Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BrOffice: Carta pública à comunidade de software livre

Veja abaixo o texto enviado na manhã de hoje pelo Claudio F Filho, que há anos percebo como a face pública e sempre em atividade do movimento que impulsiona as ações do OpenOffice e BrOffice em nosso país. Torço para que as situações de interação entre os membros e organizações internas que formam o arcabouço de operação da equipe tenham uma solução rápida e positiva, alinhada aos propósitos históricos do projeto.

Carta pública à comunidade de software livre

Pela soberania e conduta digna da comunidade

Trabalho pela comunidade de Software Livre há 10 anos, desde 2001, quando criei a comunidade OpenOffice.org.br, hoje conhecida como BrOffice, além das comunidades Mozilla/Brasil e PostgreSQL-Br, comunidades que são referências mundiais nos respectivos projetos, graças não só ao meu trabalho como ao de todos os amigos, que se juntaram ,voluntariamente, para fazer esses projetos acontecerem.

Nesse período, tivemos pessoas que participaram mais, outras menos; algumas ainda estão desde 2002, ou ainda retornando depois de algum tempo de inatividade, sempre sendo parte de uma grande comunidade onde elas são reconhecidas e, através da meritocracia, assumem responsabilidades e funções dentro dos projetos.

Porém, apesar de sua força, as comunidades não conseguiam interagir institucionalmente com entidades como o governo, iniciativa privada ou terceiro setor, sendo que se tornou necessário uma pessoa jurídica, na forma de uma associação, para que as representasse. Assim, em 2005 surgiu a BrOffice.org – Projeto Brasil, uma associação sem fins lucrativos que serviria para APOIAR juridicamente os projetos de software livre no país.

Infelizmente, dentro da comunidade BrOffice surgiu uma confusão entre a Comunidade e a Associação. Muitos imaginavam que a Associação surgiu para COMANDAR A COMUNIDADE, o que não procede, nem é verdade! A Associação foi criada para APOIAR as comunidades. Infelizmente, houve uma recondução da Associação que a desalinhou dos objetivos estatutários e institucionais, através de um grupo de pessoas, com interesses pessoais, desconsiderando a própria comunidade, com “decisões” sobre o norteamento dos trabalhos, mesmo sem representatividade ou reconhecimento estatutário para tais ações, como, por exemplo, nos projetos “Revista BrOffice.org”, com arbitrariedades; ou do “Encontro Nacional BrOffice”, tendo este a “decisão” de não execução. Neste, em particular, perguntei se precisaria pedir para outra associação representar juridicamente a comunidade, uma vez que a entidade que batalhei para fundar, não a faria.

Felizmente, a própria comunidade detectou essas ações e reagiu, a ponto de, como não poderia deixar de ser, não reconhecer essas pessoas como líderes, muito menos acatar “decisões”, frise-se, desprovidas da imprescindível representatividade, tomadas arbitrariamente pela Associação a respeito e acerca das atividades da comunidade, que, como se vê, mostrou sua autonomia e soberania.

De minha parte, continuo na luta pelo software livre como voluntário que sou, e no alinhamento da Associação que batalhei tanto para criar e manter, junto com pessoas que admiro muito por seus feitos no país por essa causa, para que a Associação BrOffice.org continue a ser mais um braço da comunidade, fazendo o software livre voar ainda mais alto em nosso país!

Um abraço
Claudio F Filho, voluntário da comunidade de software livre no Brasil


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wancley Mucchi (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:41 am

    Morte ao BrOffice! Vida longa ao LibreOffice!

    Christian (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:44 am

    Bem… ok. Acho.

    Mas como totalmente leigo e ignorante no assunto, confesso que não entendi nada e evidentemente só tenho perguntas.

    Primeira: e daí? Qual o motivo desta nota? Quem é esse Claudio? Ele fala por ele, ou fala pela comunidade, ou pela associação? O que está acontecendo, ou aconteceu, ou vai acontecer?

