« Entrevista com os engenheiros da NVidia | Main | Vagas para Desenvolvedor PHP e Suporte Técnico em Diadema »

quinta-feira, 11 de novembro de 2004

Opiniões e dicas sobre Linux no desktop

Buick Sk (buick@microlink.com.br) enviou o anúncio: "Quando a mídia quer falar de um Desktop baseado em GNU/Linux sempre acaba voltando-se ou ao mundo corporativo que quer oferecer seus produtos por módicas quantias sejam elas quais forem, ou v... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 12:55

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Job () em 11/11 16:27

Oi Augusto,

Olha, não quero levantar flames, distro é que religião, não se discute.
Acho muito sugeito a flames este tipo de noticia,
no mais o texto é de julho, passou do prazo.
Como estudioso do Linux, geralmente tenho três distros instaladas normalmente na minha máquina.
Para estudo e análise, dias destes, publico alguma análise.

Olha, assim como o sugeito do texto, tb me descontentei com a versão 9.1 da Mdk, e "quase" mudei. Hoje estou com a 10.1, que esta muito boa.

Sabe, todas as distros tem seus méritos e suas falhas, por vezes cometem grandes equívocos e acaba por denegrir as mesmas.
O Mandrake passou por alguns momentos e ainda passa. Assim como a Conectiva, esteve, a Fedora esta, até a Suse ja esteve.

tenho percebido que é uma situação dificil para o desktop Linux ficar "estavel", Desktop Linux não é estável, menos do que o XP por vezes.
Principalmente para usuários avançados.
Mas quem não é avançado hoje?
Quem não quer rodar Filmes, ter sua placa de Som funcionando bem, usar todos os recursos da placa de vídeo? Quem não quer velocidade e disponibilidade de software ?
Pois é, basta vc ter um hardware mais novo...
Precisar de aplicativos especiais...
Que voce vai começar a analisar distros!

Ex: Experimente vc ter uma placa via e usar sata?
Experimente conectar uma camera fotografica
Experimente conctar uma webcam?
Joystick?
...
Experimente deixar para um usuário comum fazer isso no linux.

Tenho ajudado a migrar varios usuário Windows para Linux e a cada usuário vejo que a situação é diferente.

Tem alguns que vc tem que por uma Interface Identica ao XP, tipo Freedows (argg) Famelix, ...
Outros precisam de alguns aplicativos Windows,
Outros Audio
E ai vai...
Não há solução melhor.

Agora um ponto fundamental para qualquer escolha para desktop, é a disponibilidade de pacotes prontos e fáceis de instalar.

O Windows ensinou..

Não adianta ser de extrema estabilidade e velocidade,
as pessoas precisam de diversidade.!

Tenho por exemplo o Yoper, excepcional,
rápido como a Gentoo, estável,
mas ... faltam pacotes, interface de configuraçao...

Por isso digo que não é atoa que muitas empresas baseiam-se no Debian (pacotes ...)

Hoje, O Debian e o Mdk são os com os maiores repositórios e depois vem RH/Fedora/Suse.

E diversidade de pacotes é que faz diferença!

Dias desses disponibilizo aqui um pequeno estudo que estou terminando sobre Linux Desktop

» Comentário de Miguel () em 11/11 17:57

Além do quesito diversidade de pacotes, acho que vale lembrar que, os software têm que estar em português, e bem traduzidos.

Não sei quanto ao MDK, nunca usei, mas no Debian além da diversidade de pacotes já prontos, existe um grande esforço de localização da distro. Falo pois estou envolvido com o pessoal responsável e ja contribuí com traduções.

Eu ainda preciso experimentar o CL 10, e ver como está.

Gentoo eu considero fora da realidade para se fazer uma migração de um usuário windows, simplesmente que um 'emerge gnome', no meu pentium3 866 demorou mais de 24 horas. E a realidade nacional é de maquinas obsoletas.

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 11/11 20:23

Job, acho que é uma questão de ponto de vista.

Pelo menos não tive muitas dificuldades em conectar uma câmera ou usar um joystick. E *nunca* tive problemas de estabilidade com desktop Linux (ok, meu Konqueror já caiu algumas vezes quando estava com umas 20 abas abertas cada uma rodando um flash).

Na minha opinião, pequenas dificuldades como estas não são motivos para uma mudança de distribuição. O que me leva a escolher uma distribuição é o foco dela e a minha eficiência em realizar o meu trabalho usando a distribuição.

Caso falte um ou outro recurso, ou programa, basta criar um pacote deste programa para sua distribuição. E aproveita-se o trabalho disponibilizando o novo pacote como uma contribuição para outros usuários da distribuição.
Criar um pacote não é mais complicado que fazer um .configure/make/make-install.

