« CDs de Linux no jornal de domingo ...na Espanha | Main | Lançado o site oficial do projeto Care2x Brasil »

segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Sun distribuirá Solaris 10 de graça para tentar concorrer com o avanço do Linux

Flavio Moreira (flaviao@bol.com.br) enviou este link da Folha, e o Pissin (pizza) comentou: "A empresa não se decide se apóia ou não o Linux, mas para os ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 23:54

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Ricardo Rabelo Mota () em 16/11 08:36

Dã...Desculpem a ignorância, mas este sistema é para PC? Ou tem uma arquitetura própria?

» Comentário de Luc () em 16/11 08:57

Tem para PC e Sparc. Veja em http://www.sun.com

Eu tenho o 9 e não gostei. Difícil de instalar. Particionamento esquisito. Suporte a hardware muito restrito. Quem conhece diz que é lento em PCs i386.

Não vejo vantagem nenhuma sobre Linux ou BSD. Perda de tempo, na minha humilde opinião.

» Comentário de RedCzar777 () em 16/11 09:17

Não é perda de tempo.

O Solaris para arquitetura Ultra SPARC é um exelente sistema para servidores de médio e grande porte, mercado em que a SUN é líder mundial. Já o Solaris para arquitetura x86 continua sendo desenvolvido apenas por razões educacionais. Como nem todo mundo pode ter uma máquina da SUN com arquitetura Ultra SPARC, o Solaris para arquitetura x86 permite que estudantes e até proficionais em treinamento possam ter contato com o sistema sem precisar gastar uma grana preta para isso.

A SUM já até lancou alguns modelos de estacões de trabalho de custo reduzido (em comparacão com outros modelos da própria SUN) mas pelo que sei o alcance dessa iniciativa não foi muito amplo.

» Comentário de jay_of_today () em 16/11 11:36

as mesmas features presentes no sunos 5.10 sparcv7 ou sparcv9 estao presentes na versao x86.

» Comentário de José Maria Silveira Neto () em 16/11 12:03

Eu estou muito decepcionado com os rumos que a SUN está tomando. Eu não vejo com bons olhos esta iniciativa e acho altamente remota a possibilidade do Solaris de tornar livre. O maior motivo da SUN estar disponibilizando o Solaris de maneira gratuita é para enfrentar o Linux. O proprio presidente da SUN já afirmou isso em vários momentos. Recentemente ele disse que a MS precisa de um parceiro para combater o Linux.
Eu inclusive programo em Java a 2 anos mas agora até evito.

» Comentário de kimie () em 16/11 12:27

De acordo c o IDGNow, o lançamento do Solaris grátis é só uma etapa para o lançamento de sua versão em código aberto, e que inclusive "De acordo com Jonathan Schwartz, presidente da Sun, a receita virá do suporte prestado aos clientes que possuem o Solaris 10 em código aberto instalado."

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna.aspx?GUID=5799FCA9-C50A-47DA-B480-CA3128CAF0E8&ChannelID=2000006

» Comentário de Escovadordebit () em 16/11 12:42

Na minha opinião este pessoal da SU são uns idiotas. O que eles vão ganhar se derem de graça o SO ? Devem estar apostando no serviço com certeza. Então porque não lançam uma distro Linux SUN com suporte oficial nos mesmos moldes da Novel? Com o nome e a infra-estrutura que eles têm conseguiriam uma grande parcela de empresas de grande porte, carentes de suporte oficial. Bom.. da até pra entender. Já houve um tempo de gente que dizia que a internet não ia dar certo... são estes visionários que quebram as empresas.

» Comentário de Roberto () em 16/11 12:51

Já existe o Linux da Sun -> Java Desktop 2

» Comentário de Marcos Alexandre Lemos Rodrigues () em 16/11 12:58

Acho válida a iniciativa. Concorrência para o Linux nunca deve ser vista como algo ruim, muito pelo contrário.
O Solaris é um excelente SO, principalmente para grande porte e somente uma parcela desse mercado ele concorre com o Linux, por isso considero uma concorrência saudável. A Sun já contribuiu muito para o crescimento do Linux, bastando lembrar do Open Office, pra citar o maior exemplo.

