« Curso de Sistemas Operacionais | Main | Autenticando o Linux no Active Directory »

quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Reuters constata: Linux chegou aos usuários domésticos

Roberto Andrade (zzzz@zzzzz.com) enviou este link e acrescentou trechos: "Essa alternativa cada vez mais popular ao Windows, da Microsoft, decolou inicial... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 11:55

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Fabio Dondalski () em 29/12 14:24

"é considerado mais seguro que o Windows, porque menos vírus são criados para atacá-lo"

"Alguns aplicativos para desktops precisam existir antes dos consumidores aderirem em massa"

Temos um futuro promissor pela frente, realmente alguns programas ainda são necessários para desktop.

Acredito que o linux só vai decolar depois que existirem ferramentas de desenvolvimento tão fáceis de se programar quanto as que existem para o windows.

Muitos não portam suas soluões para o linux porque acham que programar para linux é difícil, infelizmente a M$ viciou os usuários de tecnologia com suas ferramentas, definindo assim quase um padrão onde muitos não se sentem a vontade em mudar. Quando chegarmos a esse ponto de facilidade no desenvolvimento, acredito que atrairemo uma gama de soluções para o desktop linux que hoje só existem para o windows, esse será o dia da virada.

Agora essa do linux ser mais seguro só porque são criados menos vírus para ele, é forçar a barra !

» Comentário de roberto () em 29/12 14:33

o que torna o linux mais seguro é o avançado e totalmente customizavel sistema de permissões de arquivos,no windows a m$ naum usa algo semelhante ,acho que ela pensa que seus usuarios são burros e naum saberiam lidar com tal sistema avançado de permissões.

» Comentário de Death Warlock () em 29/12 15:14

Na verdade 90% dos usuários são "burros" mesmo, não sabem nem como funcionam as permissões no Windows... quem tem preguiça de aprender um sistema de permissões mais complexo são alguns administradores.

» Comentário de Death Warlock () em 29/12 15:23

Depois de postado eu percebi que acabei sendo rude com os usuários... eles não são burros, apenas tecnológicamente despreparados.

» Comentário de anom () em 29/12 16:00

Que eu sainda do NT até os XP há permissões de arquivo sim. Talvez o problema seja que todo mundo em casa usa a conta de administrador, no lugar de uma conta comum com menos poderes para extragar o sistema. :)
Por sinal, é uma coisa que eu espero que jamais se torne predominante no linux: o uso de root como usuário comum para tarefas diárias.

» Comentário de hamacker () em 29/12 16:08

Death Warlock, seu "remendo" ficou ainda pior.
Sistema de Arquivos e permissoes sao coisas para usuarios avançados, usuarios comuns sejam ele de Linux ou Windows nao se preocupam com permissoes.
Eu uso linux no desktop e raramente tenho que sair para o prompt para praticar chmod/chown. Tudo que tem no meu home directory já é o suficiente o restante só usando sudoers.

O perfil de usuarios comuns é muito grande, incluindo doutores, diretores, professores,... e eles nao estao "atrasados", eles tem de se preocupar com a sua área e para micro-informatica eles sao apenas "usuarios". Se eu vou contratar um advogado, pouco me importa se ele é profundo conhecedor de windows ou linux, me importo que ele seja um excelente advogado assim como quando um advogado quiser me contratar ele vai querer saber se eu sou profundo conhecedor de sistemas e aí se eu nao souber linux ou windows eu danço. :)

abraços,

» Comentário de roberto () em 29/12 16:25

sim do nt ao xp existe o sistema de permissões,mais nem chega perto do sistema usado no linux herdado do unix,que é muito mais customizavel e flexivel.

» Comentário de hamacker () em 29/12 16:27

Anon, o sistema de permissoes do nt/xp/2000 a primeira vista é uma obra prima, voce dá níveis de permissao individual para 1 ou + pessoas ou entao por grupo além disso partes dos registros também podem ser administrados da mesma forma, no linux é aquela permissao octagonal primitiva e dono.

Apesar disso, no nt/xp/2000, usuario comum (que nao usa conta administrativa) ainda faz "caca" no sistema de arquivos, isso porque a extrutura de diretorios/registro do nt/xp/2000 é muito complexa. Aquele negocio de permissoes em \Arquivos de Programas, C:\Windows,... é um queijo suiço. Se voce os protege demais alguns sistemas e até mesmo drivers nao funcionam, e se voce deixa com as permissoes default os virus se aproveitam.

Apesar de primitivo e limitado, a arvore do linux (/usr,/boot,/etc,...) está de parabens no quesito segurança.

» Comentário de Henrique Vicente () em 29/12 16:42

hamacker eu discordo de você no ponto disso no linux ser primitivo, acho só que você(nem eu) conhece uma ferramenta de administraćão disso mais amigável para usuários leigos(me desculpe se você não se considerar leigo mas eu me considero :P)

Sobre faltar ferramentas é uma coisa que sei não, muita coisa do que eu vejo no meu querido KDE hoje é coisa que eu já vi no KDE quando a um tempo atrás meu pai comprou um box do Conectiva 5.0 e não quer dizer que ele não evoluiu mas sim que antes já tinha bem mais coisas que windows...
e caros chatos antes de discordarem peguem o Conectiva 5.0 ao menos e confiram com os seus próprios olhos se não havia uns utilitários bem "legais".
Hoje existem muito mais, claro..
mas me digam, o tal m$n do window$ deixa você pôr notas ou ligar o usuário a uma lista de enderećo que dependendo do país onde você mora tem até mapa de onde ele mora? :) O Kopete + KOrganizer sim..

Além de outrsa coisinhas mais...

agora se forem jogos desses que precisam de uma placa de vídeo bem potente blablabla,.. já não é..