A melhor distro é aquela que resolve os seus problemas :-)

» Comentário de Job () em 11/11 21:07

Marcelo, é bem neste caminho, não existe distro perfeita, e no mais uma das vantagens que o Linux esta demonstrando é sua flexibilidade, a capacidade de adpta-lo a cada situação, mas ao mesmo tempo,
o povo, quer algo que "todos" sabem.
Infelizmente as pessoas aprendem a clicar em icones e nao a usar computador.
É como ao invez de aprender a dirigir, a pessoa fosse doutrinada como um macaco a repetir ações sem pensar... :(

Miguel, o MDk tb ta 100% PT-BR, como disse acima
são atualmente as 2 distros com as maiores comunidades.

Mudando de gato pra sapato, Alguem ai ja instalou
o Suse 9.2, baixei os 5 cds queimei, mas nao vi onde posso fazer uma instalaçao avançada, e possa escolher qual partiçao usar, tipo de fs, se formato ou nao, se instalo o lilo/grub ou não.

So achei opçoes tipo "Vc vai se ferrar, vamos decidir por vc e apagar tudo"

» Comentário de Fernando Ike () em 11/11 22:12

Escrevi um artigo que reflete um pouco esse problema, DGS (Debian, Gentoo, Slackware) não instalador gráfico ou outras coisas bonitas, etc.

As outras distros tem seus méritos, mas dizer como Buick mencionou que são distros díficeis, coisa para hacker, nerd e etc.

Esse Relato mostra que falta muitos profissionais qualificados... ;-D

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1601

» Comentário de Heitor Moraes () em 11/11 23:21

Job,

Assim, o YAST faz todas as escolhas que acha melhor, depois você clica nos vários tópicos e faz as alterações que achar necessário.

Na verdade dá pra ignorar totalmente um tópico pré-configurado e configurar ele do zero.
Existem dezenas de telas de configuração escondidas no YAST. Acho que a idéia é que só os usuários de nível alto encontrem as opções avançadas.

Dá uma procurada que você encontra. Eu tive o mesmo problema no começo.

Tem um guia de instalação que não é perfeito mas abre os horizontes. (em pt_BR)
Por sinal ele já apareceu aqui no br-linux.org:

http://www.ppgia.pucpr.br/~laureano/guias/suse91/suse_91.htm

» Comentário de Cadu () em 11/11 23:30

Muito bom os artigos!
Valeu Buick!

» Comentário de Luciano () em 11/11 23:42

Instalei o suse 9.2

Na instalação nao vem a opção de usar reiser4 :(

Mas o kernel vem com o suporte e vem programas para formatar partiçoes em reiser4.

» Comentário de henrique paiva () em 12/11 09:09

Pode ser ignorância minha, mas talvez este artigo esteja neste site simplesmente por defender o slackware. Antes de publicar um artigo deveriam tomar tal cuidado. Eu não vou publicar hoje no meu site, um artigo comparando com o Conectiva 8, isto não faz sentido algum. Um artigo como este traduzido em 27-outubro-2004 comparando com o Mandrake 9.1 só pode ser brincadeira, isto faz com que a qualidade do site caia em muito.
Como diz no inicio do artigo:

"Nota de Tradução: Este material foi traduzido ... para promover e melhor divulgar a utilização do Slackware..."

Bom, é óbvio que é esse o motivo da tradução do artigo, e não a qualidade e veracidade da informação. Talvez ele tenha conseguido o que queria (divulgar a utilização do slackware), mas se o leito tiver bom senso, ele pode ter justamente o efeito inverso.

O mandrake desde a versão 10 adotou um novo modelo de desenvolvimento o que fez com que a qualidade do produto desse um "boom" e ultrapassasse a maioria das distros. Acredito que seja uma adaptação do modelo debian, mas menos rigoroso e ao mesmo tempo mais atualizado, que atingiu um fabulosa eficiência.

Utilizo o mdk desde tal versão em servidores, desktops e notebook a mais de um ano sem maiores problemas. Tb utilizo debian woody em desktops corporativos mais humildes.

» Comentário de henrique paiva () em 12/11 09:11

esqueci do

...


no post acima.

» Comentário de henrique paiva () em 12/11 09:12

digo,

"no flames".

» Comentário de Ark () em 12/11 09:37

Imagina, um 5l4ck3er-xiita tendencioso? Que calúnia!

PS: reparem que a ironia ofensiva não é contra a distro, e sim contra os xiitas.

