« Folha: Firefox continua "marcha" e abocanha mais mercado do Explorer | Main | Sobre filmes, sementes, música e software »

terça-feira, 23 de novembro de 2004

The Inquirer: O Freedows Linux é um Windows melhor que o Lindows?

O The Inquirer publicou uma matéria sobre o brasileiro Freedows. O título pergunta: "O Freedows Linux é um Windows melhor que o Lindows?" À parte a brincadeira marota com o antigo n... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 21:04

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Emerson () em 23/11 21:26

Realmente não vi esse cara ae fazendo sucesso.

Não conheço uma pessoa que tenha baixado ele pelo menos só para testes.

Acho que não vai cair na graça da comunidade de software livre, justamente por aproveitar dos aplicativos livres e depois se fechar.

Temos ótimas distribuições hoje, com uma interface muito simples e agradável, já vi muitos dizerem que acham o GNU/Linux mais bonito e legal que o Windows XP.

Na verdade estavam se referindo ao KDE. :-)

[ ]'s
Emerson

» Comentário de Heitor Moraes () em 23/11 21:38

Comigo distribuição pequena* não tem vez.
Acho que base instalada é muito importante pra quem não pode bancar suporte e pra quem gosta de pacotes prontos pra tudo.
E com o método de distribuição que escolheu, o Freedows não vai conseguir isso nunca.

* (Claro que isso não se aplica as meta-distros baseadas em Debian GNU/Linux).

Faz um tempo que eu tenho usado o Fedora Core e GNOME como padrão. O GNOME vindo no Fedora é mais simples e fácil que o Windows, e vem recheado de ferramentas bonitinhas.
Não é difícil personalizar o GNOME e deixar ele tão similar ao Windows que os usuários não sentem a diferença.

Porque eu usaria uma distro com pouca base instalada, com possibilidade de expansão limitada (pelo preço da distro) e com uma interface que não consegue ser superior a que eu já tenho?

» Comentário de Pierre () em 23/11 22:02

Amigos,

Eu comprei a versao professional por R$ 150,00 com numero serial, manual, caixinha e tudo que tem direito.
Querem saber minha opinião?? Simplesmente horrivel.
O instalador é o Anaconda da Red Hat, tem um tema de XP e o OpenOffice maquiado, a unica novidade para mim era o Crossover que eu nunca tinha usado.
Depois da decepção total do teste, descartei e a caixinha esta pendurada no armario.
Instalei o Conectiva 10, baixei o Crossover trial para testar. Com certeza se fosse para usar um ambiente assim, compraria o Crossover e usaria o conectiva, achei bem mais agradavel.
Finalizando, achei muito marketing para um frankstein, mas deve ter agradado a alguem, acho que cada um tem seus motivos.
Caixinha por caixinha, apoie conectiva, Mandrake, Suse ou outra distribuição, este Freedows achei uma assombração.

» Comentário de fike () em 23/11 22:02

Não tive menor interesse, o que ela acrescenta?

É mais fácil customizar uma distro que já está acostumado do que instalar uma nova como Freedows sem termos o controle de nada.

» Comentário de Zyk () em 23/11 22:03

Desculpem a minha ignorância, mas Freedows Linux não devia ser livre também? Digo, não apenas o lite, mas o Standard, SMB. Professional, etc.?

No próprio site do freedows http://www.ciadosoftware.com.br/produto.asp?produto=1254 está escrito que "O Freedows é baseado em softwares abertos,...". Por todos os lados do site do freedows dá a entender que se trata de software livre, porém não há menção de como adquirir outras versões do freedows seja na forma de executável ou fonte.

» Comentário de Trolloló () em 23/11 22:08

Para mim este tal de Freedows sempre me chheirou e cheira a mais uma maracutaia ! Parafraseando o artigo do Antonio Marcelo - MOOOOOO !

» Comentário de Fabricio Moeller () em 23/11 22:15

Nunca vi, nunca usei, só houvi falar, e não me interessei.

» Comentário de Trollol*2 () em 23/11 22:35

Parece que o Trollol* tem raz*o na maracutaia e no fundo ele n*o * um Troll ;)
Por acaso voces viram a materia da veja?
Tem neste link:
a cobra que nao quer morder
http://www.resenha.inf.br/politica/?page=revistas&actions=viewnotice&revis_cod=984

» Comentário de Luciano () em 23/11 22:54

Nao uso nem conheço quem usa.
O fato de ser pago diminui muito o numero de pessoas usando.

» Comentário de Tonny Faccinele () em 23/11 23:47

Zyk, uma vez GPL, sempre GPL.

Não sei como é o Freedows, mas ela é obrigada a fornecer o código fonte dos programas que inicialmente são GPLs.
Agora, como ela vai fazer isto fica por conta dela, ou seja, se ela resolveu não fornecer gratuitamente ou não disponibilizar no site o código fonte, tudo bem. Desde que, quem compre o software receba também os fontes, ela não está violando nada.

» Comentário de gbitten () em 23/11 23:48

Estou testando o Freedows no meu trabalho, e pessoalmente achei fraco. A interface é cópia mal feita do Windows. Vem com pouquissímos pacotes, a alternativa é compilar ou tentar pacotes de outra distro. Ele vem com alguns produtos comerciais notadamente o Crossover e o Ximian Exchange Connector (que me parece foi posto como SL pela Novell). Inovação não há nenhuma.

Sobre o debate acima sobre ser livre, não impeditivo nenhum em lançar um produto comercial utilizando software livre, desde que se disponibilize os códigos dos softwares livre que fora alterados nesta distribuição.

