O leitor Bento Loewenstein (bentolowe@usa.net) reportou que conseguiu utilizar o ComVC, clone de ICQ distribuído pelo UOL, no Linux. A utilidade do tal ComVC é bastante questionável, mas é bom saber que alguém que queira utilizá-lo não vai precisar usar algum sistema operacional menos instável para isso.
Vale lembrar que esta dica é uma aplicação do Wine, o emulador de Windows que tem se desenvolvido bastante ultimamente. Certifique-se de ter o Wine apropriadamente instalado e configurado antes de tentar utilizar os procedimentos aqui descritos.
Vamos ao texto do Bento:
Graças a este que vos escreve (se algum louco fez isso antes me avise e eu retiro meus créditos) o ComVC, aquele ICQzinho da UOL pode rolar no Linux tb.
O segredo ???? WINE !!! E não precisa tomar porre de vinho pra isso não ;-)
Para conseguir o "milagre" é necessário configurar o o Wine para ler uma partição Win95 (com o diretório do Windows completo nela) onde o ComVC já esteja instalado. feito isso basta comandar :
wine -winver -managed "/caminho/do/ComVC.exe"
Existem limitações.
Logo depois de abrir o programa e autenticar a senha surgirá uma tela de erro dizendo "Exception EAccessVioletion in module ComVC.exe ...." que não é um erro fatal. Basta mover a janela para o lado e continuar o uso.
Outra limitação é que não dá pra chamar outro usuário para bate papo, senão aparece uma janela parecida com a primeira que trava o ComVC e obriga a finalizar o programa.
A disposição
Bento Loewenstein (DarkLord, Num. UOL 10811)
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.