Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dell impondo condições discriminatórias à venda de computadores para universidades brasileiras?

Segue relato de Thadeu Penna, professor no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense:


“Um professor do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense , em Niterói/RJ, adquiriu mais um computador da Dell para o grupo de Física Nuclear. A Dell tinha, até então, um bom nome no instituto, tendo fornecido várias máquinas. O que mudou nesta compra foi a exigência da assinatura de uma carta compromisso que o computador não poderia ser utilizado por ninguém de "Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão e/ou Síria", nem mesmo de dupla nacionalidade. Um dos professores do grupo (todos são aprovados em concursos públicos, seguindo os moldes da legislação brasileira) é cubano e em processo de naturalização. O professor então se negou a assinar o documento e pediu o ressarcimento do valor pago.

A alegação da necessidade da carta era porque aquela conversa estava sendo gravada e o fato de ser um Instituto de Física exigia a mesma, numa clara atitude discriminatória contra físicos e cientistas em geral. Tal atitude está desencadeando um boicote dos professores que têm projetos aprovados para compra de computadores à referida empresa, esta mesma oriunda do país que desenvolveu e utilizou, por mais de uma vez, a primeira arma de destruição em massa no planeta.

É lamentável que uma instituição que há pouco acenava com alguns sinais de liberdade, ao distribuir computadores com sistemas operacionais alternativos, agora venha com esta postura discriminatória.”


Enviado por Thadeu Penna (thadeu·pennaΘgmail·com) - referência (profs.if.uff.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luciano
O problema não é a Dell,: O problema não é a Dell, existe uma lei nos EUA que obriga as empresas a fazerem isso.

Mas o que custava o camarada assinar a carta? Pronto, ninguem iria ficar sabendo que ele estava utilizando o computador.

Não sei pq ficar criando caso.
Comentário de brain
Leis e leis: Segundo o relato, a Dell já havia fornecido equipamentos antes para o mesmo instituto. E mesmo que ela seja obrigada por alguma lei de seu país de origem a discriminar laboratórios científicos estrangeiros onde trabalhem profissionais de determinados países, me parece que é, sim, uma boa oportunidade para que o assunto seja divulgado e debatido. Seria interessante que a Dell esclarecesse sua posição, espero que os pesquisadores da UFF consigam levar a questão ao conhecimento do público em geral para aumentar a chance de isto acontecer.
Comentário de itamarnet
Liberdade: O que custa?? A Liberdade!!!!
A liberdade de expressão, a liberdade de usar o software que queremos, a liberdade de dizer ser natural de qualquer país, sem ser rputalo por isso.
Nem todo cubano é comunista, nem toda brasileira é bunda ( Rita Lee), nem todo argentino é arrogante, nem todo americano é intolerante, nem todo islâmico é radical.
Parabéns a todos envolvidos que se negaram a assinar isso. Agora eles tem liberdade de escolher outro fornecedor e a liberdade de dizer que repudiam tais atitudes.
Liberdade não se compra, conquista.....
E quer melhor conquista do que não se submeter!!!!
Comentário de welrbraga
Interessante.: Interessante.

Trabalho em um centro de pesquisas e temos apenas um servidor dell que adquirimos e ele teve uma performance e qualidade excelente. Ficamos ansiosos por adquirir outros mas com essa notícia, mesmo estando de férias, já vou avisar ao povo de lá pra ficar com o pé atrás.

Se eles nos discriminam, então vamos os discriminar também. Afinal de contas temos pesquisadores de diversos países que colaboram e trabalham em parceria conosco.

--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://gtk-br.codigolivre.org.br
Comentário de Arroba
Simples, é só comprar um: Simples, é só comprar um PC feito em Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão e/ou Síria.

Hum, melhor não.
Comentário de muzkur
Essa não é a mesma Dell: Essa não é a mesma Dell que pede no ato da compra, para que o cliente assine estar de acordo com uma cláusula de contrato onde é proibido o uso dos computadores para fabricação ou pesquisa de armas de destruição em massa?
Comentário de coredump
Complexo de Formiga: Por mais que seja lindo falar de discriminação, o que acontece é uma lei de comércio norte americana. Os Estados Unidos mantém embargo econômico com os países (Cuba, Coréia do Norte, etc..) e por isso as coisas que são feitas nos EUA não podem ser vendidas para estes países. Além disso, no caso de tecnologia, qualquer coisa que possa ter uso militar tem venda e utilização restrita para estes países.
A Dell não tem culpa de nada, são regras de negócio do país de origem dela, então essa mania de se achar discriminado e largado e jogado fora não procede.
Comentário de emersonmello
interpretação errada? Ou errado estou eu?: Estou de acordo com o 'coredump' aí.

O PGP também seria um vilão? Já que algoritmos de cifragem são considerados armas de guerra pelo EUA. Bom, a culpa não era do pessoal do PGP.

