« Frente Parlamentar Mista pelo Software Livre e Inclusão Digital adota o Freedows | Main | Gibóia Linux convida: "Declare seu amor ao Linux" »

terça-feira, 14 de dezembro de 2004

[atualizado] Hollywood anuncia que vai processar sites do BitTorrent

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link do Estadão e acrescentou: "Na sua luta contra o download ilegal de filmes, Hollywood volta seu poder de... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 23:17

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Pierre () em 14/12 23:25

Acho que todos aprenderam a lição do Napster, nada centralizado. Acho que eles vão ter que correr atrás dos usuarios mesmo, mas é bom levarem em conta que nem todo mundo pirateia por softwares peer-to-peer.

» Comentário de pedr0 () em 14/12 23:36

eh , mas infelizmente mesmo o bittorrent ainda precisa de um tracker neh ...
o unico ( que eu conheco ) que eh realmente p2p , eh o tal do gnutella , mas nao adianta nada pq ng usa ; )

mas eh obvio q eles nao vao conseguir nada processando o bittorrent .

» Comentário de Eu () em 15/12 00:20

Ninguém vai processar o autor do bittorrent, ou o "protocolo". O que a MPAA vai processar são os sites que rodam os trackers. Um tracker é associado a um arquivo. Então é possível dizer quais trackers estão oferecendo arquivos legais, e quais estão oferecendo arquivos ilegais.

Os trackers não são os sites que fornecem arquivos .torrent (como o suprnova.org), e sim o computador ao qual o seu cliente de BitTorrent se conecta para baixar o arquivo, e para descobrir as outras pessoas de quem você pode baixar aquele arquivo especificamente.

E um tracker tem que estar associado a um IP, o que signfica que eles podem saber quem está rodando o tracker daquele arquivo.

O processo não será, obviamente, contra o "protocolo do bittorrent", e sim contra os donos dos computadores que estejam rodando trackers de arquivos ilegais. (o que é fácil de achar no suprnova)

» Comentário de bebeto_maya () em 15/12 02:33

"Ninguém vai processar o autor do bittorrent, ou o "protocolo". O que a MPAA vai processar são os sites que rodam os trackers. Um tracker é associado a um arquivo. Então é possível dizer quais trackers estão oferecendo arquivos legais, e quais estão oferecendo arquivos ilegais.

Os trackers não são os sites que fornecem arquivos .torrent (como o suprnova.org), e sim o computador ao qual o seu cliente de BitTorrent se conecta para baixar o arquivo, e para descobrir as outras pessoas de quem você pode baixar aquele arquivo especificamente.

E um tracker tem que estar associado a um IP, o que signfica que eles podem saber quem está rodando o tracker daquele arquivo.

O processo não será, obviamente, contra o "protocolo do bittorrent", e sim contra os donos dos computadores que estejam rodando trackers de arquivos ilegais. (o que é fácil de achar no suprnova)"

Concordo!

__Só que você não está levando em conta como as coisas decorrem na prática, como sempre, o seu mundo está floreado pela teoria.Temos que levar em consideração a veneração dos estadunidenses pelo capitalismo, que coloca o indíviduo abaixo da indústria e estado. . .Alguém se lembra de servers do CMI(Central de Mídia Independente) sendo covardemente confiscados por tiras suiços. . .Alguém conhece histórias de pessoas que foram alvejadas por leis de Copyright, eu conheço. . .Da mesma forma a paranóia americana e seu imperialismo vai fazer muitas vítimas inocentes!

» Comentário de Leonardo Lang (ofranja) () em 15/12 05:47

Pra variar, matéria de jornal totalmente mal escrita. Ainda bem que eles não abrem comentários, senão iam ouvir críticas ácidas. ;-)

Com relação à notícia propriamente dita, acho que o mais prejudicado nessa história toda não é Hollywood, mas sim as locadoras. Não deixo de ir no cinema, mas alugo menos fitas/DVDs por causa do P2P. Não sei como anda isso ao nível mundial, mas nas regiões que moro/morei, nunca percebi menos pessoas indo ao cinema.

