« AMD demonstra computador popular | Main | Nova versão da série 2.4 do kernel »

quinta-feira, 18 de novembro de 2004

Microsoft lança nova cortina de fumaça contra o Linux

Guber (gustavo_bim@yahoo.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou: "'A Microsoft aproveitou um fórum governamental em Cingapura para disparar contr... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 12:01

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Wesley () em 18/11 14:20

Até as 10:40 quando se fazia a busca ainda dava pra ver o "Link patrocinado" agora ele não aparece mais nem quando se busca por Kurumin como pelos demais termos (Suse, Debian, etc).

Estou com o Mozilla 1.7.3, mas não creio que seja problema no navegador! Testei com o Konqueror 3.3.1 e tb nada!

Acho que a Microsoft mandou remover pois repercutiu muito a notícia na comunidade Linux!

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 18/11 14:23

Parece que a Microsoft promoveu Steve Ballmer como o CFD (Chief FUD Officer) da empresa.

Não sei como isto repercute fora da comunidade Software Livre, mas qualquer pessoa com a mínima capacidade cerebral não pode levar isto á sério.

Vamos esperar as respostas... :-)

» Comentário de Lucas Martinez () em 18/11 15:06

Wesley,

Quando li essa noticia no guiadohardware conseguia ainda ver essa publicidade, porem nesse momento não esta mesmo.

Sendo que fiz teste no meu navegador FireFox, Mozilla e Konqueror entao creio que nao seja o problema nosso.

Mais no link do Flavio pro Forum do Kurumim tem o png da publicidade.

Abraços

» Comentário de lmvaz () em 18/11 15:07

Eles tiraram do ar antes de publicarem a notícia aqui. Seria interessante que cada usuário de Linux clicasse pelo menos uma dúzia de vezes num anúncio daqueles caso voltassem a ser veiculados por que em geral o Google cobra do anunciante por hit. Neste caso, advinhe quem iria perder muita grana? ;)

» Comentário de Eu () em 18/11 15:25

"Quem experimentar colocar o nome de distribuições Linux no Google, encontrará a propaganda da Microsoft como 'links patrocinados'."

Vamos boicotar o Google também?

(Quando o linuxtoday fez a mesma coisa, inciciou-se um movimento de boicote, como todos lembram)

» Comentário de Pierre () em 18/11 15:49

Este lance de patentes e muito ruim mesmo!!! Mas acho que vai ser uma eterna briga e nao vai sair dos tribunais. Microsoft, HP, Novell, todas tem patentes, sao farinhas do mesmo saco!!! E quando for necessário, deixarao de ser empresas de tecnologia para serem escritorios de advocacia.
Mas tem muito bla,bla em torno deste assunto.

Quanto a boicotar o google é ótimo, este google nao serve para nada mesmo e nao é abençoado por Richard Stallman.
Quando o Linux Today fez isto, boicotaram.
E agora com o google? Será que nao vao usar mais?
A colocação do "EU" foi interessante.

» Comentário de Eu () em 18/11 16:06

Pierre,

o correto é "Eu", e não "EU".

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 18/11 16:08

Apenas lembrando que o google não é um site dedicado ao Linux...

E como está no texto, mesmo que consigam provar que o Linux fera alguma patente, isto só é válido nos E.U.A.

» Comentário de Pierre () em 18/11 16:18

Marcelo,

So para descontrair!!! Estou brincando..


» Comentário de Eu () em 18/11 16:21

"Apenas lembrando que o google não é um site dedicado ao Linux..."

Ahhhhh, então assim, sim.

Agora tudo bem. Ficou muito diferente. A pessoa que acessa o Linux Today provavelmente já é usuário de Linux, e SL. A pessoa que procura "debian" ou "kurumin" no google tem uma grande chance de ainda não ser usuário, sendo apenas um curioso.

Pense no que tem mais efeito: exibir propaganda anti-linux para um usuário de linux, ou para um não-usuário, que está curioso e está se decidindo se deve testá-lo ou não.

Além disso, é notório que o Google tem lançado softwares só para Windows, como o Google Desktop, o Picasa, ou esse novo software para ver fotos de satélite de uma empresa que eles compraram. (história no Slashdot de hoje, leiam)

Se nem o Google, que é nosso grande e amado amigo, porta seus softwares para Linux, por que a Adobe, a Macromedia ou a Corel deveriam fazê-lo?

» Comentário de Lucas Martinez () em 18/11 16:45

No site linuxdicas eu rodava o Google AdSense que e uma forma de publicidade do Google anunciar em nosso sites e gerar uma renda extra para poder pagar gastos que temos com fapesp entre outras coisas.

