« "Get the facts": Novell compra a briga | Main | GoblinX, novo live-cd com base no Slackware »

sexta-feira, 5 de novembro de 2004

Novo boicote ao LinuxToday?

André Esteves (andre@esteves.homelinux.com) enviou este link do DistroWatch e acrescentou: "Pessoal, Esta mensagem está em destaque hoje no DistroWatch: 'Exortamos nossos visitantes a boicotar o si... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 18:49

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de hamacker () em 05/11 19:04

Nao querendo justificar, mas alguns sites possuem banners dinamicos, comprados e atualizados pelo mecanismo do google. O anunciante paga ao google para seu banner ser visto mais vezes e alguns desses banners podem aparecer em sites que voce menos espera. Aí vai uma meia-culpa do site que mantem esses robots do google ativos para ganhar mais $$$ e do google que permite anti-propagandas em seus banners.

» Comentário de Marcos de Souza (mds) () em 05/11 20:52

Bom, se a "comunidade" não ajuda ($$$) então não tem porque boicotar eles. Afinal, o conteúdo do site não cai do céu, muito menos o dinheiro para pagar o domínio e etc. Alguém tem que pagar, então que seja a Microsoft pelo menos! :-)

» Comentário de Eu () em 05/11 20:58

A Microsoft tambem tem propaganda no Slashdot. (em todos os outros sites da OSTG, ex-OSDN, tambem)

Abram uma notícia qualquer, desabilitem o Ad-block, e fiquem dando reload na página, observando a propaganda que aparece entre a notícia e os comentários, que volta e meia aparece uma propaganda da MS.

O Google, de vez em quando, também mostra propagandas da MS. nos sites que fazem parte do ad-words.

Seria o caso de também boicotar o Slashdot e o Google?

» Comentário de Alexsander () em 05/11 21:09

Dois pontos:

1) Dessa vez o LinuxToday se superou na subserviência, criaram uma seção "Linux Reference Center", que tem abaixo os dizeres "Sponsored by Microsoft", onde tem vários links para artigos de FUD *dentro* do próprio domínio microsoft.com (coisas infames como Get the Facts e relatórios pagos sobre TCO);

2) Acho que o boicote está ocorrendo mesmo, pois antigamente haviam dezenas de comentários em cada notícia, agora a maioria tem ZERO comentários e os textos mais comentados têm 5-10 no máximo.

Se fossem só banners, de forma aleatória, seria uma coisa. Mas propaganda *fixa* e *enorme*, ainda por cima disfarçada de conteúdo, já demonstra que eles se venderam. Pra mim, o site está morto e enterrado.

Alex

» Comentário de Job () em 05/11 21:09

Olha, tenho verificado que a MS tem investido pesado em propaganda, praticamente qq site que vc vai, tem alguma propaganda da MS, que todos sabem, possui recursos ilimitados.
No caso da LinuxToday, não é uma questão de proganda, mas sim veiculação cruzada e subliminar.
Põe diversas "analises" comparando Linux com Windows, que no final não passam de propagandas da MS. Por sinal a MS, sempre se utilizou de midia comprada, análises tendenciosas, a PC Magazine e a Byte, eram campeãs desde a época do DOS em favorecer a MS.
É como se diz a propaganda é a alma"arma tb"do negócio.
E isso é so o começo.
Com 45bilhoes de dolares em caixa compram opniões, governos, etc...
Basta ver como alguns membros do Parlamento Europeu mudaram de opnião sobre patentes de software.

Realmente, façam boicote, poies tenho me enojado com o numero de chamadas de noticias como se fosse para Linux e na verdade é propaganda da MS.

» Comentário de William da Rocha Lima () em 05/11 21:43

Caro Hamacker,

No que você relatou é a pura verdade, você poder ver mais informações no link abaixo:

http://www.linuxit.com.br/article-3547--0-0.html

Aonde a solução que fiz no meu site foi filtrar o banner a URL da propaganda da Microsoft.

www.microsoft.com/brasil/getthefacts/

Basta entrar em Definições de Anúncios - Filtros de URLs e Adicionar.

E pronto que com certeza não será mais visto o mesmo.

Sem Mais,

» Comentário de eje del mal () em 06/11 01:05

Bem, se entra um din-din, significa que a propaganda anti-linux da M$FT financia a comunidade, logo mais um tiro no próprio pé...

» Comentário de Marco Carvalho () em 06/11 04:50

"mas o boicote contra recursos de nossa própria comunidade talvez não seja a melhor solução"

Devo discordar desta colocação. Eu acho que a partir do momento que um "recurso da comunidade" passa a divulgar propaganda paga com conteúdo mentiroso e que atenta contra a comunidade de forma tão ostensiva, deixa de ser um "recurso da comunidade" para ser um "recurso com interesses próprios", ou seja, não está nem aí com a comunidade, só está interessado em ganhar dinheiro com venda de espaço, nada mais.

