« Análise completa do Novell Linux Desktop | Main | Entrevista com vice-presidente da Red Hat »

quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Análise do Transgaming Cedega 4.1.1

Anteriormente conhecido como WineX, o Cedega é um produto comercial (misturando componentes de código fec... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 12:48

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de osni_passos () em 17/11 15:12

Nunca entendi como funciona essa questão de licença meio-a-meio do cedega/winex, no kurumingames ele vem pre instalado.
Pelo que sei, não é necessario pagar para usa-lo, só a parte que trata CDs/DVDs protegidos é paga (só nos EUA), é isso mesmo?
Tem como baixar, instalar e usar, sem ter que contribuir com o suporte?

» Comentário de Marco Carvalho () em 17/11 16:42

Não é só isso, tem a parte de DirectX aprimorada e mais alguns "tunnings" direcionados para jogos.

Você pode baixar o Cedega por CVS e compilar, mas para ter os binários pré-compilados só pagando.

No caso do Kurumin Games, é um pacote deb feito por alguém que baixou do CVS e compilou

» Comentário de Douglas Augusto () em 17/11 16:57

Estranho o autor dar nota 1 (Installs, but is not playable) para a compatibilidade do WarCraft III com o Cedega. Tempos atrás, com a primeira versão do Cedega, lembro-me ter jogado o War3 perfeitamente (inclusive em rede), com um desempenho tão bom quanto no Windows. O único problema era a instabilidade do editor de mapas, que realmente não funcionava muito bem.

Quanto ao WarCraft II, se você tiver o CD do jogo, pode usar uma engine chamada Stratagus (http://stratagus.sourceforge.net/), que permite a execução nativa do War2 no Linux, apenas usando o conjunto de dados do jogo (como sons, mapas, etc). Funciona excelentemente bem, e ainda permite que o jogo seja executado, por exemplo, com suporte a rede e OpenGL (o que não há no jogo original).

O legal é que a Stratagus, por ser uma engine, permite que vários outros jogos deste estilo sejam facilmente desenvolvidos. Na página do projeto existem alguns a mostra.

» Comentário de Neto Mussauer () em 17/11 17:45

Eu iria fazer um comentário parecido com o seu, eu tb testei o War 3 logo com as primeiras versões do wineX, e se não me engano o War 3 foi um dos primeiros jogos suportados pelo wineX/cedega, tanto que lembro que na época o suporte ao jogo era o carro chefe da Transgamming para vender o seu produto.

» Comentário de FoundDeath(Marco Aurélio) () em 18/11 12:16

Bem... as minhas experiências com o cedega não foram lá muito boas.
Ao tentar jogar Warcraft 3 ficou sofrível o desempenho.
Minha configuração:
Athlon 1.333Mhz
512Mb de RAM DDR266
Hd 40Gb 7200rpm
Geforce 3 Ti 200 64Mb
Slackware 10
KDE 3.1

» Comentário de Daniel Dantas () em 18/11 12:46

Eu achei estranho também o warcraft 3. Ele funcionava muito bem, sim, inclusive, depois de 1 mês, eu acho, que foi lançado.
Engraçado que esses caras rodam muitos jogos que não são considerados nota 5. Poderiam rodar alguns jogos com notas melhores e ver se esses rodam.
Obrigado pela dica do stratagus. Eu adorava o freecraft, mas depois que a p**** da Blizzard resolveu ameaçar os caras por estarem "pirateando" (olha só até onde chegam) um jogo já morto (!!!) há muito tempo, o desenvolvimento parou. Eu digo morto porque não tinha mais aquela comunidade toda jogando.

» Comentário de Douglas Augusto () em 18/11 19:35

Marco Aurélio,

Sua configuração era parecida com a minha na época em que joguei, e acredito ainda que sua placa é melhor do que a minha, uma GForce 4 440 MX 64Mb. Eu jogava muito bem, inclusive ocorreu um fato curioso.

Eu costuma jogar em rede com meu irmão, eu com o WineX/Cedega no Linux e ele rodando o War3 no Windows. Geralmente não conseguíamos jogar mais do que uma hora direto, pois seu micro travava. Após um tempo instalei o Linux em sua máquina, e desde então jogávamos sem qualquer problema de estabilidade, e olha que a máquina dele é um Duron 1 GHz com placa nvidia TNT2. Não notamos nenhuma perda de desempenho para a versão Windows. Naturalmente, o jogo era configurado para detalhes gráficos modestos, e em cenas mais pesadas o micro respondia lentamente, mas isto também acontecia no Windows, é uma limitação do hardware.

Daniel,

Essa engine 'stratagus' é realmente fantástica. Além de permitir jogos como o War2 de rodar nativamente, adiciona uma excelente suporte a rede/multiplayer e não obstante permite que seja executado em modo OpenGL.

» Comentário de Roberto () em 19/11 00:22

Descupem a ignorância, mas qual a vantagem (aparente, pelo que vocês comentaram) de se jogar em modo OpenGL (ou com suporte a OpenGL)??
Seja como for, onde posso achar a versão antiga que vocês dizem funcionar no War3 (adoro esse jogo), já que a nova não tá funcionando bem?
Sei que tou fazendo pergunta aqui, mas tem a ver com o tópico, né?

» Comentário de Roberto () em 19/11 00:24

Desculpem a ignorância, mas qual a vantagem (aparente, pelo que vocês comentaram) de se jogar em modo OpenGL (ou com suporte a OpenGL)??
Seja como for, onde posso achar a versão antiga que vocês dizem funcionar no War3 (adoro esse jogo), já que a nova não tá funcionando bem?
Sei que tou fazendo pergunta aqui, mas tem a ver com o tópico, né?

» Comentário de osni_passos () em 19/11 09:07

O Cedega/winex traz ao wine suporte ao directx (MS), que é usado por muitos jogos, o openGL é uma alternativa livre.

» Comentário de Gabriel () em 19/11 16:15

Sempre tive experiências boas com o Winex/Cedega, o último que usei foi o 4.0.1, juntamente com o Point2Play 1.3.2. No 4.0.1, rodava perfeitamente o GTA Vice City, dava só uma travadinha quando trocava as rádios. O Farcry tb funcionou bacana.
O Point2Play facilita muito....ontem achei um site que tava disponibilizando o cedega 4.1.1 novo e o point2play 1.3.2-1

http://uic.nnov.ru/~gaav10/cedega4.1/

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.