« Projeto Mono Basic inicia workshops de treinamento | Main | Artigo em português sobre sniffers »

quarta-feira, 10 de novembro de 2004

Proposta para a ABNT adotar os padrões do W3C?

Navix (navix at bol dot com) enviou este link e acrescentou: "Saiu no site do MozillaBR 'Circula no mundo livre a idéia de encaminhamento pa... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 22:22

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de bebeto_maya () em 11/11 01:27

__Em se tratando de Informática, a ABNT não vai além dos teclados. . .Uma pena!Acho que deveria ser obrigação da ABNT regularizar padrões de compatibilidade para boa parte do hardware e periféricos lançados no Brasil, e isso seria excelente, pois o selo da ABNT é como o do Inmetro, ou como o da Associação dos Produtores de café, não são obrigatórios, mas ninguém é louco de não colocá-los.E, no mais, o consumidor é bem atento à essa coisa de selo.Acho, contudo, que isso deveria ser projeto de lei de algum deputado,afinal é para isso, dentre outras coisas, que eles são pagos, ou pelo menos deveria ser assim!

» Comentário de Jorge Andrade () em 11/11 08:38

... essa é uma das MELHORES IDEIAS dos ultimos tempos ...

assim os Bancos, a Claro , e outros recalcitrantes NÃO poderão exibir o "Selo de Conformidade ABNT" até que consertem as suas páginas .

Nota 10 para a idéia !

» Comentário de Silvio Gissi () em 11/11 10:35

A W3C é um padrão que a grande parte das páginas não obedece, o fato da ABNT adotar estes padrões não vai resolver nada...

Se um webdesigner estiver preocupado com as normas, ele vai usar as da W3C, independente da ABNT adotar ou não... A verdade é que, desde que a página funcione no IE, a grande maioria dos designers não dá a mínima para os padrões...

O que seria eficaz mesmo era fazer com que os softwares de design de páginas (Frontpage, Dreamweaver, etc) gerassem páginas em conformidade com os padrões, isso sim faria diferença na prática...

» Comentário de Marcelo Vivan Borro () em 11/11 10:59

Achei o ponto de vista do "selo de conformidade" muito interessante.

Em conjunto com a crescente substituição do Internet Explorer, acredito que seria um ótimo diferencial no concorrido mercado de conteúdo web.

Seria algo a mais para ser "vendido", algo como: "Do que adianta seu provedor ter conteúdo se você não consegue acessá-lo. Exija o selo ABNT/W3C"

» Comentário de Ralph () em 11/11 10:59

Cabe lembrar que uma grande caminhada começa com o primeiro passo !!!!!

» Comentário de alexandre_parente () em 11/11 14:11

Não acredito na ABNT , nem acho que ela resolva qualquer coisa, pelo menos na engenharia ela não resolve nada, quando nao complica.

Creio que a ABNT não tem nenhum interesse nas normas da WC3, pois não iria poder vende-las a 25 reais cada norma (preco de estudante.).

A ABNT é sim um intrave ao liberdade de do conhecimento! acho até inconveniente citar a ABNT num site direcionado a liberdade.

Quem tiver duvida pergunte a qualquer estudante de eng. se o seu acesso a norma é facil? graças a ABNT hoje muitos eng. se formam e nem as normas conhecem... ou então andam com uma copia pirata debaixo do braço com a traja "copia ilegal!!!"

Eu quero é que a ABNT se...

» Comentário de Hugo () em 11/11 14:17

A ABNT, uma instituição que COBRA DINHEIRO para disponibilizar suas normas... se você quiser ver as normas da ABNT para fazer um relatório ou seja lá o que for, você tem que comprar a norma! Isso é inadimissivel, principalmente numa comunidade livre como a nossa! Como iremos fazer com que todos sigam determinada norma técnica se o conhecimento dessa norma é restringido pela própria criadora da norma?

Odeio a ABNT do fundo do meu coração, além do mais concordo que isso não ia adiantar em nada. A maioria dos webmaster/webdesigners não sabe nem o que significa "navegador", para eles é tudo "IE", funcionou no IE6 pra eles é suficiente, infelizmente não se pode fazer nada contra a incompetência alheia =/.

Isso só seria resolvido se os navegadores se negassem a renderizar páginas mal formadas, como acontece com páginas em XML/XSLT (alias faz parte da norma da W3C o navegador não tentar corrigir páginas em XML/XSLT, mesmo que ele saiba como), mas creio que isso acontecer com páginas HTML é muito improvavel, mesmo sabendo que os navegadores ficariam muito mais velozes na hora de renderizar páginas.

» Comentário de Leonardo Lang (ofranja) () em 11/11 16:22

Depois de usar o software AbNTeX (também conhecido como Absurdas Normas Para LaTeX) e ter lido a documentação deste, considero que a ABNT deveria ser extinta ou totalmente reestruturada. Espero que nas outras áreas ela seja *muito* melhor que nos estilos tipográficos, senão estamos realmente encrencados.

E a propósito, ela também deveria liberar os padrões sem cobrar nada, pois o que ela está fazendo são normas nacionais para uso geral, não produtos comercializáveis visando lucro.

É isso.

» Comentário de Wilfredo () em 11/11 16:51

O mantenedor deste site publicara outra notícia a respeito (curiosamente, ele esquecer de referenciá-la nesta notícia):
http://br-linux.org/noticias/003160.html

E repito o comentário que fiz lá:

Encaminhar uma petição a entidades brasileiras com um texto em português com partes escritas em inglês é no mínimo uma mostra de desleixo por parte dos organizadores do abaixo-assinado. Quando apresentarem um texto *decente*, que detalhe os motivos de se adotar tais medidas e redigido adequadamente, eu assino.

Além disso, quais pessoas (ou grupo ou instituição) acompanharão o encaminhamento e trâmite da petição junto aos dois órgãos? Essa informação importantíssima não consta na página. Gostaria de saber do (ir)responsável como o processo será conduzido. Apenas abrir uma página na Internet e esperar assinaturas não adianta nada.

» Comentário de Wilfredo () em 11/11 17:11

Concordo com Hugo e Alexandre Parente (apesar do tom grosseiro do último). Não vejo sentido algum uma instituição que se propõe a normatizar diversas atividades, e mantida pelo governo, dificultar o acesso às suas normas.

E, por isso, não seria vantajoso para os webdesigners e mantenedores de serviços via Internet terem de gastar dinheiro comprando normas para manterem suas páginas padronizadas.

» Comentário de Ralph () em 11/11 19:20

Se as normas que a ABNT adotarem forem as mesmas da W3C, porque comprar se na W3C tem de graça. Questão de pesquisa e raciocinio !!!!

» Comentário de Eu () em 11/11 20:36

Gente,

vou lembrar o que eu já falei algumas vezes. Compatibilidade com o padrão W3C não significa que vai funcionar no Linux. O padrão W3C não proibe o uso de plugins proprietários, como Flash, Java ou ActiveX, embora muita gente ache que ele proibe.

Embora existam versões do reprodutor Flash e da máquina virtual Java para Linux, não existe suporte para ActiveX. (pelo menos não que eu conheça)

É PERFEITAMENTE possível escrever um site que obedeça a todos os padrões W3C (xhtml, css, etc) que seja inutilizável no Linux, caso sejam usados plugins ActiveX, ou qualquer outro plugin proprietário para o qual não exista suporte no Linux.

Além disso, acho muito difícil conseguir que as empresas, interessadas em dinheiro, obedeçam ao padrão W3C para agradar aos usuários de S.O.s / browserer alternativos se nem mesmo os sites da própria comunidade Linux, como o br-linux, o obedecem.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.