« Chamada de artigos para a Debian Zine | Main | TerminatorX: Linux nas discotecas para os DJs »

segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

Voluntários na democratização da informática

Erick Danilo (dbflush@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Estive lendo hoje no Estado de São Paulo uma noticia que falava sobre a CDI (Comite Para a Democratização da Informatica), entrei... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:15

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Roberto Moura () em 06/12 22:34

Ué ?

em http://www.cdi.org.br/

clicando sobre

"Informações Institucionais"
"Parcerias"

aparece a Microsoft ...

http://www.cdi.org.br/boletim/boletim016_site.htm

abre aspas
==============================================

O CDI e a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação

Presença marcante junto aos parceiros

O CDI esteve bem representado na primeira etapa da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, com a apresentação de projetos realizados em parceria com o InfoDev, a Microsoft e com o ICA - Instituto para Concectivade nas Américas e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

No InfoDev e na Microsoft, o projeto de inclusão digital da Rede CDI mereceu destaque nos estandes. Já nas reuniões temárias, o trabalho do CDI na fase piloto do projeto Infovia.RJ, na Favela da Maré, foi citado pelo o secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Fernando Peregrino, entre exemplos de ações governamentais em parceria com o terceiro setor. E apresentado em detalhes em outra seção pelo coordenador do CDI-Rio de Janeiro, Ricardo Schneider, a pedido da ICA.
=================================================
fecha aspas

pano rápido

saída pela esquerda ...

» Comentário de SS_Sputnik () em 07/12 01:47

há um mês passeando pelo Shopping aqui em Recife. Notei um stand da CDI. Não perdi tempo. Conversei com o pessoal que estava recebendo doações de equipamentos e um rapaz até dizia que em casa ele usava linux mas no CDI o pessoal é fechado com windows. Mais tarde liguei para o coordenador do projeto e ele foi intransigente. Só usa windows e não aceita colaboração para outro SO. Eu disse a ele o quanto o projeto estava perdendo de voluntários para um projeto sério. O cara riu!!!
Esse CDI é pura balela! Projeto sério é os Telecentros de São Paulo.

» Comentário de Erick () em 07/12 07:41

Falei com algumas pessoas de lá, e me garantiram que essa escolha fica a cargo do administrador local do cdi, mas que praticamente quase 70 % dos cdis tinham maquinas com linux ..

Mas ae .. indiferente de rodar linux ou windows, o importante é que a ideia é muito boa.

» Comentário de Roberto Moura () em 07/12 12:32

Idéia boa o cacete ...

voce trabalha "de graça" no CDI para a Microsoft posar de "boazinha" na foto ! :-P


É melhor contribuir em OUTRAS iniciativas de democratização - não no CDI !

:-/

» Comentário de Alexandre Martins () em 07/12 13:06

A coisa não é tão simples e maniqueísta. De fato o CDI tem grande apoio da Micro$oft que não é boba nem nada e quer mesmo é ficar bem na foto. Nas organizaçãoes comunitárias, ONGs, etc com as quais eles fazem parceria, mesmo as cópias "piratas" são consideradas legalizadas.
É preciso notar que eles recebem uma grande quantidade de doações de equipamentos que já vem com os softwares M$ instalados (desde o rWin 95 até os atuais), contando como monitores com pessoas voluntárias que dão aulas nestas organizações, sendo que a maioria deles não possui qualquer conhecimento sobre o Linux.
Aqui em Florianópolis, a ONG à qual pertenço (Instituto Arco-Íris) estabeleceu uma parceria com o CDI, continuamos ministrando cursos há quase dois anos. Detalhe, quando fizemos contato já estávamos com a solução OpenS (www.opens.com.br) instalada, quer dizer, uma rede diskless com um servidor rodando EXCLUSIVAMENTE o Linux, sendo esta solução baseada no CL 9.0++. Para o próprio pessoal do CDI foi um desafio no início e muitos dos envolvidos têm consciência da política de "traficante de drogas" da M$, ou seja, te oferecem a droga (lieralmente) de graça e te tornas dependente.
O problema é que o CDI é um espaço aberto (pelo menos o de SC) a qualquer pessoa que tenha intenções solidárias e queira participar, e infelizmente, não temos tantos usuários com conhecimento em línux disponíveis para serem voluntários pois certamente, como no nosso caso, onde haja pessoas com visão política e compreensão do que significa vincular-se à M$. Taí uma oportunidade de nossa comunidade se aproximar do CDI pois até onde me consta a política de inclusão digital deles é voltada à demanda e à necessidade apresentada pelas instituições parceiras, direcionando os cursos ao que é proposto pela instituição, como foi o nosso caso.
Por isso reafirmo, nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno, o espaço está aí para ser ocupado, sabemos que não precisamos da M$ para democratizar a informática, mas temos que agir neste sentido e creio que o CDI é um espaço a ser explorado por nós.