Foi ate um belo dia quando recebi e li um e-mail do Manoel Pinho falando sobre o linuxdicas estar aparecendo em publicidades da M$ no mesmo momento removi todas as publicidades da Google AdSense dentro do linuxdicas

Sendo que pode ser filtrado essas propagandas rola um tempo de relay para tudo ser atualizado mais so de sacanagem preferi remover tudo pela sacanagem que foi feita.

No site viva o linux ate saiu uma nota completa falando sobre o mesmo problema com o Google AdSense http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1656

Quanto mais achamos que estamos vencendo a guerra contra a grande M$ mais jogo sujo ela aparece para as comunidades linux. Ta dificil !

Abraços

» Comentário de vmedina () em 18/11 17:04

Ora,a Adobe por exemplo, deve fazer por que você tem lugares como a Pixar, se não me falha a memória, que usa Linux e o wine para usar o Photoshop.
O Google foi pago para fazer publicidade. E daí? Só por que tem um outdoor da MS numa rua eu não ando nela?
O Problema que eu vi com o site sobre Linux que publica banners da MS é a falta de confiança. Ele pode passar a mostrar mais problemas que soluções para Linux para ganhar mais dinheiro da MS. Aí tem problema.
Acho que seria o caso de todos os grupos e usuários da comunidade que disponham de uma soma deveriam colocar anúncios também não concordam? Temos comunidades que são grandes e recebem fundos e podem usar assim. Isso seria BEM melhor que boicotar o google.
Acho que vocês estão muito pertubados pela MS... Cada um faz o seu e vê quem tem o melhor produto no final. A Novell tem feito sua parte com uma campanha rival a Get The Facts que é a Unbend the Truth.
Será que não poderíamos parar de nos roer de raiva e xingar a MS a cada palhaçada dela? A MS não vai sofre nada com isso, e você ainda passa como extremista. Ninguém é mais criança para ficar entrando na pilha (entrar na pilha, para quem não é carioca, significa se sentir mal por uma brincadeira) da MS...
Acho que é importante destacar que a própria MS nos vê como um concorrente. Ela ao fazer isso está nos AJUDANDO. Muitos empresários desconsiderariam o Linux por não ser algo sério e agora eles vêem que é algo sério e que concorre com o Windows. Isso é mais uma ajuda que um problema.
Agora só nos resta trabalhar e mostrar nossa seriedade.
Odiar a MS só estreita a nossa visão e não nos deixa ver os outros problemas. A SUN jogando o OS dela pela janela de graça é algo que todos nem prestaram MUITA atenção. Agora, um anunciozinho no google é algo que pode acabar com o Linux. Sinceramente...

» Comentário de Juca () em 18/11 17:07

O que eu achei interessante na propaganda da MS era a cara de pau de dizer que o custo do Windows é menor que o do Kurumin. Qualquer pessoa que saiba as quatro operações poderia responder a isso.
Agora, essa historia de boicotar o Google é piada! Eu raramente olho pras propagandas deles. E, convenhamos, eles AVISAM que é propaganda. P.ex: acabei de digitar "Linux" e apareceu isso aqui de propaganda:

"Links Patrocinados

Cursos Linux à Distância
As aulas são dinâmicas.
Veja quem já fez e aprovou o curso.
www.4linux.com.br"

» Comentário de Douglas Augusto () em 18/11 17:10

"Eu",

A questão de anúncios em sites da comunidade Linux vai muito além da questão mercadológica, está fora da esfera do efeito real da publicidade. É algo ideológico, que fere (ou pelo menos deveria) o orgulho e dignidade dos usuários Linux, beirando a ofensa. E isto para mim é inaceitável, boicotaria e faria apologia a esta atitude em defesa de minha integridade intelectual.

O Google não é um site especializado em Linux, é apenas um motor de busca que tem catalogado conteúdos da internet, inclusive sites Linux.

O seu questionamento é tão pertinente como indagar: "Deveríamos boicotar o Google porque às vezes caímos em um site pró-windows usando o termo de busca Linux?", ou ainda, "Deveríamos boicotá-lo por indexar páginas da Microsoft?". Não faz sentido, é uma falsa analogia com o caso "LinuxToday".

» Comentário de renato () em 18/11 17:40

Pessoal, como o lmvaz disse, ao achar um link patrocinado pela MS, clique nele. Para cada hit é debitado um valor na conta do cliente.

» Comentário de Pierre () em 18/11 17:47

Pois é Renato.

Parece que vcs acham que as pessoas nao tem o que fazer!! Para ficar clicando em links, sera que vamos quebrar a microsoft desta forma????
As vezes nao acredito em coisas que leio aqui!!!

