« Instalação do Debian Sarge em slides | Main | Agenda Livre ganha seu próprio domínio: www.agendalivre.org.br »

quarta-feira, 1 de dezembro de 2004

Vote nos Favoritos de 2004, informe os periféricos que funcionam no seu sistema, e ainda ganhe brindes!

Atualização: Já saiu a lista dos sorteados para receber os brindes. O resultado dos Favoritos será divulgado na segunda-feira. Saiba mais. A par... (Ler na íntegra)

Prazos


A votação estará aberta durante 2 semanas, até o dia 15 de dezembro de 2004. Como absolutamente todas as categorias são de livre escolha, sem respostas objetivas ou induzidas, a apuração terá que ser feita manualmente, com previsão da divulgação dos Favoritos no dia 20/12.

O sorteio de brindes

O sorteio de brindes é tradicional nas promoções do BR-Linux, e ocorre graças à parceria de empresas da comunidade Linux que se oferecem para participar. O objetivo é estimular a participação dos votantes, e aproveitar para retribuir, ainda que de forma simples, a atenção que todos concedem ao BR-Linux ao longo do ano.

Até o momento, já temos a confirmação de que haverá brindes fornecidos pelas seguintes empresas: Livraria Tempo Real, LinuxMall e Linux Magazine. A lista dos brindes será divulgada nos próximos dias. Atualização: veja a primeira lista de brindes aqui.

Será computado apenas um voto por pessoa na eleição dos Favoritos, mas não há limite para os votos recebidos na Pesquisa Nacional de Hardware. Quem votar apenas em uma das pesquisas concorre com um número no sorteio de brindes, e quem votar em ambas concorrerá com dois números. Votos adicionais em qualquer uma das duas não influenciarão o sorteio.

Os nomes dos sorteados serão divulgados já no dia 16 de dezembro. Nesta data, além da publicação dos nomes no site, será enviado e-mail para todos, usando o endereço fornecido ao votar. Os sorteados terão até o dia 18/12 para responder ao e-mail, informando seu endereço completo (cujo CEP deve ser o mesmo preenchido ao votar) para permitir o envio dos brindes.

Outras instruções

Todo o esforço será feito para aproveitar o máximo de votos possível, mesmo os que venham preenchidos de forma errada ou incompleta. Mas a administração do BR-Linux se reserva o direito de desconsiderar, sem aviso, votos cujo preenchimento dificulte o processamento, ou que tenham indícios de serem oriundos de preenchimento automático, ou ainda de tentativa de múltiplos votos (no caso dos Favoritos) de uma mesma pessoa.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail pesquisa @ br-linux.org. Os casos não mencionados neste documento (ou em atualizações que venham a ser publicadas) serão resolvidos pela administração do BR-Linux.

Links para os formulários de votação

Você pode votar uma vez no primeiro link, e quantas vezes quiser no segundo link:

- Votar nos Favoritos da Comunidade
- Informar os equipamentos que você já testou com Linux

Publicado por brain às 22:08

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Pierre () em 02/12 00:57

Já mandei o meu voto!!

Estarei aqui torcendo pelo Postgres em especial!!!
Um abraço a todos e boa votação.

» Comentário de Hugo () em 02/12 01:32

Sobre a pesquisa de hardware, acho que deveria ter mais uma opção, atualmente existe apenas:

- Não testei
- Funcionou depois de configurar.
- Funcionou sozinho como mágica.

Poderia adicionar, "Funcionou, mas não foi satisfatorio" ou coisa do tipo.

Por ex. eu tenho uma impressora Epson Stylus C63, ela funciona no Linux, mas é uma porcaria e totalmente inviável, gasta 5 litros de tinta por página (o driver não suporta modo economico) e imprime 10x mais lento que o driver original do windows.

Funcionar funciona... mas eu não recomendo para ninguém.

» Comentário de Augusto Campos () em 02/12 08:31

É, o objetivo é mesmo indicar apenas os que funcionaram bem.

