« Página do Solaris 10 em português | Main | Vote nos Favoritos de 2004, informe os periféricos que funcionam no seu sistema, e ainda ganhe brindes! »

quarta-feira, 1 de dezembro de 2004

Instalação do Debian Sarge em slides

Bruno Torres (bruno@brunotorres.net) enviou este link e acrescentou: "A instalação da nova versão do debian (ainda não lançada como estável), de codinome sarge, está... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 21:39

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Kid X () em 02/12 09:10

Eu esperava uma instalação em modo gráfico, mas fácil e mais amigável de se fazer...

» Comentário de Manoel Pinho () em 02/12 09:32

Não vejo muito problema em não ter um modo gráfico. O que importa é ser intuitiva e parece que agora acertaram. O instalador anterior era tão enrolado que até pessoas experientes em outras distribuições ficavam enroladas.

Só acho um absurdo terem levado tanto tempo para fazer esse instalador. O Red Hat tinha algo análogo desde a versão 4.x e até o Slackware e o FreeBSD, que são mais voltados para administradores experientes, já tinham instaladores semelhantes a esse novo do Debian (não-gráfico mas intuitivo) há muito tempo.

» Comentário de semente () em 02/12 10:04

Manoel, bom, o instalador do Debian é para 11 arquiteturas, e nem todas estão 100%, isso é um dos motivos que está atrasando seu lançamento final, fora isso, ele está um pouco atrasado sim, mas foi escrito totalmente do zero. Para x86 já está 100%.

Kid X, se fosse em modo gráfico, precisaria mais que 16 de RAM para fazer a instalação. Tem sistemas que precisam de no mínimo 32 RAM para instalar, justamente por ser em modo gráfico, o que, em minha opinião, não traz nenhuma vantagem.

A instalação está bem intuitiva, não acho necessário um modo gráfico, porém está sendo desenvolvido uma versão em GTK desse mesmo instalador! Mas não para substituí-lo, acredito, talvez opcional.

» Comentário de Kid X () em 02/12 10:33

Eu acho que devia ter uma opção de instalar em modo gráfico, mas não obrigatoriamente que seje em modo gráfico. Mas seria muito bom se o Debian, Slackware e Gentoo (que são distros-raízes) fossem fáceis de isntalar e usar, para derrubar toda a hegemonia da RH, SuSE e Mandrake, por exemplo... :P

» Comentário de Caio Begotti () em 02/12 11:15

O que são "distro-raízes"? Sem provocação, curiosidade mesmo. E valendo-me da provável resposta: o que faz da distro do projeto Gentoo ser uma destas?

» Comentário de semente () em 02/12 11:36

Bom, nunca vi o termo distro-raiz, mas existe distros feitas do "zero" e distros baseadas nessas. As raizes seria essas "originais". As outras, se basearam nelas, o que é a grande maioria. Distros-raizes (se eu tiver certo) é o Debian, Red Hat, Slackware, Gentoo...

» Comentário de Kid X () em 02/12 12:09

É isso mesmo semente, distro raízes são aquelas que baseiam as outras, como o Debian baseia o Knoppix, o Slackware baseia o Slax, a Red Hat baseia as RPM da vida e assim vai...
Caio, o Gentoo é uma nova distro, de base própria e muito boa (com ports do BSD), pelo que eu saiba ainda não existem nenhuma distro baseada nela, e provavelmente logo terá.

E fui eu que dei um nome a esse termo "distro-raíz"
;)

» Comentário de Kid X () em 02/12 12:19

Pois é Caio, precisariamos fazer uma espécie de dicionário do vocabulário da informática! É cada uma que a gente vê: Vapourware, troll, dead-project, flame, e-mala, shadow, etc. etc...............
--------------------------------------
Ah, olha o que eu achei no site http://www.portalinfornet.hpg.ig.com.br/vocabulario_2.htm o significado de Linux:
"Linux - Linguagem de programação. considerada como uma espécie de Canadu por quem a conhece bem ,foi desenvolvido pelo filandes linux torwalds em 1991. Baseada na linguagem Unix, o Linux, funciona em qualquer sistema operacional; é gratuito. Flexível e mais um monte de coisas."

Olha, depois quem fala que o Linux é um sistema operacional ao invés de um kernel é chamado de burro...

» Comentário de Andretti () em 02/12 13:23

Pessoal,

Só uma colocação. O fato de ser em modo texto não quer dizer que não seja fácil de instalar ou intuitivo. Assim como um instalador gráfico não seria obrigatoriamente intuitivo. Um instalador gráfico não era uma prioridade máxima para o Debian, mas um instalador intuitivo era (inclusive é um pre-requisito para o lançamento do Sarge).

» Comentário de anom () em 02/12 13:55

Tem distro baseada no gentoo sim. É uma tal Vida Linux: http://gentoo.vidalinux.com/

» Comentário de Eu () em 02/12 14:01

Não entendo o porque de tanto auê em torno do instalador. Instalador é uma coisa que você usa UMA ÚNICA VEZ. Aqui, por exemplo, a última vez que tive que usar o instalador foi a uns 3 anos. Desde então estou com o mesmo sistema, atualizado regularmente.

Nem lembro como era o instalador.

» Comentário de Darksher () em 02/12 14:17

Pessoal, os que acompanham mais de perto poderiam dizem se falta muito para a liberação do Sarge para x86? Ou o serviço para essa arquitetura já está finalizado?

» Comentário de Death Warlock () em 02/12 15:43

Quanto ao instalador, se toda distribuição tivesse a opção de instalador texto e gráfico, dava para instalar o SuSE até em 486 como dá pra fazer com o Slackware e o Debian, isso vai do foco do dono da distro, no Debian e no Slackware a filosofia é de não discriminar as máquinas antigas.

