Augusto Campos - brain@matrix.com.br
Um mito que há muito se mantém é de que para fazer funcionar um gravador de CD IDE no Linux é necessário compilar um kernel com opções especiais. De fato, o suporte ao gravador de CD precisa ser incluído no kernel, mas já faz tempo que as distribuições comerciais incluem este suporte nos seus kernels. Assim, a não ser que você tenha o hábito de compilar sempre os seus próprios kernels (o que em geral pode ser uma boa idéia), não há porque se preocupar: o suporte ao CD Writer já deve estar incluído na sua instalação de Linux, e tudo o que você terá de fazer será configurá-lo.
O que estarei descrevendo a seguir serão os meus procedimentos para incluir o suporte a um gravador de CD HP CdWriter Plus 9300 em um micro rodando o SuSE Linux 7.0. Faça as adaptações para a sua distribuição e modelo de gravador seguindo as instruções do CD Writing HOWTO e deste artigo da Linux Gazette 57.
Basicamente, o que tem que ser feito é ativar a emulação SCSI, para que o kernel permita que os aplicativos em geral possam tratar seu gravador IDE como se fosse um gravador SCSI. Considerando que o meu gravador de CDs está instalado como secundário da segunda interface IDE (/dev/hdd), acrescentei a seguinte linha ao /etc/lilo.conf:
append = "hdd=ide-scsi"
Esta linha deve ser incluída junto às configurações específicas do kernel, e não às configurações genéricas do LILO. Veja um fragmento mais completo do meu lilo.conf de exemplo:
boot=/dev/hda read-only prompt timeout=100 # configuração do kernel de boot image = /boot/vmlinuz root = /dev/hdb1 label = linux append="hdd=ide-scsi"
Isto fará com que o kernel não tente habilitar o dispositivo /dev/hdd como um disco IDE, deixando-o liberado para a emulação de SCSI. Não esqueça de instalar a nova configuração do LILO, rodando como root o comando lilo. Cuidado para não danificar o seu sistema - se tiver dúvidas sobre o manejo do LILO, procure informação adicional antes de instalá-lo.
Não dê reboot agora, precisamos ainda configurar os módulos do kernel (e estamos considerando que você está usando um kernel de distribuição comercial, corretamente instalado - ou que sabe como compilar seu próprio kernel). No meu caso, simplesmente acrescentei as seguintes linhas ao arquivo /etc/conf.modules (lembrando que você deve substituir o hdd pelo dispositivo do seu gravador de cd, que pode ser hda, hdb, hdc ou hdd na maior parte dos micros domésticos):
options ide-cd ignore=hdd alias scd0 sr_mod pre-install sg modprobe ide-scsi pre-install sr_mod modprobe ide-scsi pre-install ide-scsi modprobe ide-cd
Se você quiser, pode dar um reboot agora. Tenha um disquete de boot à mão para o caso de algo dar errado e você ter que fazer mágicas com o LILO para ressuscitar seu sistema. Após um boot bem-sucedido, carregue os módulos de suporte ao seu gravador de CDs, através dos seguintes comandos:
/sbin/insmod sg /sbin/insmod ide-scsi
Se tudo der certo, você já deverá poder testar o seu gravador através do cdrecord. Veja o exemplo:
playcenter:~ # cdrecord -scanbus Cdrecord 1.8.1 (i686-pc-linux-gnu) (C) 1995-2000 Jörg Schilling Using libscg version 'schily-0.1' scsibus0: 0,0,0 0) 'HP ' 'CD-Writer+ 9300 ' '1.0b' Removable CD-ROM 0,1,0 1) * 0,2,0 2) *
Se ocorreu algum erro, não deixe de verificar atentamente todos os passos do CD Writing HOWTO e deste artigo da Linux Gazette 57. Este outro artigo apresenta alguns detalhes adicionais sobre o processo de gravação dos CDs, mas o HOWTO é a melhor fonte de informação sobre este assunto também.
Basicamente, estes dois comandos montarão uma imagem ISO de uma árvore de diretórios do seu micro, e a gravarão (com velocidade 10X) em um CD virgem:
mkisofs -r -J -o imagem.iso diretorio cdrecord -v speed=10 dev=0,0,0 -data imagem.iso
Mas estes comandos possuem um número tão grande de opções que pode valer a pena consultar a documentação antes de mexer com eles. Existem interfaces gráficas que tentam mascarar a complexidade destas ferramentas - visite seu site favorito de download para encontrá-las, e boa sorte!
O leitor Evandro Fernandes Giovanini (efgbr@terra.com.br) mandou este complemento para quem usa o GRUB ao invés do LILO:
Sobre o guia rápido de configuração de gravadores de cd IDE no linux, tenho algo a acrescentar, para os usuários do GRUB.
quem usa esse boot loader, deve passar a opção hd?=ide-scsi na linha kernel do arquivo de configuração (/boot/grub/menu.lst). a linha ficaria assim:
title = Linux kernel = (hd0,0)/boot/vmlinuz-2.2.18 root=/dev/hda1 hd?=ide-scsi initrd = (hd0,0)/boot/initrd-2.2.18.img
basta salvar o arquivo e o grub reconhecerá no boot.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.