» Comentário de Adilson Oliveira () em 02/12 09:51

Augusto, sei que deve ser tarde demais agora mas gostaria de sugerir outra categoria para a pesquisa de hardware: as multifuncionais.
É ainda uma coisa difícil de achar que funcione bem com linux. Seria bastante útil.

» Comentário de Augusto Campos () em 02/12 10:00

De fato é tarde, até porque há menos de uma semana eu publiquei uma notícia pedindo que as pessoas olhassem as categorias do ano passado e sugerissem novas (http://br-linux.org/main/noticia-preparese_para_os_favoritos_d.html)

Aliás, vieram várias sugestões, muitas delas aproveitadas. Mas tudo bem, incluí os multifuncionais mesmo assim, vamos ver se aparece algum!

» Comentário de Douglas Augusto () em 02/12 10:37

Não gostei da super-simplificação nas opções de respostas na avaliação do hardware, do tipo "ou funcionou ou não foi testado". Opções intermediárias deveriam existir, como:

- Não consegui fazer funcionar;
- Funcionou parcialmente;
- Funcionou mas com problemas de instabilidade.

(não necessariamente opções excludentes)

Particularmente, eu faria assim:

- Não foi testado
- Tentei mas não consegui pôr em funcionamento
- Funcionou
--- parcialmente (check box)
--- de forma instável (check box)

Outra coisa interessante seria especificar a versão do núcleo, principalmente a série, 2.2, 2.4, 2.6, etc.

Depois, se julgasse redundante, poderia simplesmente enxugar a pesquisa e dizer o que funciona e o que não funciona; ou então deixar a cargo do leitor.

Faltou também a categoria de "placas de som".

» Comentário de Augusto Campos () em 02/12 10:53

Douglas, você é bem-vindo se quiser organizar uma pesquisa paralela, com os seus próprios parâmetros. Se o fizer, não deixe de mandar o link para que eu publique notícia aqui.

No ano passado eu orientei a pesquisa mais ou menos como você sugere agora, e não foi bom: usuários que tiveram problemas na instalação de periféricos que sabidamente funcionam bem com o Linux preenchiam que ele não funcionava, e a estatística era desviada. Por isto, esse ano estou solicitando apenas que preencham quando houve sucesso, pois o objetivo da pesquisa é justamente ajudar a orientar compras destes equipamentos.

Claro que não existe viés perfeito, mas este é o que eu resolvi adotar ap[os analisar o resultado do ano passado. Se você preferir adotar outro, não deixe de me avisar.

Abraços
Augusto

» Comentário de Douglas Augusto () em 02/12 12:08

Augusto,

Já que você optou por este caminho "funcionou ou não", deveria informar/destacar para que fossem somente preenchidos os hardwares que funcionaram *plenamente*. Por exemplo, alguém pode colocar que as placas de vídeos da ATI funcionam no Linux, e de fato a maioria sim, mas muito precariamente ou talvez parcialmente (sem aceleração 3D, etc). Sendo assim, um leitor desta pesquisa pode considerar que as placas ATI e Nvidia funcionam igualmente no GNU/Linux, o que é um grande absurdo.

» Comentário de Augusto Campos () em 02/12 12:15

Douglas: acho que este problema de interpretação pode existir, e ainda bem que você colocou o comentário para evitá-lo.

» Comentário de Adilson Oliveira () em 02/12 12:27

Grato pela inclusão tardia Augusto.
Infelizmente não pude ver a notícia original pois estava estivado em uma praia em Salvador, de férias ;)

» Comentário de Daniel () em 02/12 15:33

Augusto,

Quanto a votação desse ano, achei interessante essas simplificações para não haver contradições.

- Eu gostaria de saber porque você retirou da votação diversos dispositivos como placa de som, placa de rede, entre outros. Por exemplo, eu conheço alguns modelos de placa de som que dão um certo trabalho pra funcionar no Linux e ja ouvi relatos de alguns modelos que não funcionam.

- Eu acho que para as próximas eleições alguns componentes deveriam voltar e ter opções específicas para votar, por exemplo, placas de vídeo poderiam ter uma opção "Funciona automaticamente mas sem aceleração 3D" e placas de som poderiam ter a opção "Funciona automaticamente somente em stereo" ou "não funciona em modo surround".