E, por fim: como falou o Bebeto, isso poderá ser usado como desculpa para tentar fechar CMIs e sites similares. Como era mesmo o termo, 'slippery slope'? Precisamos ter cuidado com isso, senão logo teremos uma OCP para derrubar também, e acho difícil que consigamos um Robocop para nos ajudar. :-)

E é isso.

» Comentário de Escovadordebit () em 15/12 08:40

Santa palhaçada Batman ! Cara... veja o preço que custa para locar um filme. Agora compare com o preço que o micro tem de ficar ligado (gastando luz, adicione á isso a mídia para gravar o DVD (pois alguns filmes mesmo em DIVX não cabem em CD)(e você não vai ficar vendo o filme no micro vai???) e acrescente ainda um bom trabalho de tentativa/procura e sincronização de legendas (em portugu~es é claro...) e você verá que esse negócio de baixar filme é um péssimo negócio. Não vale a pena mesmo!!!! Vá ao cinema e aproveite para relaxar e curtir o passeio (se o filme é novo). Se for velho, vá até a locadora mais próxima pois não custa nem R$5,00 e você pode combinar de ver com os amigos...
Estes caras de holywood tem medo até da sombra e tem advogados sendo muito bem pagos para ficar enchendo o saco de gente inofensiva como aquele cara que tinha o site www.mikerowsoft.com .

» Comentário de Job () em 15/12 09:24

Mr escovador de bit, concordo e discordo de vc,
concordo que é besteira dar-se o trabalho de baixar filme, ao custo de 5 reais. Mas, nos USA, onde a Internet é realmente rápida para quem tem banda larga, tudo é longe e precisa ir de carro, e a locação nao custa 5 reais. As pessoas baixam, ate pq, os americanos sequer desligam o comp.
Tenho um amigo que morava em Manhatam e a conexao de banda larga dele era 10Mbit !
E ainda tem o fato de muita gente baixar filmes que estao em lançamento.

» Comentário de pedr0 () em 15/12 09:29

Mas o legal do p2p eh voce poder ver os filmes antes de sairem no cinema, e uma outra coisa mto legal, eh vc poder acompanhar series de tv que nao passam aqui , eu por exemplo , assisto uma que passa na mtv americana gracas ao bittorrent ....

» Comentário de Patola () em 15/12 10:07

Pois é... imagina poder ver primores de cultura que praticamente não têm chance de vir aqui ao Brasil, como a série científica e céptica "Penn & Teller's Bullshit!". Além de tudo, não se compara você ter apenas um dia pra ver o filme e ter todo o resto da sua vida pra vê-lo quantas vezes quiser.

Ver no computador também não é problema nenhum, qualquer GeForce MMX 440 tem saída pra televisão. Sim, baixar e ver filmes no computador (principalmente os que estão saindo no cinema - você evita perrengues e gente mal-educada) é muito melhor do que as alternativas.

» Comentário de Penetro () em 15/12 11:09

Puxa... com o preço que anda a banda larga por aqui (principalmente para os torturados pela Telefonica), duvido que a pirataria p2p vá tomar proporções alarmantes.

Isso sem contar a safadeza das operadoras, que fazem promoções, mas "pro distração" te cobram o preço cheio. Ai de quem opta por débito automático... está perdido pra reaver o seu dinheiro depois...

» Comentário de Patola () em 15/12 11:30

A propósito...

Eu acho que o gênio já está fora da garrafa. Haverá outras prisões? Sem dúvida. Talvez o bittorrent deixe de ser usado pra distribuições de cópias? É, talvez.

Mas o problema é que quanto mais a lei for acionada, mais o protocolo vai se sofisticar para evadir a lei. Até chegar ao ponto em que, talvez, o freenet torne-se viável para uso do grande público (o protocolo completamente distribuído e encriptado que "faz" arquivos por XOR, ou seja, o arquivo ou partes dele não ficam em nenhum lugar fisicamente, ele só é "criado" em tempo de download a partir da operação com segmentos ilegíveis). E aí, como "Hollywood" (leia-se MPAA e RIAA) vai fazer?

