Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Dicas Linux )

O cron é um recurso padrão do Unix que permite o agendamento de tarefas para serem executadas em um momento específico, ou em intervalos regulares. Você pode programar as tabelas do cron para:

A administração do cron para usuários pode envolver alguns cuidados adicionais, que uma boa leitura na documentação do seu sistema. Mas o leitor Marcelo Araujo (msaraujo@tro.matrix.com.br) resolveu facilitar a nossa vida, enviando algumas dicas sobre a inclusão de tarefas nas tabelas do cron. O texto a seguir é todo do Marcelo, e em caso de dúvida você pode usar o nosso Fórum.

Entendendo o crontab

Veja este exemplo de linha do crontab:

0,15,30,45 * * * * /bin/netstat -a |  /bin/mail root

Essa linha de comando ira fazer que a cada 15 minutos, o netstat -a seja executado e o resultado do mesmo vá para o mail root.

O formato da linha de definição de tarefa do cron é:

minuto hora dia-do-mês mês dia-semana comando

Agora, como fazer para editar as suas crontabs? É simples... Em primeiro lugar decida qual editor de texto que você quer usar. Eu prefiro o pico com a opção -w (para evitar wordwraps). Portanto, terei que usar o comando export EDITOR="pico -w"

Para entrar no modo de edição da crontab, após selecionar o editor de texto, basta digitar crontab -e e editar linhas como as do exemplo:

SHELL=/bin/bash
PATH=/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
MAILTO=root
0,15,30,45 * * * * /bin/netstat -a | /bin/mail root
15 21 * * * /usr/bin/updated
# isto é um comentário

As três primeiras linhas definem a shell que vai ser usada pelos scripts, o path de procura de comandos, e o usuário que vai receber mails em caso de erros. A quarta linha define que aos 0, 15, 30 e 45 minutos de todas as horas, em todos os dias do mês, todos os meses e todos os dias da semana, vai ser executado o comando /bin/netstat -a | /bin/mail root. A quinta linha define que às 21:15 de todos os dias será executado o /usr/bin/updated.

Você pode adicionar e remover entradas no cron à vontade. Linhas que começarem com um sinal de "#" não são consideradas, e você pode usá-las para desativar temporariamente comandos, ou para acrescentar comentários.

Para listar o conteúdo de sua crontab, use crontab -l. Para removê-la completamente, use crontab -u. Para maiores informações sobre o cron, use man 8 cron, man 1 crontab e man 5 crontab

[ << CD Recorder ] [ ComVC do UOL >> ]


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.