Uma dificuldade clássica dos novos usuários de Linux está relacionada ao suporte a hardware não convencional (e barato!) como as placas de vídeo SiS e os modems PCTEL.
O suporte às placas SiS vem deixando de ser problema conforme mais e mais distribuições de Linux incluem versões recentes do XFree. Mas os modems onboard continuam sem uma solução que atenda a todos os casos.
Mas desta vez temos uma boa notícia aos proprietários de winmodems PCTEL: o leitor Antonio Mendes de Oliveira Neto (anmendes@splicenet.com.br), professor de Processamento de Dados em Votorantim/SP, conseguiu fazer funcionar o seu winmodem alterando o driver fornecido pela PCTEL. Essa não é uma solução fácil, e nem está ao alcance de qualquer usuário, mas você pode tentar!
Dica: você encontra informações atualizadas sobre este tipo de hardware em http://www.jcmp3.com/, http://www.medres.ch/~jstifter/linux/pctel.html (site do mantenedor do driver), www.linmodems.org e www.jcmp3.cjb.net. O autor deste site não tem drivers para enviar por e-mail, nem informações adicionais. |
Atualização: acrescentamos ao final do documento os comentários do leitor Paulino Kenji Sato sobre a sua experiência de instalação baseada na dica do Antônio, e uma dica adicional do Marcus Maciel explicando como ativar o som durante a discagem.
Nova atualização: acrescentamos algumas dicas adicionais fornecidas pela leitora Candida F. Laureano em abril/2000.
Nota: Não dispomos de nenhum modem deste tipo em laboratório, portanto não podemos testar a dica. Se necessitar de suporte ou precisar tirar dúvidas, contate diretamente os autores nos e-mails citados.
No dia 24/7/2000, a URL correta para obter o driver do modem PCTEL é http://www.pcchips.com.tw/driver/Linux/MODEM/. O autor deste site não dispõe deste ou de nenhum outro driver de winmodems, consulte o Linmodem-HOWTO caso os outros links deste texto não estejam mais corretos na data em que você estiver lendo.
Pessoal, relato aqui como consegui fazer com que o modem da PCTEL funcionar no LINUX, isto é um README. Quem tiver mais intimidade com o inglês do que eu, traduz e manda pro pessoal do "linmodems.org". Só me avisa antes de fazer isso.
Este documento foi criado com o objetivo de facilitar a vida de pessoas que assim como eu tiveram muita dor de cabeca ao comprar um modem PCTEL e descobrir que ele nao funcionava no LINUX! Apos muita procura consegui o um driver da PCTEL que (quase) funcionava no LINUX (agradecimentos ao pessoal da PCCHIPS) e relato aqui tudo que eu fiz para conseguir minha tao esperada conexao com a internet com um winmodem (quer dizer linmodem) VIVAAAAAAAA!!!
Meu modem PCTEL e' on-board e nao sei se esse driver serve para modems que funcionam em barramentos ISA e PCI. O jeito e' voces testarem. Nao custa nada tentar!!!
1 - Pegue o driver do modem. Ele esta' em "http://www.pcchips.com.tw/driver/linux/MODEM/PCTEL.ZIP". Caso nao o ache la', me mande um e-mail que eu envio o arquivo
2 - Descompacte com o comando "unzip pctel.zip" e edite o arquivo "/src/module/ptmodule.c"
3 - Coloque no final do arquivo "ptmodule.c" as tres linhas:
void IntrOpen(void) { } void IntrClose(void) { } void IntrWrite(void) { }
Obs.: Nao faco a minima ideia do motivo que levou a PCTEL a esquecer de colocar estas funcoes no driver. Mas elas nao fazem falta nenhuma em seu funcionamento. Pelo menos e' o que eu pude entender pelos "disassemblers" que andei fazendo. Acredito que sejam funcoes para gerar algum tipo de log.
4 - Entre no diretorio "src/module" e compile o driver com o comando "make"
5 - Copie o arquivo "lib/pctel.o" para o diretorio "/lib/modules/(versão_do_kernel)/net". Exemplo supondo que voce ainda está em "src/module"
cp ../../lib/pctel.o /lib/modules/2.2.5/net
6 - Execute os comandos
insmod pctel ln /dev/ttyS15 /dev/modem mknod /dev/ttyS15 c 62 79
7 - Quando for usar o modem, siga os passos abaixo:
7.1-Carregue o driver na memoria com o comando: "modprobe pctel.o"
7.2-Use seu programa preferido para trabalhar com o modem.
7.3-Quando nao for utilizar mais o modem, retire o driver da memoria com o comando: "modprobe -r pctel.o"
Obs.: Caso tenha memoria sobrando, podera incluir a linha "modprobe pctel.o" no arquivo "/etc/rc.d/rc.modules" (se nao existir, crie-o) e nao se preocupe em carrega-lo na memoria toda vez que for usar.