Do meu ponto de vista, devemos sim criticar e boicotar veementemente quem se prostitui como fez o LinuxToday.

Vejam bem, o que estou criticando não é a veiculação de propaganda de "concorrentes" (que também não acho correto mas é menos grave), e sim a veiculação de propaganda com conteúdo mentiroso e que ataca o Linux.

» Comentário de Escovadordebit () em 06/11 08:22

Tenho certeza de apropriar-se dos meios de comunicação faz parte da estratégia da M$ para tentar barrar o crescimento do Linux. Até mesmo revistas no Brasil onde era comum encontrar matérias detonando os produtos M$, hoje exibem propagandas dela e não trazem mais os artigos (que eram bem interessantes...).
Esse papo de que tem que se manter o site no ar é papo furado. tem um monte de fabricantes apostando no Linux. O site tem que ser bom e atrair o publico e com isso os anunciantes vão atraz.
Chega ser un negócio ridículo ver um anúncio anti-Linux em um site pró-Linux.

» Comentário de Augusto Campos () em 06/11 10:23

Marco, concordo que é justo e correto tomar alguma atitude. Mas a primeira delas não precisa necessariamente ser o confronto, ou o boicote.

» Comentário de Henrique Paiva () em 06/11 14:14

" Bem, se entra um din-din, significa que a propaganda anti-linux da M$FT financia a comunidade, logo mais um tiro no próprio pé... "

é verdade, mas se o conteúdo do site começar a ficar tendencioso, aí ela não está mais financiando a comunidade, e sim se infiltrando na comunidade para gerar "discórdia".

sou a favor do boicote e concordo plenamente com o q o alex disse acima. Uma coisa são banners aleatórios, outra é propaganda fixa em massa. Se isso continuar, pode vir a ser um hábito entre os portais da comunidade ser financiado pelo "concorrente".

» Comentário de Douglas Augusto () em 06/11 19:10

hamacker,

No sistema de anúncios publicitários do Google pode-se colocar palavras chaves de publicidade que você não queira que sejam veiculadas no seu site, por exemplo, pode-se colocar "Microsoft", "Windows", ou qualquer coisa do gênero. O VivaoLinux[1] é um exemplo de site que faz uso desse esquema do Google, filtrando patrocinadores indesejáveis. É uma maneira de angariar recursos sem ofender a dignidade e o orgulho da comunidade.

1. http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1656

» Comentário de Vinicius () em 06/11 20:13

uma coisa é adwords, google... outra coisa é o falso "get the facts" disfarçado de notícias...
concordo com o boicote...

» Comentário de TUX () em 07/11 00:01

Se o br-linux tiver propaganda da MS, pra min pouco importa, cada um tem a capacidade de analisar o que é certo e o que é errado, tenho interesse em saber as noticias sobre software livre, quem quiser ler o banner sinta a vontande.

Eu não vou mudar de rua so porque na frente de minha casa mora um gay, no lado um alcolatra e no outro um judeu.

» Comentário de Augusto Campos () em 07/11 00:32

Obrigado, TUX, mas não tenho planos de aderir à campanha Get the Facts ;-)

» Comentário de vigia () em 07/11 01:27

O que foi relatado nessa notícia merece um "seria cômico se não fosse trágico". Pessoal...não há sentido aceitar propaganda da MicroLixo num site sobre Linux, se venderam com certeza.
Obrigado pela informação, não acesso mais o LinuxToday

» Comentário de Carlos Roberto () em 07/11 05:46

A LinuxToday aderia a campanha Get The Facts seria a mesma coisa que o site Baboo aderisse a campanha Unbending the Truth da Novell. Não faz sentido, e é uma enorme contradição.

Quem vai sair perdendo a longo prazo nisso é a LinuxToday, pq vai perder audiência, e assim acaba ficando dependente só da Microsoft para manter o site, como uma droga em qualquer sentido, e continuando assim, perecerá.

» Comentário de Job () em 07/11 11:02

Olha, realmente é incomodo a enxurrada de propaganda da MS, nos sites pró-linux, como em outros sites,
com seus infindáveis recursos financeiros a MS esta fazendo e fara qq coisa pra bloquear o avanço do Linux ou qq concorrente.

Mas volta a dizer a grande questão do LinuxToday não são os banners e propaganda da MS, que incomodam, mas ta lá "Microsoft Propaganda".
A Questão é a incersão de noticias pro MS disfarçadas como de Linux, onde vc vai ler e não passa de uma análise duvidosa de compraração, opniões do tipo, "é o Linux é ruim no desktop",
"é muito caro trocar", "é os usuários reclemam",
"é o MS é mais completo", "é tem mais programas pra Windows", "é ... a MS é melhor ..."


» Comentário de MD5 () em 07/11 13:10

Assim como o babbosinho...