» Comentário de Jimi () em 24/11 00:14

Baixei uma imagem iso, distribui algumas cópias, e não houve aprovação por parte de quem testou, que eu conheça. Ficaram com Fedora e Mandrake.
Reclamação de uma pessoa e mais a minha, fica por conta das trocas dos nomes dos plicativos, utilitarios, suite Open Office... Não houve respeito aos creditos do desenvolvedor riginal.
Quanto a distribuir livremente, se exite um software proprietário como Crossover na distribuição, fica dificil distribuir uma imagem iso. Embora eu aprecíe a camaradagem das distibuições que oferecem seus produtos de forma livre e prontas para uso, entendo que esta obrigação esta apenas nos fontes. A MandrakeLinux oferece iso dos 3 ou 4 primeiros CDs mas os outros com produtos prorietários ou comerciais não. Só baixando no P2P (bittorrent, emule...).
Conclusão: Freedows não vale o trabalho de instalar. Temos distros melhores.

» Comentário de Miguel () em 24/11 00:23

Olha, a começar pelo nome, "Freedows". Que nomizinho
safado!

Se o cara quer usar interface igual do Windows, entao compre Windows oras!
E essa historia que facilita para usuários migrarem é conversar fiada. Se o cara quer migrar do Windows, mas sem deixar de usar aquela interface, então ele não está pronto para migrar pra nada, e acho que deve ficar lá alienado no windows mesmo.

É mais do mesmo.

» Comentário de Minemonics () em 24/11 00:25

Bom esse FreeWindows ou Freedows, é realmente mais uma tentativa infeliz, de moldar os sistemas Linux/Unix para ser usado por usuarios do Ruwindows.

Olha isso na qualquer pessoa que conheça um pouco de SOs e tenha mais 2 de neurônios sabe q nao vai funcionar nunca!

Para fazer os usários de win, utilizarem Linux ou qualquer outro SO é necessário muito mais q criar telas iguais ao XP etc....

Precisamos mostrar as vantagens de uso e que as empresas e a comunidade (q já o faz) produzam software para o mesmo!

Ns minhs opinião, se continuar querendo imitar a carinha do win, podemos correr o grave risco de nunca nos libertamos desta grande porcaria.

Minemonics - Admin GentooBR
minemonics@gentoobr.org

» Comentário de Troll () em 24/11 00:45

Alguns dados interessantes:

Uma das pessoas que esta por tras do Freedows: Sandro Nunes (um dos fundadores da conectiva, que se afastou a alguns anos).

Escritorio da Freedows em SP: Av Paulista, 1009 - 4o. andar: Em uma salinha cedida pela Impacta (fizeram um acordo milionario anunciado meses atras). Alias, comentario maldoso: para quem anunciou um projeto de treinamento de milhoes, poderia pelo menos ter uma sala decente, ao inves de uma meia sala sem estrutura.

Eh livre: sim, quando voce compra, pode baixar os fontes (a caixinha tem um numero de registro a ser cadastrado).

Mas a pagina de suporte eh bem ruim, sem habilidades especiais para baixar pacotes (somente via HTTP, sem FTP, BitTorrent ou semelhante).

Quanto aos pacotes: alguns sao do LinuxFromScratch, acredito que foi ali que se basearam.

Tema Gnome/XP: OK, aqui esta o merito, um tema imitando muito bem a interface XP.

Crossover: outra grande sacada, usar o Internet Explorer como navegador. Mas se os sites comecarem a se adaptar ao Firefox/Mozilla, esta vantagem competitiva se perde.

Valor: R$ 150, mas na boa, distribuicao por distribuicao (nacional) - quesito desktop, o conectiva 10 eh melhor (traducao, suporte, quantidade de pacotes, gerenciador de pacotes - apt-rpm, forum, comunidade)

Usabilidade: o Freedows parece uma camiseta apertada: voce nao tem flexibilidade de alteracoes (devido a falta de pacotes). Tudo bem, da para baixar fonte e instalar, mas a ideia eh justamente escala e agilidade, uma vez que se apresentam como distribuicao coorporativa.

Vale a pena ? Somente como curiosidade.

Ainda tem de comer algum arroz com feijao para ser uma distribuicao pratica.

» Comentário de arnaldo () em 24/11 01:01

deus me livre de estragarem meu linux fazendo ele ficar parecido com o WIdnows, alem disso uma coisa que eu não entendo cmo é que certas distros usam um núcleo livre para produzir um produto não livre , não cabe na minha cabeça pra mim isto é inaceitável

» Comentário de Troll () em 24/11 01:04

Adendo: O kernel usado pela Freedows eh o do Fedora Core, 2.4.22, nptl

» Comentário de Troll () em 24/11 01:14

Arnaldo: Mas o Freedows EH LIVRE (free software), apenas NAO EH GRATUITO !!! (freeware)

Nas palavras de Stallman: free as speach, not free as beer.

Quanto a copia da interface Windows, quando voce faz uma migracao em escala (150, 500, 1000 estacoes), o menor impacto possivel eh desejado.

Se posso focar meu tempo em suporte do importante (os servidores) e nao me importar com o usuario (onde esta o icone da internet), melhor para mim (e para meu bolso).

» Comentário de Ricardo () em 24/11 01:32

Boa noite, EU NUNCA VOU USAR O FREEDOWS!!! A idéia da Cobra foi muito boa, só a idéia porque a prática está sendo horrível!!! Como pode um Linux ter Licensa? Eu não entendo isso. Onde nós vamos parar?
Onde eles querem parar?

Tuxsp!!!