» Comentário de Wconserta () em 16/11 14:02

na verdade a sun atira pra todos os lados esta é que a verdade, mantem o solaris, java-linux(suse renomeado com gnome) e o proprio openoffice

na verdade a sun esta tentando se firma em alguma coisa, pois java perde espaço para net, solaris para linux e freebsd, enfim o que a sun pode fazer é liberar o solaris e java e ver no que dar, a distro dela eu ja vi e é o suse renomeado e com gnome como destop padrão modificado para parecer com windows xp, e como agora a novell é a dona do suse vejo que o java-linux não tera continuação

» Comentário de Escovadordebit () em 16/11 16:41

Se ela tem mesmo uma distro Linux ela é muito mal divulgada. Para mim empresa que atira pra todo o lado não tem foco e hoje quem não tem foco não segue em frente. Até o nome da distro para mim é um fracasso (java-linux)(java desktop 2)... cade o nome SUN pra dar peso na distro? Parece até que eu estou vendo uma daquelas reuniões com 20 executivos numa sala para aprovar um nome destes... faça-me o favor!

» Comentário de Roberto () em 17/11 08:53

Desculpe, o nome do produto é Sun Java Desktop System, que atualmente está na versão 2. É um Suse com Gnome e os produtos Sun, como Java, StarOffice, JavaStudio, etc. É um excelente produto.

Veja em
http://wwws.sun.com/software/javadesktopsystem/

» Comentário de Luc () em 17/11 18:24

Esse tal de Sun Java Desktop System foi analisado em um artigo da LinuxMagazine brasileira. Não lembro qual edição. Mas só tem duas mesmo, é fácil de achar.

O autor do artigo diz que o produto é "mais ou menos". Bom, estável, mas com tudo em versões meio antigas. E que tem mais Java no nome do que no sistema propriamente dito. Nenhuma vantagem em relação a tanto Linux novinho em folha (e gratuito) que há por aí.

Eu acho todo tipo de concorrência ótima. Não me importa se o produto é comercial ou gratuito. Não me importo de pagar. O que me interessa é a diversidade. O que não pode é uma empresa só dominar tudo, como acontece hoje.

Mas que a Sun tá afundando, tá mesmo. Só fazem burrada. E não querem sair do seu nicho. Eu até gostaria de ter um Sun Sparc, mas pelo preço de um automóvel popular (ou de uma kitchinette), que sentido faz comprar uma extravagância dessas? Prefiro comprar meia dúzia de PCs último tipo e fazer um cluster. Acho que sai até mais barato. Só porque a Apple pode, eles pensam que podem também...

» Comentário de Henrique Vicente () em 19/11 18:19

(desculpe a falta de acentuacao, estou num pc de um amigo que usa ruwindows... e trocou p/ um teclado diferente e precisa do cd de instalacao do window$ p/ resolver isso.. vejam que sistema f'acil e intuitivo :)) hahahha
mas em fim, eu achava at'e que o solaris poderia se tornar livre, mas agora...
uma coisa interessante 'e que em not'icias assim.. vemos que dizem ao inv'es de softwares livres, chamam linux apenas, e dizem que eh de codigo aberto... afinal, codigo interessa mais aos desenvolvedores... se dissesem livre, mas o que eh livre? chamaria atencao que esse tal sistema livre poderia ter alguma vantagem por ser ?livre?

» Comentário de Ark () em 19/11 23:28

Windows nunca precisou de CD apenas pra trocar o layout do teclado. Falar mal tudo bem, mas fale com embasamento.

» Comentário de Augusto Campos () em 19/11 23:35

Não sou expert no assunto, mas me parece que as versões atuais do Windows não exigem o CD para trocar o mapa de teclado, mesmo. Mas dizer que nunca precisou é exagero. No Windows 98, para mudar de ABNT para Americano Internacional era necessário obter o driver na mídia de instalação, por exemplo. Já vi uma boa quantidade de chamados de suporte sobre isso... Não acho que seja uma falha ou erro, entretanto: é normal os drivers e arquivos de configuração para perifériocos que não estejam presentes no momento da instalação não serem copiados para o disco rígido. Felizmente o aumento no espaço disponível típico em computadores pessoais nos últimos anos permitiu mudar esta realidade.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.