« Vagas para Desenvolvedor PHP e Suporte Técnico em Diadema | Main | Começou a Latinoware Institucional em Foz do Iguaçu »

quinta-feira, 11 de novembro de 2004

Governo Federal entrega Guia Livre traduzido em espanhol aos países latino-americanos

Leonardo R Mello (leonardo.mello@planejamento.gov.br) enviou este link do Governo Eletrônico e acrescentou uma nota sobre a entrega da Versão Mercosul do Guia Livre, traduzida em espanhol... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 22:41

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de SiBeRiaN () em 12/11 09:34

Olha, tudo isto aí é muito bonito, mas na prática a realidade é outra. Trabalhei em uma entidade federal de peso e lá dentro a coisa não foi, não é e não será "pró software livre".

Naquele ambiente nem ao menos cogita-se uma mudança para plataforma livre. Nem ao menos avaliar a possiblidade. Há pessoas de lá que posam de "pró software livre" lá no site do softwarelivre.gov.br mas na hora de botar o negócio na prática a coisa é diferente.

Colocam apenas .Net, equipamentos caríssimos IBM (que na minha opinião apóia o software livre para ficar bem na fita e morder fundo nos governos mundo afora com seus caríssimos mainframes da ordem de milhões de US$). Inclusive nestes ambientes há toda uma conspiração para evitar o java.

"Ué?!" vcs devem se perguntar... "mas o java não é livre!". Exatamente. Mas o ponto é outro: "o java não é livre mas é multiplataforma"... e isto, meus amigos, não é de interesse destas pessoas. Afinal, dessa forma, como iria acontecer uma "parceria IBM" ou uma "parceria Microsoft"?

Sempre se valem do argumento que o software livre não está maduro. Mas várias entidades do governo, mesmo quando .Net era beta, mergulharam de cabeça e já foram implantando todo o framework sem saber se era seguro ou não. Se faz isso usando software proprietário, porque não fazer com software livre? Olha, meu pai dizia: "meu filho, nada nesta vida é de graça"... meu sábio pai...
Temos pessoas muito ingênuas nestas áreas... ou realmente muito espertas...

Sem falar nas conhecidíssimas certificações. As certificações exigidas... MSCE, MSCDBA, MSCA, MSBLABLABLA... interessante... assim vc atrela a imagem de "qualificado" exclusivamente ao profissional que se especializou nestes softwares proprietários. Você viu alguma certificaçao conectiva, ou java citada ali? Não? Incrível... quem lê Diário Oficial também não vê...

Enquanto isto, vamos fechar os olhos e pensar que tudo vai bem. Enquanto nosso querido ministro Gil desfila com um Tux na lapela, há vários profissionais sendo desqualificados por terem optado por trabalhar com software livre, e gestores desonestos torrando o dinheiro do governo pró-software livre em licitações e contratações absurdas.

Espero realmente que alguém faça alguma coisa para mudar esta situação.

Abraços

SiB

» Comentário de Augusto Campos () em 12/11 09:43

A mim parece que o Guia Livre é parte de um esforço para começar a mudar a realidade descrita pelo leitor acima, e não alguma espécie de troféu ou símbolo de que esta realidade já mudou. Mas se alguém pensa que a mudança ocorrerá sem resistência (maior em alguns locais do que em outros), certamente está enganado.

» Comentário de synerama () em 12/11 11:22


Esta resistência é proveniente, em grande parte, "da força da grana que ergue e destrói coisas belas", como diz a música do Caetano.

Mas se analisarmos a realidade recente, em que nem se cogitava coisas que hoje são realidade, há motivos para crermos que tem havido mudanças concretas e que terão continuidade. A resistência é normal. Se todos aceitassem sem resistência, aí sim seria preocupante, pois não haveria tanto a preocupação em não errar. Quando há resistência, qualquer pequeno avanço indica que se está sendo convincente, ou pelo menos indica o caminho a seguir.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.