» Comentário de SS_Sputnik () em 02/12 16:27

Augusto,

Eus estive lendo nos comentarios da pesquisa de 2003 e vi que você não considerava o Abiword uma suite. Peço que reconsidere a posição levanto em conta a Abisuite(abiword, Gnumeric, DIA).

» Comentário de Augusto Campos () em 02/12 16:59

Não entendi, você quer que o abiword seja considerado uma suite?

» Comentário de EdCrypt () em 02/12 17:08

Abiword, Gnumeric e outros não formam o GNOME Office?!
http://www.gnome.org/gnome-office/

» Comentário de Alexandre Martins () em 02/12 20:09

Então a suite é Gnome Office e não Abiword, assim como é Open Office e não Open Writer, ou para sistemas "paralelos" MS Officce e não Word...

» Comentário de SS_Sputnik () em 03/12 08:11

Desculpe-me, eu me equivoquei. Realmente o correto é Gnome Office e não Abisuite. Mas peço que considere os votos dos dois conuntamente pois até pouco tempo chamava-se Abisuite. Como somente li esses comentarios depois de votar, peço que considere meu voto em "abisuite" para o Gnome Office.

» Comentário de Alan Kelon () em 05/12 03:34

Olá, Augusto,

Uma dica para o pessoal lembrar dos modelos dos harwares instalados:

Hardware Abstraction Layer[1]
Comando: lshal

Linux PCI Utilities [2]
Comando: lspci -vv

Hardware Lister[3]
Comando: lshw

1. http://www.freedesktop.org/Software/hal

2. http://atrey.karlin.mff.cuni.cz/~mj/pciutils.shtml

3. http://ezix.sourceforge.net/software/lshw.html

Uma sugestão off-topic: aumentar o tamanho do editor dos comentários em umas 20 colunas ;)

» Comentário de Alan Kelon () em 05/12 04:06

Há ainda a interface do HAL: hal-device-manager. Só não sei qual a sua url, mas o pacote Debian é hal-device-manager.

Abraços.

» Comentário de Lucas Mazzardo Veloso () em 05/12 12:01

Excelente pesquisa!

Que tal enviarmos o resultado para os fabricantes de hardware tomarem vergonha na cara!
Uma pesquisa como esta pode mostrar o tamanho do mercado que muitos estão perdendo...
Vamos mudar o cenário atual!
Você que ainda não votou, VOTE!

» Comentário de Eu () em 05/12 12:12

"Uma pesquisa como esta pode mostrar o tamanho do mercado que muitos estão perdendo..."

Na última pesquisa, de 2003, o número de participantes foi de quatro dígitos [1]. Sendo otimista, foram 9999 participantes. O Brasil tem 184,101,109 habitantes. [2]

Logo, estamos falando de um abrangente mercado de 0.005431255 por cento da população brasileira.

É desse tamanho que você está falando?

[1] http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001434.html

[2] http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/geos/br.html

» Comentário de Augusto Campos () em 05/12 12:28

O objetivo da pesquisa é contribuir para facilitar a vida de quem quer comprar um equipamento compatível com o Linux. Para medir mercado precisaríamos de outra metodologia, sem preenchimento voluntário, sem brindes, e com uma amostragem bem estratificada, entre outros fatores. Não é a intenção, mas se vocês quiserem organizar algo assim, não deixem de avisar para que eu possa noticiar.

» Comentário de Eu () em 05/12 12:31

Exatamente.

» Comentário de EdCrypt () em 05/12 13:31

Pronto, respondido. Espero que seja util. Assino embaixo do HAL :)
"Eu", eu sei que não é o caso, a resposta do Augusto já deixou claro, mas talvez a amostragem faça mais sentido se comparada com a população que *usa* computadores, quem sabe...

» Comentário de Eu () em 05/12 14:18

"mas talvez a amostragem faça mais sentido se comparada com a população que *usa* computadores"

Sem dúvidas. Difícil é achar essas estatísticas.