Mais informações: http://freenet.sourceforge.net/

» Comentário de Kid X () em 15/12 11:36

Pra você ver como o Augusto é ótimo em fazer manchetes:

"Hollywood anuncia que vai processar sites do BitTorrent"

Todo mundo se assusta com um título desses, ao invés de colocar tipo: "MPAA vai processar trackers piratas de BitTorrent"

:-P

» Comentário de pedr0 () em 15/12 11:48

eu nao conhecia essa freenet nao , mto bom !

» Comentário de Augusto Campos () em 15/12 11:50

Obrigado, Kid X. Mas na verdade eu adotei o título da matéria do Estadão, corrigindo apenas o verbo.

» Comentário de Kid X () em 15/12 12:11

Augusto, desculpe se eu fui um pouco arrogante, mas é que um título assim assuta...
;)

» Comentário de punhetero () em 15/12 13:02

eu só uso o bittorrent pra baxar distros linux e filmes eróticos

» Comentário de Adilson Oliveira () em 15/12 13:05

Pessoalmente não acho que P2P causa qualquer prejuizo real, ao menos aqui no Brasil.
Eu uso o bittorrent para assistir coisas que não passam no Brasil e/ou são antigas assim como o Patola comentou (aliás, vou procurar este do Penn and Teller :) ) como o Trippin' The Rift, The Monty Phyton's Flying Circus, Falwty Towers, etc.
Estes dias eu fiz algo diferente, baixei Os Incríveis. "Que coisa feia, por que não foi assistir no cinema?" Porquê aqui em Joinville só está passando dublado e eu me recuso a assistir este filme dublado :) Mas isso não vai me impedir de comprar o DVD quando sair. Aliás, exatamente por ter assistido e gostado, vou fazer questão de comprar o DVD.

» Comentário de Xtian Xultz () em 15/12 13:11

Eu baixo filmes pelo BT que nao encontro em locadoras. Nao sei se eu que sou um cara de gosto alternativo, mas nas locadoras que conheco jamais ouviram falar de Monty Python, por exemplo. Filmes geniais como Osmose Jones, por exemplo, soh encontrei por indicacao de um amigo numa locadora bem longe apos procurar bastante. O mesmo ocorre com musica, eu baixo CDs que jamais encontro numa loja. Fora que quando compro CD novo a primeira coisa que faco eh rippar o dito porque nao sei ateh quando ele vai funcionar.
Assim como o iPod tah se valendo da internet para vender material e ganhar dinheiro, Hollywood poderia fazer o mesmo, mas preferem tentar (em vao) acabar com a pirataria ao inves de mudar o modo de seu negocio...

» Comentário de covarde anonimo () em 15/12 13:32

se a MPAA e/ou RIAA fossem processar criadores de protocolos ou provedores de acesso teriam que processar a time-warner (membro tanto da RIAA quanto da MPAA), afinal a time-warner é dona de estudios de holywood (warner), gravadora (warner music), provedor de acesso (AOL) e da criadora do protocolo Gnutella (Nullsoft, criadora tambem do winamp que é um dos players mais usados em window$).

então no que diz respeito a popularização de redes P2P e do MP3 pelo menos um membro das associações teve grande influência. Eles tentaram impedir a distribuição do Gnutella (o client original da nullsoft ficou apenas algumas horas a disposição no ftp antes de ser retirado e uma ameaça legal ser colocada no lugar, mas não adiantou. clones começaram a surgir poucos dias depois)

hj como o gnutella já tem suporte ao conceito de "ultra peers" (citando orwell: "todos os animais são criados iguais, mas alguns são mais iguais que os outros") que funcionam como caches de busca pra reduzir o tráfego de rede, qualquer um com a opção de "ultra peer" ativada no client pode ser alvo de processos do mesmo tipo que jogaram contra o napster, ou seja, ser acusado de "facilitador" à uma atividade ilegal.