» Comentário de Augusto Campos () em 12/11 09:40

Henrique, o artigo está publicado no br-linux porque um membro da comunidade sugeriu a publicação, e ele tinha conteúdo interessante. Sei que ele contém opiniões também (e isso se reflete tanto no título que eu dei à notícia, quanto na introdução publicada), mas em geral eu não recuso a publicação de artigos opinativos a favor de alguma vertente do software livre, seja sobre slackware, gentoo, freebsd, mysql, emacs, red hat ou o que for. A vocês, por outro lado, é dada a possibilidade de ler, debater, etc. "Esconder" a opinião do integrante da comunidade que a enviou seria muito pior.

» Comentário de Buick Sk () em 12/11 09:48

Bom dia,

1- Acho que vocês estão confundindo diversas coisas, favor leiam o meu POST...

2- O Artigo é do Sr Eduardo Sánchez G, e ele começou a escrever a série de Artigos em Julho quando o Mandrake era a versão xyz e o Slackware a versão zxy, e existe um período próprio do OfB para a publicação dos artigos, bem como o Sr Eduardo ainda está preparando a IV parte desta série. Juntando tudo isto ainda existe o fato do "delay" para qualquer ser humano ter tempo de pegar um material em inglês e "tentar" traduzir para o nosso idioma respeitando os direitos autorais.

3- A nota de tradução é para informar que o GUS-BR mantém a cópia do material no Site do GUS-BR como forma de divulgação e não extrapola os direitos autorais do Autor ou do Site OfB.

4- Em toda a série o Sr Eduardo fala muito bem do MDK, somente se refere que teve problemas pessoais o que fez abandonar ele por outro.. mas como usuário que foi torce por dias melhores desta distri, pois ele gosta muito dela, e comenta de melhorias que estão surgindo no MDK 10.

5- O texto para a comunidade Slack é importante pois: mostra pontos de falhas que devemos corrigir, serve como material para mudar um pouco a concepção de pessoas que tem em relação ao Slack... e o mais importante de tudo...trás ótimas dicas para qualquer que seja a distri.

6- E como já dito: O autor se prendeu no Slack e KDE.. mas o artigo poderia muito bem ser direcionado para qualquer distri e mostrar as mesmas ferramentas de gerência em KDE e GNOME.

Ps. Acho que os post infelizmente mostram o quanto faz sentido quando dizemos que neste país as pessoas não entendem ou não querem entender que devemos nos prender em troca de experiências técnicas. Entender isto é simplismente entender que isto é o que roda os diversos projetos existentes e soluciona problema para todos. É curioso que quando assumimos uma posição de neutralidade e mostramos o quanto um artigo mesmo que "idolatre" está ou aquela distro especifica pode mostrar interessantes ferramentas para diversos.

É e uma pena que muitos nem tem o trabalho de ler todo o artigo, ou nem seguiram a minha sugestão de retirar a palavra "Slackware", "Slack", "Mandrake", "MDK" e já vão confirmando que quando dizemos que basta falarmos de 'Slackware' que sempre é gerado flame e mensagens tolas que não serve nem para um debate técnico.

Buick Sk
GUS-BR - Grupo de Usuários Slackware - Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/

» Comentário de Hugo () em 12/11 09:56

As vezes vocês esquecem que a maioria das pessoas não precisam SABER usar o computador, apenas precisam usar.

Para que uma pessoa que usa o computador apenas para ler emails navegar na internet e digitar documentos vai precisar saber configurar o fstab, saber diferença entre link simbolico e hard link, saber configurar alsa, recompilar kernel, etc...

A maioria das pessoas quer apenas ligar e usar, e quando comprar uma webcam querem apenas plugar ela no computador e usar, sem ter que editar nenhum arquivo de configuração, sem ter que sair procurando no google como fazer para a webcam funcionar, etc...

"plug and play"

» Comentário de Toskinha () em 12/11 10:54

Hugo: mas eu quero saber. Eu não quero só que funcione, eu quero saber como e porque. Iguais a mim, existem sim milhares de pessoas que querem saber a diferença entre hard link e link simbólico, que querem saber pq usar alsa, que querem saber todas as novas opções do kernel. Eu quero ter o total controle do que está rodando na minha maquina e porque está ali. Sim, posso ser nerd, maluca, viciada, mas eu quero. Para quem não quer, tem centenas de outras distros. Eu vi este final de semana um Suse que só faltava detectar a pessoa na frente da tela e tocar a música preferida. Mas eu não quero isto. Porque parece qeu todo mundo qeur que as distros sejam iguais? As pessoas não são, as necessidades não são, porque as distros seriam?

