« Novell "revela a verdade" em Português | Main | União Européia debate adoção de software livre »

segunda-feira, 22 de novembro de 2004

ONU começa a discutir o controle da Internet

Adailton (adailton at mail.pt) enviou este link do Estadão e acrescentou: "'Por iniciativa do Brasil, China e de outros países emergentes, a Orga... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:08

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Leandro () em 22/11 21:39

Muito bem, mas que garantias temos que a ONU será respeitada? Basta ver o caso do Iraque.

Digamos que os americanos cismassem que devem paralisar a Internet na China, e a ONU diz que não. Se os servidores principais estão nos EUA, não vai adiantar nada a ONU chiar.

O que aconteceria hoje se os EUA sofressem um ataque nuclear? A internet cairia no mundo todo?

Leandro

» Comentário de CWagner () em 22/11 21:51

É muito complicado mesmo. Aliás, alguém aí, sabe o mapa atual da Internet mundial? Creio que não seja algo muito secreto, pelo menos a comercial, visto que seja interesse de muitos a continuação dos serviços caso haj uma pane nos servidores dos EUA, afinal de contas, a Internet surgiu com essa idéia de disponibilidade em caso de ataque militar a um ponto.

» Comentário de Baiano - Feliz () em 22/11 23:33

Estes servidores da Internet, deveriam estar em Milagres no sertao da Bahia, lá é uma regiao calma e ainda por cima cercada de montanhas, seria bastante seguro.
O que vocês acham??

» Comentário de marsguo () em 22/11 23:39

Acho que se fosse em Milagres-BA, não seria possível ter internet "rápida". ;)

» Comentário de anonimo () em 23/11 01:10

Poís só com milagres, ter algo rápido na Bahia....

» Comentário de Douglas Augusto () em 23/11 02:26

Essa notícia me fez lembrar de um artigo interessante que saiu tempos atrás na Revista do Linux:

Mundo de Pontas
http://www.revistadolinux.com.br/ed/041/assinantes/especial.php3

» Comentário de zé do caixão () em 23/11 08:22

Se TODA a internet dos Estados Unidos fosse sabotada, não iria ser capaz de pará-la mundialmente. Existem servidores root DNS espalhados pelo mundo (inclusive em São Paulo), e existem cabos submarinos cortando o mundo inteiro, sem necessidade de passar pelos EUA, além de satélites ao redor do planeta. Claro que em um primeiro momento sofreria-se um impacto, mas nada que não pudesse ser contornado.

» Comentário de #startx# () em 23/11 09:10

Vamos supor que caia hoje uma bomba atômica nos EUAN (Est. Unidos da Am. do NORTE)*
O que aconteceria? Primeiro, vamos considerar algumas coisas: os EUAN é detentor de um poder de influência comercial mundial terrível. Até a derrocada do pró-álcool teve dedinho deles. Aliás, vcs acham que bio-diesel vai dar certo? Só com muita vontade dos brasileiros de peitarem todo o embargo econômico que vamos sofrer. Eles são os principais investidores mundiais que existem. As principais bolsas de valores do mundo estão sob influência dessa maldita babilônia. Uma jogada na bolsa aqui, outra ali e pronto! Aquela indústria nacional quebra, eles compram e começam a deter o monopólio colocando produtos similares com nomes diferentes. Exemplo? Lembram do cartel dos papéis higiênicos? Quando 90% deles reduziram a sua metragem de 40m p/ 30m e mantiveram o preço? Estranho né? Concorrentes terem a mesma idéia ao mesmo tempo? Mas aí, exageraram! Tiveram que retroceder sob acusação de crime de formação de cartel. Pra cumprir a pena sempre tem os testas-de-ferro, não é mesmo?
Os EUAN são detentores de muito poder no setor industrial, tanto que dá vontade de nunca mais comprar nada industrializado. O Brasil, no governo FHC, se algemou ainda mais: abriu as pernas para os investidores estrangeiros. O que acontece? Agora, todos têm que rezar conforme a cartilha do FMI. Um passo em falso e os investidores logo chiam: "Ai! Estamos pessimistazinhos com o mercadinho, vamos embora!" e aí, saem do país com tudo o que trouxeram e mais o lucro que ganharam nas nossas costas. Se alguém acha que é exagero, refresquem a memória: bancos Marka? Excel? Icatu? Oportunity? (aliás o nome desse é bem oportuno, não é mesmo?) Lembram? Isso aconteceu por ocasião de um minúsculo calote do estado de Minas Gerais. Acham que isso é motivo para ficarem tão alardeados? Pois é! Vivemos fazendo papel de trouxas.
Respondendo a pergunta agora: o que seria da internet? Não sei! Mas com certeza o poder estaria mais dividido. Isso, talvez, eu disse talvez, traria mais igualdade social no mundo. Tendo esse problema pela frente pra resolver, preocupar-se com a internet? Por quê?

