Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Scanners Videocompo )

Configurando scanners paralelos Videocompo (Mustek) ScanMagic 4800

Augusto Campos - brain@matrix.com.br

Há alguns anos atrás, era comum encontrar no mercado nacional, a preços bastante acessíveis, scanners comercializados pela brasileira Videocompo. Estes scanners tinham interface pela porta parelela, e vinham com um driver para Windows que permitia resoluções de até 9600DPI.

Até recentemente eu acreditava que estes scanners funcionavam apenas no Windows, e portanto não estavam mais ao meu alcance. De fato, o modelo que eu tenho em casa nunca funcionou direito nem no Windows - enquanto o scanner estava operando, o sistema inteiro parava, já que seu driver exigia prioridade absoluta do sistema.

Recentemente, entretanto, ouvi falar que o SANE já tinha suporte a estes scanners, que na verdade eram produzidos pela Mustek (o meu modelo tem uma etiqueta "MADE IN TAIWAN R.O.C.", e identificação Mustek 4800 III EP). Não tinha nenhuma experiência prévia com o SANE, e tudo que eu sabia sobre ele é que ele faz no Linux o que o padrão Twain (junto com os drivers dos fabricantes) faz pelo Windows: atua como intermediário entre scanners e aplicativos.

Mesmo sem saber muito sobre o assunto, resolvi tentar. A distribuição de Linux que eu uso no momento inclui o SANE versão 1.0.4, então instalei-o diretamente do CD-ROM. O site do SANE informava que o suporte efetivamente existia, então busquei a documentação aplicável. Li 3 ou 4 páginas de manual (man sane-mustek_pp, man saned, man xsane...), a documentação do site oficial, o FAQ e o que mais estava disponível, e resolvi experimentar. Após algum esforço, tudo funcionou - e a solução está abaixo.

Note que eu não estou em condições, nem tenho interesse, de fornecer suporte a configuração de scanners paralelos no Linux. O que você precisa, em termos de software e documentação, pode ser obtido no site oficial do SANE. Eu não sei nem mesmo dizer se o seu scanner tem ou não suporte no Linux. Mas o que eu sei, exponho abaixo.

Os arquivos de configuração

Na minha instalação do SANE, há 3 arquivos do diretório /etc/sane.d que devem ser alterados. Vamos a eles:

mustek_pp.conf

Este arquivo deve conter as seguintes linhas:

option io-mode alt_lock
option niceload
port 0x378
name SM-4800P
vendor Mustek
option wait-lamp 15
option strip-height 16
option buffer 122400

Mude o que preferir, de acordo com a documentação. Se o seu scanner estiver na lp2, e não na lp1, mude a porta de 0x378 para 0x278.

saned.conf

Este arquivo diz que máquinas da rede podem ter acesso ao seu scanner, e é necessário mesmo que você não use o scanner em rede. Deve conter ao menos a seguinte linha:

localhost

dll.conf

Este arquivo em geral contém uma grande listagem de backends do SANE. Certifique-se de que ele inclui (sem marcas de comentário) o driver do seu scanner:

mustek_pp

Além disso, você deve estar rodando o saned. A maneira mais fácil de fazer isto é incluindo-o na configuração do inetd (tenha certeza de que você está rodando o inetd, siga o manual de sua distribuição para isto. Digitar o comando 'inetd' como usuário root pode funcionar, se você não souber como iniciá-lo automaticamente a cada boot).

Para incluir o saned no inetd, é necessário editar dois arquivos do /etc:

services

Inclua (em qualquer ponto) a seguinte linha:

sane            6566/tcp

inetd.conf

Inclua a seguinte linha:

sane stream tcp nowait root /usr/sbin/saned saned

(Se você usa um inetd alternativo, como o xinetd, será necessário proceder de acordo com as necessidades específicas deste software - siga a documentação do mesmo)

Agora digite killall -HUP inetd para que o inetd releia seus arquivos de configuração, e pronto! Você já pode usar o SANE para comunicar-se com seu scanner.

Scanneando

O xsane é a interface gráfica para o SANE, e é bastante intuitivo. Você encontra a documentação dele no site oficial do projeto, mas para inicia-lo basta digitar:

xsane net:localhost:mustek_pp:SM-4800P

O comando acima chama o xsane via interface de rede (mesmo que você não tenha rede - isto é necessário para que você possa utilizar o scanner mesmo sem ser root). O nome SM-4800P é o mesmo que definimos no arquivo mustek_pp.conf - portanto, se alterar, fique atento!

A surpresa mais agradável foi descobrir que a configuração acima funcionou "de primeira", sem necessidade de downloads adicionais, nem de alterar outras características do sistema, nem de reboots... Além disso, pude notar que o driver do SANE não "trava" o computador como o driver do fabricante (para Windows) faz - é perfeitamente possível utilizar o computador enquanto o scanner estiver operando.

Conclusão

O exposto acima funcionou em minha configuração doméstica. Não posso garantir que irá funcionar na sua, mas desejo boa sorte :)

[ << Placas de TV ] [ Viruscan >> ]


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.