De qualquer forma, não acredito que 10k pessoas seja um número significativo para mostrar aos fabricantes o "tamanho do mercado que (eles) estão perdendo".

» Comentário de Eu () em 05/12 14:26

Para efeitos de comparação, o número de brasileiros cadastrados no site fotolog.net tem, neste momento, seis digítos. Ou seja, duas ordens de grandeza a mais.

É quase como se existisse cem fotologgeres para cada usuário de Linux, supondo que ambos sejam válidos como representações estatísticas do resto do país. Dessa forma, seria cem vezes mais interessante para os fabricantes de hardware oferecerem câmeras digitais grátis, ou então programas para retoque de fotos, do que oferecer suporte a Linux.

obs.: no caso de o número de respostas da pesquisa de 2003 ser 1000 pessoas, a proporção aumenta para 313 fotologgers para cada linuxer. Caso o número de respostas tenha sido 9999, a proporção cai para 31 fotologgeres para cada linuxer. Na média geométrica, ou pelas ordens de grandeza, chegamos aos 100:1 citados.

» Comentário de Eu () em 05/12 14:31

É claro que usando o fotolog.net como referência, nós iriamos concluir que uma em cada três pessoas são brasileiras. (se bem que nesse caso estaríamos comparando culturas diferentes)

Mas não fui eu que tive a idéia de usar estatísticas tão limitadas como referência. Foi o Lucas Mazzardo Veloso. Reclamem com ele. :)

» Comentário de CWagner () em 05/12 15:57

Do que estamos falando mesmo?

» Comentário de Eu () em 05/12 18:54

"Do que estamos falando mesmo?"

Você não estava falando sobre nada. Nós estávamos discutindo a validade de uma pesquisa dessas como ferramenta de convencimento dos fabricantes.

» Comentário de CWagner () em 05/12 19:29

Desculpem, mas apesar de não ter emitido opinião anterior, já dei minha contribuição para a referida pesquisa, além de vir acompanhando a discussão.

Ah sei, ainda discutindo sobre o sexo dos anjos.

Legal, acho isso válido (na verdade não mesmo :P).

Se acha que uma pesquisa ou consulta dessas não é válida, não participe. Se acha que é tendenciosa, ou mesmo inválida, pense em um pesquisa insenta erros, que cubra toda a clientela alvo e que permita aos entrevistados emitir qualquer opinião sobre todos os pontos da pesquisa, ou mesmo dê abertura a eles criarem suas próprias perguntas e respostas. Daí, nem é preciso mandar o anúncio da pesquisa pra nenhum veículo de divulgação, basta mostrar o resultado, juntamente com as soluções encontradas para evitar (?!?!?!) os enganos apontados por você na pesquisa em questão.

Aliás, se não me engano, isso foi feito pelo Augusto, que deu oportunidade aos interessados para emitirem suas opiniões e críticas antes da pesquisa ser realizada. Sinto muito se você não contribuiu a tempo e agora fica polemizando o assunto, mostrando um grande conhecimento estatístico em relação à população brasileira, usuários de internet, usuários do fotolog.net e de Linux do nosso País.

Pena que sua contribuição tardia não some em nada para melhorar a qualidade da pesquisa realizada, afinal, como já disseram por aí: "conhecimento não é o mesmo que sabedoria". Não basta ter o conhecimento sobre as coisas, de nada servirá se não souber como utilizá-lo de maneira útil, o que, sinceramente não estou notando em seus comentários e colocações.

Quanto a atingir o empresariado para que os mesmos comecem a perceber que podemos ser um mercado significativo, creio que esforços como o do BR-Linux são mais que válidos, embora eu ache que poderia ser realizado um trabalho junto aos Grupos de Usuários Linux para que divulgassem em notas oficiais, ou coisa parecida, a necessidade de haver mais periféricos úteis compatíveis com o nosso Sistema Opercional preferido. Mas acho que isoladamente podemos fazer algo, como exemplificou o ulisses no seu breve relato: "Usando o Linux para fugir do Telemarketing" (http://livre.pmro.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=article&sid=336).