» Comentário de Lucas Martinez () em 18/11 17:50

Sempre vemos a M$ gastando milhões e o google paga centavos por isso, acho que não daria certo essa ideia. :~~~

» Comentário de synerama () em 18/11 18:50

A afronta ao bom senso e à inteligência é evidente, indo do Chief FUD Officer(gostei dessa, Marcelo) aos pseudo-técnicos doutrinados "windólatras"; e aqui, faço questão de repetir o post em uma outra notícia do Br-Linux, enviado por mim:

Não resisti e resolvi contar um "causo" que se sucedeu esta semana:

Havia instalado o Kurumim no micro de uma amiga, ficando em dual boot, Linux e Windows XP. O Windows não estava se entendendo com a placa de vídeo, um pequeno probleminha de hardware. Então ela levou o micro à loja onde o havia comprado, visto estar na garantia. O "técnico" de manutenção da loja, ao ouvi-la dizer que havia sido instalado o Linux, disse que estava havendo "conflito" entre os sistemas operacionais e que por isso deveria ficar somente o XP. Ela, embora eu tivesse dito (mas não acreditava que isto pudesse acontecer) que poderia haver esta alegação quando ela fosse à loja, aceitou mesmo assim e depois me "contou o acontecido". Quase não acreditei, fiquei estupefato.

Bem, é por essas e outras que o Linux ainda não é predominante no Desktop. O antídoto: INFORMAÇÃO aos usuarios, para que não sejam sempre enganados desta e de outras maneiras.

Ah, sim, o "técnico" trocou a placa de vídeo. Claro, depois de examinar o micro com cuidado. Mas o interessante é que ele, ao ouvi-la dizer que tinha Linux instalado, imediatamente disse que esse era o problema. A rapidez com que ele chegou a essa conclusão "genial" é impressionante. Deve ser esse tipo de "genialidade" a responsável pelo quadro que ora presenciamos, no que se refere aos usuários domésticos. Mas como dito, o antídoto é a INFORMAÇÃO.

» Comentário de Eu () em 18/11 19:15

"Não faz sentido, é uma falsa analogia com o caso LinuxToday."

Não, não é.

O Google aceitou, mediante algum pagamento, exibir propagana pró-MS ou anti-linux QUANDO BUSCAS POR LINUX FOSSEM FEITAS. Isso não é o caso de um simples outdoor na rua, é mais como a Shell colocasse um outdoor dentro de um posto Petrobras, ou que um partido político colocasse propaganda dentro de uma sessão eleitoral. Não se trata de uma propaganda casual, e sim de algo extremamente direcionado. Tão direcionado quanto colocar propaganda anti-linux em um site de Linux. (quando um usuário faz uma busca sobre linux a página de resultados é tão sobre Linux quanto qualquer site únicamente sobre Linux ou SL)

Eu, assim como outros que já se manifestaram, não vejo nada de demais em o Google aceitar esse tipo de propaganda. É com isso que ele se sustenta. Da mesma forma, não vejo nada de demais em o LinuxToday aceitar o mesmo tipo de propaganda, e por isso a comparação.

Mais uma vez constata-se a incoerência de "nossos amigos (Google, IBM, etc) podem, mas nossos inimigos (MS, SCO, etc) não podem."

» Comentário de Douglas Augusto () em 18/11 20:00

"Eu",

Imagine o cenário oposto, em que publicidades pró-Linux sejam anunciadas no site da Microsoft ou qualquer outro do gênero. Imagine agora, que estas publicidades sejam feitas através do Google, por alguém que seja a favor do Linux e esteja disposto a bancar isto, mas *não* pertença à comunidade Windows.

Onde estaria a maior afronta à dignidade, onde estaria de fato a atitude ofensiva e traidora? Nos sites pró-Windows que patrocinam o Linux, naturalmente. Pelo simples motivo de que os responsáveis pelos sites Windows estão se "vendendo" para o concorrente, estão na verdade aceitando uma espécie de suborno. Diferentemente, por outro lado, o Google é imparcial (ou deveria ser), _não tem ligação --ideológica-- nenhuma_ com a comunidade Linux ou Windows. Ele é um mecanismo tão somente de busca (hoje faz muito mais ;)), e oferece juntamente um serviço direcionado de publicidade.

"Comprar" o Google não ofende a comunidade do Software Livre simplesmente porque o Google não faz parte desta --pode sim, e é provável, como você levantou, que isto tenha um efeito mercadológico, muita gente deixaria se seduzir por isto. Agora, comprar o LinuxToday "machuca", porque seus responsáveis integram a comunidade e defendem esta bandeira.

A sua outra analogia, entre a Shell e a Petrobrás, seria como se a Shell colocasse o outdoor *perto* dos postos da Petrobrás, em uma área isenta, e *não* colocar dentro, onde o território seria da Petrobrás. Isto pode parecer sutil, mas faz uma enorme diferença --apesar de não ser um exemplo ideal porque não envolvem (ou envolvem pouco) questões de cunho ideológico, para aqueles que fazem uso de seus produtos.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/11 20:09

Não sou favorável ao boicote do LinuxToday, e não sou favorável ao boicote do Google. Mas acho que esta é uma questão de opinião.

