« Terceira edição da Linux Magazine | Main | Análise da distribuição SAM, baseada no Mandrake »

sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Firefox 1.0 em Português Brasileiro

KeZ (paullovinicius arroba gmail.com) enviou este link e acrescentou: "A espera terminou. Já saiu o Firefox em Português Brasileiro, no entanto a notícia ainda não foi div... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 10:16

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de KeZ () em 19/11 10:28

Augusto, agora vc me deixou curioso: para que existe o mozilla.org.br?

» Comentário de Augusto Campos () em 19/11 10:32

Curiosidade que poderia ser saciada simplesmente seguindo o link.

A primeira página do Mozilla.org.br diz: "O que é o Mozilla/Brasil? É o projeto da comunidade de usuários, desenvolvedores e interessados no Mozilla para o Brasil. O foco, além da tradução das aplicações, é ajudar na divulgação e suporte para os usuários do nosso país."

Já o br.mozdev.org diz, em sua primeira página: "O br.mozdev.org é responsável pelas versões brasileiras dos programas Firefox e Thunderbird."

» Comentário de ABAmadeu () em 19/11 11:00

Não existe a pasta do pt-BR no site acima...

» Comentário de Adilson Oliveira () em 19/11 11:07

A "pasta" não existe mesmo mas o diretório sim :)
Acabei de baixar de lá.

» Comentário de anom () em 19/11 11:13

Bem que poderiam deixar um link mais a vista para quem quer simplesmente instalar o pacote de idioma .xpi para o Portugês do Brasil
Eu so consigo achar o link no site internacional, e mesmo assim fica escondido num diretorio.


http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/1.0/linux-i686/xpi/

» Comentário de River de Morais e Silva () em 19/11 11:17

Duas equipes mantém as traduções do programas do projeto Mozilla no Brasil, a primeira (http://www.mozilla.org.br/) é responsável pelo Mozilla Suite (ou SeaMonkey) e a segunda (http://br.mozdev.org/) pelo Firefox e pelo Thunderbird.
No entanto como muita gente espera encontrar tudo num lugar só, o pessoal do http://www.mozilla.org.br também mantém uma seção sobre Firefox e Thunderbird, disponibilizando os arquivos produzidos pelo br.mozdev.org.
Ficou claro?

» Comentário de Enderson Maia () em 19/11 12:50

Seguinte, baixei e instalei a extensão pelo link acima, fornecido pelo anom, mas não consigo ativá-lo pelo programa.

Alguma dica?

» Comentário de Fernando () em 19/11 13:12

Por favor corrijam caso eu diga alguma besteira, mas o Mozilla-Brasil nao seria algo tipo o OpenOffice.ORG - Brasil?
Pq se vocês baixarem a versão do mozilla que tem no mozilla.org.br , ela vem mais "incrementada" com plugins e etc... nao vejo isto no port do site oficial.
Entao, como o openoffice-brasil, eles personalizam algumas funções p/ simplificar o uso pelos mais leigos que nao gostariam de ir atras de todos os plugins p/ assistir um clipe no site da apple.

» Comentário de Tango () em 19/11 16:03

Ótima notícia, vai dar um gostinho especial à Mozfest daqui de Recife, que será amanhã! vamos estar gravando CD's com o FF1.0, TB0.9 e MozSuite.

» Comentário de Leandro () em 19/11 16:31

Desisto gente! Como é que se instala o módulo pt-BR.xpi? Já fiz de tudo e não consigo, tb não consegui achar no google.

Já estou quase jogando a toalha e baixando o firefox todo de novo em pt-BR :/

» Comentário de anom () em 19/11 17:31

Olha, eu nao tentei ainda, mas que eu lembre, assim que v. clica sobre o link do pacte.xpi, ele é instalado no firefox. Depois, basta clicar no menu Tools/Extensions. Aí aparece uma lista das extensoes instaladas, incluindo aí o pacote de idioma. E na parte referente ao pacote de idioma há uns links a direita que permitem habilitar a extensao.
Depois, é so sair do fiefox e roda-lo de novo.

» Comentário de anom () em 19/11 17:34

Logico, que quando eu disse clicar no pacote, é pra clica-lo usando o firefox seja direto servidor de ftp ou diretorio local.

» Comentário de santo () em 19/11 17:50

Baixei e instalei a versão em português, esta tão legal quanto o release mas tem uma resalva apesar do produto estar em português o help ainda está em inglês.

» Comentário de Carlos () em 19/11 18:31

Para abrir/instalar arquivo .xpi, vá até o menu Arquivo em seguida clique em Abrir arquivo. Em seguida acesse a pasta/diretório onde o arquivo .xpi se encontra. Coloque para exibir todos os arquivos (selecione a opção na caixa de seleção Arquivos do tipo) e abra o respectivo arquivo.

» Comentário de KeZ () em 20/11 00:27

Valew Augusto, obrigado pelo esclarecimento.
River, vc chegou onde eu queria...
Thanx pros dois!

» Comentário de Leandro () em 20/11 09:26

Valeu anom e Carlos!

Consegui instalar o módulo, mas no Tools/Extensions, no módulo de português não aparece nenhum opção à direita. Simplesmente não consigo usá-lo. Continuo com o firefox em inglês.

Pelo jeito vou ter baixar em pt_BR se quiser usá-lo assim.

Fica um comentário: talvez fosse legal se alguém da br.mozdev.org está lendo isso pensar em colocar um link na página explicando como instalar o pacote para pt_BR. Procurei em http://br.mozdev.org/firefox/ e em http://br.mozdev.org e não achei nenhuma menção a isso. E é frustante ter o pacote, saber que ele deve ser capaz de deixar tudo em pt_BR e não conseguir usá-lo. Quis postar uma msg no fórum de usuário de br.mozdev.org e tenho de criar uma conta para isso. Não aguento mais ter trocentas contas, trocentas senhas. Então fica aqui minha opinião de usuário, se alguém do br.mozdev ler e achar interessante pensar nisso...