» Comentário de Manoel Pinho () em 29/12 17:02

hamacker, Roberto e Henrique

Não esqueçam que o linux também suporta ACLs (listas de controle de acesso), que funciona de modo parecido com o sistema do NT:

A arquitetura do NT até é boa (principalmente porque não foi feita pela M$, mas "chupada" do VMS da Digital), mas o "toque M$" estragou tudo ao fazer:

1- O usuário comum default é criado com poderes de administrador. Isso facilita para o usuário leigo mas é um tremendo furo de segurança. O linux faz justamente o contrário: usuário comum é usuário comum e pronto.

2- Embora o NT possa rodar em modo texto (sim, o instalador do NT é uma prova de que é possível), a exigência estúpida de ter uma interface gráfica nas versões de NT para servidores só aumenta a exigência de hardware, complexidade do sistema e, conseqüentemente, problemas de segurança.

3- O uso de interface gráfica e wizards para configurar o sistema dá a falsa impressão de que qualquer imbecil pode administrar um servidor NT, o que não é verdade. Por isso vemos muitos servidores NT muito mal configurados por aí.

4- O "registry" é simplesmente uma coisa horrível e insana de compreender. Só ajuda a esconder spywares e outras coisas ruins e desnecessárias.

» Comentário de vigia () em 29/12 18:30

Caro hamacker

Vou te contar um "causo"...alguns anos atrás eu levei um parente em estado grave até o hospital universitário onde estudava...well, colocaram um compensador cardíaco nele e parecia que ía tudo bem...
Mas então algo me chamou a atenção...um grupo de médicos(as) se reuniram em torno de uma mesa e discutiam fervorosamente..pensei "xiii danou-se...deve ser muito grave, muito complicado para resolver, pois se reuniram para discutir..."
Como sou bem intrometido, não resisti a tentação e fui espiar do que se tratava...quando vi...ahhhhhhhhhhhhhhhh
Era um cálculo banal de porcentagem para definir a dose de um medicamento!
Não sabiam matemática Jurassic Park! Fiquei desesperado e apesar do risco de ser expulso do hospital eu mesmo fiz o cálculo e passei para eles!
Meu ponto de vista: conhecimento faz muito bem à saude, tenha a sua área de especialização, mas não seja um tacanho botocudo no resto.

» Comentário de CWagner () em 29/12 18:58

Sei que está um pouco fora de tópico, mas pelo que estou vendo a discussão vai pra essa direção, e essa é uma pergunta que eu gostaria de fazer: o quanto um usuário deve ser ignorante para ser considerado leigo?

E mais outras, tipo:

O que custa aprender informática para usar, e não apenas "mexer" com computadores? Afinal de contas, até uma criança de dois anos consegue mexer num teclado e num mouse.

Creio que se todos que gostam, ou que usam computadores se prestassem a aprender o básico, teríamos menos problemas com manutenção do que os que existem hoje.

Outra coisa que eu gostaria de saber é se há outra área do conhecimento onde tantos metem o bedelho além da Informática? Afinal de contas existem vários engenheiros civis, engenheiros eletricistas, matemáticos, físicos, pedagogos, etc.. que têm um certo conhecimento em informática e às vezes até vivem de iformática, como programadores, técnicos de suporte, administradores de redes, etc.

Nada contra a disseminação do conhecimento, mesmo porque este, a meu ver, deve estar à disposição de todos, e não apenas para um pequeno grupo de profissionais, mas certos "profissionais" aprendem a mexer um mouse e clicar em ícones e já pensam que são especialistas em Computação.

» Comentário de Olivier () em 29/12 19:59

Só quem conhece linux sabe que:

"O inferno do Linux/Unix mora nas permissões".

Santas permissões!!!

Feliz ano Linux!!!

» Comentário de Marcos Alexandre () em 29/12 20:37

"O que custa aprender informática para usar, e não apenas "mexer" com computadores? "
Direito de escolha. Ninguém precisa ser obrigado a entender como funciona um computador para poder trabalhar com ele. Se quiser, ótimo, melhor pra ele. Mas se não quiser, o computador tem que atender da mesma forma. Adoro programar meu video cassete mas minha mãe só quer ver o filme: coloca a fita, assiste e ejeta no final.

» Comentário de roberto () em 29/12 20:59

discordo, o que mora nas permissões é a segurança.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 29/12 21:22

Manoel,
Apesar de o linux suportar já há algum tempo ACLs, elas não são tão bem documentadas (no sentido de estar em qualquer livro que você encontre em uma boa livraria), não há ferramentas que facilitem seu uso efetivo, etc. Isso complica um pouco sua implementação/utilização, por isso a maioria (ou praticamente todo mundo) fica só nas permissões "primitivas" mesmo.
Com relação às ferramentas gráficas, não acho que sejam um "peso", mas sim uma forma de tornar o trabalho mais produtivo. Gerenciar um servidor de arquivos Windows é muito mais simples e prático do que um servidor de arquivos linux. Temos toda a base, no entanto, falta o "toque final", que são boas (e amigáveis) ferramentas de administração. Um bom investimento no Yast poderia solucionar o problema, tanto para modo texto quanto para modo gráfico. A possibilidade existe, basta dar uma olhadinha nas ferramentas desenvolvidas pela Apple.
Para usuários domésticos, além de disponibilidade de softwares de boa qualidade, é necessário também ter ferramentas de administração amigáveis.

» Comentário de vigia () em 30/12 01:18

Caro Marcos

Concordo, mas o computador que satisfaria a sua afirmação não existe. Seria como o computador de bordo da Enterprise da "Next generation"
Algo que seja capaz de entender e obedecer a algo do seguinte tipo:

"Computador, mapeie todas as estrelas em estado nova num raio de 30 parsecs e trace uma rota segura até Akilos IV"

Sinto muito meu amigo, o computador é o imbecil supremo, ainda é necessário que exista inteligência do "lado de cá" da tela do monitor...

» Comentário de CWagner () em 30/12 01:42

Pois é justamente nisso que eu acredito, vigia.

