Este script é um configurador automático para conexões dial-up (PPP) em Linux com provedores que suportem autenticação PAP. Este tipo de conexão é o padrão do mercado e funciona com a quase totalidade dos provedores brasileiros. Se o seu provedor de acesso discado não suporta conexões PPP autenticadas por PAP, na opinião deste autor você deveria procurar um provedor melhor...
O objetivo do pppfacil é criar as configurações básicas que permitem o acesso à internet via dial-up. Se o seu provedor não tiver nenhuma característica específica de conexão, e se o seu modem estiver adequadamente configurado, você poderá conectar-se à internet simplesmente digitando (como root) o comando ppp-up, e irá se desconectar digitando ppp-down.
O pppfacil considera que você já garantiu os seguintes requisitos:
Além disso, se você quiser manter um backup do conteúdo original do seu /etc/ppp, faça-o manualmente - o script não irá cuidar disto para você.
O pppfacil é um script shell bem pequeno, e para fazer o download basta clicar aqui.
Após descompactar o script com o comando "tar zxvf pppfacil.tar.gz", entre no diretório pppfacil que terá sido criado, e leia o arquivo README. Após a leitura, basta digitar o seguinte comando:
./instala-ppp telefone login senha
substituindo pelo número do telefone do seu provedor (sem espaços nem traços), o seu login e a sua senha. Por exemplo, para a Matrix de Florianópolis, cujo telefone de acesso é 217 1056, o usuário fulano, cuja senha é tiaz123, digitaria:
./instala-ppp 2171056 fulano tiaz123
Com isto, os arquivos de configuração serão criados no diretório /etc/ppp e os scripts de ativação (ppp-up e ppp-down) serão gravados no diretório /usr/bin.
Após realizada a instalação, sempre que você quiser utilizar a conexão ppp, bastará digitar (como root) o comando ppp-up. Para desativar a conexão, digite ppp-down.
O pppfacil foi testado com o provedor Matrix Internet, usando as distribuições SuSE, Red Hat e Conectiva. Entretanto ele deve funcionar corretamente com qualquer distribuição de linux, e com quase todos os provedores nacionais. Se você tiver que fazer alguma alteração para ele funcionar no seu caso, avise para que a sua alteração possa ser incluída na versão oficial.
Todos os cuidados foram tomados para oferecer a máxima qualidade no script. Entretanto, não há nenhuma garantia. Use o script por sua conta e risco. Uma dica: use o suporte do seu provedor, afinal você está pagando por ele.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.