» Comentário de Bode () em 12/11 11:37

Estamos todos acostumados a torcer, vivemos num país de torcedores, nada mais normal que sermos tendenciosos na escolha da nossa distro Me-Digam-Kem não se contorce qdo falam mal da sua distro preferida? :-)
Torço para que todos saibam respeitar as diferenças...o que? você não concorda comigo? seu F5$#8&, vai pra **&¨$#*&*#!

» Comentário de ozp () em 12/11 12:10

Eae, essa é uma realidade de certa forma infeliz no meu ponto de vista.

Eu sou um pseudo-usuario linux, pois tenho uma maquina no escritorio com linux, meus sites estao em linux mas meu notebook é win98 (com OOo firefox thunderbird gaim)

Antes eu pensava em usar linux e tinha X opcoes de escolha, agora tem X ao quadrado.


O knoppix deu origem a um cem numero de distros, e o proprio kurumin já tem seus Mods.


A diversidade é boa, pois cada distro dá um foco ao sistema (jogos, escritorio etc), porém o problema é quando a distro é encarada e feita como uma distro e não como um Mod.

Assim se vc usa um diversos flavors do debian nao necessariamente vc tem um debian de verdade (eu nao manjo muito, mas sei q tem a coisa do stable, unstable, testing etc)

Porém discordo da coisa de que quem cria a distro ou mod não quer colaborar com o projeto principal.

Em geral o que vejo acontecendo (nao soh em linux, mas em diversos softwares) é que o cara cria uma funcao, modulo, etc ou corrige um bug etc e os mantenedores do projeto nao introduzem isso no mesmo, ou entao nao ajudam os colaboradores na tarefa.

E ai o cara fica chateado e cria um fork ou outra distro ou um mod.


» Comentário de henrique paiva () em 12/11 13:40

Augusto,
tudo bem, eu nao me referi ao br-linux quando disse "publicado" e sim ao slackwarebrasil.
E eu nao me manifestei contra opniões, e sim "opnei" quanto a qualidade de artigos publicados *no site de origem* (nao no br-linux).

Tudo bem que o arquivo foi escrito em julho. mas o mdk 10 foi lançado em janeiro. e o 9.1 foi lançado mais ou menos se nao me engano 1 ano antes do artigo. e a publicação do artigo foi 28/08/2004.

» Comentário de Cadu () em 12/11 14:04

Toskinha,

Assino embaixo! Também não suporto ser controlado pelo sistema operacional. Gosto muito saber o como e o porquê das coisas no meu PC e isso sim que me importa numa distro. Se eu vou ter que editar 50 arquivos usando o VIm para fazer um scanner funcionar, ótimo (Tá certo que é muuuuito mais simples que isso, mas foi só um exemplo). Sim, tembém posso ser nerd, maluco, viciado, e ainda bem que sou assim. :)

» Comentário de Cadu () em 12/11 14:21

"As vezes vocês esquecem que a maioria das pessoas não precisam SABER usar o computador, apenas precisam usar."

Ah... Já ia me esquecendo...
A maioria das pessoas que se conforme. :)
O Linux FOI FEITO e É MANTIDO por nerds e PARA nerds, e espero que isso nunca mude...

MAS se o usuário não gostar, tem o windows... É feito por uma empresa inovadora, teoricamente mantido pela mesma empresa inovadora e feita para usuários finais, com cores vibrantes, com o súper-hiper-mega-ultra recurso plug-and-play (unplug-and-play não funciona. Experimenta tirar um mouse PS/2 e colocar de novo com o windows ligado...) que detecta sozinho o seu hardware e ainda baixa o driver atualizado da internet na hora e muitas frescuras à parte! Uma maravilha de software! A última palavra em multimídia! E se o windows XP não está bom, no ano de 2000-e-sei-lá-quanto vai sair o Longhorn... Esse sim vai ser bom!

» Comentário de Rogerio () em 12/11 14:33

Linux pra desktop ???
Ainda nao !
Acho que deve demorar uns 3 anos no minimo pra realmente vermos algo realmente usavel pra desktop.
Uso linux em dual-boot (Gentoo e XP, num Athlon 1.8Mhz 256MB), mas infelizmente ele perde em velocidade, estabilidade (o KDE as vezes sem fecha a sessão...), compatibilidade...
Usuario precisa de facilidade. Nao de ter de ficar sabendo de reiser, fstabs, rc.d......
Acho um absurdo um KDE demorar 8 segundos pra abrir o diretorio do usuario enquando o XP e instantaneo...

abraços

» Comentário de Toskinha () em 12/11 14:42

Cadu, releia novamente meu comentario e veja como o Suse está evoluido. A Lulyis comprou um laptop e qualquer coisa que a gente plugava ele reconhecia na hora:cd de musica, chaveiro usb, placa wireless. Tão amigável que era irritante. Porém, ele tem o nincho de mercado dele, e é muito bom no que se propõe. Este papo de "não está pronto para o desktop" é passado.