Creio que se houver EDUCAÇÂO do usuário, haveria menos dor de cabeça para ambos os lados, tanto para eles quanto para quem dá suporte, ou quem deveria estar preocupado com outros assuntos.

Creio que ainda exista um enorme intervalo de tempo entre agora e o tempo em que seremos livres dos problemas de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema), ou daquela peça defeituosa que está entre a cadeira e o teclado/mouse.

» Comentário de Kid X () em 30/12 04:43

-> O Linux precisa de AUTOMATIZAÇÃO! - Estou falando a verdade! Não é mentira!!!

-> Fazer com que um pobre usuário comum utilize um Slackware ou um Debian da vida já é sacanagem! - Isso é pura verdade!!!

-> "Ah! Mas eu não sei configurar o meu Slackware! Tive o maior sacrifício para instalar essa distro em modo texto, agora eu gostaria de usá-lo! Como eu faço para entrar em modo gráfico?!" - Esse tipo de dúvida é bem comum! Estou falando sério!!!

-> Pro Linux estar preparado para os desktops, há muito caminho pela frente! Se depender da competência dos desenvolvedores, talvez daqui no mínimo.................. 10 anos!!! - Pura verdade!!! Até a Red Hat já admitiu isso!

-> "P: Eu vou poder jogar os meus jogos no Linux? R: Pode, mas nem todos, você precisa compilar e instalar o Wine (explicando: Wine é um emulador de aplicações MS-Win32) e depois instalar o Cedega (Emulador de jogos que usam plataforma MS-DirectX, e o Cedega é comercial)... Mas não pense que é tão fácil assim! Peça orientação de um "faixa-preta" em fóruns! Ou veja daqueles tutoriais complicados que você encontra no Google." - É verdade também.

-> Os programas de instalação deveriam ser todos tipo "Next, Next, Finish", porque o usuário comum não tem obrigação nenhuma de digitar "./configure;make;make install", e seja o que o GCC quiser que venha acontecer!

-> O KDE é o ambiemte gráfico mais fácil que tem... pois é, pena que o usuário fica todo embananado quando abre o menu "K" e vem aquele moooooonte de programas.... Uns 10 programas de tocar músicas... Mas só um ou dois que é "amigável". Tem 20 editores de textos, pra quê?! Sendo que o usuário comum só vai usar UM! - Verdade Verdadeira!
================================================
Isto são apenas poucos dos problemas que o tão querido, amado, idolatrado, abençoado, louvado LINUX precisa resolver para ter o que deseja!
Ou seja, eu acho um grande absurdo falar que o Linux vai esmagar o Windows nos desktops da noite pro dia... Haha! Que mentira!!! Isso é utopia, conto de fadas!!!

FELIZ ANO NOVO! E QUE EM 2005 O "QUERIDO" LINUX CRESÇA PELO MENOS 0,1% NOS DESKTOPS!!!

-- Arrout! A verdade dói!!!

» Comentário de Kid X () em 30/12 04:52

Chamar 90% dos usuários de burros é o "Ó do borogodó"!!!
É muito mais burro quem acha que os usuários comuns devem ter a obrigação de aprender os comandos e os macetes tim-tim por tim-tim!
O usuário comum quer simplicidade! Simplicidade que eu digo não é usar o sistema em modo texto (dãããããhh!!!), é fazer com que o sistema fique FÁCIL!

É isso!!! O Linux tem que ficar FÁCIL!!!
(taí, outro conto de fadas...)
:-P

» Comentário de santo () em 30/12 08:39


CWagner
Durante muito tempo eu também pensei assim como você:

"Creio que ainda exista um enorme intervalo de tempo entre agora e o tempo em que seremos livres dos problemas de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema), ou daquela peça defeituosa que está entre a cadeira e o teclado/mouse.

"

O problema é que justamente estes cabeças de bagre é quem são a maioria dos usuários e normalmente quem paga (e caro) pelos serviços na area de informática, ou seja o que não for feito para eles pode ser o melhor do mundo mas nunca vai ser popular e nem vai dar muito dinheiro.

E alem do mais se todo mundo começar a entender de informática eu teria que voltar a faculdade e fazer outro curso ;-)

FeLinux Ano novo para todos

» Comentário de rivo () em 30/12 09:18

Fabio Dondalski,
- "é considerado mais seguro que o Windows, porque menos vírus são criados para atacá-lo"

mas tb o linux é bem menos usado, por isso tem menos virus.

- "Acredito que o linux só vai decolar depois que existirem ferramentas de desenvolvimento tão fáceis de se programar quanto as que existem para o windows"

não só isso falta tanta coisa pro linux decolar que dava pra escrever um livro.

roberto,

- "o que torna o linux mais seguro é o avançado e totalmente customizavel sistema de permissões de arquivos,no windows a m$ naum usa algo semelhante"

se não me engano o xp tb tem esse sistema, assim como tem um 'root' e usuários comuns, como no linux, talvez o problema seja que todos usam o window$ como 'root', seria como se todos os usuários de linux pasassem a se usar o sistema como root. ai lasca.

CWagner,
realmente informática é uma das profissões mais esculhanbada mesmo.

Kid X,
concordo em parte, monte de programas? ora o que vc quer monopolizar tudo? vc tem a mentalidade(idiota) de um microsunita. sou a favor de termos uma gama vasta de apliacações, dando a nós a chance de escolher o que é melhor, não adotando a postura "eu sei o que é melhor pra vc e contente-se!!!" adotada pela m$.

