« Chamado aos usuários de Linux do Ceará | Main | Servidores Linux vendem US$ 1 bilhão no trimestre »

quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Itaipu migra desktops para Linux

ThLux (thluxx(at)yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now e acrescentou: "A matéria é do ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:37

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Job () em 24/11 23:14

Bem, considerando que a marioria dos aplicativos desenvolvidos foram em feitos em Clarion para Windows (melhor, mais rápido, imbatível) ambiente de desenvolvimento, a tarefa não vai ser simples,
pois haveria de ter alguns servidores windows pelo menos. ou usando alguma template php, refazer os 5% de codificação que usualmente se faz no Clarion.
A Softvelocity, quem sabe agora faz uma versão pra Linux....

» Comentário de Luciano () em 25/11 08:45

O que é melhor, mais rapido e imbativel?

Bom... deixando isso de lado, que tipo de servidor de arquivos é usado no caso de uma grande empresa assim? NFS não é né?

Migra pra linux para os servidores de arquivos são samba? Alguem sabe quando sai o NFS4?

» Comentário de Tux () em 25/11 09:12

//// Alguem sabe quando sai o NFS4?

Quando tiver pronto.

//// foram em feitos em Clarion para Windows

O que é Clarion ?

» Comentário de Flavio () em 25/11 10:25

Como muito bem disse o job, o Clarion é o " (melhor, mais rápido, imbatível) ambiente de desenvolvimento" RAD para Windows ( http://www.clarion.com.br ).

Eu ainda estou tentando achar um ambiente RAD semelhante no Linux. E não venham me falar do Kylix. Clarion dá de 10 a 0!!

» Comentário de Job () em 25/11 10:35

explicando, o Clarion www.softvelocity.com,
é um ambiente de desenvolvimento completo,
(dicionário, Controle de Versoes, desenhador de telas, gerador de código, ...) que trabalha com linguagem de modeles (templates), quem conhece o Screens da Oracle?, bem o mesmo foi baseado na Ideia do Clarion, mas é algo tosco e incompleto.

O desenvolvimento, fazer código (5%), e mesmo desenhar telas é mínimo.

Ele possui sua linguagem própria (Clarion),
possui compilador nativo, para C, C+, Pascal, Modula 2. O compilador é um dos melhores do mercado, foi feito pela JPI (Jensen and Partners Inc), os lixadores de código malucos ingleses que fizeram o Turbo Pascal 1.0....

Mas atravéz de templates, pode gerar código para qualquer liguagem, ambiente (desktop, web, ...)
que eu conheço, o fabricante disponibiliza para o proprio Clarion, Asp.net, php e feito por terceiros Java e outros..

Bem, vc perguntaria, se é um produto tão bom, por que não conheço?
R: se sucesso comercial depender de qualidade de produto, a MS .....

qq duvida, posso indicar usuários e apresentar o produto.

ps: por favor não baixe do edonkey, procure alguem
conheça o produto e compre!

» Comentário de Ricardo Rabelo Mota () em 25/11 10:40

Interessante ter uma versão própria do Itaipu. Aí é que entra a importância do software livre. A possibilidade de adaptar a distro à sua realidade, sem depender de outros para isso. É aí que reside a verdadeira segurança. O controle do processo e do que está sendo feito no servidor.

» Comentário de homero () em 25/11 10:42

Job: Acho que vc digitou errado seu e-mail. Não é sales@softvelocity.com ?

» Comentário de job () em 25/11 10:46

Bem, li agora no site da softvelocity,
com as novas templates php, basta regerar os programas, que os mesmos irão rodar em LAMP. :)

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 25/11 11:31

Espero que tenham uma boa equipe de suporte para manter este Itaipu-Linux. A menos que seja apenas um cd customizado e papéis de parede. Daí basta confiar nas atualizações do Debian.

Não seria um bom negócio apenas fazer uma distribuição "por fazer" e não mantê-la com atualizações e verificações de falhas de segurança e de sistema.

» Comentário de Roberto Alcantara () em 25/11 12:16

Clarion :

O pacote ENTREPRISE custa "apenas" R$ 9.100,00

... deve ser por isso que não é muito conhecido ...

http://www.clarion.com.br/produtos.html

» Comentário de ¢arnage () em 25/11 12:27

Clarion Melhor que tudo ?! depende do seu ponto de vista, tudo que eu quero fazer em aplicativos administativos eu faço em Delphi sem problema algum, rápido e descomplicado. Melhor só se for para vc !

¢

» Comentário de Henrique Vicente () em 25/11 12:45

Eu tenho o um live cd do PTI Linux (baseado no Kurumin que é baseado no knoppix que é baseado no debian), que meu pai pegou a algum tempo num congresso de engenharia elétrica e eu acho que é desenvolvido para Itaipu ele... por acaso o sistema operacional é esse?