* EUAN (Estados Unidos da América do Norte) - vamos usar essa sigla por aí para ver se pega, pois América, são três. O México existe e está na central. O Brasil existe, e está na do Sul.

» Comentário de Ironman () em 23/11 09:49

Nah,nah,nah,nah: pode para por aí, meu amigo "startx". Se leres bem o final da página de post do Br-Linux, vai ler que o pessoal do site sugere que se evitem flames, assuntos fora de foco e ataques pessoais. Pois bem, então nem comece com esse papinho de "comunista", de que os EUA são o mal em todo o mundo, de que o FHC ajudou o demônio capitalista, e que o Lula é o nosso salvador, enviado por Deus... Para aí, MESMO... O foco do assunto é a possibilidade da ONU criar uma entidade pra controlar a Internet, e - concordando com o que disse o "zé do caixão", NÃO TEM COMO PARAR A INTERNET MUNDIAL. A Internet é uma rede distribuída, e existem servidores DNS espalhados por todo o mundo ! Em caso de pane nos servidores americanos, apenas os sites DELES seriam inacessíveis, e talvez ouvesse um efeito colateral aqui ou ali, devido à servidores mal configurados e que possam depender dos servidores nos EUA. Essa foi a idéia dos criadores das redes TCP/IP, de que um possível ataque em um ponto específico não interferisse nos outros. Como diria propaganda aquela: "Criamos um monstro.." Eles mesmo (EUA) criaram a tecnologia pra ser autônoma, e agora que aguentem o tranco. Acho que o mundo não corre risco de ter a Internet controlada, a menos que esse seja um esforço conjunto de todos os países em fazê-lo, e mesmo assim seria muito difícil ter 100% de controle sobre ela, graças aos "rebeldes" que existem e sempre vão existir.
Quanto aos "Estados Unidos da America" não serem os únicos, só posso dizer o seguinte: embora nosso país seja dividido em estados, não quer dizer que estes tenham se "unido" voluntariamente para formar o país. A história nos mostra que o país foi dividido em estados. Além disso, nosso país se chama, oficialmente, "República Federativa do Brasil", e não "Estados Unidos do Brasil". Logo, a necessidade de "localização" proposta não tem fundamento.
Mas, sempre lembrando, esta é a MINHA opinião, pessoal, intransferível, e imutável... Cada um, cada um...
Abraços

» Comentário de Trombel () em 23/11 10:10

Creio que o #startx# precisa voltar a estudar geografia. América do Norte é composta de Canadá, Estados Unidos e México. América Central inicia na Guatemala e termina no Panamá, não esquecendo de todo o Caribe, é claro.

» Comentário de Trolloló () em 23/11 10:17

Startx seu vermelho comunista ! Devorador de criancinhas !!! Fala sério !!!!

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 23/11 10:20

Eu acho que deveriam criar um orgão internacional para "segurar" a internet e lógico na mais neutra e internacional das cidades do mundo: Genebra.

Pra terminar
"A idéia de um capitalismo como entidade única cujo objetivo é oprimir os "bonzinhos" me lembra as crenças dos gregos nos deuses homéricos".

Mas esta também é minha opinião pessoal.