» Comentário de henrique () em 24/11 08:05

Para mim se é para ser igual ao XP é só usar o XPDE... www.xpde.com

» Comentário de Death Warlock () em 24/11 08:29

Essa histório de Linux com licença tem cheiro de gente do governo que resolveu investir em software livre mais pela oportunidade de negócio do que por acreditar em software livre.

» Comentário de Rodrigo Mota () em 24/11 08:33

Ola, utilizo o freedows pois estou esccrevendo um artigo que tentarei publicar aqui, o freedows foi criado nao como uma distro linux, com servidores etc, ele foi criado, para ajudar na migração do windows para linux, no começo, obtive a a copia 0001, estava fraco, sem gcc, smb, etc, porem agora a atualização online ja e possivel pegar o gcc, alguns servidores, update pack de segurança. Não troco minha distro favorita por ele, porem um grande avanço, para quem nao tem conhecimento linux.

Obrigado !

» Comentário de Walfredo () em 24/11 09:52

Eu comprei o Freedows, e como falaram a cima , não existe os fontes para baixar e não é mencinonado nada sobre fontes quando ele é comprado e não vem o CD dos fontes na Caixinha.
Quero dizer que da mesma forma que sua interface é parecida com o Windows seu licenciamento tambem é, detalhe pior o "UPDATE" é valido somente por "UM ANO".
Ou seja pelo que entendi se eu quizer atualizalo depois de um ano terei que pagar mais R$150. Estou falando o que esta no contrato, não sou eu que estou falando.
Sinceramente não gostei nada , e não acho que o Freedows venha fazer diferença na comunidade Linux pois não acrescenta nada pelo fato de não ser livre. Por experiência, melhor usar um Linux Livre
para migrar porque de qualquer modo os usuários terão dificuldades no inicio, mas depois tudo se normaliza. Pra mim o Freedows não ajudou em nada na Migração e pelo contrario até atrapalhou pelo fato de ser muito parecido com XP e não ser o XP e é dificil entrar isso na cabeça do usuário comum. Agora se vc mostra algo realmente novo pra ele , de cara ele já entende que é um outro sistema operacional e não vai tentar instalar programinhas do do XP etc.... Para quem não sabe , somente alguns programas rodam no Croosover. temos muitas opções de Linux hoje, escolha a que melhor lhe agradar e vá em frente, não adianta tentar tapar o
Sol com a peneira que é pior. Seja Livre use LINUX "LIVRE é CLARO" :-).......

» Comentário de Eder S. G. (JORDAM) () em 24/11 09:57

Muito bom dia a todos.

Na minha opinião, depois que descobri a distribuição Debian GNU/Linux a pouco mais de um mês... não a troco por outra distribuição.

Imaginem os seguintes cenários:

1) milhares de desenvolvedores da distribuição Debian que acreditam na liberdade de se utilizar software livre (estes desenvolvedores estão espalhados ao redor do mundo onde trocam ideias sobre o desenvolvimento desta distribuição Linux).

2) alguns poucos desenvolvedores trabalhando em uma distribuição linux que não seja de alcance mundial e que não tenha uma ampla gama de serviços como suporte, documentação, listas de discussão, newsletter semanal etc etc.

Qual dos 2 cenários você optaria?

Eu optei pelo primeiro cenario, onde venho utilizando com muita satisfação a distribuição Debian GNU/Linux.

Um dos motivos que me motivaram para aprender e me dedicar a esta distribuição Linux podem ser lido aqui:
http://www.debian.org/intro/why_debian.pt.html

No mais, tenham uma excelente quarta-feira!

» Comentário de rafa () em 24/11 10:09

não uso o freedows.
não conheço quem usa o freedows.

e, para mim, o freedows é boi fantasiado de gnu. não que ele declare ser gnu, mas ele é meio muito mal explicado. para mim, a cobra, como braço de tecnologia de um banco governamental, deveria investir em ferramentas livres e contribuir para projetos já existentes, ao invés de criar mais uma distro, com um nome horrível e que não é 100% livre. deprimente.

aliás, será que a microsoft brasil irá processar a cobra por "freedows" ser parecido com "windows"? o lindows até mudou de nome por um perrengue desse...

» Comentário de Ricardo Rabelo Mota () em 24/11 10:22

O Linux tem licença sim! Todo Linux tem licença. É a licença GPL! Se não tivesse, talvez a M$ já teria se apropriado do kernel linux e metido uma patente nele.

» Comentário de Alexander Mitvix () em 24/11 10:41

Death the commercial distributions!

» Comentário de flipe () em 24/11 10:49

Eu também até hoje só vi notícia dessa distro ai...que na verdade não é distro!!!!

bem, sei lá!! Talvez por isso que ela não é popular no Brasil, por ter um nome em inglês que sugere "liberdade" em português e não tem nada de liberdade.

Mas pelo que li na notícia ela vende somente a parte gráfica, tipo livre a interface "feia" paga a interface "bonita".

Alias dizem também muito sobre o kurumim ser o XP do linux, mas apesar das criticas conheço quem usa o Kurumim, e eu pessoalmente não tenho nada contra ele, acho que o que ele faz é excelente para o mundo linux, tentando trazer uma bo interface gráfica, leve e funcional para facilitar o trabalho com o linux.

Mas com a "Free...." já não posso ter o mesmo pensamento.....

Parabéns Kurumim Linux!!!! XD

» Comentário de Luc () em 24/11 10:59

Gente, hoje eu acordei, dei uma olhada em volta e vi que minha casa não está nada bem. Precisa de uma faxina URGENTE.

