« Bem-vindo ao Planeta Viva o Linux | Main | Página do Solaris 10 em português »

quarta-feira, 1 de dezembro de 2004

Caixa e ITI lançam em Brasília o Kurumin/Linux Caixa

Hermes (hsbarbozaarrobaibestvip.com.br) enviou este link e acrescentou: "Há dois meses encaminhei uma sugestão para o Banco onde sou correntista de customizarem uma distribuição liv... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 21:31

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de bebeto_maya () em 02/12 02:56

__Não vamos estragar o momento em que o Kurumin e Morimoto colhem os bons frutos que plantaram em sua labuta, mas vai ser díficil, mesmo com uma ferramenta fantástica, quebrar o ciclo cultural do Windows em instituições públicas. . .A MS não vai ficar calada com 63.000 cópias distribuidas de uma tacada só, principalmente se surtirem o efeito desejado, o de formentar o uso do Linux como alternativa, e vai chiar. . .Vão ''dá'' cópias do sistema ''gratuitamente'' pra outros clientes de outros bancos. . .Afinal de contas, o custo de dá o Windows a quem já não compra mesmo, e só pirateia, é mínimo!
__Mas estamos aqui para ajudar e apoiar.Já perdi a conta do número de Instalações do Linux que fiz pra diversos usuários de Desktop. . .E o Morimoto certamente tem um mérito ímpar na adaptação do Linux a realidade brasileira, pois tem a visão dos usuários de computador no segmento desktop. . .Ele , muito mais que um programador, é um visionário!

» Comentário de anonimo () em 02/12 07:14

O kurumin é muito bom, tem suas utilidades e seu publico bem especifico. Agora falar "ambiente mais seguro", tenho um certo receito disto. Um sistema feito na base da marreta, gambiarra. Não acredito que realmente possa ser seguro.

» Comentário de Troll () em 02/12 08:10


O objetivo deste projeto da caixa é "quebrar o gelo", distribuindo os CDs do GNU/Linux Kurumin e fazendo alguns programas de esclarecimento, ir habituando os funcionários e preparando o terreno para uma migração no futuro.

Chegou-se à conclusão que o Kurumin é a distribuição mais adequada para isto, por ser facil de usar e ter foco na usabilidade.

Estavam homologando distribuições para usar na segunda fase, quando começam também os treinamentos. O Conectiva estava entre eles.

» Comentário de Eduardo () em 02/12 08:34

Será que vão refazer a encrenca da Conectividade social??? que a solicitação de serviços só roda no java da microsoft...

» Comentário de Alex Fowler () em 02/12 08:53

A Caixa Economica podia também fazer com que seu site fosse corretamente exibido no Mozilla, visto que a parte "Para sua Empresa", a esquerda do site, o menu não abre totalmente.

Ainda não fiz mais testes, mas o sistema que eles inventaram para facilitar alguns serviços de FGTS às empresas, o Conectividade Social, que utilizava Java, parece não funcionar também com o Mozilla (mesmo estando com a última versao do Java instalado).

[ ]'s
Alex Fowler

» Comentário de hermes () em 02/12 09:00

anônimo.
A segurança que eu falo é você acessar o site do seu banco utilizado o live cd. Como no CD nada é gravado você não terá instalado ali contra a sua vontade qualquer programa que fica monitorando o que você faz.
Um detalhe: os sites dos bancos são extremamente seguros. Não ouvi falar de ataques diretos. O que ocorre é que o criminoso invade o computador de um correntista, pega os seus dados, e então acessa o banco como um usuário normal. Então o que não é seguro é o nosso computador (principalmente se utiliza aquele sistema).
Imagine você em um caixa eletrônico sacando dinheiro e atraz de você um cara filmando tudo, outro fotografando, um terceiro com papel e caneta anotando sua senha e por aí vai. Esta é a realidade de milhares de computadores acessando a internet por aí.
poderiamos comparar também com um hospital que para fazer um curativo utiliza produtos devidamente esterilizados, isto é extremamente limpos. De que adianta tudo isto se o curativo esta sendo colocando no paciente dentro de um banheiro tipo aqueles de bar no fim da noite.

» Comentário de Peter Parker () em 02/12 09:32

Alex Fowler: eles usam a versão do Java (antiga e abandonada e completamente fora dos padrões) da MS. Foi essa versão que levou a Sun a processar a MS (e ganhar a causa). Dificilmente vai rodar se não for com a velha versão 1.1.17 da JVM da MS.

» Comentário de hermes () em 02/12 10:33

Sem dúvida o governo tem algumas barbarides de sites que somente são acessados via IE. Um terrível legado.
Pelo menos alguns já vão mudando, como o MEC, espero que o Ministério da Saude resolva também seus problemas.
Quanto a Caixa acredito que é mais facíl por que eles tem dinheiro e ainda tem a vantagem de que com a distribuição destes 63 mil CDs o problema ficará exposto.
Quanto aos outros bancos, comparado com o valor dos investimento que eles fazem em segurança, bem como com as perdas que tem com as fraudes, (dois casos que acompanhei, o valor desviado foi devolvido pelo banco em 2 dias sem nenhuma dificuldade), fazer estas adaptações é dinheiro para troco.