» Comentário de Roberto Alcantara () em 25/11 17:11

hummm ...será que é um A.K.R. !!


AKR = Another Kurumin Remaster

» Comentário de Kid X () em 25/11 18:01

Não é nenhuma AKR, Roberto Alcantara... A distro linux da Itaipu será...

BLACKOUT LINUX!

hehehehe... tinha que aparecer um chato de um troll...

» Comentário de Carlos Eduardo Pedroza Santiviago () em 25/11 23:12

Não tem nada de remasterização de Kurumin. É um desktop Debian GNU/Linux, customizado e adaptado para as necessidades da Itaipu Binacional (acesso a mainframe, emulação de Lotus Notes (via wine), autenticação nos servidores Windows e muito mais).

A distribuição conta com bootsplash, supermount, grsecurity e outras modificações para facilitar e melhorar o coração da distribuição.

Aguardem novidades em breve.

» Comentário de Job () em 26/11 09:53

SOBRE CLARION,

Sim alcantara a versão Enterprise é muito cara,
ainda mais no Brasil, mas, pelo que sei de usuarios,
ninguem acha que vale a pena. É coisa pra Enterprise mesmo, grande empresa, no qual esse valor não é fora do padrão.
A maioria usa a professional que é mais que suficiente, e é barato comparativamente aos outros produtos, realmente aconselho conhecer quem trabalha com Clarion.
Se quiser conhecer, entre em contato, por email,
ah! é claro sem o "nospan.please'


A sim, Carnege, tudo é uma questão de ponto de vista, K & Ritchie, ja dizia que a melhor linguagem é aquela que a gente conhece bem, pois nela vc será mais produtivo.

Minha avaliação, é especificamente para aplicativos comerciais, e deriva da minha experiencia em desenvolvimento, que se reduz ao pequeno universo de linguagens que conheço, não mais de 15 linguagens, entre elas inclui o ambiente Delphi.
O Delphi é um bom produto, mas monolítico, e depende fortemente de codificação,
o IDE do Clarion, é multi linguagem e multiplataforma (Web, Desktop), tecnicamente voce pode usar o Clarion para gerar aplicativos em Delphi, comercialemnte, existe para PHP, ASp.Net, Java, e o do proprio Clarion.

Alguem com conhecimento forte do Delphi e estudando a linguagem de modelos do ambiente Clarion, poderia criar um pacote de templates para gerar aplicativos Delphi/Kilix. especialmente para Linux.:)
A grande questão, Por que não existe ainda?
Simples, o pessoal que conhece o Clarion, prefere usar a linguagem nativa dele, que foi concebida para aplicativos comerciais, diferente do Delphi(leia-se Object Pascal), que é linguagem de uso geral. E o resultado compilador do Clarion gera códigos extramamentes pequenos e otimizados.
(Lembre-se o que disse acima, os responsáveis pelo compilador do Clarion, é o pessoal que criou o Turbo Pascal (leia-se Borland).

E mais, com o Clarion, você tem o 'Draw Once e reuse ever' multilinguagem.

Assim, voce define banco, define as regras, o Clarion, gera toda a Interface (Telas de Entrada de Dados, Consulta, Relatórios, ...), voce faz os ajustes, ai então escolhe o destino "Windows, ASP.net, Java, PHP (Linux/Apache/MySql)", e o Clarion gera a aplicação toda, ah sim, o Clarion tb é multibanco de dados, e possui gerador de relatorios proprio.

Um desenvolvedor com o Clarion gasta e 1/3 a 1/5 do tempo comparado ao deplhi, com tudo quanto é adon, que precisar. Experiência própria e de todos os que conhecem ambos ambientes.!

» Comentário de Henrique Vicente () em 26/11 13:24

Carlos Eduardo Pedroza Santiviago,
me tira uma dúviva...
então o remaster do Kurumin feito pelo PTI é algum live cd que estão entregando para os funcionários já irem conhecendo o sistema..? Foi algum projeto descontinuado...? O que eu tenho aqui foi pegue no congresso XVII do SNPTEE, ainda no início desse ano eu acho. No caso o live cd é como fosse o Kurumin da época (não sei como está atualmente) com o OpenOffice... Boa sorte e desculpa se eu causei alguma pequena confusão :)

» Comentário de Flavio () em 26/11 13:43

Quando o Job fala que "o Clarion tb é multibanco de dados" quer dizer que os mesmos comandos de acesso a um banco de dados funcionam em outro. Por exemplo, o comando GET( ) posiciona num determinado registro da tabela, independente de ela ser DBF, TXT, Oracle, SQL, etc. Basta alterar no dicionário de dados o tipo da tabela e compilar de novo. O teu código vai continuar funcionando como antes!
Bem que eu queria achar no Linux uma linguagem assim (talvez CLIPPER com os seus vários RDDs???)!!!
Quem quiser dar uma olhada em como um programador Clarion trabalha no seu dia-a-dia, pode ir em http://www.clarion.com.br/tutorial.html e ver o quánto a gente não trabalha o tempo todo no editor. Quando a gente precisa, a gente vai. Mas é bem menos frequente.