Pior não é isso. Pior é que quase todas as minhas roupas estão sujas. Daqui a pouco eu não vou ter mais o que vestir. E eu odeio lavar roupa.

Daí eu pensei: será que alguma dessas pessoas aí em cima que acham tão absurdo uma empresa se atrever a COBRAR por seu produto não gostaria de vir aqui, limpar minha casa e lavar minha roupa?

De graça, é claro. Imagine se eu vou PAGAR PELO TRABALHO DOS OUTROS. Credo!

» Comentário de Heitor Moraes () em 24/11 11:09

Luc, a pergunta é:

Quanto a COBRA está pagando pelo trabalho que ela pescou da comunidade?

A resposta é fácil: NADA! E não contribuiu com NADA!

Se você lavar minhas roupas eu lavo as suas - até agora só a comunidade é que tem lavado roupa pra COBRA!

» Comentário de Alexandre Martins () em 24/11 11:21

Luc, boa tentativa de sofisma. Tua casa é problema teu, tens a opção de escolher ser organizado e higiênico ou não. A questão que se discute aqui não é pagar pelo trabalho dos outros, seu sofisma transforma numa discussão demasiado simplista. O Freedows, pelo tempo disponível, não conseguiu mostrar a que veio. Facilitar a migração, como já foi dito, há "n" opções, mas pegar free software e criar licença anual para atualizações, nenhum modelo comercial de distibuição no Brasil faz isso. O trabalho dos "outros" que você diz é o trabalho do Banco do Brasil, um banco público, da sociedade brasileira (e não "do governo"), que teria a obrigação de contribuir para o desenvolvimento nacional. Concordo com opiniões anteriores, não estão focados em divulgar o Linux, ampliar sua base, democratizar o uso da informática, apenas SE APROVEITARAM DO TRABALHO DOS OUTROS para dar uma maquiada no FC (que segundo eles prórprios foi a base do desenvolvimento deste monstrinho) para criar uma distro fraca visando APENAS o lucro sob falsos argumentos. Taí, independente de opiniões, o próprio "mercado", ou melhor, a própria sociedade está dando a resposta na prática, ou seja, CADÊ O FREEDOS instalado? Cadê os usuários para defenderem o Freedows ou seu modelo? Quantos se manifestaram continuar usando e satisfeitos por isso?

Ao contrário, mesmo os que compraram, estão decepcionados.

P.S.: Deixe de ser pregiçoso e dê uma arrumadinha na casa ;-)

» Comentário de Luc () em 24/11 12:00

Heitor,

A "comunidade" não cobra porque não quer. Faz parte da GPL a "licença para vender". Então não faz sentido acusar a COBRA de imoralidade.

Alexandre,

O verdadeiro problema parece ser que o Freedows é RUIM. Se o teor das críticas fosse apenas este, eu nem abriria o meu bico, até porque eu nunca vi esse tal de Freedows.

Mas se fosse BOM, eu acharia perfeitamente válido uma empresa cobrar por uma distro mais bem acabada que o que se vê por aí. Eu acho um saco pegar uma distro crua e ficar polindo eu mesmo. Tenho mais o que fazer. Se uma empresa cortar os espinhos do Linux por mim e eu gostar do resultado, pago com prazer. E pago de novo pelas atualizações daqui a um ano se o preço for razoável. As pessoas que trabalharam nas atualizações têm que ser pagas por esse trabalho.

Mas se analisarmos as opiniões já expressas, vemos algumas de gente que não se importa se o produto é bom ou ruim: acham que cobrar é uma espécie de sacrilégio e ponto final. Assim não pode. Assim não dá.

Alguns linuxistas são engraçados. Vivem declarando que o Linux é lindo e maravilhoso, mas só de ouvir falar em PAGAR por alguma coisa, ficam logo revoltados. Se uma coisa é tão linda e maravilhosa, porque é tão odiosa a idéia de se pagar por ela?

Pois eu acho mesmo que Linux progride muito devagar e que falta é dinheiro entrando nos bolsos de quem desenvolve. Se Linux fosse uma empresa, com todo mundo trabalhando 40-50 horas por semana, com salário integral e prazos rígidos para cumprir, Linux seria muito melhor. Essa coisa de ser tudo de graça é gostoso, mas mimou demais a "comunidade". Desse jeito, espanta a mão-de-obra qualificada. Assim muita gente *profissional* com talento e conhecimento para produzir software de primeira linha só vai querer programar para Windows e Mac, onde cobrar é normal. Por que perder tempo trabalhando e caprichando para um bando de radicais que acha que cobrar é sacrilégio?

Tenho certeza de que não é essa a idéia do SL. O próprio Stallman, xiita-mor, sempre enfatiza isso.

Bah! Eu não fazer faxina. Não vou fazer uma coisa que eu odeio. Prefiro pagar alguém pra fazer por mim. Enquanto isso, ganho dinheiro fazendo *o que gosto* para poder pagar a tal pessoa. Enfim, não confundam liberdade com escorpião no bolso.

» Comentário de Joao Carlos Severiano () em 24/11 12:49

A algum tempo aqui mesmo saiu uma materia sobre a distribuição XANDROS, herdeira da Corel Linux (http://br-linux.org/noticias/003604.html), que testei e posso dizer-lhes que atende às expectativas de qualquer usuario do windows.
É do tipo: vc so tem que usar, nao precisa saber nem mesmo a marca do seu monitor. Instalou o winmodem sem fazer pergunta.
Com OpenOffice.org. e wizards para todo lado, acho um exemplo de produto que vale o que pesa.
Testei a versão de livre circulação.

