Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Dicas Linux )

Utilidade para a tecla Windows

Se o seu teclado não é antigo, é muito provável que ele tenha duas teclas Windows e uma tecla Popup - são teclas com símbolos que normalmente ficam posicionadas na mesma linha que a barra de espaços. Estas teclas têm funções bem definidas em ambientes Windows, mas normalmente no Linux elas ficam desativadas.

Se você ocasionalmente faz programas ou scripts, e tem um teclado com suporte a acentuação em português, já deve ter parado para pensar como é chato ter de apertar duas vezes as teclas dos acentos sempre que você precisa inserir um apóstrofo ou aspas. Não é verdade?

Então que tal usar as teclas Windows e Popup como substitutos para as aspas? É um procedimento bastante simples, e as demais teclas continuam funcionando normalmente (inclusive a acentuação!).

Crie ou abra o arquivo ~/.xmodmap e acrescente as seguintes linhas:

keycode 115=apostrophe
keycode 116=quotedbl
keycode 117=grave

Agora basta rodar o comando xmodmap ~/.xmodmap e as suas teclas do Windows terão virado eficientes apóstrofes, aspas e crases.

Você vai ter que repetir o xmodmap ~/.xmodmap sempre que entrar no X, portanto o ideal é incluir este comando no início de um dos seus arquivos de inicialização do X, como por exemplo o ~/.xinitrc

[ << getkernel.sh ] [ PPP Fácil >> ]


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.