» Comentário de Gandalf () em 23/11 11:30

Não quero alimentar os trols, mas o raciocínio do startx não deve ser despresado.
Se a internet é distribuida, o que aconteceu com Bagda ?
Isso significa que existe poder na tecnologia !
Genebra é 'neutra e internacional', mas podemos pensar em outras alternativas. Talves, um gerenciamento distribuido ?
Se não há alternativa, vamos construí-la !

Foi assim que o Linux começou ...

Gandalf

» Comentário de Daniel Freire () em 23/11 11:38

Concordo sim, em termos...

acredito que a internet ainda deve ser um meio de comunicação livre, isso é, com a possibilidade de nós, pobres mortais, podermos publicar nossas idéias a um custo bem baixo.

O raciocínio do startx está certo sim, ou alguém tem argumentos para desmentí-lo? Vai procurar, procurar e ficar procurando, igual a busca do Bush ao Bin Laden.

Vamos raciocinar, nem que seja um pouquinho, vai...

» Comentário de Trolloló () em 23/11 13:46

Acho o seguinte : um organismo internacional tem que ser gerido por vários países e infelizmente os EUA tem dinheiro e poder suficiente para fazerem o que querem.

Literalmente ca**ram para a ONU no Iraque e invadiram aquele buraco atrás do petróleo. Enquanto o mundo estiver a mercê de loucos como o Bush com grana e armas nucleares a disposição, nós estamos f***dos.

Acho que a Internet é ainda a única maneira de liberdade existente, por mais que a RIAA e outros nazistas da vida pensem. Controlar a Internet é acabar com a liberdade e os EUA podem fazer isso hoje.

» Comentário de #startx# () em 23/11 17:38

Ironman,

Nunca disse que o Lula é o salvador da pátria, nem que sou comunista, muito menos que sou contra a internet e nem que acredito que ela seja um meio de dominação mundial... Ooooh!
Acho que tá todo mundo colocando caracteres no meu formulário que eu não postei, isso sim. Depois eu é que sou paranóico.
O que eu quis dizer com tudo isso, é que: se amanhã ou depois acontece alguma coisa com os EUAN, a economia mundial teria perfeitas condições para crescer e a internet seria o menor dos problemas.

Trombel,

Estou me lixando para a Geografia. O povo lá de fora acha que Buenos Aires é a capital do Brasil.

Trolloló,

Escuta filho, vc nasceu ontem, né? Quantos meses de vida vc tem? Citei vários fatos da economia do país que aconteceram entre 98 e 99 que quase fizeram o plano Real ir pra cucuia e vc vem me pedir para falar sério? Eu sei do que estou falando. Neste período (com 26/27 anos) trabalhei no setor financeiro e tive contatos em todos esses bancos que citei. Vc não sabe a laia que são os investidores estrangeiros. Agora, vc não venha me dizer que estou exagerando.

O Daniel Freire tirou as palavras do meu teclado: "Vamos raciocinar, nem que seja um pouquinho, vai..."

» Comentário de Henrique Paiva () em 23/11 18:59

Só pra efeito de informação.

Houve um tempo que o Brasil se chamava oficialmente de "Estados Unidos do Brasil".

e #startx#

"Estou me lixando para a Geografia. O povo lá de fora acha que Buenos Aires é a capital do Brasil."

já que vc não dá a mínima pra geografia, então não faz sentido vc chamar de EUAN, não? Uma vez que vc nem sabe qual continente fica o México.
E se o pais chama EUA, então por que chamar de EUAN? Você pode chamar do que quiser, mas é muita ingenuidade querer que essa "onda" "pegue".
Primeiro você estuda um pouco de história e geografia, e depois você cria argumentos.

» Comentário de Leandro () em 23/11 19:41

Bom, então se a internet não está concentrada nos EUA, por que a preocupação da China e do Brasil?

Hum, crackerismo dos EUA? Se foi devem ter contratado crackers brasileiros, já ouvi falar que são os melhores do mundo.

Acho então que a preocupação da ONU com o ICANN é, talvez, uma falta de isenção com relação a normatização, para favorecer os EUA de alguma forma. Ou será algo que não sabemos, e nem desconfiamos?