Escovadordebit: um aluguel não brasil não custa R$ 5,00. se você paga tudo isso é melhor achar outra locadora e parar de entregar seu suado dinheirinho aos gringos daquela rede de locadoras com fachada azul. eu pago R$ 3,00 num DVD e R$ 4,00 por um que seja lançamento.

concordo com você que o trabalho de baixar um filme por bittorrent é demais (nem tenho trabalho com legenda pq entendo bem ingles), mas tem certas coisas que não existem no nosso restrito mercado (animes, por exemplo) então o negócio é baixar mesmo. sai muito mais barato baixar da net depois queimar em DVD do que comprar do exterior.

se eles se desse ao trabalho de lançar certas coisas aqui, ou quando lançam, lançar ao mesmo tempo que lá fora, eu nem me daria o trabalho, e usaria minha banda larga pra skype e UT 2k4

» Comentário de Santo () em 15/12 15:56

Uma coisa para se pensar

Fazer copias de produtos seja filmes,musicas ou programas que existem no mercado Brasileiro é pirataria com certeze e eu sou contra, mas enquando um produto não for lançado oficialmente no mercado Brasileiro ninguem pode ser processado ou multado por pirataria de algo que oficialmente não existe.

Não sei se do ponto de vista legal eu estou certo mas se eu estiver nenhum manda-chuva gringo vai poder fazer nada enquanto seu produto não for lançado oficalmente no Brasil e portanto muito daquilo que é chamado de pirataria na verdade não é pirataria.

» Comentário de Santo () em 15/12 15:56

Uma coisa para se pensar

Fazer copias de produtos seja filmes,musicas ou programas que existem no mercado Brasileiro é pirataria com certeze e eu sou contra, mas enquando um produto não for lançado oficialmente no mercado Brasileiro ninguem pode ser processado ou multado por pirataria de algo que oficialmente não existe.

Não sei se do ponto de vista legal eu estou certo mas se eu estiver nenhum manda-chuva gringo vai poder fazer nada enquanto seu produto não for lançado oficalmente no Brasil e portanto muito daquilo que é chamado de pirataria na verdade não é.

» Comentário de Eu () em 15/12 18:19

"Não sei se do ponto de vista legal eu estou certo mas se eu estiver nenhum manda-chuva gring"

Não, não está. O direito autoral é internacional, regido, principalmente, pela Convenção de Berna, da qual o Brasil é signatário.

O autor tem seu direito autoral progegido, mesmo que ele não venda o produto em lugar nenhum do mundo.

» Comentário de Patola () em 15/12 18:39

Só lembrando: Pirataria é abalroar navios, saquear seu conteúdo, matar a tripulação e normalmente ainda estuprar suas mulheres. É uma palavra pesada demais para uma mera contravenção como copiar sem autorização obras com copyright.

» Comentário de Fernando () em 15/12 18:49

Assisto filmes que nem sequer chegaram na minha cidade (Sobral - CE) p/ locação .. Existe apenas 1 cinema na cidade e não passa filmes tão atuais *média de 2 meses para lançamentos mais fracos* VIVA A INTERNET.

Baixo tudo via torrent e não importo de deixar o pc ligado.. a conexão não é assim tão ruim.. assisto no próprio PC .. O monitor de 17" e a cama logo do lado do PC ajudam bastante.. Enquanto assisto, também estou baixando outro filme.
Sou um daqueles simpatizantes de anime *otaku* e posso dizer que não existe coisa melhor p/ ter contato com o mundo exterior.
Eles, claro, podem fazer isto .. mas vai aparecer outro Torrent da vida que cobrirá o buraco, assim como tem acontecido todo este tempo sem Napster.

» Comentário de CWagner () em 15/12 19:57

Patola, também nunca gostei desse termo, assim como o sentido maldoso da palavra hacker que geralmente é empregado na mídia em geral.

Acho lastimável a atitude da mídia e das "empresas" de software que querem incutir na mente das pessoas que é errado saber muito sobre informática (no caso do termo hacker) e copiar um programa de copmutador, ou conteúdo de mídia magnética/ótica.

Por exemplo, o termo "pirata" serviria para colocar na mesma categoria, assassinos e copiadores de filmes/programas, um verdadeiro desserviço que prestam à comunidade em geral.

Imagina se os usuários comuns compreendessem as práticas de difusão de tecnologia da maior empresa de software do mundo. Se fosse algo declarado, talvez todos vissem a M$ como uma grande organização criminosa, só comparável aos grandes cartéis de drogas do mundo.

Lembro de um adesivo que vinha na caixa do Conectiva 8 que dizia: "Acabe com o a Pirataria. Use Linux!". Acho que campanhas informativas deveriam ser organizadas pela comunidade para acabar com esses mau entendidos provocados pelos controladores de mercados e seus agentes.