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 12/11 15:39

Rogerio, me desculpe, mas é melhor dar uma "ajeitada" em sua instalação...
O laptop de minha esposa tb é athlon 1.8 com 256 Mb e o konqueror não leva um segundo pra abrir.
Só se você estiver rodando um updatedb e compilando algo ao mesmo tempo...

Kde fechando a sessão? A última vez que vi isso foi em um Caldera 2.2. E foi uma vez só :-)

O que falta em muitos usuários é o bom senso de escolher a distribuição mais adequada ao seu perfil.
Quer algo mais fácil e automatizado? Use um Mandrake ou Conectiva (depois do comentário da Toskinha vou checar o Suse tb :-) ).
Quer fazer todas configurações pessoalmente e em detalhes? Tente o Slackware ou Gentoo.
Precisa de homologação para um produto comercial X? Verifique o RedHat ou Fedora.

E mesmo assim é perfeitamente possível automatizar funções com Slackware ou estudar as entranhas do Linux como o Conectiva.

O que realmente acho errado é um usuário iniciar no Linux esperando encontrar o windows XP em uma distro cujo foco é outro.

» Comentário de Cadu () em 12/11 17:09

Toskinha,
Eu sei... Existem distros que são muito amigáveis para usuário final, mostrando que o Linux está mais preparado pro desktop do que o windows e isso me deixa feliz. Só fiz uma propaganda irônica do windows... hehehe...

» Comentário de henrique paiva () em 12/11 18:31

Rogerio,

Vc postou o mesmo comentário aqui, mas parece q vc na seguiu me conselho. vc lembra? comoeu disse,tem algo muito errado com sua maquina. a minha é igual a sua e abre o konqueror em 2segundos. e escrevo com ç, sem configurações pós-instalação.

testa o mdk 10.1. mas, pelo visto vc prefere ne se esforçar e ficar repetindo os mesmo comentários. Bom, pelo menos vc ainda usa dual boot, e não só windows né? Mas garanto q, boa parte dessa resistencia nao passa de um condicionamento.Mais um vez,siga meu conselho, instala o mdk, ou suse, ou como disseram acima, conectiva 10. Nunca usei este último, mas o primeiro com certeza.

Desktop linux só em 3 anos ? Tem certeza q vc tá no ano certo ? 2004 !!!

» Comentário de Job () em 12/11 19:02

Ola Rogério,

Numa aitude positiva, lhe ofereço ajuda.

Bem, se esta tendo alguma dificuldade,
estamos aqui a sua disposição.

Bem, não estou com o guia que estou criando pronto, mas posso tentar ser útil e lhe sugerir os procedimentos para o Linux Desktop atender plenamente sua necessidade.

Me escreva

Alem de ser um Athlon XP 1.8, 256mb ram,

Me descreva sua maquina.

Modelo da Placa Mae, do HD.

Teclado, CD? CDRW? DVD? Mouse, TV?? ..

Que Softwares necessita e para que?
Audio
Video
Banco de Dados


Na minha experiencia atual,
o Yoper é o mais rápido e relativamente
facil de instalar.

Porem, a base de pacotes nao é muito grande,
mas de repente, pode ter todos que deseja.

Experimente o Yoper com o reiserfs4,
nem seu XP vai sentir tal velocidade.!

» Comentário de Job () em 12/11 19:03

Ola Rogério,

Numa aitude positiva, lhe ofereço ajuda.

Bem, se esta tendo alguma dificuldade,
estamos aqui a sua disposição.

Bem, não estou com o guia que estou criando pronto, mas posso tentar ser útil e lhe sugerir os procedimentos para o Linux Desktop atender plenamente sua necessidade.

Me escreva

Alem de ser um Athlon XP 1.8, 256mb ram,

Me descreva sua maquina.

Modelo da Placa Mae, do HD.

Teclado, CD? CDRW? DVD? Mouse, TV?? ..

Que Softwares necessita e para que?
Audio
Video
Banco de Dados


Na minha experiencia atual,
o Yoper é o mais rápido e relativamente
facil de instalar.

Porem, a base de pacotes nao é muito grande,
mas de repente, pode ter todos que deseja.

Experimente o Yoper com o reiserfs4,
nem seu XP vai sentir tal velocidade.!

C-Eletrônico: job * ig com br

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.