Mas indo ao blog do Thadeu Pena me deparei com este trecho:

"Não transferiremos, exportaremos, ou re-exportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país."

Isso aí em cima não se resume a:

Ok, compramos um produto da DELL e eu prometo não transferi-lo para CUBA ou outro país do 'eixo do mal' (sic).

Certo? Pra mim parece que é isso...

Pelo que li acima nada impede que o tal professor cubano da Federal Fluminense utilize esse computador mas a Federal Fluminense não poderia vender este computador para indivíduos/empresas do residentes no 'eixo do mal'.

Interpretei certo o texto acima ou realmente a interpreção correta está no corpo desta notícia aqui no BR-linux?

[]s
Comentário de Freedom
Acordos internacionais: Sem falar nos acordos internacionais que o Brasil têm com a ONU e que proíbem até mesmo o uso e desenvolvimento de supercomputadores em território nacional.

"O problema não é a Dell, existe uma lei nos EUA que obriga as empresas a fazerem isso."

"A Dell não tem culpa de nada, são regras de negócio do país de origem dela, então essa mania de se achar discriminado e largado e jogado fora não procede."

A Dell tem culpa sim; Toshiba, Sony, Lenovo e outras fabricantes de computadores estão também sob as leis dos EUA e nem por isso fazem esse tipo de exigência.

"O PGP também seria um vilão? Já que algoritmos de cifragem são considerados armas de guerra pelo EUA. Bom, a culpa não era do pessoal do PGP."

Mas o download do software PGP ainda é proibido nos países os quais eles mantêm embargo (Cuba, Coréia do Norte, Irã, Iraque, Síria, etc). Mas isso vale apenas para as cópias hospedadas nos EUA.

A propósito: Vocês tentaram adquirir essas máquinas com a Dell daqui do Brasil ou de lá dos EUA? Porque se foi aqui, a lei deles não se aplica ao território Brasileiro portanto seria até mesmo ilegal [na minha opinião] esse tipo de coisa.
Comentário de Thadeu Penna
Depende do que se entende: Depende do que se entende por "transferir": o computador pode ficar na sala do professor cubano que trabalha com Física Nuclear ? (a nota fala sobre transferência para uma pessoa com dupla nacionalidade).

A questão da discriminação também se refere ao fato de termos vários Dell aqui (inclusive no mesmo laboratório) e isto não ter sido cobrado antes. Apenas porque a conversa "foi gravada" é que houve a exigência. Sem contar que a exigência era para a venda para um Instituto de Física, se fosse para um grupo com ligações com a FARC, não necessitaria desta autorização.

E por falar em armas de destruição em massa, faltam alguns países nesta lista, não é ?

--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física - UFF
Linux User #50500 (counter.li.org)

Comentário de Copernico Vespucio
Uma coisa...: É estabelecer limites de uso para um produto que vc. adquire. A empresa pode se recusar a manter o contrato de manutenção e garantia caso não concorde com a forma de utilização (embora, pelas leis brasileiras, creio que não possa se negar a vender a máquina).

Outra coisa é atribuir automaticamente a uma etnia ou nacionalidade essa "má" utilização.

Recursos computacionais (hardware, software, implementações de algoritmos de criptografia, etc) fornecidos por empresas americanas (ex.: Oracle) possuem esse tipo de restrições em suas licenças faz tempo.

É uma discriminação abusiva praticado pelo próprio governo deles que é merecedor de uma resposta.

Seria o caso das universidades brasileiras (e pq não, o setor corporativo também?) analisarem com cuidado os contratos de licença dos produtos que utilizam e *não* licenciarem no caso de encontrarem quaisquer cláusulas discriminatórias?

No caso do software, muitos dos produtos mais usados por aqui poderiam ser substituídos oficialmente por softs livres equivalentes.

No caso do hardware, mais incentivos a montadoras nacionais seriam muito benvindos.
Comentário de emersonmello
Depende do que se entende: Depende do que se entende por "transferir": o computador pode ficar na sala do professor cubano que trabalha com Física Nuclear ? (a nota fala sobre transferência para uma pessoa com dupla nacionalidade).

Pois é, eu entendo 'transferir' como 'dar' o computador para alguém. Agora, se esse computador ficará sendo utilizado por uma pessoa com dupla nacionalidade aqui dentro do Brasil então essa nota da Dell não estaria sendo contra.

Mas, essa é a minha interpretação e acho que ela não deve ser levada em conta, talvez a única interpretação válida é a interpretação da DELL. Sendo assim, sugiro verificar o que essa nota realmente quer afirmar.

[]s


Comentário de emersonmello
"A Dell tem culpa sim;: "A Dell tem culpa sim; Toshiba, Sony, Lenovo e outras fabricantes de computadores estão também sob as leis dos EUA e nem por isso fazem esse tipo de exigência."