» Comentário de Manoel Pinho () em 15/12 20:07

É... a coisa está ficando preta ! Na finlândia acabaram de prender 34 pessoas que administravam um tracker de bittorrent:

http://www.theregister.co.uk/2004/12/14/finnish_police_raid_bittorrent_site/


Eu acho que a pirataria é uma questão de mercado. É uma resposta natural da população a uma sensação de que os CDs, DVDs e softwares proprietários estão caros demais para o que oferecem e/ou há problemas na política de distribuição (como esses casos que citaram de certos títulos nunca aparecerem no Brasil).

É uma tremenda besteira achar que ameaçando as pessoas ou dizendo que é proibido vai fazer com que parem de compartilhar esses arquivos.

Eu por exemplo sempre dou preferência a assistir um filme num cinema porque é melhor e mais prático, mas também já baixei filmes e episódios que inclusive já havia assistido de graça na TV só para guardar.

Acho um absurdo o preço que cobram por DVDs de filmes (na faixa de R$ 40 a R$ 60 em média) que a gente vê algumas vezes e enjoa. E os DVDs musicais ? São muitas vezes mais caros do que shows ao vivo do cantor, o que é incoerente pois um show dá muito mais trabalho e acho que o artista merece.

Sou totalmente favorável ao Lobão e acho que todo artista deveria vender diretamente o seu trabalho e evitar os atravessadores. Os formatos de arquivos digitais são uma boa forma de fazer isso.

» Comentário de Augusto Campos () em 15/12 20:21

São as mesmas pessoas da notícia, Manoel, ou são mais 34?

» Comentário de CWagner () em 15/12 20:30

Do jeito que as coisas estão indo, vão acabar nos obrigando a pagar licenças ou taxas para que possamos cantar as nossas músicas preferidas e contar trechos de filmes aos nossos amigos e parentes.

:P

» Comentário de Manoel Pinho () em 15/12 21:23

Augusto,

Pelo que entendi prenderam os quatro administradores do site e mais 30 moderadores voluntários, num total de 34.

O qua vai acontecer na prática é que os servidores e sites deste tipo vão acabar migrando para a China e outros países que não estão nem aí com essa coisa de "propriedade intelectual".

O suprnova.org pelo que li uma vez já é hospedado numa dos países do leste europeu.

» Comentário de Eu () em 15/12 22:00

Alguém sabe qual era o site que essas 34 pessoas administravam?

» Comentário de Escovadordebit () em 16/12 08:26

De novo... Bahhh... Esse negócio de ver os filmes antes do lançamento é folclore. Todo (sem excessão) são de péssima qualidade. Não tem legendas e são imensos (mesmo comprimidos em DIVX ou XVID).Os únicos com qualidade são ripados a partir de DVD, ou seja, não são lançamentos. Talvez no futuro quando existir uma banda realmente larga e acessível no Brasil o negócio seja viável. Acredito mesmo é que o futuro está nas locadoras "on demand" a exemplo do que ja existe em alguns condomínios da barra da tijuca no Rio. Penso inclusive que este serviço é de grande interesse dos próprios provedores de internet porém o custo atual de implantação e o retorno (banda larga ainda não é totalmente popular no âmbito resisdencial)e a demanda atual, tornam a implantação inviável no momento.
Fico frustrado em saber que exista banda larga de 10Mbit/s em NY e não exista o serviço de "video locação on demand". Penso que no momento, esse negócio de baixar filmes é uma coisa meio do tipo "já vi um filme que você não viu" (coisa de criança...), mesmo que seja em inglês e com péssima qualidade.

» Comentário de Trolloló () em 16/12 08:28

ARRRRROOOOUUUUTTT !

Esta babaquice destes orgãos tipo RIAA (eu morro de rir deles) e afins, é mais uma tentativa de tapar o sol com a peneira. Como falaram na discussão : daqui a pouco aparece outra rede p2p e tudo continua.

Caiu na "web", download nele !