Acho, entretanto, que colocar anúncios da Microsoft Brasil nas pesquisas pela palavra Kurumin é um endosso, por parte da Microsoft, de que ela reconhece as distribuições de Linux como concorrentes. E isto merece reflexão.

Mais importante do que isso, acho que vale mencionar que os termos de uso do Google não incluem alguma censura de quais palavras o anunciante pode escolher para seus anúncios. Identifiquei apenas uma exceção: as marcas registradas. Assim, se a Microsoft anunciasse para o termo Linux, por exemplo, o proprietário da marca poderia solicitar o cancelamento. No site do AdWords tem as instruções.

Assim, embora eu seja contra o boicote, acredito (como no caso da LinuxToday) que um eventual primeiro passo seria chamar a atenção da empresa para esta situação, já que me parece que os termos do uso do serviço não incluem este tipo de verificação. Boicote como primeiro passo fica estranho, parece até proposta de troll...

Para ilustrar, vejam o link para o caso de uma empresa que processou o Google porque pesquisas sobre ela mostravam o anúncio de um concorrente: http://slashdot.org/articles/04/04/27/1253220.shtml?tid=98&tid=99

» Comentário de CWagner () em 18/11 20:32

Acho que algo já foi feito no Google, pois não está mais havendo ocorrência de propaganda anti-Linux ao fazer pesquisas sobre o S.O.

Fazendo a pesquisa Google +Linux + Microsoft no próprio Google, encontrei o seguinte link http://www.theinquirer.net/?article=12603 , eu acho o autor explica o que está se passando entre Redmond e o nosso "Oráculo" :)

Quanto alguns comentários que vi por aqui, acho que alguns usuários do site acham que ideologia e convicções não valem nada (pelo menos as dos outros), e por isso, ou por outras razões, fazem pouco caso sobre notícias relacionadas a conflitos de idéias.

Acho que todos temos o direito de opinar sobre qualquer assunto, conhecendo-o ou não, pois é uma forma de se aprender, acho que era mais ou menos assim na Grécia antiga, onde os filósofos eram argüidos por seus pupilos e/ou outros que tivessem interesse em ouvir o que eles tinham a dizer.

Pena que muitos usam esse espaço para polemizar, ou ainda exaltar acontecimentos mínimos ou pior, distorcer o a idéia principal e o rumo das discussões.

Propaganda da M$ em sites relacionados a Linux e Trolls? Eu costumo fazer o mesmo quando encontro os dois pela frente: ignoro. Mas de vez em quando dou uma olhada para ver sobre o que estão falando.

» Comentário de anderson () em 18/11 20:50

Gostaria de saber se existe alguém armazenando estas perolas em algum site.

Seria interessante ter um site para consultar o que fizeram e estão fazendo para impedir o avanço e confundir os usuariao em geral.

E principalmente explicar o ocorrido de forma clara sem muita ideologia.

» Comentário de renato () em 18/11 23:09

Pois é Pierre.

Se você passou para ler esta notícia, é porque não está com muita coisa para fazer...

Claro que a MS não vai quebrar, mas o google vai ganhar alguma coisa!

» Comentário de juca () em 18/11 23:14

AUGUSTO escreveu:
>Assim, se a Microsoft anunciasse para o termo
>Linux, por exemplo, o proprietário da marca
>poderia solicitar o cancelamento. No site do
>AdWords tem as instruções.

Bem, então alguém tem que avisar o proprietario da marca (hello, Linus!) pois agora há pouco a pesquisa pela palavra linux ( http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=linux&btnG=Pesquisar&meta= ) deu como resultado:


"Links Patrocinados

Linux ou Windows?
Qual tem custo total menor?
Qual tem melhor desempenho?
www.getthefacts.com/brasil/ "

» Comentário de Augusto Campos () em 18/11 23:36

Juca, o e-mail dele é torvalds@osdl.org

» Comentário de Eu () em 18/11 23:39

Aqui acontece o mesmo. Procurando algumas vezes por Linux, no google.com.br, recebo, como link patrocinado, "www.microsoft.com/brasil/".

Será que o Google está deixando que o copyright sobre a marca Linux seja quebrado, só para ganhar mais alguns trocados? (ohhhhhhhhhhhh, assustador... quem diria? logo o nosso Google...)

E no caso da 4Linux.com.br? Ela pode registrar uma propaganda para ser exibida quando uma busca por "Linux" for feita?

E se a Red Hat, ou a Conectiva, quiser colocar um link patrocinado quando uma busca por "Linux" for feita? Também seria proibido?

A marca Linux pertence ao Linus Torvalds, e só a ele. O fato de uma empresa produzir uma distribuição Linux, ou oferecer cursos sobre Linux não muda, em nada, esse fato.