» Comentário de CWagner () em 07/12 14:16

Creio que esta é mais uma oportunidade aos que sempre falam demais e pouco fazem.

Se não estão de acordo com as políticas (aí está a palavrinha tão temida na comunidade) do CDi, que então ofereça outras sugestões para diminuir o abismo digital existente no país.

Acho que as pessoas atendidas irão se sentir bem menos excluídas, seja usando Linux ou até mesmo Windows, que sequer irão notar a diferença. De quebra podem fazer umas palestras sobre Software Livre, Linux, etc., para a comunidade em geral e para os responsáveis pelo CDi, que, com certeza, já sabem sobre o assunto, mas que talvez ainda tenham algumas dúvidas e preconceitos que devem ser superados para uma adoção maior dessa solução em seus centros de atendimento.

» Comentário de Caio Begotti () em 07/12 17:07

É como um colega comentou acima, mas em outras palavras: o lance deles é inclusão digital, não necessariamente Software Livre (não precisaria ser Linux exclusivamente mesmo). Mas, err, é meio sem noção você tentar fazer "inclusão digital" com Software Proprietário (as outras 500 aspas de cada lado das palavras foram removidas por questões de espaço nesse comentário).

Ha! É como tentar realizar uma campanha contra a fome dando um Big Mac lá do McDonalds pra galera no centro-oeste da África...

» Comentário de bebeto_maya () em 07/12 21:42

__O CDI fede a exrementos, para mim é apenas mais uma revenda da MIcrosoft, uma tentativa de aproximar os usuários pobres do Windows.Então quando eles adquirem um micro, copm os parcos recursos advindo do décimo tereiro, já pedem o Windows XP. O curso de "informática básica", acaba virando uma palestra na qual os vendedores ensinam os usuários a usarem o seu produto, para que estes depois o comprem. Por isso que a Microsoft não tem muitos revendedores, não precisa. . .

» Comentário de Eu () em 07/12 21:46

"O CDI fede a exrementos, para mim é apenas mais uma revenda da MIcrosoft, uma tentativa de aproximar os usuários pobres do Windows."

Ninguém é obrigado a usufruir dos serviços. Só usa quem quer. É um "a mais", e não uma "imposição".

No espírio Augusto Campos: se você não está satisfeito, compre uns computadores, instale Linux, e monte uma barraca no meio da rua, para os mais pobres poderem usar. Assim você vai estar oferecendo o seu "a mais".

» Comentário de Manoel Pinho () em 07/12 22:52

Infelizmente a verdade é que os "carentes" querem aprender informática muito mais para poderem concorrer a empregos do que para saber como funciona um computador. E infelizmente também o mercado nacional ainda pede "Uôrdi", "Equissél" e "Pauerpointi" (como eles costumam falar) nos anúncios de emprego. Por isso a mudança dessa situação depende muito mais de nós geeks e profissionais de informática, que costumamos instalar e configurar os computadores nas empresas para eles serem usuários. Quando as empresas usarem mais softwares livres e começarem a pedir nos anúncios de emprego "Conhecimentos de linux e openoffice" aí esse pessoal vai procurar os cursos.

Sou meio cético nessas coisas de democratização de informática. O ser humanos têm diversas necessidades a serem supridas primeiro. Fica difícil ensinar (de verdade, não apenas adestrá-los em clicar botões) quem não teve/tem uma dieta de proteínas adequada na infância e mal sabe português e matemática elementares.

» Comentário de Jimi () em 07/12 22:57

Se o problema do pessoal do CDI é a mão de obra que, para executar um trabalho bom e completo, só conhecem produtos da MS, então podemos oferecer nossos serviços e contribuir com o que temos de conhecimento.