- "Chamar 90% dos usuários de burros é o "Ó do borogodó"!!!"
concordo que a simplicidade é um fator crucial para adoção de um sistema por usuários leigos mas não é por isso que temos de tornar os clientes preguiçosos. vc não aprende a dirigir um carro sentando no banco e pronto não é?

valeu

» Comentário de Squidy () em 30/12 09:19

Não acho excepcional que usuários comuns, que necessitem apenas operar a máquina para realizar tarefas triviais, precisem saber o funcionamento razoavelmente provundo de suas operações.
Quando eu realizo alguma tarefa computacional, eu gosto de saber o que esta acontecendo, e o porque.
Porém é notório que a grande maioria não preza por essas coisas.
Seria uma maravilha se todos os usuários do mundo fossem criteriosos a ponto de realmente aprender informática. Infelizmente não é assim. E usuários comuns querem comodidade para realizar suas tarefas. Uns chamam de burros, outros de preguiçosos, uns até preferem se calar.. mas acontece que usuários normais não tem a obrigação de saber a fundo o funcionamento do sistema.
Lembramos que os computadores existem para facilitar a vida das pessoas.

» Comentário de hamacker () em 30/12 09:27

Henrique Vicente, permissoes primitivas nao estou me referindo a algo ultrapassado e arcaico, mas estou me referindo a permissoes básicas. A forma octagonal do linux oferece acessso apenas leitura, escrita, execucao. Nao quer dizer que é ruim, porém insuficiente para alguns casos.

No Netware tinhamos permissao até para evitar um copy.

É claro que é possivel usar ACLs no linux, mas quando fiz meu comentário baseie-me no que é padrão. Ainda torço para que as ACLs venham por padrao algum dia, elas sao bem melhores de administrar.

» Comentário de bebeto_maya () em 30/12 12:33

__Depois que verifiquei que o Kazaaa do Linux, o Apollon, NÃO tem Spywares e me dar um retorno 4 vezes maior, pois usa 4 redes, foi pé na bunda do Kazaa. . .O kopete me dar acesso a várias redes de bate-papo, ICQ, IRC, MSN. . .O Open Office permite-me criar e-books elaborados com um clique do mouse, e o Gimp+Inkscape são ferramentas fantásticas e gratuitas para gráficos.Agregando a "AUSência de Vírus" e a velocidade da internet...Os servidores, o desempenho excepicional, acho que o Linux está pronto para desktop SIM.Pelo menos mais que o WIndows que NUNCA prestou para ambiente doméstico:Incontáveis vírus, segurança baixa, bugs e mais bugs, vulnerabilidades, preço "alto". . .Spywares, massificação. . .

__Se formos pensar que usuários de desktop são eximios fazedores de merda em frente ao computador, chegaremos a conclusão de que o Windows é péssimo extamente por ser vulnerável, muito mais que o Linux.Aliás, desktop mesmo, só quem conseguiu fazer foi a Apple, com louvor.Embora hoje não passem de cachorrinhos da M$!

__Concordo!Falta marketing pro Linux.E o aporte de aplicativos comerciais.E estes aplicativos não são os Office's!

» Comentário de Vagner () em 30/12 13:14

Este Dialogo é a velha "batalha" entre usuários e suporte.

É raro ver um usuário instalando seu próprio sistema operacional, ou ele ja compra o micro com o sistema instalado ou ele chama alguém que para fazer.

Para o usuário computador é uma espécie de "televisão" ele quer apenas usar para trabalho ou diversão.

Tenho usuário Leigos e tecnicos usando meus sistema e sempre presto atenção em como eles trabalham para deixa o desktop funcional para eles.

Os programadores não tem preguiça de fazer um aplicativo para linux, infelismente a maioria tem prazos a cumprir e no mundo windows a coisa gira muito em aplicaões like VB onde no pior caso basta desenhar janelas e vomitar codigo dentro, coisa que não tem no mundo "linux" e mesmo o Kylix não é algo que chamou a atenção.

Acho muito facil ficar aqui brincando de bang-banc ou se lamentando porque o Linux não é o sistema mais usado ou pondo a culpa no usuário.

Quero ver alguém fazer algo para mudar isso.
Ou ajude alguém
Ou faça algo
Mas não fique ai se lamentando.

» Comentário de Patola () em 30/12 13:52

A eterna dicotomia entre sistema bom x usuários burros é mais profunda do que parece. Por mais que o pessoal de projeto de interfaces insista em que dá pra fazer bons sistemas com interfaces facílimas, isso não é verdade. Uma interface fácil é fácil porque limita as opções. Para o usuário "burro" (leigo não - burro mesmo. Não vou usar eufemismos para glorificar o pensamento de massa), o computador é um eletrodoméstico que deveria usar apenas alguns botões: email, navegador web, processador de texto, programa de bate-papo, joguinhos. Ele acha isso porque é o que a mídia lhe passou e porque não tem conhecimento tecnológico para discernir de modo diferente.

Fazendo uma analogia, o usuário burro é algo como a massa ignara que se deixa manipular ideologicamente pela rede Globo, ou o alienado político que acha bonito "não se interessar pela política". São pacatos cidadãos que, por comodidade, levam ao que a teoria dos jogos chama de "O Desastre dos Comuns" e fazem nossa sociedade ser muito pior do que poderia ser.

Talvez isso faça parte da natureza humana. Talvez não. Não sei, mas de qualquer jeito é algo que eu acho que deveria ser evitado. Taí o problema: não é ético, realmente, deixar as coisas como estão - não é correto facilitar a ignorância das massas, não é correto facilitar a manipulação ideológica e não é correto permitir os jogos de mercado imorais e ilegais da Microsoft e assemelhadas.

Mas como então fazer para mudar essa situação? Visto que deixando as coisas como estão as massas ignaras tendem sempre a pegar o pior caminho, seja escolhendo um processador de texto porque tem nele um cachorrinho que sai da casinha ou elegendo um político porque ele é bonito, a alternativa seria obrigá-lo a fazer a coisa certa.

Mas forçar este usuário/cidadão a fazer a coisa certa já é uma violação de sua liberdade. O que é também imoral ou, se preferível, totalmente anti-ético. Daí acabamos tendo que pegar o caminho do meio, fazer carinhas sorridentes para convencer o ignaro de escolher o melhor - usar de publicidade, de marketing. O que no meu ponto de vista é algo um tanto quanto tosco também: envolve muita hipocrisia e retórica.

