Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Expressões regulares - Uma abordagem divertida

O Aurélio Marinho Jargas, autor de diversos softwares livres (o meu preferido é o txt2tags) e de outros materiais de referência sobre shell e mesmo sobre expressões regulares, me presenteou com um exemplar do seu livro "Expressões Regulares - uma abordagem divertida", que ele publicou recentemente pela Editora Novatec.

Expressões regulares são um assunto árido, pouquíssimo intuitivo para quem não teve contato prévio com elas, mas ao mesmo tempo capaz de acrescentar grande produtividade a desenvolvedores, administradores de sistemas e mesmo a usuários avançados (e sem medo de explorar as opções de comandos como grep, awk e sed). Mas o Aurélio tem boa didática, e com calma (e comparações divertidas - incluindo com um Lego, com um jogo de truco e com o alfabeto) vai apresentando os conceitos um a um: metacaracteres básicos, quantificadores, âncoras, listas, etc.

Os exemplos são reais e práticos, e o livro trata ainda sobre boas práticas no uso de expressões regulares, boas para quem vai usá-las como parte de seus softwares - e há exemplos e discussão sobre o uso nas linguagens Java, Javascript, PHP, Perl, Python, Ruby, VBscript, C, Tcl, Awk e Sed. Há exemplos também do uso nos editores Vim, Emacs, OpenOffice e até o Microsoft Word.

Em resumo, uma excelente aquisição. Recomendo! Eu já uso expressões regulares no meu dia-a-dia, e mesmo assim aprendi várias técnicas e dicas com o livro, além de poder usá-lo como referência. Mas se você ainda não conhece o poder deste recurso, esta é certamente uma das melhores opções para aprender.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de pedroCesar
E depois critiram a Microsoft...: Olá,

A Microsoft andou distribuindo laptops para bloguistas e foi extremamente criticada.

Esse site recebe de presente um livro (que não é opensource), publica uma matéria como essa e ninguem fala nada? Eta pessoalzinho fanatico...


Comentário de brain
Curiosamente...: Curiosamente, Pedro, quando noticiei a distribuição dos laptops da Microsoft, fiz questão de manifestar minha opinião a respeito da moralidade da coisa, comparando justamente com a distribuição de livros por editoras de software livre, e diferenciando em relação aos envios pelos próprios autores do material.
Comentário de popolony2k
Os objetivos são distintos....: ...pois o conhecimento descartável adquirido com o VISTA não pode ser comparado com a de um livro que trata de uma tecnologia sem amarras.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
E sobre o fanatismo da comunidade Linux.....: ...tudo não passa de dor de cotovelo por parte dos defensores do Window$, pois a M$ jamais vai conseguir criar uma comunidade que se move sem intere$$e$ em torno de seu sistema, mesmo com seu presidente Steve Ballmer tentando inflamar os desenvolvedores em benefício da empresa que preside, como podemos assistir no famoso vídeo DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS.....

Segue o link.

http://www.youtube.com/watch?v=KMU0tzLwhbE

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de pedroCesar
Mas o que tem a ver...: Olá,

Mas eu não citei nenhum Windows. Nem sou defensor do Windows. Basta alguem fazer qualquer critica a qualquer assunto aqui que já conseguem dar um jeito de incluir o Windows no meio. Depois dizem não serem fanáticos...

>> pois a M$ jamais vai conseguir criar uma comunidade
>> que se move sem intere$$e$ em torno de seu sistema

"Comunidade" na minha terra significa "legião de homosexuais".



Comentário de popolony2k
Se vc não citou o Windows então ....: ...vc não sabe sobre o que vc está comentando, pois vc criticou o fato de autor do br-Linux comentar positivamente sobre o excelente livro (li os reviews e acabei de encomendar um para mim) e de certa forma defendeu a M$ por ter enviado um Notebook para vários donos de blogs, mas não sei se vc sabe o porque da M$ estar enviando esses Notebooks...não seria para promover seu Window$ VI$TA ?????

Portanto, vc citou Window$ sim senhor.

Quanto ao conceito de comunidade em sua terra, creio que vc deve ser o único morador de lá, nascido de um Ovo pois não deve ter interagido com mais ninguém na face da terra durante todo esse tempo.

Leia o conceito de comunidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade

Abraco,

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de cop3rnic0
Pedro,: Pedro,

Não tô com tempo nem de me logar no site e seria bobagem, pq nesse momento sei que estarei violando inteiramente as regras dele ao expressar minha opinião, que é composta apenas de uma pequena frase:

"Você é o que, na minha terra, chamamos de babaca".

Se eu ainda não estiver moderado, por favor façam isso, pq eu mereço e assumo o erro.

[]s
Comentário de Fábio Emilio Costa
Resposta: Sei que não se deve alimentar Trolls, mas acho que aqui o que cabe é desinformação.

Quanto ao que você disse sobre o Livro do Verde ser não-free, isso é relativo, uma vez que o Verde postou uma versão HTML no Sourceforge em http://guia-er.sourceforge.net/.

Quanto ao caso da Microsoft... Creia-me: se um dos blogueiros que recebeu um Acer Ferrari der uma publicidade negativa ao Vista e a MS não querer f*$%r o cara (desculpem o palavrão), aí você pode dizer que a comunidade é xiita.

De resto, queria apenas parabelizar o Verde pelo Livro. Tenho tanto o Guia ER quanto o Livro e achei demais. O conteúdo é bom, simples e direto, além de ser uma verdadeira mão na roda.

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de Fernando Zank Correa Evangelista
Livro Er: Eu paguei o livro e não me arrependo, não ganhei de graça não, mas mesmo assim faço questão de vir aqui falar que foi um ótimo investimento, vale a pena para todo mundo que gosta de sw livre, pois ERs são bastante utilizadas nesse meio.
O Aurélio tá de parabéns pela obra, acho que só temos que falar bem em vez de vir criticar com assuntos que não contribuem para o sw livre, espero que mais autores que tenham o mesmo nível de conhecimento do Aurélio possam escrever obras deste nível para o sw livre crescer ainda mais.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004