HD :P

» Comentário de Felipe Raposo () em 05/01 14:20

Kid X, há 20 anos já existia CD?

» Comentário de Augusto Campos () em 05/01 14:36

Felipe, o CD foi inventado em 1979 e foi produzido em massa a partir de 1982. Há mais de 20 anos, portanto. E os dados gravados em CD tendem a se deteriorar sim, exceto quando se observam certos cuidados. Na Wired tem uma matéria a respeito: http://www.wired.com/news/technology/0,1282,63355,00.html

» Comentário de Felipe Raposo () em 05/01 14:54

Po... pra mim CD não tinha mais do que 10 anos. Valeu a informação.

» Comentário de Henrique Vicente () em 05/01 17:07

Gostei do smart...
Augusto, é impressão minha ou você se esqueceu de dar a notícia sobre o artigo que você escreveu sobre o smart?

» Comentário de Morvan () em 05/01 17:15

Bom, o CD, a despeito de ser muito mais imune a problemas do que o HD, pelos motivos que tento explanar no meu artigo postado no "viva", tem também uma previsão de vida útil divulgada pelo consórcio que o engendrou (Sony, Philips, JVC e outros menos nominados...). O CD-R tem expectativa de vida (útil) em torno de 100 (cem) anos, se se observarem certos procedimentos (veja o elo de ligação (link) fornecido pelo colega Augusto); já o CD-RW, por ser feito por polímeros bem mais sensíveis a desgaste físico do que os seus correlatos de queima definitiva, os CD-R, o que lhes garante a propriedade da regravação, tem o custo da sua brutal diminuição de expectativa de vida, não se destinando, por seu turno, a gravações "perenes", no sentido de definitivas; isto é apropriadamente destinado aos CD-R. É bom ter isto em mente no que se refere à política de "BackUps´s".
morvan20050105

» Comentário de Augusto Campos () em 05/01 17:20

É impressão, Henrique. Falei sobre esta coluna (e dei o link pro PDF) na última semana de novembro

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.