Quem não entendeu onde eu quis chegar, ou não gostou do que eu disse, ou achou off-topic, por favor, ignore. Meu objetivo não foi trollar, só colocar dilemas que me parecem acontecer nessa questão do "usuário leigo".

» Comentário de Marcos Paim () em 30/12 14:24

Trabalho no meio educacional. Tenho feito um grande esforço/pesquisas... para ajudar professores na utilização de computadores para melhorar a aprendizagem dos alunos das escolas públicas. A partir deste ano coloquei no "pacote" o uso do Linux/Desktop. Entre os meus argumentos principais estão a qualidade do sistema e a comunidade que está por trás dele. Para professores -digamos a maioria -, quem já teve alguma oportunidade sabe do que estou falando, tecnologia é algo muito "complicado". A resistência já é enorme ao Windows, imaginem propor um novo sistema, que os "técnicos" que dão suporte às escolas dizem ser ruim/difícil de usar (esses sim burros, picaretas, preguiçosos).
A relação com o usuário final deve ser bastante cuidadosa. Colocações rudes podem dar razão, aos olhos de quem desconhece o sistema, aos que acusam os defensores do linux de xiitas.
Um abraço

» Comentário de Leandro () em 30/12 16:08

CWagner:

Tem uma profissão mais esculhambada que a informática: professor.

Sou professor e vc não imagina como tem zé mané por ai dando aula sem nunca ter freqüentado uma aula de didática ou psicologia da educação. Aqui na minha cidade, só para citar, tem médico, engenheiro, advogado, dentista, etc., dando aula em universidade sem nem saber o que é didática.

E sou professor de língua estrangeira, então tem um monte de gente da minha área que dá aula só porque morou em outro país. É triste, mas é verdade.

Com informática então o lance é feio. Quanto zé-mané que presta suporte e aprendeu na marra? Um monte. Sem falar em quem tem curso superior e não sabe quase nada...Um amigo meu conheceu uma menina formada em Análise de Sistemas que não sabia nem como gravar no disquete :)

Um abraço

» Comentário de hamacker () em 30/12 17:32

Patola, a pessoa pode ser inteligentissima e nao (querer) saber de detalhes do sistema. Para esse usuario o sistema tem que vir pré-configurado e pronto para suas tarefas rotineiras. É o diretor, professor, médico, dentista, advogado, .... ele PRATICAMENTE PAGA para ter o sistema funcionando e não saber nada de informatica.

Um usuario comum quando tenta fazer coisa de usuário avançado não raro faz as "cacas", outro dia, um colega meu que tem escritório de contabilidade para nao pagar R$ 60,00 para outro instalar sua placa de rede, quiz ele mesmo fazer o serviço, afinal ele já viu outro fazer e parecia fácil, o resultado foi : fonte, placa e cpu queimados.

Quando se olha para a linha do tempo, vê-se alguns equivocos, a idéia incial do computador era fazer em menos tempo o que já se fazia, todos raciocinaram "Oba! Faço meu trabalho de 8 horas em 2 horas e ganho tempo", o tempo passa e verifica-se que nao somente o coitado cumpre sua jornada de 8 horas como ainda lhe falta tempo para terminar o que iniciou [no computador].

Outra coisa interessante na linha do tempo, usuário comum há alguns anos atrás, usava o prompt do DOS para copiar e formatar disquete, usava o wordstar com comandos indecifráveis como ^KC, ^KB e nao se queixava.
Usuarios de lotus123 entao ? Sem frescura de macros, editor de formulas, faziam o queriam e linkavam planilhas externas.
A secretária sem precisar dum frontend para registrar as fichas de clientes contentava-se com tres comandos do dbase : use, browse, append.

Hoje quem faz algo semelhante, dificilmente será chamado de usuário comum.

Nao tenho saudade daquele tempo, pois hoje os programas sao muito melhores, mas é interessante que um sistema (linux) aparece nos dia de hoje justamente baseando-se num sistema da década de 70 (unix) quando "usuarios comuns pensavam".

Como é gostoso estar vivo.... :P

» Comentário de bebeto_maya () em 30/12 17:58

Leandro Disse:
``Patola, a pessoa pode ser inteligentissima e nao (querer) saber de detalhes do sistema. Para esse usuario o sistema tem que vir pré-configurado e pronto para suas tarefas rotineiras. É o diretor, professor, médico, dentista, advogado, .... ele PRATICAMENTE PAGA para ter o sistema funcionando e não saber nada de informatica.

Um usuario comum quando tenta fazer coisa de usuário avançado não raro faz as "cacas", outro dia, um colega meu que tem escritório de contabilidade para nao pagar R$ 60,00 para outro instalar sua placa de rede, quiz ele mesmo fazer o serviço, afinal ele já viu outro fazer e parecia fácil, o resultado foi : fonte, placa e cpu queimados.

Quando se olha para a linha do tempo, vê-se alguns equivocos, a idéia incial do computador era fazer em menos tempo o que já se fazia, todos raciocinaram "Oba! Faço meu trabalho de 8 horas em 2 horas e ganho tempo", o tempo passa e verifica-se que nao somente o coitado cumpre sua jornada de 8 horas como ainda lhe falta tempo para terminar o que iniciou [no computador].

Outra coisa interessante na linha do tempo, usuário comum há alguns anos atrás, usava o prompt do DOS para copiar e formatar disquete, usava o wordstar com comandos indecifráveis como ^KC, ^KB e nao se queixava.
Usuarios de lotus123 entao ? Sem frescura de macros, editor de formulas, faziam o queriam e linkavam planilhas externas.
A secretária sem precisar dum frontend para registrar as fichas de clientes contentava-se com tres comandos do dbase : use, browse, append.