» Comentário de CWagner () em 08/12 00:59

Concordo com co Manoel Pinho.

Uma vez, no rádio, ouvi uma pesquisa, onde o locutor perguntava se a Internet era essencial nos dia de hoje. E o pior é que muitos ouvintes responderam que sim. Imagino se eles teriam a mesma resposta se morassem em favelas, palafitas ou mesmo no semi-árido do Nordeste.

Imagina o nível de consciência desse povo, claro que o público do programa era infanto-juvenil, mas veja o grau de consumismo e modismo desse povo.

Em relação à Informática, eu sempre defendi que a responsabilidade pela disseminação da tecnologia é mais nossa (power-users, técnicos, programadores e afins), do que os administradores, afinal de contas eles podem até comprar, pelos mais obscuros motivos, mas se nós percebermos que não presta, ou que compromete o nosso trabalho, geralmente, não usamos.

E caso contrário, se dissermos que é bom e eles dizem que não é, mostramos, e não apenas ficamos falando. Seria mais ou menos como "matar a cobra e mostrar o pau".

Outro dia estava discutindo com uma turma sobre Windows x Linux, os caras nunca pagaram uma licença e ficaram dizendo que: windows isso, windows aquilo; linux não presta; linux é muito difícil de usar; linux não tem programa; não tem word pra linux; não tem internet (browser) pra linux, etc.

Ou seja, os caras (a maioria alunos universitários, outros eram técnicos), não tinham a mínima informação do que é Software Livre, e ficaram "metendo com areia" no Linux e Cia., e quando eu comecei a falar sobre as vantagens de usar Linux pra fazer Inclusão Digital, eles disseram que "não ia valer", porque eu iria falar de custo (R$R$R$R$). Mas eu expliquei porque não dá pra se pensar em pagar licença de software num projeto desse tipo, que se usarmos S.L. poderíamos atingir mais pessoas, etc... Alguns ouviram, outros torceram o nariz, enfim, acho que só podemos ver o resultado depois do trabalho concluído.

Espero mesmo que projetos como os de São Paulo e do Paraná dêem certo, e que sirvam de exemplo, como já estão servindo, pro resto do país e do mundo.

» Comentário de SS_Sputnik () em 08/12 01:38

Talvez não tenha ficado explicito no que eu disse no meu post. SIMPLESMENTE ELES NEGARAM A ACEITAR MINHA AJUDA quando disse que estaria disposto a instalar e ensinar S.Livre(linux). Foram rígidos quanto ao "so usamos Windows". Pra eles isso é o mercado e ponto final.

ps. Esqueci de falar que além da Microsoft, aqui no Recife o principal financiador é a AMCHAM. Isso mesmo a Câmara do Comercio norteamericana.

» Comentário de Leo Scartezzine () em 08/12 05:57

Como falar de democratização se já começam descriminando quem tem Windows ? Brincadeira, não ? Ridículo.

» Comentário de bebeto_maya () em 08/12 06:18

"Como falar de democratização se já começam descriminando quem tem Windows ? Brincadeira, não ? Ridículo."

__Acho que você quis dizer quem tem Linux. . .Senão, é o mesmo que afirmar: "Como falar em direitos humanos se os negros aristocratas e burgueses já começam discriminando os pobres brancos anglo-saxônicos e miseráveis".Sinceramente, somos uma minoria, cara.Representamos 1% da população usuária de computadores, você queria que fossemos moderados. . . .VAI TE CATAR!!!

» Comentário de bebeto_maya () em 08/12 06:24

SS_Sputnik disse:

"Talvez não tenha ficado explicito no que eu disse no meu post. SIMPLESMENTE ELES NEGARAM A ACEITAR MINHA AJUDA quando disse que estaria disposto a instalar e ensinar S.Livre(linux). Foram rígidos quanto ao "so usamos Windows". Pra eles isso é o mercado e ponto final.

ps. Esqueci de falar que além da Microsoft, aqui no Recife o principal financiador é a AMCHAM. Isso mesmo a Câmara do Comercio norteamericana."

__Vou fazer o mesmo que você, tenho algumas coisas a falar, usando meu inalienável direito democrático!MOro em Recife também, se quiser entre em contato comigo:
artedeagrado@zipmail.com.br (NOSPAM )

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.