« Pacotes do Firefox 1.0 para o Conectiva Linux | Main | Apresentações sobre distribuições e ferramentas de programação »

terça-feira, 9 de novembro de 2004

Análise em português do Debian-BR-CDD 1.0

O Debian-BR-CDD é uma Custom Debian Distribution atualmente baseada na próxima versão estável do Debian (sarge) e voltada para usuários de desktops. Segundo um dos anúncios de lançamentos de versões enviados ao BR-Linux pela comunidade dest... (Ler na íntegra)

Análise do Debian-BR-CDD 1.0 pre4
por Davidson Rodrigues Paulo – bozolinux

Lançada oficialmente no dia 01/11/2004, o Debian-BR-CDD 1.0 pre4 traz consideráveis melhorias em relação à versão 1.0 pre3, principalmente na facilidade da instalação e no aspecto visual. O sistema, bastante maduro, já é uma das melhores alternativas aos brasileiros que desejam ter um bom e funcional desktop GNU/Linux, sejam eles experientes ou iniciantes, já que o instalador do Debian-BR-CDD é bastante flexível, permitindo da instalação mais completa e automática até a mais básica e manual.

A primeira parte da instalação começa inicializando o computador com o CD de instalação no drive. É exibido um prompt, bem elaborado com um belo fundo contendo o logotipo do Debian-BR-CDD, onde se deve selecionar o modo de instalação do sistema. Um Enter inicia o modo de instalação padrão, automatizado e com o kernel 2.6.8-1 pré-selecionado. Pode-se escolher a instalação do kernel 2.4.27, bastando escolher o modo 'linux24'. Outra opção para os mais experientes é o modo 'expert', que torna o processo de instalação mais manual e personalizável, mas nem por isso complicada. Eu fiz uma primeira instalação utilizando o modo 'expert' e uma outra pelo modo padrão.

Inicializada a instalação, a princípio não vi nada de novo. As opções e o processo de instalação pareciam os mesmos, mas vi um diferencial já na etapa de detectar e montar o CD-ROM: o CD foi verificado mais detalhadamente, o que é bom porque pode-se evitar que a instalação venha a ser interrompida mais à frente por causa de falha na leitura do CD.

Outra coisa que chamou a atenção foi na etapa de particionamento dos discos. Tudo está muito mais detalhado, e na hora de selecionar o ponto de montagem da partição, por exemplo, é exibida uma breve descrição do tipo de dados que são gravados em cada local (por exemplo: /usr - dados estáticos). Isso é muito bom para usuários iniciantes com pouca prática em instalação de sistemas GNU/Linux.

Fora esses dois pontos, tudo o mais no instalador está como estava na versão 1.0 pre3. Terminada a primeira etapa da instalação (instalação do sistema básico e do gerenciador de boot), o sistema é reiniciado para iniciar a segunda etapa da instalação: a configuração do sistema. E foi nessa parte que houve uma profunda mudança em relação a versão 1.0 pre3. O menu tinha opções extras como 'load-modules-cdd' e pré/pós-configurações de idioma, que, segundo os desenvolvedores (agradecimentos a Otávio Salvador por dar detalhes dessas mudanças), foram adicionados para melhorar a organização e modularidade do processo de instalação. Alguns processos que antes eram feitas pelos pacotes alterados foram movidos para os pacotes oficiais do Debian, além da adição de funções para itens específicos do Debian-BR-CDD.

A escolha dos pacotes é incrivelmente simples. Pode-se selecionar as opções 'Ambiente desktop', 'Ambiente desktop leve', 'Sistema de impressão', 'Documentação para usuário iniciante' e 'Seleção manual de pacotes'. Eu selecionei 'Ambiente desktop', 'Sistema de impressão' e 'Documentação para usuário iniciante' na primeira instalação (modo expert), e 'Ambiente Desktop' e 'Documentação para usuário iniciante' na segunda instalação (modo padrão). No modo expert, o debconf é configurado com prioridade baixa de mensagens, o que implica numa grande quantidade de caixas de diálogo que surgem para o usuário poder configurar os pacotes que estão sendo instalados, algumas delas exibidas em inglês. Na instalação modo padrão, porém, o deconf é configurado com prioridade crítica de mensagens, o que faz com que praticamente nenhuma caixa seja exibida durante a instalação dos pacotes. No meu caso, não foi exibida nenhuma.