Agora sobre "Distro-raiz", é aquela distribuição criada a partir dos códigos-fonte de todos os programas, podem ser utilizadas as dicas do guia Linux From Scratch (LFS, http://www.linuxfromscratch.org/), esse guia tem informações de como montar uma distribuição a partir dos códigos-fonte, você cria uma distro completamente nova e pode configurar o sistema da forma que você bem entender. Pode até mesmo ignorar qualquer padrão, ou tentar criar um novo padrão como a Gobolinux que é brasileira (http://www.gobolinux.org/), eu conheço como distro raiz a Debian, Red Hat e Gobo Linux.

Por exemplo, das distribuições comerciais eu sei que SuSE, Mandrake e Conectiva, tiveram suas origens no Red Hat, o Knoppix que deu origem ao Kurumin veio do Debian, e acho que o Corel Linux que depois virou Xandros também saiu do Debian. Outras distros mais antigas contruídas dos códigos-fonte foram descontinuadas.

O Slackware é uma 90% "distro raiz", isso na minha opnião porque o Slackware não foi criado do zero, o Patrick Volkerding "remasterizou" o uma distro chamada SLS Linux, a história está aqui (http://www.slackware.com/book/index.php?source=x63.html (eu sei que ele concertou vários bugs, mas justiça seja feita, não foi um começo do zero).

» Comentário de hamacker () em 02/12 18:41

Sempre tive curiosidade de experimentar a Debian por causa do repositorio de pacotes, mas sempre a vontade passa quando chego aos ftp's, alguns deles com 14 iso's.
Eu queria testar o sarge, mas só encontro o 3.0rc2, seria ele ?

» Comentário de Leandro () em 02/12 19:05

Hamacker

Esse 3.0rc2 é o woody, o atual "stable". O Sarge é o "Testing", e logo será "stable".

Pegue qualquer CD de debian, tipo woody mesmo, ou baixe uma ISO e queime um CD de sarge. O resto vc instala pela internet.

Eu mesmo, uso debian desde 2002, e sempre que instalei foi assim. Instalo o básico e depois baixo o que preciso. E olhe que uso linha discada.

Claro, se vc quiser, queime os primeiros CDs apenas, acho que só os dois ou 3 primeiros são essenciais para um usuário comum.

E tem o Debian-CDD, um debian pronto para desktop personalizado pelos desenvolvedores brasileiros. Nunca usei, mas já li que é muito bom.

» Comentário de =welrbraga= () em 02/12 19:41

Quem quiser experimentar o Debian mesmo, sem distorções (não entendam como flame) tipo Kalango ou Kurumin, deve baixar e instaalr o Debian-br-CDD.

Este é o debian "puro-sangue" mas com o sistema já pré configurado para o pt_BR. É ótimo e o pessoal fez um excelente trabalho

» Comentário de Eu () em 02/12 20:41

O Debian-br-cdd não é o Debian puro. Quem quiser testar o Debian puro deve usar o que está em debian.org.

Quem quer o sarge pode utilizar o Debian Installer, que já tem um release-candidate. E não precisa ter medo de usar o RC por que o que impede seu lançamento como estável são as arquiteturas exóticas. Para usuários de i386 ele já está mais do que estável.

» Comentário de Alan Kelon () em 02/12 22:20

Olá,

O Debian-BR-CDD é um Debian puro sim. Veja em:
http://people.debian.org/~enrico/talks/2004debconf/html
ou mais precisamente aqui: http://people.debian.org/~enrico/talks/2004debconf/html/

Abraço.

» Comentário de Eu () em 02/12 22:40

Se as CDDs fossem o Debian puro, não existiria por que fazer um iso diferente. Não é só tradução. O debian original tem os arquivos de i18n.

Segundo a Wikipédia, "O Debian-BR-CDD uma customização (personalização) voltada para usuários desktop, brasileiros.".

Se é uma customização, uma personalização, não é a mesma coisa.

» Comentário de Kid X () em 02/12 22:46

Pelo jeito esse "Eu" é um puro advogado do Debian!
Outra vez eu vi ele metendo o pau no Slackware (a minha distro!), mas se ele é um usuário Debian, ele é bem vindo em qualquer lugar da comunidade! :P

» Comentário de Alan Kelon () em 02/12 23:38

"Se as CDDs fossem o Debian puro, não existiria por que fazer um iso diferente. Não é só tradução. O debian original tem os arquivos de i18n."

Isso já sabemos. Você viu os slides que coloquei aqui? Os CDDs são personalizações, como você mesmo falou, mas ainda são Debian, pois as alterações são feitas da maneira correta.

Por que as CDDs existem? http://people.debian.org/~enrico/talks/2004fisl/html/img15.html

Como fazer uma CDD? http://people.debian.org/~enrico/talks/2004fisl/html/img16.html

"Se é uma customização, uma personalização, não é a mesma coisa."

A questão é que *é a mesma coisa*, porque é feita da maneira correta. Na CDD há um tema diferente, que, se não me engano, já está no Debian. O grande lance das CDDs é que as contribuições vão direto pro Debian diferentemente do Kurumin, por exemplo.

Abraço

» Comentário de CWagner () em 03/12 00:49

Ainda estamos discutindo o sexo dos anjos, quer dizer... as peculiaridades das distros?

Nada contra ser contra alguma coisa, mas ser contra só pra ser "do contra" é sacanagem.

Acho que se você gosta de uma distro, use e divulgue para os seus amigos e conhecidos. Agora, se não gosta, ou não concorda com algo nela, mande uma sugestão ao criador/mantenedor da mesma.

O BR-Linux é um ótimo lugar, fora um troll aqui, um boi ali... mas ultimamente está meio difícil entrar no site e ver uma discussão útil.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.