Baixei a iso do Freedows, tambem de livre circulação e não consegui instalar em minha máquina. Nem o Anaconda funcionou direito. Desisti.

Acho que quem gosta de Linux, que é capaz de modificar e compilar seu proprio kernel e modificar seus programas favoritos e contribuir com a comunidade, vai continuar usando as Distros convencionais. Mas a grande virada, o alargamento da base de usuarios so virá com a eficiencia de empresas que vendam e deem suporte aos usuarios do tipo: só sei ligar e digitar meu texto e usar a internet.

Um computador com Linux instalado, onde alguem que se interesse, possa se aprofundar, é muito melhor do que computador com Winqualquercoisa, de onde nada vai incentivar ou proporcionar o apredizado e engajamento à comunidade do SL.

» Comentário de Pierre () em 24/11 13:14

Detestei o Freedows, e digo isto por exeperiencia propria, comprei a caixinha com tudo que tinha direito.
Mas concordo com o Luc em relação a pagar pelo trabalho produzido, isto é mais do que justo, as pessoas se empenham e merecem, afinal todo mundo precisa comer. Em relação que muitos membros da comunidade querem tudo de graça, também é verdade, isto acontece.
Imagino que o software livre é um modelo de negocios como qualquer outro, tem as suas particularidades importantes, tais como: acesso aos fontes e outros beneficios.
Entao endosso o Luc, temos que valorizar o trabalho dos outros não so com palavras, mas também com dinheiro, porque qualquer bom trabalho deve ser recompensado.
Software Livre nao é gratis!!!

» Comentário de renato () em 24/11 13:26

Luc, que tal perguntar se alguém pagou por sua distribuição favorita? Antes que alguém atire a primeira pedra, eu paguei pela minha, e sinto-me feliz de contribuir desta forma.

» Comentário de Augusto Campos () em 24/11 13:33

Eu paguei sim, e paguei também por diversas versões anteriores dela.

» Comentário de Walfredo () em 24/11 13:35

"O PROBLEMA NÃO É COBRAR"

O problema maior é que a "COBRA" usa 99% de código livre em seu produto e 1% ela que desenvolveu e a mesma não compartilhou uma linha de Código com a comunidade Linux "ISSO QUE É SACANAGEM".

As empresas como NOVELL,IBM,REDHAT,LINDOWS etc..., todas cobram, mas a diferença que elas compartilham seus códigos e investem realmente em projetos Livres.

Não há justificativa para a "COBRA" quanto a isso, estão abusando da comunidade Linux.

E vamos falar sério, nem a Microsoft cobra por ano por seus updates ,que a "COBRA" cobre por outro tipo de suporte mas por UPDATE , sem comentários....

Posso dar um exemplo da Lindows que patrocinou a criação do sistema de arquivos reiserFS e tantos outros projetos Livres , e é uma empresa que cobra pelo seu sistema operacional em caixinha.

Mas cadê a iniciativa da "COBRA" ... até agora nada. Falam que investem tanto mas até agora não vi nada real para comunidade.


Vamos dar valor a quem merece.

» Comentário de Walfredo () em 24/11 13:49

Tenho prazer em comprar caixinhas Linux e softwares linux.
OBS:mas pagar por Update é bravo ....

Tenho todas versões do Conectiva em caixinhas, todas pagas. tenho Croosover, FlagShip, Xharbour, Mysql todos comprados.

"Todas pagas" e vale a pena.

Posso falar bem do Croosover , porque comprei a versão 2.0 e eles não cobraram pelo UPGRADE e hoje estou com a versão 3.01 e não paguei um centavo a mais por isso, pude baixar todas as versões até a mais recente.

E acho justo pois ele usaram o Wine como base. Isso sim é um trabalho sério.


» Comentário de André K. () em 24/11 14:01

Não conheço ninguém que usa e não me atrai nada ser parecido com o M$-Win-XP. Facilidade para o usuário final? Pode até ser que sim, mas não é Software Livre, então não pode ser incluído nas discussões. É software privado... nada de ideologia... nada de inovação... Muita propaganda e pouca consistência... Se quer Windows, usa o próprio... :-) Eu prefiro a liberdade.

» Comentário de Rodrigo Messias Barros () em 24/11 15:31

Eu - por favor não riam - comprei o Freedows Professional. Registrei, instalei, atualizei e usei. Moral da História: Estou com o Conectiva Linux 10 instalado no meu micro. Porquê? Por que o Freedows não foi feito para usuário desktop. Ele foi feito para usuário corporativo(se é que foi mesmo!).

No dia em que instalei-o minha esposa chegou a pensar que eu estava com o Windows XP. Aí eu expliquei. Ela fez o seguinte comentário(e ela não entende quase nada de Linux/Windows): Se for pra ser igual é melhor usar o Windows, ora! Dessa forma o Linux nunca vai ter vida própria! Vai copiar sempre o visual que a Microsoft adotar? Resumindo: O Windows, pensando na mais absurda hipótese de o Freedows dominar o mercado, ainda será o padrão... já que o padrão do Freedows é o do Windows... entenderam?!

Minha experiência foi muito ruim e estou arrependido de ter gasto meu dinheiro com esse produto. O IE no Crossover é HORRÍVEL!!!

Alguém lá em cima, nos comentários, perguntou se a Microsoft não iria processar o Freedows... Cara não vai ser preciso. Não é ameaça e nem vai ser! Pra quê gastar dinheiro em um processo? O produto vai dar cabo de si mesmo.