Acho que a discussão é bem séria. Internet já deixou de ser "luxo" há muito tempo.

» Comentário de CWagner () em 23/11 19:55

Mesmo que acabassem (?!?!?!) com a Internet nos EUA, o mundo já tem várias conexões, além de conteúdo espalhados por todo planeta, seria sim, um grande choque, talvez não tao grande como o ataque às torres gêmeas, mas acho que o resto do planeta sairia dessa numa boa :P

» Comentário de Vidal () em 23/11 20:28

fugindo do tópico ...

"O que eu quis dizer com tudo isso, é que: se amanhã ou depois acontece alguma coisa com os EUAN, a economia mundial teria perfeitas condições para crescer e a internet seria o menor dos problemas."

vejo um otimismo exagerado ai : condições para crescer ? bem, depois de um baque fenomenal ... quanto os EEUU importam do Brasil ? da Europa ? E os investidores que tem titulos do governo de lá ?

desculpem-me pela alimentação ...
abraço.

» Comentário de Trolloló () em 23/11 22:21

Startx Says To Trolloló,

"Escuta filho, vc nasceu ontem, né? Quantos meses de vida vc tem? Citei vários fatos da economia do país que aconteceram entre 98 e 99 que quase fizeram o plano Real ir pra cucuia e vc vem me pedir para falar sério? Eu sei do que estou falando. Neste período (com 26/27 anos) trabalhei no setor financeiro e tive contatos em todos esses bancos que citei. Vc não sabe a laia que são os investidores estrangeiros. Agora, vc não venha me dizer que estou exagerando."

Pobre criança, o plano real foi um dos maiores engodos deste país, que só serviu para achatar os salários e enriquecer mais as elites. Cara vc é algum cientista político, doutorado em economia para afirmar isto ou aquilo?

QUEM É VOCÊ ? Só que acha que viveu num CPD de um banco, acha que entende disto e daquilo de economia ! Deprê !!!

Meu filho para mim você não é nada, e sim mais um otário que responde as minhas provocações ! MOOOOOO ! MOOOOO ! MOOOOO !

Caramba, estou empanzinado ! ARRRROOOUUUTTT ! Este panaca me alimentou !

E parafraseando Raul Seixas : "Eu nasci há dez mil anos atrás..."

» Comentário de #startx# () em 24/11 08:35

Fui no Trolloló, beber água não achei...

Garoto, nunca trabalhei num CPD. Informática, pra mim, é esporte, ou vc acha que neste site só tem geek? Está subestimando o Linux, filho. Sou economista e trabalhei com aplicações na área da construção civil em todos os bancos que citei. Ou vc acha que o pessoal de CPD vai ter algum contato lá dentro? Aliás, eu não disse que o plano Real foi um sucesso. Na verdade, neste período, a máscara do plano Real quase cai, me expressei mal.

Vc deve estar empanzinado porque devia ter bicarbonato de sódio no seu capim. Daqui a pouco passa o efeito e vc vai sentir fome de novo.

MOOOOO? O que é isso? Um mugido?

» Comentário de Trolloló () em 24/11 10:17

Startx,

A máscara caiu !!!! Meu Deus um esportista de informática ! É por isso que nossa profissão precisa de legalização, senão qualquer um vai dar pitáco tecnico !

Mais um boi metido a GNU, ahahahahahahahahahahahahaah ! Tá vendo !!!

Sr. Economista é por isto que nosso país está assim, com caras como vc que dizem entender de tudo, mas abrem a boca para defecar...

MMOOOOOOOOOOOOOO ! O capim junto com bicarbonato tava bom, mas seu cérebro me deu dor de barriga !!


SMMMMAAAACKKKKK ! Um beijo na sua bun*** peluda !!!

» Comentário de #startx# () em 24/11 10:32

Não sei onde eu dei pitaco técnico, mas... putz! Não... não perco mais tempo!

» Comentário de #startx# () em 24/11 10:36

Augusto, tem alguma regra no Br-Linux dizendo que só pode participar de alguma coisa quem é da área de informática? Que eu saiba vc e o seu portal são os mais democráticos da internet. Estou enganado?