Hoje quem faz algo semelhante, dificilmente será chamado de usuário comum.

Nao tenho saudade daquele tempo, pois hoje os programas sao muito melhores, mas é interessante que um sistema (linux) aparece nos dia de hoje justamente baseando-se num sistema da década de 70 (unix) quando "usuarios comuns pensavam".

Como é gostoso estar vivo.... :P``

__O grande diferencial do Linux não é o fato dele fazer algo de maneira igual aos computadores da década de 70, mas sim a certeza de que ele pode também trabalhar dessa maneira. Bem como da mais fácil,aquela do KDE voltado pro usuário leigo e que quer uma interface simplesmente rídicula de fácil!O linux não esquece os usuários médicos, professores, etc. . .Como também, não faz o mesmo com analistas de sistemas, hackers e técnicos, é só deixar a coisa modular:Isso, a interface com botões de 3,7milhões de cores, é para o trabalhador que não sabe de nada, e este terminal preto com letrinhas brancas é para Hackers!

__A questão é só mídia, pois o povo, e nesse caso específico, os intelectuais também, tende a consumir o lixo que lhes é empurrado guela abaixo.Contudo nós somos formadores de opinião.E nosso objetivo não é empurrar Stalinisticamente o Linux, e sim mostrar que ele existe, dando aos indíviduos o direito de escolha roubado deles pela indústria e pela Máfia da M$!

» Comentário de Patola () em 30/12 18:23

É esse o meu ponto, hamacker. Vendo esta linha do tempo, você percebe qu NÃO é absurdo querer que o usuário aprenda alguma coisa para operar o sistema. As pessoas não são estúpidas; são preguiçosas! Mas antigamente tinham um incentivo maior para pensar - era o único modo de pôr a coisa funcionando. Para acessar o pine ou você sabia o comando para chamá-lo ou não sabia. Ou você lia o help para saber quais teclas faziam o quê ou não o usava.

E o segundo fator é esse: essa mentalidade de querer saber "o menos possível" para operar um computador - supostamente para ir logo ao ponto e realizar a tarefa (*) - acabou levando o mundo da computação, principalmente por causa de forças de mercado, a uma situação extremamente indesejável e viciosa. Do mesmo modo que a inércia mental, a idéia de 'não discutir política' e a manipulação ideológica da mídia nos levaram a uma situação social e política pior do que deveríamos enfrentar.

(*) - Imagino também que essa idéia de saber o menos possível seja falsa. Falando em termos de 'anecdotal evidence' (não sei a tradução em português), me parece que a pessoa que sabe mais sobre o sistema como um todo chega mais fácil à tarefa desejada, cumpre-a melhor e resolve muito, muito melhor os problemas e imprevistos no caminho, tendo produtividade muitíssimo maior, esta produtividade compensando bastante todo o tempo a mais para aprender alguns expedientes do sistema. Esse raciocínio vale desde para trabalhos de engenharia até jogar joguinhos no computador.

» Comentário de Danila () em 30/12 18:35

Gente, o que o hamacker quis dizer é que os outros profissionais não querem nem são obrigados a saber de informática, "cada um na sua", para isso é que somos pagos!". Ainda bem!!

» Comentário de vigia () em 30/12 18:37

Patola,

Muito obrigado, seus posts salvaram o meu dia...=)

Feliz Ano Novo

» Comentário de cristianfere () em 31/12 00:27

Vou dar uma de troll.

Só um detalhe: Na decada de 70 eram pouquissimas pessoas que tinhan acesso a um "computador", e as que tinham um realmente se interessavam por ele. Os geeks da epoca, escreviam seus proprios drivers!!!.

Hoje a realidade é outra o computador é mais uma ferramenta de comunicação (internet), e como tal deve ser facil.

Pro meu pai que liga o PC uma vez por semana pra conferi o resultado da Megasena, se ele não achar o icone "Conectar à internet" no desktop ele não sabe mais o que fazer. E não importa quanto eu queira explicar que existe outras formas de fazer a mesma operação ele só quer saber o resultado. Se bão conseguir, ele vai pedir pra mim, ou esperar ate chegar o jornal no outro dia. Pra ele não interessa que o sistema de permissão X, garante mais segurança bla, bla...

São incrivelmente poucas pessoas que se interessam por informatica como a gente.

» Comentário de vigia () em 31/12 02:13

Cristian,

O caso do seu pai se chama "parada evolutiva", quando alguém se desenvolve mentalmente num ambiente tecnológico e depois se confronta com outro bem diferente, a experiência mostra que a pessoa em geral não quer mudar, se adaptar...a menos que venha algo "change or die".
Tome como exemplo o uso de caixas-automáticos, no começo eram filas e mais filas...pois as pessoas se enrolavam todas com o cartão magnético e com um mero menu de opções do terminal...
Hoje não está do mesmo modo, pois muitos tiveram que aprender a "operação complexa" de operar o caixa...enquanto outros simplesmente delegaram o uso do caixa para os filhos, netos...
Esses últimos que delegaram sofrem de "parada evolutiva".

Se daqui uns 20 anos, surgir o terminal holográfico estilo "Minority report", vamos usar naturalmente, nascemos e acompanhamos nessa vivência tecnológica...mas com certeza existirão outras levas de "parada evolutiva".

» Comentário de osni_passos () em 31/12 03:13

Putz, meu Pai é igual ao pai do cristianfere, só que ele usa linux :) (desta vez não tive nada a ver com isso)

Neste natal fui visita-lo e vendo ele ler seus e-mails do BOL notei (para não dizer que foi a primeira coisa que vi), ele usando o Kurumin.

Perguntei o que tinha acontecido, então ele me contou uma longa história sobre virus e tentativas de restauração do sistema (não fiquei surpreso), contou também que o técnico deixou o sistema instalado até achar uma solução (Meu pai não queria formatar pela quarta vez o sistema).