EU INSISTO: O Linux precisa sim de ter uma interface visual ÚNICA e MARAVILHOSA! Que chame a atenção de qualquer usuário, por mais leigo que seja, para o sistema. Tipo o MAC OSX da Apple... não há quem não diga que o visual não seja lindo e cativante e único!!! Não precisar ser uma cópia do MAC OSX também, claro, mas que seja linda e igual em todas as distros(com a possíbilidade de dispensar isso caso o usuário deseje). Mas facilitaria e muito a migração.

Abraço,

Rodrigo Messias Barros
São Paulo-SP

» Comentário de Olivier () em 24/11 16:12

O freedows provavelmente foi feito pela COBRA para abocanhar o desktop da maioria das estatais brasileiras e da administração pública, na qual ela já tem forte presença. Garanto que justifica o investimento feito e a opção por fazer um produto limitado e de fácil controle pelo suporte do cliente.

Definitivamente, não serve para as pessoas com o perfil de colaboradores deste site, no qual me incluo e que são exigentes.

Mas a iniciativa tem lá seu "business case". Vejamos alguns números:
Banco do Brasil: > 50.000 desktops
Petrobras: > 30.000 desktops
Grupo Eletrobras: > 20.000 desktops
Governo Federal: > 200.000 dektops
etc...

Claro que justifica.

O que me parece que a COBRA esqueceu, é que no mundo do SL existe um forte sentimento de que as inovações e melhorias devem ser compartilhadas. Aparentemente este aspecto foi colocado de lado e a COBRA não tem expressão, que eu saiba, nas comunidades de SL, dando uma "impressão de aproveitadora" (aspas explicitas).

Sem se manifestar corretamente frente a comunidade, subsistem as duvidas, medos e incertezas. Para jogar o jogo do SL tem de observar certas regras de conduta.

» Comentário de Heitor Moraes () em 24/11 16:36

Luc, leia de novo o meu comentário e vai perceber que é muito parecido com o do Walfredo.

A COBRA não contribui, e isso é parte do "ideal" por trás da GPL. Então não venha falar de "free software" e "freeware". Eles não respeitam o software livre e copiam o trabalho dos outros! e pronto!

Quanto ao Pierre e a pergunta do Renato: A primeira distro que eu comprei foi o Conectiva 2.0. Tenho até foto que tirei pra comemorar. (tava usando um RH copiado quando descobri o Conectiva)

E acho que quando se reclama de licença em Linux, acho que o Death Warlock está falando das EULA (End-User License Agreement) e eu também acho um absurdo EULA se aplicar a Linux.

Quanto ao pagamento de updates, é como cobrar pelo "recall" de um carro. Também é absurdo.

Esse Freedows é um crime.

» Comentário de Gabriel () em 24/11 17:07

Também não me interessei pelo Freedows.

Nunca vi ninguém que teve o trabalho de baixar o ISO ou comprá-lo, muito menos usá-lo.

Uso o SuSE 9.2 e não passou nem perto a idéia de eu trocá-lo por esse Freedows.

Gabriel

» Comentário de Zyk () em 24/11 22:44

Direto do site do freedows (http://www.freedows.com/terms_lisa.php), alguns trechos:

"O Freedows Consortium está comprometido com a sua crença de que Softwares de código aberto e de livre distribuição resultam: em melhor qualidade, maior inovação técnica e de produto pelo mercado em geral, em um desenvolvimento mais poderoso e produtivo e na sinergia da comunidade de usuários. Nosso objetivo é garantir que este software e o código fonte com inovações e melhorias permaneçam abertos e livres para a comunidade de usuários. Na materialização destas crenças e objetivos, está sendo distribuído este software, sem a cobrança de royalties de uso e adaptações e na forma de código fonte, para a comunidade de usuários e terceiros que concordem com esta Licença Integrada de Softwares de Código Aberto."

Falou bonito! Fiquei até emocionado!

» Comentário de Rodrigo Messias Barros () em 25/11 00:48

Oliver e colegas do BR-LINUX.ORG,

O Banco do Brasil possui cerca de 80.000 desktop e nenhum roda o Freedows. O que existe é uma plataforma híbrida... Windows XP e OS/2(em algumas aplicações) nos desktops.

Desde junho/2001 o BB vem estudando a adoção de software livre em substituição às ferramentas proprietárias. Criou-se uma base de conhecimento em Linux e OpenOffice. Nas Diretorias do Banco, em 2003 e 2004, o Microsoft Office foi substituído e o OpenOffice adotado. Iniciou-se um teste piloto na adoção de uma versão customizada do Linux para a realidade do BB. Essa versão já encontra-se em sua segunda edição e está em uso nos desktops de algumas agências selecionadas para o teste.

Nos servidores das agências o processo de migração está mais avançado, Linux substituindo o arcáico OS/2. Mas, pelo seu porte, qualquer migração em larga escala precisa ser muito bem planejada. São milhares de equipamentos com usos e ferramentas diferentes uns dos outros, caixa, auto-atendimento, atendimento e suporte. Sem falar no fator humano nestas migrações.

Neste estudo, um dos pontos mais importantes é justamente a possibilidade de o BB NÃO FICAR "REFÉM" DE UM OU ALGUNS FORNECEDORES, e sim buscar uma independência na questão de SO e aplicativos. Por isso, creio, o Freedows nunca foi cogitado.

Rodrigo Messias Barros
Campinas-SP

» Comentário de roberto () em 25/11 08:53

freedows roubou o trabalho dos outros e naum deu nada em troca,é uma porcaria,brasiliera para nossa vergonha, oportunista que quer ganhar dinheiro nas custas do trabalho de outras pessoas,sem contribuir com absolutamente nada em troca,que vão pro raio que os parta,viva a conectiva,que tb é nacional e libera todo o trabalho dela para toda a comunidade gnu.

