Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys

Este artigo do Falko Timme apresenta brevemente como usar o Remastersys para criar um live CD a partir da sua versão instalada do Ubuntu ou do Linux Mint, com ou sem inclusão dos arquivos do seu diretório home.



O sistema gera uma imagem ISO, que você pode em seguida gravar em um CD ou DVD, tornando-o assim bootável como um Live CD equivalente à configuração que você tiver instalado em seu computador.

As utilidades são muitas, mas resista à tentação de dar o nome de Mapinguari Linux ao Live CD e enviar para cá um anúncio de lançamento da nova distribuição nacional que você acaba de criar ;-)

Saiba mais (howtoforge.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wagner Gomes
Que tal um de java: Olá, concordo que um 'Mapinguari Linux ao Live CD' mas que tal um JUbuntu, para desenvolvedores java?
Não sei se aqui seria o melhor lugar pra falar disso, mas qm quiser começar a desenvolveu um, ou quiser ajudar, pode contar comigo.

Abraços....
Comentário de miranda
Mapinguari Linux: Que merda, so pq eu criar uma distro com esse nome..... rsrsrsrsrsrs
Isso é uma mão na roda pra criar Live cd de recuperação para partições windows, tipo habilitar ntfs-3g, instalar clamav pra tirar as pulgas do podrera, mto bom msm.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de ceti
Dúvida: O CD/DVD resultante só funciona como Live ou dá prá instalar também? Seria uma beleza, por exemplo, para escolas sem Internet (aliás, estou perguntando em causa própria, porque estou numa situação destas).

long live rock!
Comentário de tenchi
O linux-live já fazia isso há tempos.: Há muito tempo atrás já existia o linux-live, que usa o sistema de arquivos squashFS. Ele é um conjunto de scripts que permite que você gere uma distro personalizada de maneira relativamente fácil. Eu mesmo testei e aprovei ;-) Funciona bem. Ele é feito pra rodar em cima do Slackware, mas acredito que funcione em várias outras distros.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
OpenSuSE: Já que é pra por nome de distribuição no meio (Já que isso não é uma característica do ubuntu), vou com meu merchandise também.

No OpenSuSE 10.3.
Abra o Yast> Vários (Outros) > Criador de Imagens. (é o Modulo kwi)

Lá você seleciona, se quer um live-cd, um boot para o xen, uma live USB, ou imagem de disco virtual.

Dai, dai só escolher os programas que deseja que estejam na imagem, qual gerenciador de desktop a ser usado, e pronto, só gravar hehe. Da para adicionar os utilitários de instalação também :), e até pré-configurar os usuários.

Mais mole que isso só sopa de minhoca batida no liquidificador.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Grobsch
Linux live é o bicho: Linux live é o bicho... mas quem usa profissionalmente o linux live, como eu, não roda ele direto sobre a distro instalada, é perder poder do sistema modular... pq o linux live por padrão, através do script runme (era esse o nome) cria os módulos a partir dos diretórios, e o mais legal é criar módulos por categoria de aplicativo,
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004