Ou então se mostrarmos que somos, não apenas em número, mas em qualidade, clientes economicamente viáveis, por exemplo, empresários, gerentes de TI, técnicos com poder de decisão, filho do dono de uma empresa com um grande número de estações, etc., talvez possamos ser respeitados como cidadãos que têm direito ao acesso de serviços e produtos, independente de raça, cor, religião, time de futebo, ou mesmo sistema operacional utilizado.

Obrigado e desculpem pelo post muito longo.

Abraços,

Carlos Wagner, São Luís - MA.

» Comentário de Eu () em 05/12 19:37

Onde eu disse que a pesquisa não tem validade?

Eu falei que ela não tem validade para mudar a opinião dos fabricantes de hardware. Agora, ela certamente é válida para orientar os usuários Linux na hora de comprar hardware.

ps.: você está desculpado.

pps.: eu respondi a pesquisa.

» Comentário de Microfilo () em 06/12 14:52

Atenção Javeiros: votem no portal java para melhor comunidade de 2004! 10.000 usuarios não pode estar errados!

» Comentário de João Melo () em 08/12 19:09

Parabéns Augusto e comunidade.
O que o nosso amigo "EU" esquece é que o LINUX está sendo rapidamente adotado por várias e grandes empresas e Governos e seus órgãos. Isso significa que os empregados e funcionários, ao se habituarem com o LINUX, passarão a utilizá-lo em casa também (desktop). Dai para exigir que os fabricantes de "hardware" revejam suas políticas (burras) de "drivers", é um passo.

» Comentário de Eu () em 08/12 20:07

Quem disse que eu me "esqueço" disso? Onde eu disse isse, ou deixei essa impressão?

Eu só disse que não vai ser uma pesquisa com 1000 usuários que vai fazer as empresas de hardware mudarem suas opiniões.

Isso é má-vontade de vocês, ou vocês estão lendo muito rápido, e, consequentemente, não entendendo nada?

» Comentário de EdCrypt () em 08/12 21:40

"Atenção Javeiros: votem no portal java para melhor comunidade de 2004! 10.000 usuarios não pode estar errados!"
Ë! Aproveita e se alimente de fezes, um zilhão de moscas e baratas não podem estar erradas!
Ad Numerum só prova que tem muita gente que usa. Talvez mereça um premio pela quantidade de usuários, mas isso não implica que estão "certos"!

» Comentário de Lucas Mazzardo Veloso () em 12/12 18:00

Eu continuo achando que muitos subestimam o mercado Linux e por isso não desenvolvem drivers, nem mostram o mínimo de boa vontade disponibilizando seus protocolos.
A pesquisa do BR-Linux tem seu mérito, e acredito que o que propus não foi o objetivo original da pesquisa. O Augosto colocou bem, talvez então "Eu" devessemos organizar uma pesquisa com abrangência nacional, em todos os nichos. O que acha? Mas enquanto isso não sai, por que não criar uma lista dos hardwares mais utilizados no GNU/Linux?
Acho que a idologia captalista marquetera seria melhor fonte de convencimento de fabricantes do que números nesta hora. O que pode pensar um gerente de marketing ao ver que seus produtos não foram citados? Ainda mais vendo o maior cliente de TI do pais migrando a passos largos para Software livre?
O Mercado de Software Livre esta crescendo sim.. só não vê quem não quer.

PS: Se achou a proposta inútil, não responda só para encher a lista. Faça uma proposta melhor pra resolver esta situação.

» Comentário de Itamar () em 14/12 13:07

Gostaria de propor assim que for possivel um tipo de pesquisa reversa a essa. Espécie de "lista negra", citando quais equipamentos não funcionam, ou funcionam muito mal com Linux. Sei que isso pode ser polêmico e nem seja a maneira mais simpática de se conseguir algo. Mas normalmente propaganda negativa, mesmo em um nicho reduzido, tem um poder de ecoar muito mais forte do que esse mesmo nicho estivesse elogiando. Mas também seria um guia de que equipamento evitar adquirir e não nos estrassarmos. Só uma sugestão e nem sei se o Augusto toparia, mas está lançado....