» Comentário de Alexandre Martins () em 25/11 11:12

Ora, Luc não tratamos aqui de questões pessoais, deixe ou não sua casa como quiser, pague ou limpe-a ou não de acordo com seu critério, apenas fiz uma brincadeira ao final do meu comentário após refutar o exemplo sofismático que deste falando da tua casa.

Assim como tem linuxer que não paga pela distro que usa, te GARANTO que tem muito mais "windowslave" que faz isso não só com o SO, mas com todas as aplicações não "freeware" que possui instaladas.

Por falar em Banco, aqui em Florianópolis sempre que uso os caixas eletrônicos do Banrisul está lá na tela "de espera" o tux como marca d'agua. O RS decidiu migrar para o Linux em seu banco estadual (que não é o BB mas tampouco é um banco pequeno), falta decisão política ao BB, eu diria mesmo que ao Governo Federal (que controla o BB), embora hajam algumas iniciativas AÍ SIM, OS PASSOS SÃO DE TARTARUGA, não no desenvolvimento do Linux. Me parece que tu não acompanhas esta evolução, que te pareceria mais clara ainda se tu o fizeste comparando com outros SO, o ms windows por exemplo.
Finalizando, menos o Guarani que comprei numa revista se não me engano em 98, desde a versão 4.0 comprei todas as caixinhas do CL que é minha distro preferida, e baixo, compro revistas, etc para conhecer outras distros, tenho partições reservadas para isto. Alguém falou que o Xandros é adequado ao usuário inicial, bem talvez seja, para aquele que domine o Inglês, porque na versão recente que testei não há muitas opções para o pt_BR. Quando me decidi escrever sobre o Freedows, foi porque testei a versão diponível para download e fiz vários contatos (eles tem um 0800) para esclarecer dúvidas, então sugiro, E TU TENS TODA LIBERDADE DE FAZÊ-LO OU NÃO, que tu experimente esta distro e nos diga se ela é um "Linux suficientemente polido" de acordo com tuas necessidades.

» Comentário de João Melo () em 25/11 11:45

O Freedows é uma porcaria porque quer imitar o XP.
Luc, seus argumentos são falácias.
Fecho com os comentários dos Wlafredo e do Alexandre Martins.

» Comentário de roberto () em 25/11 13:32

so para citar: reiserfs 4,recentemente lançado,é o file system mais rapido da historia da informatica,kernel 2.6.9,ja li muitos dizendo que é o melhor kernel linux ja concluido ,kde 3.3.1 da versão 3.2.3 para a 3.3 mais de 2000 mil correções e melhorias,e ja temos ai a 3.3.1,gnome recem lançado 2.8.1,o xorg que passou a substituir o xfree,o sistema de segurança novo para linux chamado selinux,o novissimo projeto da conectiva chamado smart,como parte da parceria firmada entre turbo,mandrake,progeny e conectiva,programas comerciais como real player para linux,nova versão de driver nvidia.

isso pq so citei os exemplos que lembrei ,isso pq o linux avança devagar como disse nosso amigo ai acima.

» Comentário de Soares () em 26/11 01:18

Devemos lembrar que a informatica e um copia de um pra outro e assim vai, ninguem lembra que mouse e interface grafica foi inventada pela Xerox, a apple copiou e fez o Mac, a MS copiou e lançou o Windows, o linux e mais umas das copias,e muitos outros que tem por ai, o freedows e mais um entre tantos bom ou ruim ele ta ai,quem acha que tudo deve ser de graça "Va morar em Cuba" pois todos sabemos que a ideia de tudo para todos morreu faz um tempão(1989) o correto e PAGAR pelo trabalho dos outros.

» Comentário de against () em 26/11 01:47

O Freedows pode ser usado pelos programadores da Microsoft enganar os chefes :)

» Comentário de Luc () em 26/11 03:30

Assim não tem nem graça conversar. É muita ignorância.

Disseram que "meus argumentos são falácias". Eu entendo "falácia" como "mentira" ou "muita falação sem propósito".

Propósito eu tinha. O de defender que não há nada de errado em se cobrar pelo trabalho que se faz, seja ele bom ou ruim. Paga quem quiser. A GPL até permite isso.

Será, então, que eu disse mentiras? Mas como pode ser, se eu só defendi uma OPINIÃO, e não um fato? Eu ACHO mais justo que a empresa cobre de quem se interessar em comprar. Qualquer um pode DISCORDAR e achar que é mais certo não cobrar. Mas opiniões divergentes não tornam a minha opinião mentirosa. É só uma opinião, uma manifestação de valores.

Mas quem não concordar, está convidado a vir aqui limpar minha casa e lavar minha roupa de graça.

Em outras palavras: é de graça? ÓTIMO!!!! Mas não trate isso como um "direito adquirido". Se de repente começarem a cobrar, eles PODEM fazer isso. Quando quiserem.

Então, agora vale tudo. Até chamar alguém com idéia própria de "mentiroso". Imagino, então, que xingar a mãe também já esteja liberado?

» Comentário de Luc () em 26/11 03:46

Roberto, o Linux avança devagar sim.