» Comentário de Escovadordebit () em 16/12 08:32

Tem mais... A banda do bittorrent é muito baixa e os filmes demoram dias para baixar... Se for um filme antigo então nem se fala. Da para entender pois o arquivo do filme tem de estar na máquina para que possa ser compartilhado... e quem vai manter uns 200 filmes( teria de ter um armazenamento de 200GB) na máquina por muito tempo. A pessoa baixa o filme( com sacrifício), assiste e deleta (ou grava em CD). Mas o fato é que ele não está mais la para ser compartilhado... ou existe alguma fórmula mágica?

» Comentário de pedr0 () em 16/12 09:47

Escovador de Bits,
Bittorrent nao eh nem um pouco lento, se voce for de algum tracker bom , voce baixa rapidinho , de um dia pro outro eu pego filmes no torrentbits.org . Mas eh claro, os filmes duram se eu nao me engano 28 dias no tracker, entao eh soh novidade, realmente pra coisas antigas eu nao conheco um bom lugar pra baixar .
e quanto a ser em ingles , eu nao vejo problema nenhum nisso nao ...

» Comentário de Escovadordebit () em 16/12 13:20

Cara... este é o meu ponto de vista. É muita preocupação de Holywood para nada. Primeiro é poca gente que tem acesso à banda larga. Segundo, dos que tem, poucos tem fluência suficiente no inglês. Terceiro, a qualidade dos filmes é péssima(alguns lançamentos são filmados com câmeras dentro dos cinemas). Quarto, quanto de banda você tem? Em geral o down fica em 30Kb/s (médio) e o up em 10Kb/s (médio). Pois então façamos as contas: em uma hora você consegue baixar uns 100Mb talvêz... Ou seja para baixar o fime todo você necessita de umas 12Hs de "boa banda" (o up do torrent oscila pra caramba). Sem contar que durante este período você sacrifica sua navegação pois so sobra uma baba de banda.
Ou seja, minha tese é de que é coisa paa meia duzia. Não sei o porque da preocupação dos magnatas de Holywood. Pra mim é coisa de advogado desocupado...

» Comentário de CWagner () em 16/12 13:39

Caro Escovadordebit,

Você está considerando apenas usuários brasileiros?

Não esqueça que nos EUA, mais da metade dos usuários de Internet têm banda larga, e que, pelo menos por lá, a língua não realmente um problema.
Isso sem contar no resto do mundo, Europa e Ásia, então, nem se fala.

Eu acho que os grandes estúdios de cinema estão preocupados com esses mercados, pois dessa forma, creio eu, realmente eles perdem renda com os downloads, principalmente com os lançamentos.

Particularmente, prefiro assistir filmes em cinemas ou em TVs de tela grande (29" ou mais). Não me agrada muito a idéia de ficar duas horas sentado na frente do monitor só pra dar uma de "mais esperto" e não a pagar entrada do cinema.

Agora, se essas empresas quiserem mesmo acabar com pirataria, eles deveriam rever os valores do custo de "fabricação" do DVD/CD, e principalmente, das suas margens de lucro.

Acredito que se eles diminuíssem em cerca de 20% o preço das mídias "originais", eles não deixariam de empregar ninguém, ou mesmo de passear pra cima e pra baixo em seus jatinhos particulares e supercarros personalizados.

» Comentário de Mandark () em 16/12 17:21

> Patola
>
> Só lembrando: Pirataria é abalroar navios, saquear
> seu conteúdo, matar a tripulação e normalmente
> ainda estuprar suas mulheres. É uma palavra pesada
> demais para uma mera contravenção como copiar sem
> autorização obras com copyright.

Cara, essa é muito boa. Concordo plenamente. Lembro de ler um texto do Richard Stallman (era uma palestra que ele deu) que ele fala isso.