E para acentuar o troll level, eu precisarei re-fazer a pergunta: por que que quando a ATI, ou uma fábrica de softmodens não lança bons drivers para Linux ela é criticada, mas quando o São Google não lança nenhum dos seus programas para Linux ele é isentado de toda e qualquer culpa? Será que o Google não gosta mais da gente?

Será que, PARA O GOOGLE, a justificativa de "o número de usuários domésticos com Linux é muito pequeno" é válida, mas para as outras empresas ela não o é? (será mais um caso de "nossos amigos podem, nossos adversários não"?)

» Comentário de Augusto Campos () em 19/11 00:01

O proprietário da marca, se sentir-se prejudicado, pode enviar uma reclamação. Talvez quem não é proprietário da marca também possa, interessados podem verificar os termos de uso do AdSense e outros serviços relacionados.

Quanto aos demais, para entrar em contato com o Google e sugerir porte de versões, questionar política de anúncios, etc. basta ir a http://www.google.com/contact/

Tenho interesse em publicar a resposta recebida, não deixem de me enviar!

» Comentário de arnaldo () em 19/11 00:05

Eu não to vendo estas propagandas

» Comentário de bebeto_maya () em 19/11 01:58

Eu disse:

``E para acentuar o troll level, eu precisarei re-fazer a pergunta: por que que quando a ATI, ou uma fábrica de softmodens não lança bons drivers para Linux ela é criticada, mas quando o São Google não lança nenhum dos seus programas para Linux ele é isentado de toda e qualquer culpa? Será que o Google não gosta mais da gente?

Será que, PARA O GOOGLE, a justificativa de "o número de usuários domésticos com Linux é muito pequeno" é válida, mas para as outras empresas ela não o é? (será mais um caso de "nossos amigos podem, nossos adversários não"?)``

__Quem disse que o Google é santo???Se alguém da comunidade acha isso, é porque de fato, é muito tolo.O Google usa servers Linux porque são mais baratos e tecnicamente melhores, não há nehuma ideologia nisso.O pessoal tem que entender que IBM, HP, Intel, AMD, SUN etc...São empresas grandes e não há ética, escrupulos ou moralismo entre elas ou para com o mercado, ou mesmo para o consumidor, ou alguém já se questionou se peças de computador, os plásticos, são ofensivos a nossa saúde??? Eles querem é vender, que se FODA o consumidor, e somente tomam providências quando há riscos legais, mais até que se prove que o plástico de teclados e mouses é ofensivo ou que celulares causam câncer. . Na dúvida, continuam comercializando e ganhando din-din, não são muito diferentes da indústria de tabaco!

__Isso é a economia de livre mercado, da qual os plíticos são bonecos e os consumidores escravos, e só!

__Quando uma empresa acusa a outra de monopólio, é porque gostaria de estar na mesma situação, ou está ``preo`` se estimula monopólio em outros mercados. Vide a AMD, vendendo PCs populares com Windows pré-instalado, justo ela que acusa a Intel de monopolista!

__Esse pessoal, engravatado, tem o racíocinio analítico, pensam numericamente, são como as máquinas que vendem.São padronizados até no visual e no estilo de andar e falar.Não passam de instrumentos frios de fazer dinheiro!

» Comentário de Carlos Roberto () em 19/11 02:31

Para quem ainda não tá ai:

http://img.photobucket.com/albums/v200/bad-morpheus/microfear.png

É só ficar clicando em 1, 2, 3, etc... que aparece.

» Comentário de Douglas Augusto () em 19/11 02:40

> "por que que quando a ATI, ou uma fábrica de softmodens não lança bons drivers para Linux ela é criticada, mas quando o São Google não lança nenhum dos seus programas para Linux ele é isentado de toda e qualquer culpa?"

Acredito que seja pela proporção do impacto, basicamente por tratar-se hardware. O usuário que compra uma placa de vídeo de R$1000,00 e não pode usá-la no Linux ou no freeBSD, sente no bolso (ou na perda da liberdade por não poder usar o hardware com outro SO) o fato da empresa não fornecer o driver --ou no mínimo as especificações.

Diferentemente, na esfera dos softwares, o fato do Google não lançar versões Linux de seus produtos não é lá tão severo, está no mesmo nível de crítica de qualquer outra empresa que produz softwares para Windows e não os disponibiliza para Linux.

» Comentário de Flavio Santos () em 19/11 05:52

> "por que que quando a ATI, ou uma fábrica de softmodens não lança bons drivers para Linux ela é criticada, mas quando o São Google não lança nenhum dos seus programas para Linux ele é isentado de toda e qualquer culpa?"

Veja bem, no caso da ATI ou outro fabricante de hardware qualquer, a crítica não é somente por não disponibilizar os drivers para Linux.