    Não me levem a mal, mas… achei tudo muito vago…

    Gabriel (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:54 am

    Pois é Christian, somos dois.

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    Gustavo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:55 am

    @Wancley Mucchi:

    Li que o BrOffice vai aderir ao fork LibreOffice, mantendo o nome BrOffice.

    Denis (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:06 am

    Faltou uma apresentação melhor da notícia. Nem todo mundo vai chegar aqui conhecendo o cotidiano de cada projeto…

    Astaroth (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:21 am

    Para os menos avisados, o BrOffice 3.3.0 já é LibreOffice traduzido para nosso idioma.

    synn (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:22 am

    o que entendi foi que está se questionando quem lidera o projeto

    Coutinho (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:35 am

    Claudio é o fundador da Comunidade BrOffice que foi fundada ainda com o nome de openOffice.org.br e teve que mudar de nome por problemas judiciais pois uma empresa brasileira já havia registrado um nome parecido. Claudio também fundou a associação. Fala em nome dele e da comunidade. Porém realmente não entendi exatamente contra o que ou a favor de que ele fala. Ele fala sobre membros da comunidade se opuseram a “decisões” da Associação e de algumas pessoas que pensam que podem controlar a comunidade ou usar a comunidade para apoiar seus interesses pessoais

    Marcos (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:42 am

    Pois é, pelo jeito teve um desentendimento interno entre a equipe. Faltou um resumo da história antes de apresentar a carta aberta.

    Só espero que não façam mais um fork do projeto. hehehehehe

    André Machado (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:47 am

    Depois desta notícia a única coisa que tenho a dizer é… Oi?

    Pelo que eu entendi, o cara lutou para criar uma associação PJ para representar os interesses da comunidade e, depois, os dirigentes desta associação começaram a tomar decisões arbitrárias, é isso?

    Agora vem a pergunta: qual o propósito desta nota? Ele está saindo da associação? Ele vai criar outra? O que ele quer que nós façamos?

    Ficamos no aguardo.

    PS: Atualmente, BROffice = LibreOffice.

    sergio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:49 am

    Só para informar: Compilei o libreoffice com o “ports” do FreeBSD e funciona legal (tem suporta a uns 10 idiomas, 380Mb) e abre a tela já com a palavra BRoffice versao 3.3.0,

    Realmente é mais rápido que o 3.4 do openoffice..

    Webmarlin (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:10 pm

    Evidentemente a inefável estrutura textual acima revela um complexo sistema de coisas de onde podemos tirar inúmeras conclusões, sobre as quais devemos refletir quanto à coerência daquilo que se pode pensar acerca do que se pode dizer no que concerne ao tema proposto, âmago da discussão, enfim, efetivamente, podemos concluir que: é uma tremenda logorréia.

    André Machado (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:11 pm

    @sergio

    Pera aí, você *compilou* o LibreOffice no FreeBSD? Quantos dias demorou? Qual a config?

    Zé Insider (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:18 pm

    @André Machado.

    Também não entendi. O Cláudio, pelo que saiba, é quem responde pela Associação BrOffice. Se a Associação tomou alguma decisão arbitrária, o próprio Cláudio é quem deve ter endossado essa decisão (e agora se arrependido). Se o que aconteceu foi o contrário (o Cláudio tomou alguma decisão que o restante da Associação não gostou), aí fica mais fácil entender essa carta aberta.

    A quem está “de fora”, parece que a Associação BrOffice é “Cláudio e outros”, e que os “outros” não gostam mais do Cláudio. Como a carta cria mais mistérios do que resolve, resta saber a que “ações” ela se refere…

    Meu palpite é que tem a Itaipu na jogada. Muita gente já vinha comentando que a Associação BrOffice tinha vendido a alma a Itaipu (no último Latinoware era só o que se ouvia)… Se é verdade que a Associação BrOffice é “Cláudio e outros”, foi Cláudio ou foram “outros” que venderam a alma?

