Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Bancos de dados )

BANCOS DE DADOS

Este texto foi originalmente publicado pelo site FirstLinux.com, e traduzido para o Português voluntariamente pelo leitor João Alexandre Lôbo Marques (alexandre@prce.mpf.gov.br).Você encontra os softwares citados no artigo em Freshmeat.net; aproveite que está aqui e visite nossa comparação dos principais SGBDs.


Um sistema gerenciador de Banco de Dados, ou SGBD, oferece aos seus usuários acesso a dados e os ajuda a transformar estes dados em informações. Estes sistemas permitem aos usuários criar, atualizar e extrair informações de suas bases de dados. Comparados a um sistema de ficheiro manual, as principais e maiores diferenças para um banco de dados computadorizado são velocidade, precisão e acessibilidade. Um banco de dados é uma coleção de dados estruturada. E estes dados se referem às características de pessoas, coisas ou eventos.

Existem dois principais tipos de bancos de dados: Relacionais e Orientados a Objeto. Bancos de Dados Relacionais são de longe o tipo mais popular disponível. Um banco de dados relacional permite a definição de estrutura de dados, armazenamento, operações de recuperação de dados e criação de restrições de integridade. Em um banco de dados desta natureza, os dados e as relações entre eles estão organizados em TABELAS, formalmente chamadas de RELAÇÕES. Alguns campos podem ser designados como chaves, o que significa dizer que a procura por certo tipo de informação pode ser acelerada utilizando as indexações criadas com as chaves.

Os Bancos de Dados Orientados a Objeto seguem outro padrão de definição baseado na forte teoria de Orientação a Objetos, já tão conhecida na área de programação. Na prática, poucos sistemas utilizam este tipo de abordagem, visto que a simplicidade e o sucesso dos bancos de dados relacionais não permitem que este tipo de sistema avance no mercado. Pelo menos por enquanto.

Bancos de Dados não comerciais recomendados: [Nota do editor: estes bancos de dados não são necessariamente não-comerciais; provavelmente o autor original quis dizer que eles podem ser obtidos gratuitamente para testes ou uso pessoal]

Bancos de Dados comerciais recomendados:

Terminologia utilizada neste artigo:

SGBD - Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Uma suíte de programas que tipicamente gerenciam grandes conjuntos estruturados de dados persistentes, oferecendo facilidades de consultas independentes para diversos usuários. São amplamente utilizados em aplicações comerciais.

Nomenclatura Original: DBMS - DataBase Management System

JDBC - Java Database Connectivity (Conectividade a Banco de Dados para Java). É uma API Java que permite que programas Java executem cláusulas SQL. Isto permite a estes programas Java interagirem com qualquer banco de dados compatível com a linguagem SQL.

SQLJ - Permite ao desenvolvedor criar, construir e executar ações SQL (embedded) para aplicações Java, Applets e Stored Procedures.

Net.Data - permite o acesso a dados relacionais em uma grande variedade de plataformas através da Internet ou de uma Intranet.

SQL (Structured Query Language) - É uma "Linguagem de Consulta Estruturada" e é usada para manipular dados em bancos de dados relacionais. Possui um conjunto de comandos muito simples e já é um padrão de fato adotado por toda a indústria do software. Bancos de dados baseados em SQL tornaram-se ponto fundamental do conceito clássico de banco de dados cliente/servidor.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.