» Comentário de #startx# () em 24/11 10:37

Augusto, tem alguma regra no Br-Linux dizendo que só pode participar de alguma coisa quem é da área de informática? Que eu saiba vc e o seu portal são os mais democráticos da internet e parabéns por isso. Estou enganado?

» Comentário de Augusto Campos () em 24/11 10:54

Obrigado! Mas você está perguntando se está enganado sobre ter o direito de postar aqui, ou se está enganado ao comentar (em uma notícia sobre a política de controle da Internet) que uma possível conseqüência de uma eventual bomba atômica dos EUA seria o aumento da igualdade social do mundo, e que por isto a discussão sobre o controle da Internet se tornava questionável quanto à sua relevância? Não tenho a resposta para as duas perguntas, mas é possível que sejam duas respostas diferentes.

» Comentário de Daniel Fonseca Alves () em 24/11 11:03

Engraçado o episódio de Bagdá, claro a internet é uma rede que deveria ser autônoma mas acho que pelo fato de todas as vias de comunicação terem se originado nos EUA podemos dizer que a internet atualmente é centralizda nos EUA.
Fora que é um orgão comercial americano que controla os domínios .com e etc , que é muito usado em vários sites.
Não seria muito difícil atualmente os EUA eliminarem a comunicação de um país ou cidade devido a estes fatores.

» Comentário de Daniel Fonseca Alves () em 24/11 11:17

Dois exemplos:

traceroute www.louvre.fr
traceroute www.tourspain.es

Vejam que o trafégo destes dois sites passam por roteadores de Nova York.

Claro que não posso saber se há outras rotas possíveis mas de uma certa forma confirma uma centralização nos EUA.

» Comentário de #startx# () em 24/11 11:26

Augusto, eu estava perguntando se estava enganado a respeito do Br-Linux ser democrático. Sei que não estou. Foi uma pergunta mais irônica do que outra coisa. Só não entendi o porquê pessoas como o trolloló se incomodam tanto com outros tipos de profissionais estarem frequentando o site e usando Linux. Ele devia estar dando graças a Deus, pois significa que o Linux tem fronteiras maiores do que as que os medíocres julgam ter.

Talvez esse tipo de gente se incomode pois está arriscado a chegarem pra um cara (um padeiro, por exemplo) e dizer: "Eu uso Linux em casa!" e aí, o padeiro vai dizer: "Ora pois! E daí? Eu também estou cá a usaire em minha casa!"

Existem dois tipos de usuários de Linux: aquele que usa pois acredita ser uma ferramenta de trabalho melhor e aquele que usa pois acredita fazer parte de um grupo seleto de criaturas pensantes e não admite que outros tipos de pessoas façam parte de seu clubinho.

» Comentário de Trolloló () em 24/11 13:34

AHHAHAHAHAHAH !

Senti a toalha sendo jogada ou não ?

Startx, não tenha nada contra usuários, pelo contrário graças a eles é que pago minhas contas final do mês.

O que eu acho chato é que caras como você que começam a falar um monte de coisas por terem trabalhado aqui e ali, se acham o máximo.

O máximo para mi é um cara, tipo mu orientador de mestrado que tem 3 posdoc nas costas e sabe do que está falando.

Outro são os caras que escrevem e expressam seus pesnamentos de maneira clara e direrta, tipo Gurdjieff, Timothy Leary, etc. Caras como esses são muito sábios e humildes o suficiente para conversar sem invocar títulos.

Por isso o poder Trollzinho aqui vai falar uma coisa : estou de saco cheio dos bois !!!! Nossa como tem boi no S.L. !!!! MMMOOOOO !! MMMOOOOO !!!

Novamente meu filho : AAARRRRROOOOUUUTTT ! Obrigado por me alimentar !!!

» Comentário de Trolloló () em 24/11 13:39

Desculpem os erros da msg anterior é que eu me engasguei com o último pedaço de capim com bicarbonato !

A outra coisa Startx : eu acredito em Papai Noel !