Um recurso muito interessante desse instalador é o de detecção automática de novas impressoras. No caso de uma impressora USB que seja suportada pelo Debian estar conectada ao computador, ela será configurada e estará pronta para o uso ao final da instalação. Uma mão na roda para usuários inexperientes, afinal de contas, instalar uma impressora USB manualmente pode-se tornar uma tarefa árdua para quem não conhece os procedimentos necessários.

O instalador têm também um recurso para configurar automaticamente o X. Bem, isso ainda precisa ser aperfeiçoado, principalmente a parte de detecção da frequência de trabalho do monitor, que falhou comigo e também com outras pessoas, como pude verificar. Isso pode trazer dor de cabeça para o pobre usuário inexperiente que vai ter que buscar ajuda para conseguir configurar o X e utilizar o modo gráfico. Mas dos males possíveis, esse é um dos menores. A equipe do Debian-BR-CDD está trabalhando firme para corrigir esse problema, mas, de qualquer jeito, todo mundo tem que aprender a configurar o servidor X manualmente, certo?

Depois de configurar o X, iniciei a sessão do Gnome: fui brindado com uma belíssima tela de boas-vindas do GDM, personalizado com um tema do Debian-BR-CDD, um belo esquema de cores que encanta os olhos. Loguei-me e entrei no sistema, atento aos detalhes visuais. O tema escolhido para o Gnome é realmente muito bonito, com ícones nada tradicionais, que parecem ter sido desenhados à mão, uma imagem de fundo belíssima e um esquema de cores suave com excelentes efeitos. Depois dessa o Gnome subiu no meu conceito.

A lista dos programas instalados com o ambiente Desktop inclui o OpenOffice.org (1.1.2), The GIMP (2.0), Inkscape (Desenho Vetorial), Mozilla Suite (1.7.3-5), Gaim (mensagens instantâneas), Xchat IRC, vários jogos, Grip (ripador de CD's), Totem (reprodutor de filmes) e XMMS (player de áudio).

As ferramentas estão todas bem dispostas e de fácil localização. O sistema funciona muito bem, a ajuda do Gnome é eficiente e rápida, e a documentação incluída no Debian-BR-CDD torna seus desenvolvedores dignos de reverência pela eficiência na reunião de documentação de qualidade em um único ponto. O Debian-BR-CDD traz a documentação do Debian GNU/Linux, incluindo 'Guia do Mantenedor Debian' e 'Como Usar o APT'. Traz os 3 módulos do Guia Foca Linux (iniciante, intermediário e avançado) ─ Guia Foca Linux é o documento nacional mais indicado àqueles que desejam introduzir ou mesmo se aprofundar no mundo GNU/Linux. Além disso, existe uma seção com vários HOW-TO's, bastante úteis para aprender a fazer tarefas diversas.

A excelente documentação em português do Brasil torna o Debian-BR-CDD uma opção sensacional para o usuário iniciante, tanto em GNU/Linux quanto no Debian, que não precisa mais procurar essas documentações na Internet, já que elas estão disponíveis, ali, a um clique do mouse, na área de trabalho.