» Comentário de Augusto Campos () em 14/12 13:31

Eu não pretendo fazer uma pesquisa para mudar a opinião de fabricantes de hardware. Se alguém o fizer, me avise e dê o link, que eu ajudo a divulgar. Minha intenção é apenas ajudar os usuários a escolher equipamentos que funcionem bem no seu sistema. Se isto tiver algum tipo de influência sobre os fabricantes, tanto melhor.

Mas pelo que tenho visto, ainda estamos em um estágio em que boa parte dos usuários aceita comprar conscientemente equipamentos sem drivers para Linux, ou aqueles que só funcionam em determinadas distribuições ou versões do kernel (como é o caso típico de muitos winmodems cujo driver não é de código aberto, por exemplo) e apresenta as mais variadas justificativas para estas escolhas. Enquanto as pessoas continuarem comprando, uma "lista negra" vai ter pouco efeito prático, na minha opinião.

Portanto, minha parte neste processo é tentar fornecer aos usuários as informações necessárias para fazer suas escolhas de equipamentos e serviços que funcionem no Linux. Darei as boas vindas a quem desejar estruturar um trabalho mercadológico sério que faça esta outra tarefa que os comentários acima pregam. Pessoalmente, entretanto, acho prematuro.

Outra questão é a dos critérios justos de avaliação, que não tornem esta possível "lista negra" irrelevante ou que não classifiquem de forma errada algum fornecedor (por exemplo, caso não haja driver simplesmente porque ninguém se deu ao trabalho de implementá-lo, embora as especificações estejam disponíveis e o pesquisador não saiba disso).

Digamos que você tenha 4 fornecedores de uma classe de equipamentos: um deles não tem nenhum tipo de driver para Linux (e não conseguimos apurar a razão: será que a especificação não foi divulgada, ou não apareceu ninguém interessado em escrever o driver?), outro tem um driver de código fechado que funciona com kernel 2.2.x, outro tem um driver que funciona bem (embora não aproveite todos os recursos do equipamento) mantido pela comunidade sem apoio do fabricante, e do outro há relatos de que funciona com Linux, mas ninguém chegou a responder a pesquisa relatando sucesso no seu uso. Quais deles iriam para a lista negra?

» Comentário de Itamar () em 14/12 15:19

Augusto eu sinto que fui um pouco e-mala, mas sinceramente o questionamento que fiz foi intencional. Até por que acho que vc não ia encampar uma idéia assim, como mencionei anteriormente. Todavia apenas coloquei esse contraponto apenas para que houvesse essa reflexão.
Confesso que discordo do seu enfoque qto alguns pontos abordados, no que tocante ao efeito de uma "lista negra", mas vc tem razão qto aos critérios para a inclusão dos itens. Apenas acho que a mesma analogia é tb empregada nesse pesquisa que vc está promovendo, por esse motivo acho que teria a mesma finalidade de ser uma referência (lógicamente num sentido inverso). Mas é só uma sugestão, nada concreto, mas que rendeu um bom fruto que foi sua resposta com um carater muito esclarecer pra mim e acho que a muitos outros também. Mas de toda forma ainsa louvo sua iniciativa, e o saco de "nos aguentar". Infelizmente não dei minha contribuição pois nenhum teste eu realizei nesse sentido, apenas 2 casos que eu teria a comentar se existisse uma "lista negra". É uma discussão ampla acredito, e espero que a cada dissabor como esse assunto, ainda possa encontrar um feliz resposta pelas comunidades ( e é o que normalemnte te acontecido ). Abraços e desculpe por esse quase flame.

» Comentário de isaque profeta () em 15/12 09:19

Falando de novo do "EU".... não é uma comunidade de 1000 usuários "EU", mim por exemplo não sou da comunidade mas vim dar meu voto um colega meu que faz parte que indicou. Essa comunidade é bem maior que imaginamos e a industria do hardware logo logo vai ter muito o que fazer...

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.