Certa vez (1 ou 2 anos atrás), conversando com um programador iniciante no Delphi (talvez a versão 5 ou 6), ele me contou que o Delphi era o máximo! Tinha um componente para poder mostrar na tela o conteúdo de uma tabela. Aí ele fala: "mas esse componente só serve para ser usado com tabelas pequenas, porque ele lê todo o conteúdo da tabela em memória. Para tabelas grandes, tem outro componente" !!!!! Talvez isto não seja mais assim, mas é um exemplo da diferença de paradigmas de trabalho e do quanto o Clarion é mais produtivo. No Clarion, vocé escolhe a funcionalidade desejada (diz o QUÉ quer fazer -visualizar o conteúdo de uma tabela), depois configura visualmente certos detalhes (se é para ser page-loaded ou file-loaded - ler a tabela por páginas ou totalmente na memória-, chaves, condições de filtro, etc.
E o Clarion se encarrega do COMO fazer (gerando o código para implementar o QUÉ) !!!
E mesmo assim, a gente têm acesso ao código que VAI ser gerado, para altera-lo. E também ao código GERADO, alterando o seu comportamento para tratar as exceções da nossa aplicação.
E da próxima vez que o Clarion gerar novamente o código, ele vai respeitar as minhas alterações!!!

Em fim, cada macaco no seu galho! Fui!

» Comentário de ¢arnage () em 26/11 14:55

sobre o Clarion,

Bom não posso falar do Clarion porque não o conheço, mas esse negocio de gerar código automático não me agrada muito ... mas como não conheço vou ficar quieto com meu Delphi.

» Comentário de Carlos Eduardo Pedroza Santiviago () em 27/11 16:36

Sim, a distribuição do PTI na época era baseada em Kurumin, e eu ajudei a desenvolver. Esse projeto em si está parado, pois estamos depositando esforços junto à Itaipu, trabalhando na migração.

Os CDs foram entregues para o pessoal tomar conhecimento do poder do GNU/Linux, que de certa forma ainda era abstrato para eles.

Entretanto, podes visitar o site do PSL Trinacional ( http://www.psl-trinacional.org) para obter maiores informações sobre as ações das entidades que nos apóiam.

» Comentário de Henrique Vicente () em 28/11 17:52

aaaaah, agora explicado :)
e boa sorte ai.

» Comentário de José Antonio Meira da Rocha () em 04/12 14:32

Job, se a Clarion quebrar, ou for comprada pela Oracle e o produto for descontinuado, se o dono resolver mudar de ramo... como é que ficam os clientes que compraram um produto caro e "caixa-preta" como este?

» Comentário de Flavio () em 06/12 13:40

Ao José Antonio Meira da Rocha: Nesta questão, vocé tem bastante razão, mas enquanto meus clientes não me exigirem os modismos das "tecnologias de ponta" da Microsoft (coisa que eu SEMPRE desencorajo neles), eu vou poder continuar desenvolvendo as funcionalidades que eles desejam. E isto me garante uma sobre-vida de uns 5 anos.

Mesmo assim, eu continuo procurando uma linguagem 4GL (DE ALTO NÍVEL, que me permita acesso *_NATIVO_* a diferentes bancos de dados com o mesmo código fonte) e um ambiente RAD (não um simples IDE!!), que faça por mim automaticamente aquelas tarefas que eu sempre tenho que lembrar de fazer (por ex., fazer sempre certos "include"s quando eu quiser usar certas funcionalidades, etc.).
Se alguém conhece algo parecido, por favor me diga onde tem. Depois de muita pesquisa, o máximo que eu achei no mundo Linux é o Kylix. Ou seja, não é suficiente!
Depois de 10 anos programando em Clipper (ou seja, eu sou da época do DOS e sei me virar na linha de comando, assim como programar num editor e configurar um make) e 5 em Clarion for Windows, ter que aprender C++ para poder desenvolver aplicações comerciais com acesso a bancos de dados É um retrocesso!!! Meu tempo é muito valioso!!

De novo: quem souber de uma ferramenta RAD e 4GL para Linux, me avise!

» Comentário de Eder () em 05/01 15:27

Sou programador em Clarion a 4 anos e procuro pessoas que desenvolveram ou tem planos em criar aplicações para o Linux usando o Clarion.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.