Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Análise de distribuição )

Mini distribuições

As mini distribuições são pequenos pacotes baseados no kernel do Linux e voltados para tarefas específicas. Você não deve instalá-las para "ter uma idéia sobre o Linux", pois em geral elas não se parecem muito com as distribuições voltadas para o uso desktop.

Linux Router Project

  • O Linux Router é uma distribuição que cabe em um único disquete de 1,44MB e permite transformar um micro com duas interfaces de rede em um roteador de baixo custo e performance similar a de roteadores comerciais. Suporta uma série de interfaces e protocolos.

    LOAF (Linux on a floppy)

  • Distribuição em um único disquete, voltada para o uso em rede. Inclui uma série de clientes de rede (lynx, ssh, telnet...) e tem versões específicas para as placas de rede mais comuns.

    Mulinux

  • Distribuição italiana que cabe em um disquete, e que vem com suporte a rede, ppp, alguns servidores (http, at, fax...) e vários clientes, incluindo cliente de irc.

    Pocket Linux

  • O Pocket Linux é uma distribuição em um único floppy voltada para ser um cliente de rede (ssh, telnet, ftp...). Aceita placas de rede e modems.

    Tomsrbt

  • O Tomsrbt é uma distribuição em um único disquete, que contém ferramentas úteis para recuperar um computador que não esteja conseguindo dar boot pelas vias normais.

    Trinux

  • Distribuição voltada especificamente para tarefas de segurança, vem com ferramentas para verificar (e tentar quebrar) a segurança de redes locais. Ela é capaz de transformar seu PC em uma poderosa estação de monitoramento de rede, bastando para isso bootar seus dois (ou três) disquetes.


    O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.