    Gente, isso é só especulação… Mas vai saber, né? Meus 2 centavos…

    ambrosio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:20 pm

    Vamos colocar os pingos nos “is”, o que aconteceu foi que a oscip BrOffice começou a tomar decisões sem comunicar a comunidade BrOffice, uma delas é não promover mais o encontro nacional, dentre outras decisões que estão rolando somente pela OSCIP sem qualquer consulta a comunidade.

    Existe grupos que estão a favor desta linha de ação e tem gente que não esta. Até hoje de manhã isto era interno, mas a pressão foi tanta que vazou.

    Discórdias entre membros de grupos grandes como o BrOffice é normal, cabe todos medirem os prós e os contras e pensar acima de tudo nas pessoas que dependem das ações tanto da comunidade quanto da oscip.

    ambrosio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:27 pm

    (A quem está “de fora”, parece que a Associação BrOffice é “Cláudio e outros”, e que os “outros” não gostam mais do Cláudio. Como a carta cria mais mistérios do que resolve, resta saber a que “ações” ela se refere…

    Meu palpite é que tem a Itaipu na jogada. Muita gente já vinha comentando que a Associação BrOffice tinha vendido a alma a Itaipu (no último Latinoware era só o que se ouvia)… Se é verdade que a Associação BrOffice é “Cláudio e outros”, foi Cláudio ou foram “outros” que venderam a alma?)

    Muita hora nesta calma!

    Empresas sempre alavancaram os projetos livre, elas que entram com o money para o processo girar! Na visão nova algumas empresas que pensam contemporaneamente perceberam que é muito mais vantajoso e barato bancar projetos livre, um exmplo a Google que banca inúmeros projetos dentre eles o Inkscape, o Gimp, Mysql e assim por diante. No Latinoware Itaipu assinou um documento se comprometendo a doar uma verba para que a oscip BrOffice tivesse recursos para contratar programadores pro projeto. Solamente isto!

    ambrosio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:46 pm

    eitcha que a coisa tá até no site do projeto http://broffice.org/blog/filhocf/carta_publica_a_comunidade_de_sl

    Espero que tudo se acerte logo!

    Maikon (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 1:47 pm

    Espero que eles se acertem também! Ver gente do software livre brigando principalmente dentro das comunidades para mim é tão triste quanto ver meus pais brigando (feio) dentro de casa. Que se entendam, e deixem as discussões (e não brigas) para o melhor desenvolvimento dos softwares, e só. Vida longuíssima ao Br.LibreOffice!

    Carlos filho (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 2:23 pm

    parece até minhas irmãs P**AS brigando pra ver quem fica com o namorado de quem.

    Fernando Guedes (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 2:33 pm

    Tá muito chato isso daqui, tem gente que só vem para dar pitacos e causar discórdia.

    Paulo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 2:58 pm

    Em primeiro, nada do que está acontecendo é “interno”, uma vez que as discussões estão disponíveis publicamente nos arquivos das listas de discussão da comunidade BrOffice.

    Deixa eu esclarecer as coisas:

    1 – Há alguns meses, o projeto Revista BrOffice foi retomado por algumas pessoas, algumas contratadas pela OSCIP e outras não. A questão da remuneração e das atribuições dessas pessoas não foi devidamente discutida com a comunidade, principalmente os envolvidos com a produção da Revista.
    2 – Dessas pessoas, algumas começaram a levar o projeto “nas costas” tomando decisões arbitrariamente, sem a devida anuência da Comunidade. Por exemplo, a decisão de não produzir edições em inglês da revista foi tomada, ainda que os tradutores e revisores estivessem dispostos a levá-las adiante.
    3 – A gota d’água foi quando a comunidade foi informada que não haveria Enbro esse ano, e que, supostamente, essa teria sido uma decisão da ONG.