O ambiente desktop vem muito bem configurado. Ícones para os dispositivos (disquete, CD-ROM) estão disponíveis em 'Computador'. Há um item chamado 'Comece Aqui', onde o usuário tem acesso aos aplicativos e às configurações do sistema e do ambiente gráfico. O 'Suporte Online' abre o canal de IRC #debian-br-cdd através do Xchat, onde o usuário pode falar diretamente com os desenvolvedores do Debian-BR-CDD, que estarão prontos para atendê-lo (depois dessa, ai de quem se atrever a dizer que não existe suporte para software livre). Por fim, além dos ícones clássicos como a 'Pasta pessoal do usuário', 'Lixeira', e a documentação, há um item 'Instalar Programas', nada mais que um atalho para o gerenciador de pacotes Synaptic, uma interface gráfica para o APT, onde o usuário poderá instalar, remover e atualizar programas com alguns cliques do mouse. Rápido, simples, limpo, claro. Novos usuários ficarão maravilhados com o “jeito APT” de instalar/remover programas.

Segundo a equipe de desenvolvedores do Debian-BR-CDD, mais de 40 bugs foram corrigidos nessa versão. O trabalho de aperfeiçoamento conta com a colaboração dos usuários que postam as falhas encontradas em cada versão na seção 'Tickets' da homepage do projeto Debian-BR-CDD.

Eu recomendo o Debian-BR-CDD para todos aqueles que procuram uma distribuição confiável ou um desktop fácil de instalar de usar. Pode ser utilizado tanto por usuários sem experiência como pelas 'ninjas' do Linux, pois, como já mencionei, o Debian-BR-CDD é extremamente flexível, e em nenhum momento torna o usuário escravo de ferramentas automáticas, nem do terminal. Então, se você usa ou pretende usar o Debian Sarge, não existe motivos para não usar o Debian-BR-CDD.

E que venha a venha a versão 1.0 definitiva.

Links relacionados:

http://www.debian.org – Homepage da Debian GNU/Linux
http://www.debian-br.org – Homepage da comunidade Debian-BR
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org – Homepage do Projeto Debian-BR-CDD
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/wiki/Screenshots – Screenshots do Debian-BR-CDD
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/wiki/Download – Página de download do CD de instalação
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/newticket – Notificar bug/enviar sugestão

Davidson Rodrigues Paulo – bozolinux
bozolinux@pop.com.br
08/11/2004

Publicado por brain às 22:37

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de roberto () em 09/11 23:23

legal,so faltou ele dizer o principal,como configurar o x na mão,pq ja procurei documentação sobre isso,e tentei mais sempre ao dar startx ou reboot voltava a ficar horroroso,acabei desistindo.

» Comentário de Augusto Campos () em 09/11 23:45

Eu achei bem interessante a análise, e discordo que dar a solução do seu problema seja o principal, ou que a ausência desta resposta seja uma falha da análise. Mesmo assim, espero que você encontre a solução desta sua questão em breve

» Comentário de ThLux () em 09/11 23:59

Bem, instalei a versão em um Pentium 166 com 64 MB de Ram e confesso que fiquei bastante surpreso com o sistema. Lógico que ficou suuuuuuper lento mas deu pra ter uma noção do que é o sistema. Sou um usuário do CL a muito tempo e já provei Slack, Mdk, RH, FC, Kuruma, Knoppix e outras que tive oportunidade, porém tenho que ser franco, o Debian CDD superou e muito as minhas expectativas. Não sou um usuário avançado mas dou umas boas cacetadas e posso afirmar que o trabalho do pessoal está digno de nota 1000. Parabéns para todos e continuem fazendo esse trabalho maravilhoso em prol da comunidade.

» Comentário de Marco Carvalho () em 10/11 00:11

Roberto,
Nada mais simples:
dpkg-reconfigure xserver-xfree86

è só ler as perguntas com atenção e dar as informações corretas (principalmente os parametros de seu monitor) que não tem erro.

» Comentário de roberto () em 10/11 00:39

obrigado marco carvalho,eu ja tinha tentado varias possiveis soluções que haviam me passado,como:xf86cfg,ou xfree86 -configure,mais sem nenhum sucesso,vou tentar a sua dica,esta inda naum me passaram,quanto ao augusto,eu lhe digo augusto como sabe se esta duvida ou problema era somente meu???
ja vi muita gente com esta duvida em forums.