Você pode até odiar o Windows, mas veja como ele evoluiu em 10 anos. Produziram MUITO mais que o Linux. Você pode achar um lixo, é direito seu. Mas do Windows 3.11 até o XP, eles fizeram MUITA coisa. No mínimo, pode-se dizer que produziram muito EM BUSCA DO QUE ACREDITAVAM. Chame-os de "inimigo", mas não os subestime. Veja o que a Apple fez com o Unix. Fez porque é uma empresa, com funcionários muito competentes e provavelmente bem pagos. Eu leio muita página estrangeira e estou careca de ver dizerem por aí que a melhor distro Linux atualmente é a SuSE. Coisa de empresa, com funcionários remunerados. Outra muito respeitada e elogiada é o Fedora, que é filhote da RedHat. Empresa. GRANA. Tem lá o Debian, com seu enorme fã-clube, mas eu não gosto muito do Debian não. Questão de gosto.

Aqui no Brasil, uma das duas melhores distros é a Conectiva. Empresa. Gente recebendo, e trabalhando com dedicação e motivação. Claro que um monte de gente vai querer falar do Kurumin (a outra das melhores distros brasileiras). Mas Kurumin é exceção. Não se pode acreditar nesse modelo só porque deu certo em um ou dois casos por algum tempo. POR ALGUM TEMPO. Na última vez em que li o fórum oficial, vi o Morimoto sem fôlego, anunciando que ia diminuir bastante o tempo dedicado ao Kurumin porque estava muito difícil administrar. Estava na cara que aquilo não ia durar muito. É muita coisa para uma pessoa só. E ele mesmo se queixou que quase ninguém contribui. Claro, ué. Quase ninguém tem o conhecimento necessário, e dos que têm, menos gente ainda tem tempo livre para contribuir com o Kurumin em vez de trabalhar, cuidar da família e pagar as contas. Foi bom enquanto durou, mas uma hora a realidade fala mais alto.

Pois eu acho que o Morimoto deveria cobrar. Por que não? Nem precisa cobrar muito. R$ 70,00 por CD, por exemplo. Quem aqui vai se atrever a dizer que não vale isso? Eu acho que vale mais. Mas brasileiro, quando não é pobre miserável, tem escorpião no bolso. Se cobrar muito mais que isso, aí é que ninguém compra mesmo.

Aliás, Roberto, muito (talvez tudo, eu não sei ao certo) do que você citou aí é financiado por empresas interessadas. Empresas que têm interesse na tecnologia, mas sabem que se não injetarem dinheiro na coisa, ela não anda. O tempo dos hippies já passou. Ninguém vive de brisa. Dinheiro é tudo neste mundo, gostemos ou não. E eu continuo dizendo que o Linux avança devagar porque muita coisa é feita por voluntários em seu tempo livre. Gente que só se dedica 3 ou 4 horas por semana. Se fossem remunerados, poderiam dedicar muito mais tempo. Mas tem que parar com essa idéia de que é feio cobrar por software livre. Todo mundo tem que pagar suas contas.

Digo pela última vez: se o Freedows é ruim, não o compre. E espalhe para todo mundo que o produto é ruim. Mas não há nada de errado em se cobrar por software livre. Ainda é muito melhor que o software fechado, que também não é de graça e não tem código aberto. O Stallman nunca quis que software fosse gratuito. Ele só queria mais liberdade no uso do código. Tem gente aí dizendo que o Freedows não libera o código. Isso está errado mesmo. Mas cobrar pelo produto não é errado. Não na minha visão de mundo.

Cansei desse assunto. Se o próprio Stallman estivesse aqui dizendo a mesma coisa que eu estou tentando dizer, talvez concordassem. Mas como sou eu...

Não entendi por quê o Alexandre Martins ficou tão bravo. Desculpe qualquer coisa.

» Comentário de roberto () em 26/11 04:02

cara eu naum sou contra cobrar,eu mesmo tenho duas versões pagas do conectiva,tb gosto muito da suse,fedora ja naum me agrada,mais é gosto pessoal,agora a mãe de todas as distros,de onde tudo costuma partir é o debian,etb temos o slackware,são as duas distros mais respeitadas,sendo que o debian é uma lenda viva na era da informatica,e estas são movidas a voluntarios e distribuidas de graça,eu quero dizer que na minha humilde opinião,o linux necessita das duas partes,os voluntarios do debian e slack e dos profissionais pagos das empresas,quanto ao windows nem os buracos do internet explorer eles conseguem dar jeito, o tal de winfs do longhorn ja foi pro espaço,era apenas uma mentira,eu uso win xp,é meu video game,mais nem conecto ele na internet pq naum quero abusar da sorte.

» Comentário de roberto () em 26/11 04:09

e ainda tinha esquecido de citar,knoppix ,ubuntu,gentoo,etc...

» Comentário de Luc () em 26/11 07:41

Knoppix e Ubuntu são derivados do Debian.

Slackware é respeitado (e por acaso é o meu preferido), mas não o citei porque durante muito tempo foi difícil de instalar e configurar. Melhorou muito, mas ainda está longe de algo como o SuSE ou Conectiva. Provavelmente *nunca* vai chegar perto do SuSE ou do Conectiva. O público alvo dele é outro.

» Comentário de Marcio () em 27/11 09:25

De uma olhada no Famelix e deixem de criticar o Freedows, hehe.

Marcio

» Comentário de ersystem () em 03/12 12:42

eu instalei a versao Freedows lite mais ele e muito grande ate bom de se trabalhar seria bom uma vesao menor

» Comentário de Calduio () em 03/12 19:28

Li comentarios sobre do freedows e me animei a comprar, logo que instalei, puxa que bela imagem, porem não passou disto, quase nada funcionava, não dava para instalar nada, nem modem, era tudo uma pura enganação, pelo menos consegui devolver o SO sem ter despesas.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.