Se quisese, a ATI nem precisaria se dar o trabalho de desenvolver drivers para Linux, bastava que ela liberase as especificações do hardware que a própria comunidade se encarregaria de desenvolver os drivers.

Quando um fabricante não desenvolve o driver nem abre as especificações está "fechando" aquele hardware para uso no Linux, veja o caso recente das placas wireless (ouve até um protesto do projeto OpenBSD sobre isto)

» Comentário de Ark () em 19/11 09:38

Sim Flávio: a ATI gastou milhares de dólares com pesquisa e desenvolvimento, e pq não agora abrir a especificação da placa?

» Comentário de Flavio Moreira () em 19/11 09:54

Vamos lá :

Não sou advogado, mas este anúncio da Microsoft no Google é no mínimo irregular (para não dizer ilegal) segundo o CONAR
http://www.conar.org.br/
===================================================
Exemplo de caso:
Propaganda Comparativa
http://www.conar.org.br/html/decisoes_e_casos/casos/cad3propaganda_cas1.htm

Representação nº 013/79
Denunciante: Volkswagen do Brasil S.A.
Denunciado: anúncio "A primeira coisa que você precisa saber na hora de comprar um carro é quanto ele vale e quanto ele custa" (mídia impressa).
Anunciante: FIAT AUTOMÓVEIS S.A.
(...)
Entretanto, quanto ao item "custo de manutenção", parece-me que a informação prestada pela Fiat não está clara ou exata.
(...)

Assim é que proponho que a Conar* oficie à Fiat, advertindo-a, no sentido de ser mais clara e objetiva em sua comunicação com o público, evitando-se interpretações diferentes da realidade.

Este é o meu parecer."


================================================


http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4004

"O capítulo 5 constitui o ponto principal deste trabalho. A atividade publicitária, uma das ferramentas do marketing, é essencial à economia nos dias de hoje. Entretanto, não se pode conviver com a astúcia do fornecedor que, a todo o custo, deseja impor o seu produto ou serviço aos consumidores. Criar necessidades artificiais para consumidores potenciais pode insuflar atos de desvio de conduta gerando aumento da criminalidade uma vez que o consumidor, não possuindo condições econômico-financeiras para consumi-los, se sente de fato compelido ao consumo de bens ou serviços supérfluos e sobrevalorizados. O capítulo se inicia com a abordagem dos tipos publicidade ilícita para, em seguida, focalizar a publicidade enganosa e a publicidade abusiva à luz do artigo 37 do CDC."

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 19/11 10:02

Ark

"a ATI gastou milhares de dólares com pesquisa e desenvolvimento, e pq não agora abrir a especificação da placa?"

Com certeza gastou muito menos que Intel e AMD e estas tem as especificações dos processadores abertas, não tem?

» Comentário de Flavio Moreira () em 19/11 10:59

Para quem não viu ou para quem quer ver de novo:

http://img1.imagetown.net/382395972.jpg

» Comentário de vmedina () em 19/11 11:18

Procedimentos para reclamar para o google

1. Nome da empresa
2. Informações para contato (incluindo endereço de e-mail)
3. Lista das marcas comerciais em questão e o(s) país(es) em que estão registradas
4. A identidade do(s) anúncio(s) em questão (através do URL indicado na linha inferior do anúncio ou outra informação de identificação).
5. Você está preocupado com:
1. o conteúdo do anúncio,
2. as palavras-chave que acionam o anúncio ou
3. ambos?
6. Se o seu site tiver um programa de afiliados, as empresas afiliadas têm permissão de usar os termos de marca comercial como palavra-chave ou no conteúdo do anúncio?
7. Inclua a seguinte declaração: "Acredito de boa fé que o uso das marcas comerciais descritas acima com os anúncios também descritos acima não está autorizado pelo proprietário da marca comercial ou seu agente, nem que esse uso seja, de outra forma, permitido por lei."
8. Inclua a seguinte declaração: "Afirmo que as informações desta notificação são exatas e que estou autorizado a agir em nome do proprietário da marca comercial."
9. Sua assinatura.

e manda tudo isso para:

Google Inc.
Attn: Google AdWords, Trademark Complaints
1600 Amphitheatre Parkway
Mountain View, CA 94043

Ou por fax para: 650-618-1499
Attn: Google Trademark Complaints

Quem se habilita ou responde pela marca Linux no Brasil?

» Comentário de hamacker () em 19/11 11:19

Poderia existir uma extenção para o mozilla/firefox, ou até mesmo um plugin para o IE que ocultasse banners da MS. No lugar do banner, um gif animado divertido.
Acho que tanto o google como a MS ficariam furiosas.
Aqui na empresa os banners que vem de alguns endereços (principalmentes estes /ad/*) já sao substituidos pelo logo da nossa empresa.