Humm... desses ai a única que é americana é a Dell, as demais são japonesas e chinesas, logo as leis do EUA não as influenciam.

"Mas o download do software PGP ainda é proibido nos países os quais eles mantêm embargo (Cuba, Coréia do Norte, Irã, Iraque, Síria, etc). Mas isso vale apenas para as cópias hospedadas nos EUA."

Pois é, quis mostrar que a culpa não é da DELL mas sim das leis americanas. Parece que querem fazer uma campanha contra a Dell sendo que a mesma só está respeitando as leis do seu país, apesar de tais leis soarem estranho para nós brasileiros.

[]s



Comentário de Thadeu Penna
emerson,: emerson,

a gente não quer fazer campanha contra a Dell, pelo contrário: compramos um bom número de máquinas deles e queríamos comprar mais. A imposição de limites de uso do computador baseado em onde o cara nasceu, principalmente em uma universidade, é absurda, assim como é absurdo impor quais os trabalhos que podemos fazer.

Quando reclamamos de um produto ou ação que não corresponde ao que esperamos, não é "campanha contra": é a disputa por direitos. Sim, as leis são estranhas porque não incluem os USA como produtores (e usuários) de armas de destruição em massa. As leis são estranhas porque se você se apresenta como um consumidor comum, o formulário não aparece, mas se for físico, sim; se for físico cubano, naturalizado brasileiro, trabalhando em física nuclear, aí você é triplamente qualificado como alguém do mal...


Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física - UFF
Linux User #50500 (counter.li.org)

Comentário de emersonmello
"a gente não quer fazer: "a gente não quer fazer campanha contra a Dell, pelo contrário: compramos um bom número de máquinas deles e queríamos comprar mais. A imposição de limites de uso do computador baseado em onde o cara nasceu, principalmente em uma universidade, é absurda, assim como é absurdo impor quais os trabalhos que podemos fazer."

Ah bom, é que vi no teu sítio um logo da DELL com um X sobre ele, logo pensei que seria algo como: DELL aqui não!! :-D

Mas claro, essa tal lei é estranha. Porém, ainda acho que está havendo uma interpretação muito radical da mesma.

Já perguntou para Dell se o prof. cubano naturalizado brasileiro pode usar o computador comprado com eles aqui dentro do Brasil para fazer pesquisa na área de física nuclear? Se sim, eles falaram que realmente o professor não pode usar? Bom, se sim novamente, então sugiro realmente procurar outro revendedor que não seja americano.

Para nós brasileiros essas leis são estranhas mas para os americanos é uma forma de 'pseudo-proteção' contra seus inimigos. Bom, não creio que alguém que realmente queira fazer uso ilícito de um computador da DELL irá realmente preencher com informações verdadeiras esse formulário que você citou. :-D

Thadeu você já consultou outras empresas americanas, por exemplo a HP, se eles também seguem tais leis?

[]s
Comentário de Thadeu Penna
"você já consultou outras: "você já consultou outras empresas americanas, por exemplo a HP, se eles também seguem tais leis?"

Não e nem vou perguntar, a não ser que esteja interessado em algum produto deles. Caso esteja sujeito às mesmas leis, farei outro post no blog :)

Note que o problema não é ter ou não ter um cubano ou um americano no grupo: em institutos de pesquisa é extremamente comum recebermos visitantes de vários lugares do mundo. Não podemos montar um balcão como nos check-ins de companhias americanas e ficar perguntando a cada um se eles pretendem matar o Bush ou explodir metade da humanidade. Por isto indiquei a publicação da notícia em um blog de software livre: é que questão de liberdade.

--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física - UFF
Linux User #50500 (counter.li.org)

Comentário de nemesis
Pois é, é só se manter: Pois é, é só se manter firme e boicotar que eles se arrependem. Dinheiro fala mais alto para eles do que princípios. Imagina se eles se negassem o maior mercado do mundo -- o Chinês -- só por causa de um governinho ditatorial comunista, censura ou algumas mortes de descontentes... uma ilha ainda vai, mas um continente?!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nobody
Bomba de neutrão: Usar PCs para pesquisar armas nucleares ? Só se montarem um cluster Linux...
Comentário de Alvaro Pereira
discriminação?: Discriminação é o governo brasileiro deportar os pobres lutares de boxe cubanos que estavam tentando fugir de um país ditatorial...
Comentário de nobody
Respeitar: Professor,

Um poder respeita apenas outro poder, somos apenas cucarachas para os americanos, apenas fornecedores de matérias-primas para eles construírem as máquinas que nós compramos. Não adianta manifestar indignação, o certo seria nos tornarmos poderosos (econômico/militar) também para que nos respeitassem.
Comentário de Gowron
Uma duvida: ate onde sabia: Uma duvida: ate onde sabia toda empresa estabelecida no Brasil deve ter um CNPJ proprio, portanto existe uma DELL Brasil e um representante no pais que responda pela mesma, no caso o presidente desta tal DELL Brasil. Desta forma quem efetua a venda eh a DELL Brasil estando sujeita as leis do Brasil. As leis dos EUA nao valem nada aqui, e este ato segundo nossas leis seria discriminacao, nao seria? Este termo imposto pela DELL nao seria legalmente nulo no Brasil?