Para minha surpresa, ele disse que queria distância do XP, e que estava muito satisfeito, tanto que ligou para o referido técnico dizendo que ia manter o kurumin (versão 3.31) para uso diario.

Pessoalmente acredito que esta migração de usuarios dométicos não acontecerá em massa, e sim de forma lenta e silenciosa, nenhum usuario doméstico irá mudar para um outro sistema só pelo fato de aplicativo xp estar disponivel nesta plataforma, acredito que para isso deva ocorrer uma série de eventos.

A maioria deste tipo de usuario não pensa da mesma forma que os usuarios deste site, para tanto devemos usar a empatia, caso quisermos "evangelizar" algum usuario, e admitir quando suas necessidades vão além do que a plataforma dispõe (Baixar um jogo na net e sair jogando sem ter que dar uma passada no site da TransGaming, por exemplo).

E o mais importante: não se aproveite do desconhecimento do usuario, não minta.

» Comentário de Adilson Oliveira () em 31/12 13:56

Como já comentado aqui, eu costumo dizer o seguinte: se computadores fossem fáceis de usar não vinham com um monte de "teclinhas" :)
Eu acho que esta questão de usuário x sistema só vai melhorar em um destes dois casos:
1) As pessoas entendem que computadores *não* são fáceis de usar e estudam para aprender como fazê-lo. Como um carro, você precisa de treinamento e prática.
2) Inventarem uma interface vocal/visual que permita linguagem natural do tipo: "pc, manda aquela receitade bolo de cenoura que eu gosto pra minha tia Eulália" "Claro, João. Já mandei. Não se esqueça que ela faz aniversário na próxima terça" É mesmo. Programe com a floricultura pra mandar umas flores e pague com meu cartão de crédito do banco X".
E por aí vai.

» Comentário de bebeto_maya () em 01/01 05:48

__É impressionante a maneira como a M$ chama o usuário de ´burro´, ela se esquece que a sua computação fácil, facilitou também para crackers de 5 anos que já sabem invadir o Windows!Um botão verde limão ocupando 1/4 da tela com o nome iniciar é a forma eufemística para ¨Enfia o cursor do mouse nessa porra, seu idiota!¨.

__E viva os programadores em VB e Delphi, construtores de latas de lixo, que funcionam como receptáculo para código podre. (não são todos, infelizmente a grande maioria).Morrem de Medo do Linux, pois têm medo que ele ¨Domine o Mundo¨ e jogue fora todo o investimento de programação dos coitados!

» Comentário de wolf () em 01/01 12:36

A leitura dos comentarios acima me remete aquela historia do "O velho o menino e o burro" não dá para agradar todo mundo,eu mesmo tenho opiniões totalmente contrarias em relação a maioria,isto não quer dizer que eu esteja certo,depois de trabalhar mais de 30 anos em eletronica,indo de TVs a até geradores de: audio,RF,osciloscopios,jigs de teste e calibração,moduladores e transmissores de sinal de TV e radio, sempre me atualizando em conhecimentos e novas tecnologias,fui forçado a aposentar-me, 5 anos atras por problemas de audição.
Comprei um pc para tranmitir a meus filhos o pouco que eu sabia de windows a meus filhos,eles bagunçavam o sistema,eu levava a loja para reinstalar o sistema,aquilo foi me aborrecendo,comprei um livro do Laercio Vasconcelos sobre Hardware,achei muito fraco,parti para o Hardware do Gabriel Torres,me senti em casa, comecei a mexer em computadores, e, sempre comprando revistas sobre o assunto,tenho pilha delas,eu via revistas sobre um sistema com o pinguim,mas tinha medo de dar o primeiro passo,até que comprei uma ediçao com 1 disco do Mandrake 9 na ansia de conhecer,levei pau no particionamento,consertei,e, instalei o windows,passei a comprar tudo que era revista sobre o assunto,alem das outras,a primeira frustração foi não conseguir instalar o modem, pensei que ia ter um insulto cerebral, apelei para foruns de todo jeito,recebi respostas e porradas, mas eu sou teimoso como uma mula,comecei a perceber que muitas dicas são "furadas" pelços mais diversos motivos: A PCMaster não exemplificou que precisava ter o kernel-source para compilar o modem "intel 536ep",instalei o mandrake completo,baixei o driver dda intel segui o "read-me" e instalei o modem,tenho Windows em hda e linux em hdb quando a coisa aperta,meus fihos correm para o linux,depois voltam para o Windows, o maior empecilho´para o salto definitivo do pinguin é a falta de padronização,em algumas distribuições, um pacote tar.gz os comandos make,make install te respondem um "pare" certos comandos retirados de livros te respondem algo como "comando obsoleto" um pequeno numero de dicas não funciona,ainda bem que não são todas e,eu já vi aqui mesmo alguem reclamar a outro que uma dica sobre como funcionar mp3 no Fedora não funcionava.
Se fossemos desistir nos primeiros fracassos,ainda estariamos fazendo fogo no modo pré-historico, acho que a solução é usar programas comerciais no linux, fazer como Xandros,Lindows,freedows,e, cobrar por isso,o usuario quer jogos? tem, desde que voce pague por isso,o sistema é livre não obrigatoriamente gratis,encontrando tudo ou quase tudo que deseja no sistema,e instruções de como usa-lo com comandos que funcionam 100% na distribuição escolhida " e não venham me dizer que todos funcionam,porque não é verdade,infelizmente), este vai ser o unico jeito de fazer os usuarios começarem a mexer-se para aprender ou então adotar o sistema porque pode ter o que ele gosta,e, em caso de pane,chamar o tecnico,mecanico de carburador não entende de injeção eletronica sem especializar-se.
costumo testar todas distro que consigo,sempre aprendo algo,mas nem todo mundo é obrigado a ser assim, não é por ser velho que o sujeito vai ser tratado como usuario do "kurumin" porque é facil de usar, adoro o kurumin,porque tudo que se tenta instalar é instalado,através dele uso o repositorio Debian no Xandros da Linux Magazine, normalmente dou manutenção em micros,e, instalo o windows e seus programas porque o usuario quer, sempre ando com um disco do Kurumin e faço minha parte na divulgação,e, noto que os clientes tem uma opinião mal-formada de que o Linux não presta e é dificil de usar,eu nunca chamo o usuario de "burro" burro eles seriam se após cursar uma faculdade ou escola tecnica não tivessem adquirido conhecimento necessario a operação dos sistemas operacionais estudados.
Feliz ano novo a todos,e, que neste ano, aqueles que tm conhecimento ajudem aqueles que tem fome de saber.

