« Lançado Knoppix 3.7 - Versão especial com jogos também disponível | Main | Atualização do tutorial X.org no Debian Sid com pacotes do Ubuntu »

sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Mais sobre a compra da divisão de PCs e notebooks da IBM

Neste artigo do Linux Journal, Doc Searls analisa as condições que conduziram à compra da divisão de PCs e notebooks da IBM pela Lenovo, e indica algumas das possíveis conseqüências ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 13:28

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Guardachuveiro () em 10/12 16:21

A IBM enviou uma nota de esclarecimento que reproduzimos abaixo:

Prezado Cliente,

Gostaríamos de compartilhar com você um fato que consideramos muito relevante para a indústria de tecnologia. A IBM anunciou em 07/12/04 um acordo com o Grupo Lenovo, por meio do qual o grupo adquirirá a Divisão de Computadores Pessoais da IBM e criará uma nova empresa global no mercado de PCs (computadores pessoais). Essa nova empresa combinará a vanguarda tecnológica da IBM com a liderança de mercado da Lenovo no setor de PCs na economia de maior crescimento do mundo - a China.

Estamos seguros que a aliança da IBM com a Lenovo permitirá que a nova Lenovo supere as suas expectativas relativas a PCs, agregando valor e produtividade para a sua empresa.

A nova empresa, com a força das marcas IBM e Lenovo, um amplo portfólio de ofertas, liderança em pesquisa e desenvolvimento, e 19.000 funcionários, será a terceira maior empresa de PCs no mundo, atingindo uma receita combinada anual de aproximadamente US$ 12 bilhões. A nova Lenovo terá sua sede em Nova York, operações em todas as regiões do mundo e centros de pesquisa na China, Estados Unidos e Japão.

A IBM assumirá uma posição de acionista da nova empresa, provendo serviços, suporte e financiamento para a nova Lenovo. Como parte dessa aliança, a IBM cederá o direito de uso da sua marca à Lenovo por um período de cinco anos. O presidente da nova companhia será Steve Ward, que é atualmente o vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Sistemas Pessoais da IBM (Divisão IBM que engloba a unidade de PCs).

O seu relacionamento com a IBM não vai mudar. A IBM e a nova Lenovo assumem o compromisso de trabalhar como uma só equipe, com o objetivo de atender às suas necessidades.

A nova Lenovo continuará a fabricar os notebooks ThinkPad e desktops ThinkCentre com a marca IBM. O plano de lançamento de produtos também não muda nos próximos 18 meses. A nova empresa combinará toda a funcionalidade de pesquisa, desenvolvimento, projeto e fabricação de PCs da IBM com as da Lenovo.

Nós esperamos concluir essa transação no início de 2005. Se durante esse período você tiver alguma dúvida, não hesite em nos contactar.

Atenciosamente,

Rogério Oliveira
Presidente da IBM Brasil

Flavio Assi Haddad
Executivo da Divisão de PCs da IBM Brasil

» Comentário de juca () em 11/12 00:30

Mera curiosidade: a IBM fabrica(va) PCs ou Notebooks no Brasil?

» Comentário de Alan Kelon () em 11/12 22:56

IBM vai comprar a Apple?. Segundo o artigo[1], um funcionário da IBM diz que há rumores da IBM comprar a Apple por ela usar a arquitetura PowerPC e, para mim, não sair do mercado de PCs.

Há até lógica nisso vendo pelo ponto que o Mac OS X roda um *bsd (acho que FreeBSD) e por isso continuaria seus investimentos na tecnologia Linu; quem sabe não colocaria o Linux para rodar nele? O artigo ainda conta que o Xbox usa PPC também e a IBM também deveria comprar a Microsoft :P

Podem ser rumores, mas quem sabe, né?

1. http://www-106.ibm.com/developerworks/blogs/dw_blog_comments.jspa?blog=392&entry=67824

» Comentário de Kid X () em 11/12 23:12

Alan, a Apple proibiu os seus empregados de desenvolverem Software Livre em suas horas vagas:
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1097803340.html
Acho bem difícil dela adotar o Linux como SO.

E deveria fundir Microsoft+IBM+Apple+O_resto_de_empresas_de_software_proprietário, aí ficariam apenas 2 lados! :-P
(nós do SL venceremos!) :-P

» Comentário de Kid X () em 11/12 23:13

Alan, a Apple proibiu os seus empregados de desenvolverem Software Livre em suas horas vagas:
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1097803340.html
Acho bem difícil dela adotar o Linux como SO.

E deveria fundir Microsoft+IBM+Apple+O_resto_de_empresas_de_software_proprietário, aí ficariam apenas 2 lados! :-P
(nós do SL venceremos!) :-P

"O Software Livre me pertence;
Pertence a você também;
Pertence a ele;
Pertence a nós;
Pertence a todos."

:-P

» Comentário de Augusto Campos () em 11/12 23:32

O cidadão citado como fonte na matéria brasileira que dizia que a Apple não permite que seus funcionários desenvolvam software livre no seu tempo livre publicou um esclarecimento posterior, dizendo que a proibição não é específica em relação ao software livre: o contrato da Apple simplesmente não permite que seus contratados desenvolvam outros softwares que possam ser considerados como competidores em relação aos da empresa. Não há nenhuma restrição em relação à licença destes softwares.

http://www.rubymonks.org/~lrz/diary/?date=20041012#p02

» Comentário de Eu () em 12/12 00:38

A Apple FAZ o Darwin, que é software livre, e contribuí para o Konqueror, que também é software livre.

» Comentário de SS_Sputnik () em 12/12 00:43

So um esclarecimento. Os rumores seriam de que a Apple que compraria a divisão de PCs da IBM e não o inverso.

» Comentário de Alan Kelon () em 12/12 17:44

Olá, pessoal,

Kid X, *se* a IBM comprasse a Apple, esta "regra" poderia ser quebrada. Não vejo impecilhos para o Linux ser adotado como kernel do seu sistema.

SS_Sputnik, "Now the rumor is that perhaps IBM wants to buy Apple, whose Power Mac G5 is made with the IBM PowerPC processor".

São só boatos e este veio de Bobby Woolf, um funcionário que mexe com J2EE na IBM. Não sei qual a extensão do mercado que a Apple abrange, porém o mercado de pcs dela não seria mais lucrativo que o da IBM?

Ficar dando uma de analista de mercado não é a minha melhor virtude (essa fica com os que gostam e *pensam que entendem do assunto*), apenas informei sobre o rumor que veio lá de dentro da IBM.

Abraços

» Comentário de Henrique Vicente () em 12/12 18:38

Só para ser chato,
que eu saiba a Apple não fabrica pc :P
do mesmo jeito que sistema operacional não é windows.

» Comentário de Alan Kelon () em 12/12 19:05

"Só para ser chato,
que eu saiba a Apple não fabrica pc :P"

Para ser mais chato ainda: Apple fabrica sim PC (Personal Computer).

1. http://en.wikipedia.org/wiki/Personal_computer#Non-IBM_compatible_.22personal_computers.22

Pessoal, vamos deixar de ficar batendo boca por nada. Está ficando muito chato vir comentar e logo em seguida outro começar a falar asneiras.

DIGA NÃO AOS TROLLS!

» Comentário de Henrique Vicente () em 12/12 20:54

É que eu sou chato (não troll) e considero pc apenas os com as especificaćões da IBM.. :)
não disse aquilo querendo confusãozinhas
como diz lá as vezes "genericamente" são chamados pcs... ai disse isso só para se alguém não soubesse saber... mas acho que podia ter me expressado melhor :)

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.