» Comentário de aumentarenda () em 16/12 17:55

Falando sério... lá fora eles estão bem preocupados porque a banda é melhor, o download mais rápido etc... Mas vamos analisar no Brasil... media salarial em SP de R$900.... nego tem conta e imposto pra pagar em tudo que é canto, se for pagar R$30 num CD, R$60 num DVD, R$12 numa entrada de cinema, já foi o preço de uma conexão banda larga, não qual você poderá ter uma porção de CDs e assistir a uma porção de filmes, além de poder utilizar a Internet /p estudar, fazer pesquisas, ver noticias e uma porção de outras coisas... Se todo mundo ganhasse bem por aqui ninguem estaria preocupado em fazer copias ilegais...
Também tem a questão da acessibilide, você pode baixar músicas, filmes, documentos e livros que talvez nunca sairam por aqui, e a um preço baixissimo... Sempre terá formas de se trocar arquivos via internet... não adianta quererem nos bloquear ou nos intupir com propagandas a internet possuí uma liberdade muito boa não existente no mundo real

» Comentário de Kid X () em 16/12 18:28

"Os formatos de arquivos digitais são uma boa forma de fazer isso."

Manoel, é uma boa idéia, e já existe isso aí com os formatos de arquivos PROPROETARÍSSÍSSIMOS, como o "Épôu" QuickTime, "Máicrossófiti" Windows Media e "Thomson/Fraunhofer" MP4, mas é aí que mora o perigo do DMCA (Digital Millenium Copyright Act) e do DRM (Digital Rights Managment).

O DRM é usado para proteger arquivos de vídeo e de áudio, e é propriedade de umas grandes e perigosas corporações aí... Imagina se não é uma ""??tecnologia??"" PATENTEADA?

Mas o DMCA é mais perigoso:

http://www.copyright.gov/legislation/dmca.pdf (deve ser o site oficial)
http://anti-dmca.org/
http://www.bpiropo.com.br/DMCA20021209.htm
http://portal.softwarelivre.org/news/2781
http://www.br.debian.org/News/2001/20010725

Será que o Software Livre poderá vencer essa tirania toda?!

» Comentário de Marcos () em 16/12 21:30

Meu vizinho recebeu uma carta da MGM, era apenas um aviso que ele estava fazendo algo ilegal...pediram para ele para imediatamente, creio que ele foi rastreado pelo fato de usar IP fixo, eles entraram em contato com a provedora via e-mail e eles (provedora)mandaram uma carta com a integra do e-mail (carta urgente) nela tinha a descrição do arquivo que ele estava baixando...o engraçado que o e-mail é originario da California Palo Alto, nós moramos no Japão, eu em média levo apenas alguns minutos pra pegar arquivos (dependendo do outro lado), aqui a conexão é 100Mb fibra optica, do vizinho é 100Mb divido por 4 usuarios o plano dele (mais em conta, 25 dolares mensais sem limite de nada, pode por qualquer coisa no ar, usar voz, sem viadagens), e já estão colocando conexões de 1Gb por 50 dolares mensais...
Eu vo na locadora?
Vo, pra rippar os DVD's e ter minha DVDteca.

» Comentário de Kid X () em 17/12 00:05

Pois é Marcos, 50 dólares mensais por 1 GB de velocidade aí em um país de primeiríssimo mundo...

Engraçado, aqui no Brasilzão, a gente paga 50 dólares por uma conexão de 300 KBps. (fora o preço do provedor)
E olha que 300 KBPS pra cima é luxo!

» Comentário de Escovadordebit () em 17/12 07:55

O que o Marcos ai acima diz reforça minha tese. Com uma conexão de 100Mb/s seria pereitamente viável fazer video on demand, ou seja disponibilizar uma video locadora virtual. Então, não valeria a pena ser contraventor pelo preço de uma locação. O que os magnatas da midia não enxergam é que se pode ganhar muito dinheiro de forma limpa, desde que o preço do produto esteja en conformidade com a qualidade oferecida. Se fosse possível ir à uma loja e customizar um CD ele poderia valer o que cobram hoje por um, onde existem 20 músicas e 18 você não gosta. O que eles não entendem é que o mundo mudou e as tecnologias hoje são outras o que tornou os usuários mais exigentes.

» Comentário de Jimi () em 18/12 00:56

E aquele site Centralfilmes que indica o link de filmes completos alegando que, se o arquivo do filme permanecer no computados no maximo 24 horas não há nada de ilegal. Isso é verdade?
Muitos dos filmes estão em contas de usuários com o Powertrix (Matrix) e outros com 1 Gb ou mais.
Se for assim, é só baixar assistir e "deletar".
Talvez deletar para outra midia.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.