Abracos.
Comentário de cinz3nt0
Putz, eu nunca comento, mas: Putz, eu nunca comento, mas essa não podia passar em branco...

Umas das coisas mais ridículas que já li na minha vida!

Depois os americanos não entendem porque os aviões foram sequestrados (apesar desse comportamento não justificar o ocorrido).

NUNCA MAIS passo perto de um Dell, enquanto uma atitude dessas continuar.

Cade a Justiça Brasileira, pra se impor a uma idiotice dessas?
Comentário de Alvaro Pereira
Engraçado, sei que meu: Engraçado, sei que meu comentário não teve muito a ver com o post (sendo que falar de software livre e Cuba é um tanto demagógico), mas vejo vários outros comentários que também são assim (neste mesmo post). Mas o meu pelo jeito foi o único que falou mal de Cuba, o suficiente para nem aparecer. Que pena.
Comentário de VagnerFarias
Exportar é um privilégio para empresas norte americanas.: É correto dizer que a DELL tem uma empresa estabelecida no Brasil, com CNPJ próprio. No entando, os produtos ou tecnologias são exportados dos EUA. Assim sendo, creio que a empresa Dell (independentemente de subsidiária) precise respeitar a regulamentação de exportação do Depto. de Comércio dos EUA.

O direito de exportar é muito importante para as empresas norte americanas, pois sem esta possibilidade, o mercado seria muito menor e, consequentemente, menor seria a receita e menor o retorno aos acionistas. Por isso estas empresas consideram o direito de exportar um privilégio que não vale a pena perder. Exportar produtos ou tecnologias para um dos países "proibidos", mesmo que por subsidiárias, causariam problemas com o Depto. de Comércio.

Não estou nem perto de ser especialista na área; estou apenas expondo o que entendi de um treinamento que precisei fazer na empresa onde trabalho.

Vagner.
Comentário de Juan
E os outros: Pessoal, alguem ja se informou se mais alguma empresa tem essa restrição?? Pois saibam que todas as empresas americanas possuem estas restrições, ainda mais as que possuem açoes negociadas na bolsa. Alem dessas ha mais algumas condições como limitação de responsabilidade e etc. Não é so a DELL NAO!!
Comentário de Alexandre_Martins
Pois é...:
"Pois é, quis mostrar que a culpa não é da DELL mas sim das leis americanas. Parece que querem fazer uma campanha contra a Dell sendo que a mesma só está respeitando as leis do seu país, apesar de tais leis soarem estranho para nós brasileiros."

Um tanto simplista. A Dell que vá cumprir as Leis de seu país LÁ NO SEU PAÍS. Está evidenciada na nota que o equipamento foi produzido AQUI NO BRASIL, e tem que submeter-se às Leis brasileiras. Querer impor Leis de quaisquer países aqui é ilegal, neste sentido, a Dell tem "culpa" sim, não importa como nos soem as Leis americanas, ela deliberadamente desrespeitou as nossas com esta atitude.

Não há nisso nenhuma "campanha contra a Dell", senão a denúncia de uma arbitrariedade que fere nossa soberania (coisa que os EUA sabem fazer muito bem se observamos a história).

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Constituição: Prezado Wagner,

Independente da nacionalidade da sede da Dell, e dos acordos impostos pelo Dpto. de Comercio dos EUA, a empresa está legalmente estabelecida no Brasil, estas Leis e comercios são literalmente alienígenas à nosso país, ela está produzindo aqui e deve sujeitar-se às Leis brasileiras, a começar pela Constituição.

Uma instituição pública não pode simplesmente escolher de que empresa quer comprar, tem que proceder alguma forma de licitação, e as empresas concorrentes devem atender criteriosamente os requisitos do edital. Se a Dell ganhou ela teve que apresentar uma proposta de equipamento com as respectivas condições. Impor um documento que não estivesse explicitado em sua proposta como condição, já pode caracterizar descumprimento da proposta apresentada na modalidade de licitação.

O caso é grave e o Estado nacional deve agir para coibir tais práticas.

Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de vixnu
Só Israel, Rússia, Estados: Só Israel, Rússia, Estados Unidos, China, França...

Engraçado, ninguém parece lembrar que o tratado contra proliferação de armas atômicas só mantèm o status quo...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004