» Comentário de Gandalf () em 25/11 11:05

Bancário, Físico, Estatístico ou qualquer outro, podem, e devem, dar sua contribuição. Cada um na sua área de conhecimento. De conhecimento e não apenas de formação.
Afinal, um Advogado pode conhecer tanto de Informática quanto um Engenheiro de Sistemas.
Assim como um Engenheiro pode entender tanto de leis quanto um Advogado.
Especialmente uns Advogados e Engenheiros que conheço ...

Gandalf

» Comentário de SJoca () em 26/11 11:00

MOOOOOOOOOOOOOO é o quê? Minhas vaquinhas não mugem assim... Elas dizem MUUUUUUUUUUU com gosto!

» Comentário de Alexandre Barbieri () em 28/11 16:56

Senhores,

Por favor!

Mais calma e respeito pelas pessoas e suas opiniões. Ainda temos alguma liberdade de expressão neste nosso "GRANDE" país, não vamos coloca-la em risco com brigas desnecessárias.

Sobre o assunto citado aqui:

A algum tempo o governo francês emitiu um alerta, quase uma ordem, as companhias francesas para que não usem o telefone ou a internet para conversas ou transferências de dados confidenciais, estes devem "preferencialmente" utilizar o velho, seguro e tradicional correio (só papel).

Por que?

Graças a concorrência internacional para a implantação do nosso SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), que teria como vencedor um grupo francês e que misteriosamente um grupo americano acabou vencendo, o governo francês iniciou uma investigação secreta, descobrindo que o governo americano teria conseguido, através de monitoramento das telecomunicações (telefone e internet) da empresa francesa, as informações sobre a sua proposta, permitindo que a empresa americana modifica-se na última hora sua proposta anterior por outra ligeiramente mais barata que a da empresa francesa, com isso, o governo francês conseguiu comprovar a existência do sistema ECHELON de vigilância e espionagem eletrônica.

Este fato pode, talvez, comprovar os perigos existentes do nosso grande uso e dependência da intenet.

Perguntas que não querem calar:

Por que quando foi vinculada a notícia que a China teria desenvolvido sua própria versão do TCP/IP o ICANN imediatamente ameaçou feroz e abertamente o governo chinês?

Por que o TCP/IP é tão inseguro a ponto de permitir que até uma pessoa com relativamente poucos conhecimentos possa tentar atacar e comprometer remotamente, com razoável possibilidade de sucesso, o funcionamento de um servidor e das informações contidas nele?

Será que o TCP/IP foi desenvolvido propositalmente inseguro?

Com que propósito?

Enquanto não pudermos responder a estas questões não teremos certeza quanto a segurança e o controle de utilização da internet.

Peço desculpas antecipadas se minhas opiniões, minhas perguntas e meus alertas contrariem a corrente de pensamento único vigente, minhas intenções não são a de ofender ninguém, quero apenas exercitar o saudável hábito de manter a mente aberta à novas possibilidades, sou apenas um ser humano que está há treze anos na área da informática e que neste momento tenta aprender a utilizar o Linux, que é um SO muito promissor, não apenas por ser gratuito, más, que ainda necessita de muita ajuda e união para ter o sucesso que desejamos.

Quanto ao uso do Linux por "não profissionais" da área: a grande vantagem deste SO é a possibilidade de qualquer pessoa poder aprender e contribuir com seu desenvolvimento, pelo menos é isso que tenho lido a respeito do que acontece normalmente na comunidade Linux, portanto, o tratamento dado aqui a um usuário que não faz parte do ilustre e intocável corpo de "profissionais" desta área é, no mínimo, uma contradição que explica, em grande parte, o fato do uso do Linux ainda não ter conseguido decolar fora da área.

Agradecidamente,

Alexandre Barbieri.

» Comentário de #startx# () em 29/11 09:30

Alexandre,
Parabéns pela maturidade e sabedoria. Se há economistas, advogados, contadores etc. utilizando Linux, é porque existe gente séria como vc que não é hipócrita como aqueles que dizem apoiar o SL, mas no fundo só retém o seu avanço, pois não querem compartilhar seus conhecimentos com aqueles que não lhe são "colegas".

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.