Um abraço a todos e parabéns pela iniciativa.


Leandro

» Comentário de anom () em 20/11 15:28

Pois é, aqui tambem deu mais trabalho do que eu esperava para instalar o .xpi. A instalação foi como citado acima. No lugar de botoes a direita, deve-se clicar com o botao direito do mouse. Tem uma opção enble(disable). Se mostrar Disable é por que tá habilitado.
Achei que so isso era necessario, pois foi assim com firefox 0.9 que eu tinha. Mas so conseui carregar o idioma corretamente ao chamar o firefox assim: firefox -UILocale bt_BR

» Comentário de anom () em 20/11 15:29

Pois é, aqui tambem deu mais trabalho do que eu esperava para instalar o .xpi. A instalação foi como citado acima. No lugar de botoes a direita, deve-se clicar com o botao direito do mouse. Tem uma opção enble(disable). Se mostrar Disable é por que tá habilitado.
Achei que so isso era necessario, pois foi assim com firefox 0.9 que eu tinha. Mas so conseui carregar o idioma corretamente ao chamar o firefox assim: firefox -UILocale pt_BR

» Comentário de Leandro () em 20/11 16:41

Valeu anom!! Show de bola! Agora funcionou!

» Comentário de Raf () em 20/11 20:10

Se alguém tivesse tido a idéia de ir até o br.mozdev.org e clicar em "Download" não ia precisar ficar choramingando aqui nos comentários.

Uso esse pacote de tradução desde o 1.0PR. Até a notícia do Terra dá o caminho das pedras.

» Comentário de Leandro () em 20/11 23:32

Trocar informações com outros usuários é ficar choramingando?

Se vc é tão superior que os problemas dos outros parecem choramingar então guarde para si e não se intrometa. Além de ser mais inteligente aprender a usar um recurso que baixar 8 MB em conexão discada de novo, tendo a solução nas mãos.

Já disse que procurei e não achei. Não quer ajudar, não responda. E me mostre onde diz no *site do br.mozdev.org* como instalar o módulo pt-BR.xpi. Mais gente pode ter o mesmo problema e ficar rateando como eu. Seria bom ter isso bem explícito lá.

Uso linux faz 5 anos e ultimamente apareceu uma horda de pretensos "experts" que é de dar pena. Antes, quando o linux não era famoso, as pessoas que usavam se ajudavam espontaneamente.

Ainda bem que existe gente como o anom e o Carlos, que seguem nesse espirito.

Hoje, basta a mínima crítica ao SL, por menor que seja, e um bando de bitolados começa a falar como se fosse dono da verdade. Seres superiores que não precisam da ajuda de ninguém e ficam querendo ridicularizar as dúvidas dos outros.

E o pior é que esse tipo de bitolado está proliferando por tudo, desde listas de discussão, até sites como esse, irc, etc.

Se esse tipo de arrogante chegar a ter posições de destaque na comunidade o estrago vai ser grande. Essa é a *maior* ameaça ao SL, IMHO.

Raf, vai namorar cara, toma uma cerveja. Tente ver a vida de forma mais positiva. A vida não se resume numa tela de computador.

» Comentário de anom () em 21/11 00:00

Bom, o lugar no site http://br.mozdev.org/download/ onde achei um link para a pagina de downloads do mozilla e, por conseguinte, para o link para o ftp do mozilla foi esse:

"Se estiver procurando programas como o Mozilla Suite 1.x, Camino ou Bugzilla, visite a \\página de downloads do mozilla.org.\\"

O link tá no texto entre \\. A mim não parece lá muito instrutivo. Uma vez que se chegue na pagina de download do mozilla, deve-se clicar num link nomeado "More" na linha referente ao Firefox e daí chega-se a estrutura de diretorios do ftp. E aí é sair procurando. Como instalar este pacote tem resultado semelhante, so que com 8 MB a menos pra baixar, ao de se baixar o firefox inteiro, seria interessante que este pacote ficasse bem a mostra.

Por fim, para os oraculos com o dom da clarividência e que adivinham facil onde ficam arquivos xpi, eu pergunto: onde eu encontro o arquivo do pacote pt_BR do thunderbird 0.9? Eu simplesmente nao consigo achar. Nem no ftp do mozilla nem nas respostas do google. E eu sei que já tem thunderbird 0.9 em português. Alguem pode ajudar o ceguinho aqui? :)

» Comentário de Luiz () em 21/11 00:48

Caro Leandro, segui as intruções do Raf e achei todas as instruções sobre como instalar o XPI.

-abra br.mozdev.org
-Clique em Download
-Há os link FF1.0: Win, Lin, Mac, Idiomas [?]
-Clique em [?]
-Terá todas as intruções que precisa.

O mesmo link está na lista de dicas Firefox. Quer dizer: quem procurou, acho. ;-)

» Comentário de anom () em 21/11 11:54

Caramba Luiz, não é que v. tá certo! Eu tou completamente cego. Embora eu tenha encontrado o xpi e instalado direitinho, penei pra encontrar a criatura. Desconsiderem minha mensagem anterior. O link é fácil mesmo. O ceguinho aqui é que achou pelo jeito dificil. hehehe
Mas no caso do thunderird 0.9, não há link de idioma nem achei nada no ftp. Alguem sabe onde achar?

» Comentário de Pierre () em 22/11 08:39

Estou navegando com ele.
Realmente o firefox é muito bom!!!

Pierre

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.