» Comentário de Marco Carvalho () em 10/11 00:52

Aviso aos marinheiros de primeira viagem:

A equipe do Debian-BR-CDD vem fazendo um excelente trabalho, porém ainda está em desenvolvimento (pre-4) e eventuais bugs são esperados.

Caso tenha algum problema com o Debian-BR-CDD entre em http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/report e veja se já existe registro do problema, caso não haja, clique no botão "novo ticket" e reporte o problema.

Desta forma estará ajudando os desenvolvedores, pois é impossível eles testarem todos os tipos de hardware existentes e todas as funcionalidades do sistema.

» Comentário de Augusto Campos () em 10/11 08:34

Eu não disse que era somente seu, o que eu disse foi que responder ao seu problema não era o essencial do artigo, e que não achava que a ausência desta resposta fosse um defeito do artigo. Afinal, é uma análise e não um tutorial.

» Comentário de andreas () em 10/11 08:49

Só um pouquinho, ainda tem que descobrir as freqüências suportadas pelo monitor? Hoje em dia?

» Comentário de Eder S. G. (JORDAM) () em 10/11 09:01

Muito bom dia a todos os leitores do portal BR Linux.

Instalei ontem o Debian BR CDD 1.0 pre4 em uma estação de trabalho com processador Celeron 500, 256MB de memória RAM, HD 6.2GB, placa de vídeo SiS620 e um monitor Samsung SyncMaster 3 de quatorze polegadas.

O processo de instalação do Debian BR CDD 1.0 pre4 é praticamente todo em pt_BR e muitíssimo rápido devido a execução via modo texto. Isso me fez lembrar os tempos em que eu instalava o RedHat Linux em suas versões 6.x.

Depois de instalado, infelismente não consegui acessar o X Windows. Tive que editar manualmente o arquivo /etc/X11/XF86Config-4 e reiniciar o gdm com o comando:
/etc/init.d/gdm restart

E felizmente pude acessar o X Windows através do gerenciador de janelas Gnome (que por sinal está muito bonito o layout, os ícones, o wallpaper, a disposição dos softwares no menu principal).

Quem quiser visualizar o desktop atual que estou utilizando no Debian BR CDD 1.0 pre4 basta acessar a URL:
http://www.esg-computacao.eti.br/imagens/screenshots/edersg-debian1.png

Logo após, pude instalar diversos aplicativos como licq, amsn, imagemagick e outros através do apt-get. Graças ao servidor DHCP instalado na LAN, o Debian BR CDD 1.0 pre4 já estava navegando assim que instalei o FireFix 1.0 versão final.

No mais, gostaria de dar os meus sinceros PARABÉNS a todos os desenvolvedores envolvidos neste projeto.

No mais, desejo-lhes uma excelente quarta-feira!

» Comentário de Ark () em 10/11 09:45

Eder: acredito que o fato da instalação ser em modo texto ou gráfico altere muito a performance desta. A não ser que sua máquina possua muito pouca memória RAM.

» Comentário de Cristao () em 10/11 09:56

Gostaria de saber se pegando essa versão depois posso manter meu sistema atualizado com um
# apt-get upgrade ou # apt-get dist-upgrade ?

É baseado no stable, testing ou unstable ou estou falando besteiras ????


Aqueles scripts do Kurumin. Principalmente o de Firewall funcionaria legal aqui ???


Obrigado

» Comentário de Douglas Augusto () em 10/11 10:01

Esta distribuição Debian personalizada para o uso no Brasil está excelente. Um trabalho louvável, parabéns aos desenvolvedores.

É uma distribuição programada para ser instalada definitivamente na máquina (não é um live CD), e é de fato um Debian (não é derivada, apenas otimizada para o Brasil), sem qualquer gambiarra.

» Comentário de Douglas Augusto () em 10/11 10:12

Cristao,

A Debian-BR-CDD é baseada na próxima versão estável do Debian, isto é, na Sarge (testing).