    Aí começamos a questionar as decisões e descobrimos que várias coisas estavam sendo feitas à revelia da comunidade. No entanto, isso não teve a concordância da ONG BrOffice.org, segundo alguns fizeram crer. Por isso, o Cláudio precisou escrever uma carta à comunidade, esclarecendo a posição da ONG. Muito apropriado, na minha opinião.

    Atenciosamente,

    Paulo de Souza Lima
    Tradutor voluntário na comunidade BrOffice

    se ele é da associação e ela existe para prover salários aos profissionais que mantem a suíte, pelo menos ele não deveria assinar como voluntário.

    código livre e aberto existe é pra isso mesmo, eles ficam se matando e o resto do mundo fica despreocupado porque não conseguirão azedar o programa.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:16 pm

    O que eu entendi é que …. bem, sei lá!

    Otávio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:18 pm

    Acho que está havendo uma certa confusão. O Cláudio é presidente da Associação e a alinhou para ser um braço jurídico que devia APOIAR as ações da comunidade. Ele na verdade está denunciando que isto está se desvirtuado. Sei que ele é presidente, mas uma Associação tem os estatutos, tem associados, tem Conselhos Fiscal e Administrativo. E ele detectou que há grupos dentro dela que está querendo “matar” os princípios fundamentais da OSCIP, por interesses pessoais. Querem fazer da OSCIP uma empresa e dominar todo o mercado de treinamentos em BrOffice. Essas pessoas que dizem ser voluntárias ganham rios de dinheiro em treinamentos BrOffice. A intenção do Cláudio, pelo que percebi é evitar que que a OSCIP se torne uma empresa e volte a APOIAR a comunidade, razão pela qual ela foi fundada.

    Paulo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:24 pm

    @Otávio
    Não é nada disso. Ocorre que algumas pessoas não entenderam que existe uma diferença entre a OSCIP *comandar* e *apoiar* a comunidade. Nos últimos meses, algumas pessoas agiam como se a opinião da OSCIP fosse uma ordem para a comunidade e ponto final. Isso estava desvirtuando o objetivo da OSCIP e concentrando poder não legítimo nas mãos de uma poucas pessoas. A comunidade detetou isso e reagiu. Apenas isso.

    Otávio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:30 pm

    Mas @Paulo, foi isso que eu disse. Concordo com você!!

    Otávio (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:35 pm

    Para se ter uma ideia temos um representante da TDF aqui no Brasil e esse “representante” representa quem? Quem o nomeou representante do Brasil lá fora?
    TDF=The Document Foundation que desenvolve o LibreOffice.
    E acabo de saber, que esse cara mandou mensagem para TDF manifestando o desejo de substituir o Cláudio Filho (como uma espécie de deputado na TDF)e nomeando outra pessoa. Alguém da comunidade foi consultado sobre isso, alguém da Associação? Quem é esse cidadão com tão amplos poderes?

    Paulo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:55 pm

    @Otávio:
    Querem fazer da OSCIP uma empresa e dominar todo o mercado de treinamentos em BrOffice. Essas pessoas que dizem ser voluntárias ganham rios de dinheiro em treinamentos BrOffice.

    É essa a parte que não tem nada a ver. As coisas aconteceram no âmbito da Revista BrOffice, da manipulação das informações do portal do BrOffice e do portal do pt-br.LibreOffice e da organização do Enbro. O resto é pura especulação.

    Abraço.

    Mário RPG (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:58 pm

    acho que já passou da hora de tirar o Claudio FILHO mesmo, essa “ISTORINHA” que ele inventou de que BROFFICE.org é uma marca muito forte aqui no brasil é tudo furado, o problema que eu acho é que ele inventou a marca e quer ganhar status com ela.

    Já que o problema era o nome OPENOFFICE que já era registrado no brasil e tiveram que mudar pra broffice, não há mais necessidade nenhuma de manter o nome broffice sendo que LIBREOFFICE é uma marca mundial sem problema nenhum de uso aqui no brasil.

    Claudio Filho, VAI COM DEUS, não precisa voltar tão cedo não.