» Comentário de Alex Fowler () em 02/12 11:05

A receita também podia começar a soltar versões dos seus programas (DIPJ, Sicalc, DIRF, DCTF são alguns exemplos), para Linux, como o setor de contabilidade necessita desses programas, fica impossível realizar a migração nesse setor.

Tirando um pouco o governo, outra coisa que as vezes impede a migração, são os softwares de ERP, mas acho que com relação a esses, primeiro o GNU/Linux terá que se popularizar mais em desktops, para depois as empresas de software ERP investirem mais na plataforma Linux.

[ ]'s
Alex Fowler

» Comentário de João Melo () em 02/12 11:14

Louvável e irreversível.
Agora, as adequações do Portal e dos programas da CAIXA será uma questão de tempo.
Parabéns CAIXA, Morimoto e comunidade livre.

» Comentário de Ricardo Rabelo Mota () em 02/12 11:18

Acabei de saber por uma fonte ligada à Caixa que o Kurumin está sendo processado, por incluir tecnologia proprietária na distro (winmodems, java, etc.) Alguém sabe se procede esta informação?

» Comentário de Roberto Alcantara () em 02/12 11:26

"Ricardo Rabelo Mota" : o nome disso é F.U.D.

( http://www.iis.com.br/~cat/infoetc/377.htm )

"A tática FUD (Fear, Uncertainty, Doubt = Medo, Incerteza, Dúvida) é uma técnica de marketing que você pode usar quando um competidor lança um produto que é ao mesmo tempo melhor e mais barato que o seu, ou seja, quando seu produto já não mais é competitivo. Incapaz de responder com fatos concretos, você passa a divulgar declarações assustadoras através de canais de fofoca, buscando lançar um véu de desconfiança sobre as ofertas de seus oponentes e fazendo com que as pessoas pensem duas vezes antes optar pela concorrência."

Em vez de incertezas, que mostre em qual instância da justiça está sendo processado, por quem, qual o NUMERO do processo ... se não tiver nada disso, É FUD !

» Comentário de Roberto Alcantara () em 02/12 12:05

Enquanto isso a Mico$oft continua com a campanha :

http://img3.imagetown.net/582533255.jpg

» Comentário de Troll () em 02/12 12:31


O maior obstáculo para o difusão do software Livre no Brasil é a própria comunidade.

Bando de nerds arrogantes e ignorantes que só sabem criticar e prejudicar os projetos.

» Comentário de Helvécio Guimarães () em 02/12 12:36

Ótimo,
mesmo os mais otimistas não imaginaram onde o Linux ia chegar.
O melhor do Software Livre é isso. Não é apenas uma alternativa, mas um campo aberto para novas ideias e diretrizes. Nem o Linus Tovarld ou Stallman imaginaram tal coisa.

» Comentário de Roberto Alcantara () em 02/12 12:41

Só "esqueceram" de "avisar" a "assessoria de imprensa" da CAIXA o que a presidente estava fazendo ontem, pois no site da CAIXA :

http://www1.caixa.gov.br/imprensa/index.asp

não há NENHUMA menção ao evento.

Isso que dá "assessorias" que só trabalham "recebendo" "press-releases" e não sabe de seus próprios acontecimentos.

» Comentário de Adailton () em 02/12 13:46

Pior, nós, funcionários, não estão sabendo de nada.

Alguém sabe de mais detalhes ?

Favor lembrar à direção da caixa de avisar seus funcionários

» Comentário de Troll () em 02/12 14:11


A caixa está certíssima em levar o projeto em sigilo e só divulgar no dia da entrega dos CDs, quando já estava tudo pronto.

Se tivesse divulgado um mês antes, teriam 10.000 trolls da comunidade gorando e atrapalhando o projeto desde o início.

» Comentário de Roberto Alcantara () em 02/12 14:22

ninguem está falando em divulgar ANTES e sim depois ... o "evento secreto" foi ONTEM !

:-P

» Comentário de hermes () em 02/12 16:24

Só complementando sobre os spywares

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17589.shtml

"O gasto das empresas para barrar a ação de spyware deve aumentar de US$ 12 milhões em 2003 para US$ 305 milhões em 2008. Esse tipo de software espião é instalado discretamente no computador, geralmente junto a softs gratuitos baixados pela internet. Ele monitora a atividade dos internautas, o que é considerado por muitos uma ameaça à privacidade."

Tem também estas dos bancos britânicos
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17441.shtml

» Comentário de solano.krabbe () em 03/12 07:54

e o site da caixa? qdo vai ser 100% compativel com outros browser q nao o IE?

» Comentário de Roberto Menezes () em 03/12 15:22

Off-topic

Falando em site de banco :

vejam o site do Banrisul :

http://www.banrisul.com.br

ele tem um frame vazio que possui um webbug ...

não dá para acreditar - mas eles usam o EXTREME (serviço grátis) para contabilizar as visitas .

Logo EXPÕE o IP do visitante a qualquer um , basta acessar :

http://extremetracking.com/open;unique?login=hpbanco

* O frame em questão é esse :
http://www.banrisul.com.br/bah/link/bahpvzhw.asp

Então , o hacker de posse do ip, pode mais facilmente explorar alguma vulnerabilidade no (presumivel) cliente do Banco.

Espero que o Banrisul corrija logo esta falha ! :-)

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.