» Comentário de BastardoBSD () em 19/11 12:19

Alerto para o seguinte fato.
O que vem ocorrendo no google só surte efeitos no navegador da propria microsoft,pois uso o Opera e
nada de propagandas ou comparações tendênciosas.

» Comentário de Flavio Moriera () em 19/11 12:43

BastardoBSD :

Errado : Se você observar as imagens verá que o navegador é o FIREFOX !

» Comentário de Flavio Moriera () em 19/11 12:45

Eu reclamei no Google :

resposta automatica :

--------------------------------------------------
Re: [#17086326] Microsoft against Linux - Illegal Adsense/Adwords

Hello,

Thank you for your message. This auto-generated email is to confirm that
we received your inquiry.

We strive to reply individually to advertiser emails within one business
day. We appreciate the urgent nature of your message, and will respond as
soon as possible. You can also find the answers to commonly asked
questions in AdWords Support at: https://adwords.google.com/support

We look forward to providing you with the most effective advertising
available.

Sincerely,

The Google AdWords Team
--------------------------------------------------

» Comentário de Augusto Campos () em 19/11 12:55

Quando chegar a prometida resposta pessoal, não deixe de nos avisar

» Comentário de Flavio Moreira () em 19/11 13:34

Já tá até no TERRA :

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI425082-EI553,00.html

» Comentário de Ark () em 19/11 14:29

Flávio: não. Por acaso qual você paga mais: um processador bom ou uma placa de vídeo boa? E você sabe qual emprega mais transistores?

» Comentário de Tonywalker () em 19/11 14:45

Acabou, porque a mais de uma hora que estou fazendo buscas e não apareceu mais a propaganda.

» Comentário de Tonywalker () em 19/11 14:46

Enquanto isto, no Palácio da Justiça:

http://www.mundoinfo.com.br/informatica/noticias/noticias/principal?codnoticia=04-1811-microsoft&princ=04-1811-06

Falows

» Comentário de Leonardo Trentini Lang (ofranja) () em 19/11 15:05

Meu chapéu, ainda com essas discussões de abre-não-abre nas especificação de hardware?

Você que está defendendo a ATI: sabe o quão fácil é clonar uma pastilha de silício, para um chinês? Se não me engano, já existem até máquinas pra auxiliar no processo (o que o know-how não faz..). Ah sim, e é só pegar o driver, mexer um pouco na cara do binário e pronto, temos uma placa nova, da Chin-Chan-Chuan LTDA, empacotada e funcionando. E se o cara for bom mesmo, ainda consegue fazer um driver pra GNU/Linux, tomando o lugar da ATI nesta fatia do mercado. Caso você tenha tanto medo assim que as especificacoes da placa vão ser copiadas, não venda na China, mas perca bilhões de consumidores em potencial.

No final das contas, "liberar especificações" não quer dizer quase nada. Quem clona os dispositivos não precisa delas, mesmo.

E é isso.

PS: Desculpem o off-topic, mas esse tipo de argumento já encheu.

» Comentário de Carlos Roberto () em 20/11 00:57

Tonywalker, estou usando o Opera 7.60 P3 e ainda aparece sim.

» Comentário de bebeto_maya () em 20/11 03:08

Leonardo Trentini Lang (ofranja) disse:

``__Você que está defendendo a ATI: sabe o quão fácil é clonar uma pastilha de silício, para um chinês? Se não me engano, já existem até máquinas pra auxiliar no processo (o que o know-how não faz..). Ah sim, e é só pegar o driver, mexer um pouco na cara do binário e ´´pronto, temos uma placa nova, da Chin-Chan-Chuan LTDA, empacotada e funcionando. E se o cara for bom mesmo, ainda consegue fazer um driver pra GNU/Linux, tomando o lugar da ATI nesta fatia do mercado. Caso você tenha tanto medo assim que as especificacoes da placa vão ser copiadas, não venda na China, mas perca bilhões de consumidores em potencial.

No final das contas, "liberar especificações" não quer dizer quase nada. Quem clona os dispositivos não precisa delas, mesmo.

E é isso.``

__Pois é.O tipo de argumento utilizado por gente como o Ark, o Eu, e O crítico, além do Baboo, que de tão hipócrita e lambe-botas, está com a língua suja de graxa.

» Comentário de Ark () em 20/11 19:54

Se é tão fácil, pq ninguém clona ou então lança estes drivers, tanto pra nvidia quanto pra ati?

» Comentário de bebeto_maya () em 20/11 20:40

¨Se é tão fácil, pq ninguém clona ou então lança estes drivers, tanto pra nvidia quanto pra ati?¨

__Quem garante que já não há clones no mercado.imagine que a ATI desenvolva um placa baseada em especificações que ela própria colheu da nVIdia, óbvio que ela não vai sair por aí assumindo isso, mas a dita placa pode muito bem ter servido de modelo para outro da ATI.Isso é só especulação, mas não significa que seja impossível!