Por ser um Debian (de fato), operações como 'apt-get upgrade/dist-upgrade' funcionam como deveriam funcionar no Debian, isto é, sem qualquer problema. :)

Quanto aos scripts do Kurumin eu não sei, porque depende de como o desenvolvedor arquitetou as coisas (nível de amarração e dependência).

» Comentário de Ark () em 10/11 10:20

Ops, corrigindo: NÃO altere mto a performance.

» Comentário de Márcio () em 10/11 10:44

Ai um ponto negativo do debian-br-cdd é o fato de não acompanhar kernel-source e os headers que tem não ajudam para compilação dos modulos dos modens on-boards, se alguém souber como da um toque séria util, pois o sistema está bom muito bom... tirando esse detalhe!!!!

» Comentário de Eu () em 10/11 14:09

Depois alguem me diz pra que servem essas merdas de avaliações ai! Quer saber como é?! Instala e ve por tu mesmo, nao quer saber como é?! Entao ve as avaliações, cada um vai ter uma opniao mesmo

» Comentário de Davidson Paulo () em 10/11 15:27

Essas "merdas de avaliações" servem para que as pessoas possam saber que distribuições como a Debian-BR-CDD existem, são feitas no Brasil, e que funcionam. Tenho certeza de que a maioria das pessoas não têm tempo sobrando para ficar instalando essa ou outra distribuição só para "ver como é", pois têm coisas mais importantes para fazer e prazos para cumprir. E essas pessoas, quando decidirem migrar de distribuição, vão optar por alguma dentre as quais já ouviram falar, seja por algum conhecido, seja por avaliações encontradas na internet.

» Comentário de oi () em 10/11 15:52

"... A equipe do Debian-BR-CDD está trabalhando firme para corrigir esse problema, mas, de qualquer jeito, todo mundo tem que aprender a configurar o servidor X manualmente, certo?"

Errado. Com este pensamento o desktop linux não pega.

» Comentário de Henrique Paiva () em 10/11 20:43

"... A equipe do Debian-BR-CDD está trabalhando firme para corrigir esse problema, mas, de qualquer jeito, todo mundo tem que aprender a configurar o servidor X manualmente, certo?"

certo, pra quem é administrador de sistemas linux, mas errado para quem é apenas usuário.

concordo que esse bug não deveria afetar os administradores de sistemas linux, portanto não devemos usar como desculpa para não usar a distro.

» Comentário de Augusto Campos () em 10/11 21:13

Eu acho importante saber configurar diversos softwares sem o apoio de ferramentas automatizadas de geração de configuração.

Ao mesmo tempo, fico feliz sempre que uma ferramenta faz este trabalho por mim com qualidade. E acho que não é todo mundo que precisa aprender a configurar manualmente. Mas quem aprende, em geral pode acabar levando vantagem.

» Comentário de oi () em 10/11 23:08

Augusto,

É claro que pra ti é importante, assim com pra mim também é e pra maioria dos usuários do linux atualmente. Mas pro linux ganhar os desktops tem que ser mais fácil. E como o andreas falou, também achei que isto já era coisa do passado tendo em vista que a maioria das distribuições linux faz uma detecção de hardware excelente.

» Comentário de RPontes () em 10/11 23:49

Vi os screenshots e gostei muito, porém, só uma pergunta : Esta distro têm módulos (drivers) para Winmodens? Ao menos para o Lucent?

» Comentário de Alexandre Figueiredo () em 11/11 11:30


Parece realmente simples e bonito.

Parabéns a toda a comunidade que participou direta ou indiretamente do desenvolvimento do CDD.

Gostaria mesmo é de ver distros como o Ubuntu em PT_BR e com aplicações personalizadas para nós (localização e tradução) como esta CDD.

O Ubuntu tem essa facilidade que o usuário busca. Já configura tudo sozinho, reconhece USB, máquina digital... O GNOME 2.8 está fácil fácil. Coitado do Longhorn...

Parabéns, mais uma vez!

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.