Pó cara esses sites nem existem !

Nem adianta pedir para não visitar, não
estava nos meus planos ...visitar mesmo

» Comentário de Jimi () em 07/11 19:47

A algum tempo, para mais de anos, encotrei publicidade da MS em um site que só tem programas para quebrar senha e pirataria.
Algumas pessoas diziam que o site era financiado pela MS, mas nada confirmados e esta parte pode ser até mais uma lenda urbana. De fato havia crack para qualquer coisa, mas nada para ou algum programa MS disponivel. Isto ocorreu na época em que a MS investiu pesado no MSN Messeger,justamente sobre o qual era a publicidade.
O que faz pensar é o tipo de impacto que causa uma propaganda em uma mídia, errada a princípio.
Imaginem um banner desses em um site de pornografia por efeito da rotatividade dos banner.
Será que, para o leigo ou para o adepto a MS, encontrar produtos Linux a venda no MSN Shoping parece absurdo, tendo o MSN tudo a haver com a MS?
Uma propaganda da MS em um site Linux parece mais é desespero de final de carreira.

» Comentário de Pedro Spoladore () em 08/11 10:45

Alguém me indica uma alternativa à altura do LinuxToday? Não vale falar do Br-Linux, hehe, pois este eu também visito sempre. Quero saber de um agregador de notícias no estilo do LinuxToday, em inglês.

» Comentário de Marcelo Rocha () em 08/11 11:02

Pedro,

uma boa alternativa é o site www.lwn.net.

» Comentário de Patola () em 08/11 12:49

Isso tudo é muito bonito, mas boicote não funciona. Deve haver alguma outra maneira de atingir o linuxtoday.com.

» Comentário de Rafael Peregrino da Silva () em 08/11 20:40

Há uma outra maneira de atingir o LinuxToday: fazer um abaixo assinado de repúdio à conduta do site e endereça-lo ao editor. Uma coisa é veicular anúncio, outra um Linux Reference Center com informações tendenciosas e falsas contra o Linux, sob a tutela da Microsoft. É desespero da Microsoft? Pode até ser, mas se for, está muito bem canalizado. Mas isso não é nada que uma boa puxada de orelhas não resolva. Afinal, a longo prazo, ficar dependente financeiramente da Microsoft é um desastre, como sabemos.

De outro lado, precisamos ser positivos: não adianta apenas dizer para o pessoal da Linux Today parar de veicular tais anúncios da Microsoft; precisamos também estimular outras empresas pró-Linux a anunciar no site, para que ele possa continuar a existir.

Abraços,

Rafael

» Comentário de bebeto_maya () em 09/11 01:33

A Microsoft tambem tem propaganda no Slashdot. (em todos os outros sites da OSTG, ex-OSDN, tambem)

Abram uma notícia qualquer, desabilitem o Ad-block, e fiquem dando reload na página, observando a propaganda que aparece entre a notícia e os comentários, que volta e meia ''aparece uma propaganda da MS.

O Google, de vez em quando, também mostra propagandas da MS. nos sites que fazem parte do ad-words.

Seria o caso de também boicotar o Slashdot e o Google?''

__Você está confundindo propaganda com ética, uma imprensa séria desvincula o anunciante do conteúdo imediatamente, como o site do Gabriel Torres, o clubedohardware.com, que tem todo tipo de anúncio, mas fica bem claro, e ele frisa, ''somos imparciais'' os anunciantes ''não influenciam nas matérias'', ou algo do gênero. . .A propaganda não deve ferir a filosofia da instituição. . .Como a própria IBM, que ''recomenda WIndows XP para empresas'', isso me parece ser bastante contraditório!

» Comentário de Anônimo () em 12/11 05:33

Olá. Acredito que qualquer um aqui, até mesmo esse site não hesitaria receber anúncios da MS pelo simples fato de que todos precisam comer. No entanto, se o recurso vem atrelado a uma segunda intensão, no caso, difamar o Linux, fica uma caracterização de má fé de ambas empresas - mas não descarto que com um monte de dinheiro daqueles, muitos daqui não abandonariam a "causa" para ter dinheiro no bolso.

» Comentário de User_Root () em 12/11 12:26

Os sites precisam do dinheiro para se manter ativos, se uma empresa como a Micro$oft quer investir em propaganda em sites sobre Linux isso só pode ser duas coisas: Ou elas sabem que esses sites são extremente visitados e investem nas propagandas neles, ou reconhecem que Linux é a maior ameaça que têm e gastam muitos $$$ para tantar em vão fazer campanhas anti-Linux....a única coisa que acho sujeira é fazer como a Novell que aceitou os milhares de $$$ da microsoft para acabar com a ação, isso é errado, ela tem que brigar para que a Microsoft pare de usar seu software como se fosse dela e se vire se puder e invente um melhor (meio difícil).

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.