    Paulo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 4:11 pm

    @Mário RPG: Com todo respeito, mas você conhece o Cláudio? Faz parte da comunidade BrOffice? Contribui com alguma coisa para o LibreOffice, ou para o BrOffice? Conhece outras pessoas na comunidade, ou participa das discussões que estão sendo desenvolvidas nas listas do BrOffice? Se sua resposta for não para essas perguntas, sugiro que você se informe mais antes de dizer coisas sem sentido. O Cláudio tem feito mais pelo BrOffice/LibreOffice, e pelo Software Livre no Brasil, do que muitos dos que opinam sem base em portais de notícias juntos. Ele é uma pessoa muito bem vista por toda a comunidade BrOffice, e duvido que alguém da comunidade tenha algo contra ele dessa maneira como você se refere.
    @Otávio: O nome dele é Olivier Hallot e é, além do Diretor Financeiro da OSCIP, o líder da equipe de tradução para pt-br do LibreOffice. Garanto a você que ele tem o apoio da comunidade.

    Abraço.

    Marcos (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 4:14 pm

    Só faltava essa “Eles tem um objetivo secreto maligno: tentar ganhar dinheiro”.

    Menos, @Otavio, menos, por favor.

    joão alvaro (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 5:18 pm

    Pessoal. Não levem a mal, mas só falta agora ficarem especulando “conspirações” de quem quer que seja. Dá um tempo, né? Para mim, já ficou claro. Fizeram algo que ele não gostou e ele ficou “magoado” e agora quer ficar atirando para todo lado. Cresce Cláudio. Para de ficar fazendo pose de dono da comunidade!! Não é!! Ninguém é!! Se cada um que usa o BrOffice quiser usar qualquer outro software, o quê você vai fazer, Claúdio? Terrorismo contra o usuário? acorda cara!! BrOffice, lavem a roupa suja entre vocês!! Estão até parecendo atores de novela, que adoram ficar na mídia!!

    Silvio Gonçalves (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 5:39 pm

    Aeh galera!!

    Qual é a do Cláudio? Eu já sacava que o cara era maluco, mas assim como o cara tá fazendo? Qual é?

    Eu já tinha visto palestra do cara no FISL mas, o quê o cara fez até agora, é coisa de MUITO MALUCO.

    Pega teu chapéu, cara!! (eu acho que este cara tá sendo pago pela Oracle, pra melar o BrOffice!!)

    Edu Black (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 5:53 pm

    Galera,

    moro em Foz e o assunto sobre o BrOffice por aqui é que o pessoal vai fazer alguma coisa muito boa para o LibreOffice e para o BrOffice. Só não saquei onde é que entra esse Cláudio.

    Mas, na boa, Itaipu comprar alguém? Não mesmo! Meu pai é aposentado da Itaipu e eu nunca vi uma empresa tão seria como ela. Pra mim, ele deve ter feito um M** bem grande, tiraram ele do negócio e agora ele está reclamando!! tô com ojoao alvaro :”BrOffice, lavem a roupa suja entre vocês!!”

    se o cara tá atrapalhando, tira o cara e “toca o barco”, como se diz por aqui!!

    Edu Black (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 5:53 pm

    Galera,

    moro em Foz e o assunto sobre o BrOffice por aqui é que o pessoal vai fazer alguma coisa muito boa para o LibreOffice e para o BrOffice. Só não saquei onde é que entra esse Cláudio.

    Mas, na boa, Itaipu comprar alguém? Não mesmo! Meu pai é aposentado da Itaipu e eu nunca vi uma empresa tão seria como ela. Pra mim, ele deve ter feito um M** bem grande, tiraram ele do negócio e agora ele está reclamando!! tô com o joao alvaro :”BrOffice, lavem a roupa suja entre vocês!!”

    se o cara tá atrapalhando, tira o cara e “toca o barco”, como se diz por aqui!!

Este post é antigo (2011-02-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.