Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Sobre o Linux in Brazil )

Nota: este artigo é antigo, está mantido aqui apenas por razões históricas. Algum dia acrescento aqui os detalhes dos anos mais recentes do Linux in Brazil... (Augusto)


Linux in Brazil nasceu na metade de 1997, ao mesmo tempo como um hobby e como uma maneira de retribuir à comunidade Linux tantos recursos que ela nos coloca à disposição. Ao longo de seu primeiro ano de vida, totalmente amadorístico e despreocupado, passou por uma série de URLs diferentes, incluindo o antigo portal suckz.com (de onde saiu por pura força das circunstâncias) e até o site de uma rede de IRC, de onde saímos em 1998.

Nesta primeira fase, 100% amadorística e sem grandes preocupações, alcançamos um belo número de acessos (para um site pessoal) e alguma projeção, ganhando destaque em um ou dois jornais e uma matéria de uma das revistas brasileiras de informática (a PC World).

Após um breve downtime em seguida à dissociação do IRC, voltamos como um sites "sério", hospedado no portal Trix (hoje Matrix Internet). Lá obtivemos uma projeção bem maior (os hits mensais passaram a se contar em múltiplas centenas de milhares) e muito mais estímulo para a inclusão de conteúdo adicional.

Após quebrar a barreira dos 2 milhões de hits mensais (que foi a média a partir de 2001), migramos para o domínio próprio br-linux.com, e passamos a ser hospedados pelo projeto brasileiro LinuxSecurity.com.br, mantido pelo parceiro e amigo Renato Langona. A comunidade passou a participar ativamente através do envio de notícias, artigos e comentários, e hoje o site é a base de uma comunidade viva e cativa, atraindo novos participantes a cada dia.

Desde o princípio mantive o compromisso de publicar apenas conteúdo original, fugindo da imagem "tradicional" dos sites de Linux como conjuntos de links e uma série de arquivos TXT muitas vezes incorretos e ultrapassados. Isto, aliado à preocupação de fugir da postura sectária ("xiita") característica dos primeiros sites nacionais de Linux e à preocupação em informar os usuários existentes e potenciais, deixando de lado a "guerra" contra outros sistemas operacionais, nos permitiu adotar o subtítulo "Linux levado a sério" com orgulho.

Atualmente a área mais acessada é a seção de notícias com atualização diária (e sempre citando a fonte) e o site tem recebido muitas colaborações da comunidade Linux brasileira.

Troféus

Muitos sites mantêm uma lista de troféus ou prêmios conquistados. Alguns dos prêmios realmente valem a pena, como o IBest (do qual o Linux in Brazil ainda não participou, mas quem sabe um dia?), capaz de alavancar em muito a visibilidade e os hits de qualquer site. Outros são completamente inócuos, mas mesmo assim massageiam o ego dos autores de qualquer site, ainda mais quando o site é mantido por uma pessoa só, e sem fins lucrativos, como é o Linux in Brazil. E já que este é um site sem fins lucrativos, acho que não há nada de errado em o autor poder exibir seus troféus aos interessados!

Infelizmente não mantive um registro de todas as vezes que o site saiu na imprensa ou ganhou prêmios (deveria ter mantido, eu sei). Fora as menções em jornais locais, creio que a primeira vez que uma revista notou nossa existência foi em Julho de 1998, quando a PC World brasileira publicou na sua seção Bookmarks uma bela chamada (meia página) para o "Linux and Unix in Brazil", que era o nome do site na época, quando tinha menos de um ano e ainda era orgulhosamente hospedado no domínio suckz.com.

Depois disso, algumas menções ocasionais: Folha de São Paulo na época da Fenasoft de 1999, revista Veja com destaque na seção Hipertexto (a nota falava pela primeira vez sobre o Linux, e citou apenas dois sites: linux.org e o nosso Linux in Brazil!), 5 estrelas na análise dos sites de Linux pela revista PC Computing, capa da PC Master, a revista Info Exame ocasionalmente e sempre com pouco destaque, de vez em quando na Revista do Linux (mas lá não conta, já que faço parte da equipe ;) e assim por diante.

Algumas menções em outros sites são importantes também. Aparecer em sites de notícias especializadas, como o Linux Weekly News, o Gildot e o PontoBr.org sempre faz bem para a alma, e traz alguns leitores a mais. Mas não há nada que se compare ao grau máximo da projeção na web tecnológica, que é ser tema de um artigo no Slashdot. Já passamos por esta etapa 3 vezes, então podemos falar de cadeira! A primeira delas foi com a entrevista que Alfredo Kojima nos concedeu em 1999; logo em seguida veio uma matéria sobre a nossa pesquisa sobre o que os brasileiros esperavam das distribuições de Linux, e finalmente a paciência oriental do Ricardo Igarashi nos forneceu um artigo comparando 21 browsers disponíveis para Linux, algo que o Slashdot não resistiu a publicar.

Claro, há algumas vezes em que a gente não se sente bem ao ser citado por outros veículos. Isso ocorre principalmente nos casos em que o a revista ou website publica o texto de nossa autoria mas não cita o autor, ou dá a autoria a outra pessoa. Foi o caso do "Guia de Consulta Rápida Linux", publicada pela revista PC Master em Janeiro de 2000. Nada contra incluir as dicas do meu site em qualquer material impresso, comercial ou não - mas ao menos citem a fonte, certo? Outros "sites de notícias" em português também têm o mau hábito de copiar e colar notícias sem citar as fontes de pesquisa, o que é no mínimo injusto.

Finalmente, o site (e seu autor) foram citados longamente em uma matéria sobre a internacionalização do Linux publicada na revista Linux Format inglesa em outubro de 2000. A página com as situações está disponível aqui (scanneada em formato GIF) para quem quiser consultar, e é bastante interessante :-) Um trecho, em tradução literal: "Augusto Campos do Linux in Brazil (www.linux.trix.net) explica: Nós [brasileiros] temos nosso próprio esforço de internacionalização, o qual internacionalizou (e não apenas localizou) muitas aplicações. (...) Campos vê um futuro brilhante para o Linux no Brasil, não apenas porque ele é livre, mas devido à sua qualidade superior em diversas áreas".


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.