» Comentário de Ark () em 20/11 23:36

Certo, então além de termos clones das ATIs e NVidias, pq aproveitou a suposta facilidade citada acima e lançou drivers abertos?

» Comentário de afka () em 22/11 04:56

o google ganha centavos mais está rico desses miseros centavos agora vocês vao ficar discutindo uma coisa criar tempestade em como d'gua pow issu ai é sacanagem ne... vamo faze uma ideia mais forte larga de ignorancia é doar cestas basicas para o povo brasileiro?? não seria melhor

» Comentário de Augusto Campos () em 22/11 09:40

Não sei qual é o ponto exato em discussão pelo Ark (defender o modelo fechado, com o argumento de que ele já existe e é comercialmente viável?), mas como consumidor lamento que o modelo de negócios de empresas como a ATI e a NVidia dependa de especificações mantidas secretas. Isto vai contra a filosofia que defendo, e certamente não é o único modelo que elas poderiam adotar (embora eu compreenda que trocar de modelo para as linhas correntes de produtos não seja uma decisão fácil, do ponto de vista econômico).

De minha parte, isto não tira noites de sono. Acho que sempre irão existir empresas de software e hardware adotando este modelo. Mas, como consumidor, exerço o principal poder de que disponho individualmente, que é a o da compra. Jamais comprei uma placa de vídeo que não dispusesse de driver aberto, assim como nunca comprei um winmodem (mesmo com driver de fonte fechada disponível) ou uma winprinter. Também exerço a faculdade de que disponho sob o ponto de vista coletivo, jamais sugerindo ou indicando um destes equipamentos a alguém que fosse comprar.

Ir além disso seria apenas sonho, desejo ou discussão inútil, na minha opinião. As empresas fizeram sua opção por modelos fechados (a NVidia ao menos contribuiu para o desenvolvimento de um driver aberto não acelerado, o que já é um bom começo. Muitos winmodems não tem driver nem em código fechado...), era um direito que lhes assistia, resta-nos analisar e fazer nossas decisões de compra de acordo.

E não estou pedindo que ninguém boicote algum fabricante. Mas gostaria apenas de lembrar que quem compra sabendo desta situação, e depois reclama dela, perdeu uma grande oportunidade de dizer "não" da principal forma que o mercado entende.

» Comentário de Flavio Moreira () em 22/11 10:41

Resposta do Google :


-----Mensagem original-----
De: adwords-pt@google.com
Enviada em: 22/11/2004 09:58:50
Para: flaviao@(...)
Assunto: Re: [#17086326] Microsoft against Linux - Illegal Adsense/Adwords

Bom dia Flávio,

Obrigado por nos informar sobre a sua preocupação.

Para podermos investigar a situação, precisaremos do maior número de
informações possível. Responda diretamente a esta
mensagem e especifique o anúncio e as palavras-chave em questão.

Agradecemos a sua cooperação. Se tiver mais alguma dúvida, não hesite
em entrar em contato.


Atenciosamente,

João
Equipe do Google AdWords

» Comentário de Flavio Moreira () em 24/11 10:05

RESPOSTA DO GOOGLE
====== ====== ====== ====== ======== ======== ====== =======
Boa tarde Flávio,

Obrigado pelas informações que você nos enviou a respeito do suposto uso
indevido de uma marca comercial em determinados anúncios do Google
AdWords. Como fornecedor de espaço publicitário, o Google não está em
posição de arbitrar disputas entre anunciantes e proprietários de marcas
comerciais. Conforme consta nos nossos Termos e condições, os anunciantes
são responsáveis pela escolha das palavras-chave e do conteúdo dos
anúncios. Assim sendo, sugerimos que os proprietários de marcas comerciais
resolvam suas disputas diretamente com os anunciantes, principalmente
porque estes podem ter anúncios semelhantes em outros sites. Para mais
informações sobre a política do Google referente à utilização e marcas
comerciais, visite
https://adwords.google.com.br/select/faq/guidelines.html#7.

Com relação à linguagem utilizada no texto dos anúncios, e conforme as
Diretrizes editoriais do AdWords
(https://adwords.google.com.br/select/guidelines.html), se o texto do
anúncio contiver linguagem comparativa entre o anunciante e os seus
concorrentes, essas declarações devem estar claramente justificadas na
página de destino do anúncio.

Esperamos que esta explicação tenha ajudado a clarificar a sua dúvida.. Se
tiver mais alguma pergunta, sobre este ou qualquer outro assunto, não
hesite em entrar em contato.


Atenciosamente,

João
Equipe do Google AdWords
====== ====== ====== ====== ======== ======== ====== =======

Comentário de Flávio: Esqueceu o sr. João que o VEÍCULO (no caso o Google) é solidário com o anunciante em relação a observancia das normas do CONAR !

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.