» Comentário de bebeto_maya () em 02/01 09:05

Wolf. . .

"A leitura dos comentarios acima me remete aquela historia do "O velho o menino e o burro" não dá para agradar todo mundo,eu mesmo tenho opiniões totalmente contrarias em relação a maioria,isto não quer dizer que eu esteja certo,depois de trabalhar mais de 30 anos em eletronica,indo de TVs a até geradores de: audio,RF,osciloscopios,jigs de teste e calibração,moduladores e transmissores de sinal de TV e radio, sempre me atualizando em conhecimentos e novas tecnologias,fui forçado a aposentar-me, 5 anos atras por problemas de audição."

__Concordo! Não é que os usuários sejam burros, mas a tendência modista que diz que Linux é ruim e díficil é produto da alienação em massa!O usuário não é burro mas é tratado assim e se acomoda ao contexto por vários motivos.É verdade, está faltando padronização no Linux. Mas, sinceramente, não existe nada mais ridicularmente fácil que Kurumin Linux!O que está faltando mesmo é mídia, sempre recomendo Kurumin como alternativa ao Windows, e em 50% dos casos, tenho êxito, porque configuro boto pra rodar e dou um mini-manual básico.E 50% é um sucesso!Imagine se 50% das pessoas usassem Linux!

__Parábens pela sua iniciativa!Divulgue o Linux, apele para que os seus clientes use-o, e quando não for possível, também não force a barra!

» Comentário de Neno Molina () em 02/01 21:13

Sabem por quê o Linux não é bem divulgado ?

- Porquê a maioria dos linuxers acham que os windowusers são burros, não sabem fazer outra coisa á não ser clicar em "Next-Next-Finish", só usam o desktop para jogar ou brincar ...

Fazemos assim má-propaganda de nós mesmos.
Comecem á pensar : quando o Linux foi criado ? Quando se tornou uma febre ? Como você aprendeu os comandos via terminal ?

NINGUÉM NASCEU SABENDO.

Um profissional de informática está aí para ajudar os clientes á usar seu sistema. Do contrário, jamais será profissional, pois jamais respeitará seus clientes, e por consequência, perderá o respeito próprio.

Sabe por quê muitos dizem que "jamais o usuário leigo (burro, ignorante, sejá lá como denominem) utilizará o Linux ?

- Porquê são tratados dessa forma por muitos linuxers. Alguns se acham "mestres" do Linux, alguns se acham PhD's em comandos e solução de dependências via modo texto.

Estão errados. Ninguém é melhor que ninguém.
Eu não sou melhor que vocês. Instalo e domino boa parte do sistema, já usei RedHat, Debian, Kurumin, Dizinha, Turbolinux, e tudo isso me fez ver algo : sempre há alguém com mais experiência que eu. Ás vezes alguém tem uma solução melhor que a minha, porquê eu não daria ouvidos ? Não sou um Deus, sou um humano, tendendo á falhar á qualquer momento.

RESPEITEM OS OUTROS PARA SEREM RESPEITADOS !

Na grandiloqüência de seus egos, muitos se acham melhores do que os usuários do Windows porquê o Linux tem fama de ser difícil.

É difícil porquê tem muitos destes "linuxers" que desprezam opiniões, desprezam usuários leigos quando fazem uma pergunta "como faço para compilar esse programa ?", se fazem passar por profundos conhecedores do sistema, sem nunca terem compilado um kernel na vida prá saber o que realmente o Linux te dá de opções.

Cresçam, linuxers ! Mudem suas cabeças ! Cada pessoa tem uma formação, uma inteligência, uma experiência para oferecer.

Ou você ajuda, ou será mais um pseudo-cracker-hacker-lammer metido á besta que ninguém suporta por achar que o resto do mundo está errado em usar o Windows ao Linux, e acima de tudo, não ajuda ninguém á compreender o sistema.

Você colhe o que planta.

O Linux não é difícil, difícil é o usuário que acha que conhece muito do Linux.

Sou usuário Linux á 4 anos, não conheço TODO o sistema, mas aprendi muito. Tenho meus projetos em Linux, assim como o colega Bebeto Maya, e não é por isso que sou melhor que vocês, ou vocês são melhores que eu ...

Comecei a vida na informática á 12 anos, com DOS, Win3.1, 3.11, 95, 98, Me ... Não gosto do XP. Prefiro meu Conectiva 10 e o Kurumin. Não estou trabalhando com Linux para ser melhor que os usuários de Windows. Trabalho porquê acho mais fácil que o Windows de administrar. Se alguém me falar de 2003 Server, eu terei que trocar a cueca. :)
Não me interesso por isso. Não quero mais saber de MS, não quero impor minha preferência por Linux aos outros, quando o utilizo, mostro o porquê eu o utilizo, e os resultados são muito melhores que trabalhar com Windows.

"Não sou melhor que vocês, nem vocês são melhores que eu ... "

Comecem á pensar assim, e mostrarão o que é realmente a ideologia GNU/Linux.

Parem de achar o resto do mundo um bando de idiotas burros. Burros são vocês que acham que o resto do mundo são ignorantes pilotos de mouse.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.