Detalhe: O modem nao vai fazer barulho na hora da discagem ja que nos modem on-boards o driver do windows pega o som do telefone e joga na placa de som e isto o driver para linux nao faz.
E boas conexões.
PCTEL e PCCHIPS sao marcas registradas por suas respectivas empresas.
O leitor Paulino Kenji Sato (http://www.dfi.uem.br/~paulino/) testou com sucesso oo
procedimento acima e postou seus comentários no PontoBr. Reproduzo abaixo os
seus comentários, com permissão do autor.
E não é que funciona...
por Paulino as 06/12/1999 17:37:18hs
Como tinha uma placa mãe dessas tudo onborad aqui de bobeira, resolvi testar esse driver. Após apanhar um pouco e arrumar os trecos sugeridos a danada funcionou.
Desempenho satisfatório, não sei quanto de cpu esta sendo usando, como se mede isso? o top não muda. acho que não falta mais nada que impeça a pcchips de distribuir o Corel Linux com essas MB. Só tem um incoveniente, o modem é mudo, não dá para acompanhar os ruidos da conexão. O driver de áudio para a CMI8738 diz que faz isso, mas não ouvi ainda do ruido do modem.
Alguém sabe qual a licença desse driver? posso modificar a forma como tá empacotado fazendo-o mais amigável? Falta testar o driver para os modens da lucent, assim que aparecer um por aqui testo-o.
O Paulino ainda acrescentou mais algumas sugestões:
"Posso sugerir a utilização do kerneld (kmod) para a carga e descarga do modulo pctel.o, que e feita colocando o seguinte no /etc/modules.conf (conf.modules):
alias char-major-62 pctel
e para ocorrer o descarregamento semi-automatico dos modulos inativos colocar no crontab do root:
5,25,40,55 * * * * /sbin/rmmod -a 1>/dev/null 2>/dev/null
O kernel também deve estar compilado para usar o autocarregamento de módulos.
Sugiro também a criação de alguma forma mais trivial para instalar esse driver. Já com a correção do .c incluida.
Esta complementação foi enviada pelo leitor Marcus Maciel (ScOrP|On - magmf@uol.com.br):
Estou aqui para falar do som de discagem nos modems PCTel integrados com placas C-Media ou compatível.
Em primeiro lugar faça download do arquivo http://www.cmedia.com.tw/8x38/linux/cmpci-2.41.tar.gz
Após o término do download entre no diretório /usr/src/linux/drivers/sound e faça uma cópia dos seus Config.in e Makefile.
Depois copie o cmpci-2.41.tar.gz para este diretório e descompacte (tar -zxvf cmpci-2.41.tar.gz).
Em seguida entre no diretório /usr/src/linux/ e lá digite "make menuconfig". Procure por Sound e e escolha as opções. Haverá uma opção de escolha do som do modem dentro do C-Media - selecione-a. depois é só compilar o kernel normalmente e pronto! Som de discagem funcionando...
Qualquer dúvida quanto a instalação ou para compilar o kernel, escreva para magmf@uol.com.br - terei prazer em ajudá-los.
A leitora Cândida F. Laureano, (candfl@zaz.com.br) enviou mais algumas informações sobre a instalação dos modems HSP no Linux, e publicamos na íntegra:
Para modens HSP micromodem PCI (não onboard), ou seja só o modem sem o som ou video integrados, transferir o drive hsp56-linux-1.tar.gz em http://www.o2.net/~gromitkc/winmodem.html.
Instalacao:
Como root digite na console ou em um janela do terminal:
mknod /dev/ttyS15 c 62 79 chgrp uucp /dev/ttyS15 chmod 666 /dev/ttyS15 ln -sf /dev/ttyS15 /dev/modem
Agora vá até o diretório onde foi copiado o drive hsp56-linux-1.tar.gz
Descompacte o arquivo com o seguinte comando:
tar xvzf hsp*
Acesse o diretorio que foi criado com a descompactacao do arquivo com:
cd hsp56-linux-1/src/module
Dentro do diretorio digite:
make clean make
terminada a compilacao vá para o diretorio hsp56-linux-1/lib e digite:
cp pctel.o /lib/modules/versão_do_seu_kernel/net insmod pctel.o
Se o insmod não funcionar, tente a versão extensa:
/sbin/insmod /lib/modules/versão-do-seu-kernel/net/pctel.o
Usei o minicom para ver se modem estava respondendo, no README que esta no diretorio HSP56-linux-1 tem diversas maneiras de testar o modem. Vou deixar a cargo do fregues :P
Observacao: kernel 2.2.x ou superior, ou insere o modulo na mão toda vez que reiniciar o micro, ou coloque em um dos arquivos de inicializacao (como uso o CL5 que é baseado no RED HAT o arquivo é o /etc/rc.d/rc.local).
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.