Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PCWorld: Como escolher uma distribuição Linux para o Desktop

Além da resposta da PC World (abaixo), veja também a resposta do BR-Linux em nossa página de downloads (dica: começa no título “um critério para escolher a sua distribuição”).

Com todos os bons motivos para usar o Linux atualmente – especialmente em uma empresa – geralmente é fácil decidir abandonar o Windows. O que é difícil, entretanto, é decidir qual distribuição (nome dado às “versões” do sistema operacional) Linux é a mais adequada para você ou para sua empresa. 

A julgar pelos números de popularidade rastreados tanto pelo site Distriwatch como por um estudo recente da LinuxTrends, o Ubuntu é claramente a “distro” mais popular. Não há como negar que o Ubuntu tem muitos benefícios para os usuários, mas ao mesmo tempo há muitas outras possibilidades, cada qual adicionando seu “tempero” próprio ao Linux.

Qual distribuição é a melhor para você? A resposta depende de vários fatores, apresentados no link a seguir. (via pcworld.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pedro Henrique (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 5:01 pm

    Recomendo a utilização do Insigne Linux 5.5, empresa brasileira que já está há 10 anos no mercado.

    São eles que oferecem o linux para os notebooks da Semp Toshiba.

    Moop (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 5:13 pm

    Gostei do artigo, ele lembrou a questão de verificar a compatibilidade do hardware e software, inclusive citando que “muitas empresas “empacotam” seus programas para uma distribuição específica, e não garantem seu funcionamento em outras versões do sistema.”, não me lembro de ter visto isso em outros artigos para iniciante.

    Obs. Daqui a pouco aparece um fanboy da Mandriva para reclamar…

    Sem medo da verdade (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 7:35 pm

    É unica coisa q o pessoal do Mandriva sabe fazer, bota a culpa na Canonical e Ubuntu pelo fracasso deles.
    Enquanto eles pensam assim, continuam no fracasso e a Canonical e o Ubuntu no sucesso a a vida continua.

    Rafael (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 8:54 pm

    Infelizmente da para contar nos dedos as empresas que usam Linux, sendo o principal e único motivo para as empresas continuarem no windows (Softwares somente para windows).

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 9:00 pm

    Por isso, gentoo…

    Wilfredo (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 10:06 pm

    Todos sabem que a melhor opção é o Aspira Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 10:10 pm

    Gostei da análise. Simples, mas tocou em pontos importantes e ainda fez sugestões acertivas de acordo com cada critério embora, claro, sempre vão faltar distribuições.

    Gosto do Mandriva, pra mim uma das melhores distribuições, mas infelizmente não conseguiu transformar em receita nem em marketing a qualidade do produto.

    Kubuntu user (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 11:30 pm

    uma distribuiçao ideal pra mim e pra maioria dos usuarios domesticos seria uma q não exigisse ter q entrar no terminal por qualquer coisinha,pq ao entrar no terminal e digitar algum comando as pessoas naum tem certeza q o comando foi executado corretamente,por exemplo ao se mover um arquivo vc naum ve se arquivo sendo movido nem tem confirmaçao visual q ele foi realmente movido,sem falar q quando um usuario leigo ao pedir ajuda em algum forum e recebe uma soluçao q precisa copiar e colar algum codigo no terminal,essa pessoa naum sabe sequer o q tais comandos fazem,eu mesmo tive q reinstalar o kunbuntu varias vezes pq simplaesmente ao procurar ajuda lhe dao um comando q modifica um arquivo do Xorg e simplesmente o kubuntu morre ao ser reiniciado,depois fui saber q o comando q me passaram apagava as configuraçoes d video e naum criava outra automaticamente
    se continuar como esta,qualquer distro linux tera como requisito basico saber mexer com linha d comando coisa q nenhum usuario d windows tem,pq simplesmente o windows naum exige q vc tenha algum conhecimento para pelo menos usa-lo

    @Kubuntu user

    Os Linux modernos não são mais difíceis que os Windows modernos.

    Um usuário médio não sabe mexer no X.org, mas atmbém não sabe como mudar a resolução de tela no Windows.

    Não sabe mudar a frequencia do monitor lá no painel de controle do Windows se necessário.

    Ocorre, que só lembram da linha de comando do Linux, mas nunca lembram que não sabem fazer nada no painel de controle Windows também.

    Já experimentou ajudar o seu vizinho com o novo Windows Vista pirata dele?

    Vai descobrir que se você colocar um Kubuntu ao lado do Windows7 ele provavelmente não vai notar que são sistemas diferentes. Vai pensar que um está mais enfeitado do que o outro e só.

    O argumento da linha de comando não cola mais.

    Praticamente nada mais precisa dela, mas para aquilo que precisa, vai por mim: no Windows a dificuldade seria a mesma para um usuário médio.

    @Kubuntu user

    A questão também é que pra quem oferece ajuda, passar uma linha de comando é muito mais fácil, que um passo-a-passo detalhando as janelas, abas, e onde fica as configurações. E como quem oferece ajuda normalmente são usuário mais experientes acontece isso de assustar os novatos.

    Mas provavelmente se você pedir uma maneira via interface (e estiver usando uma distro GNOME ou KDE), em 90% dos casos de dúvida de um usuário novato, alguém vai lhe responder com uma alternativa.

    Kubuntu user (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 12:25 am

    André,ateh concordo com vc em partes,mas pra mim eh muito incomodo naum ter certeza do q eu estou fazendo,no windows eu nunca tive q recorrer ao prompt d comando,mas no linux toda hora eu tenho q logar como root e pra isso tem q abrir o terminal,bom eu ainda prefiro usar o kubuntu,mas tive q aprender coisas q eu naum queria para simplesmente tirar todo proveito do meu hardware,ateh mesmo minha placa d som q tem um equalizador interno controlado por driver eu tenho q alterar no kubuntu,jah q os drivers q tem saum genericos e como foram feitos pra funcionarem em muitas placas simplesmente soh tem o basico ou seja somente o ajuste d volume e balanço,outra coisa incomoda e uma coisa q soh ocorre em linux,q eh o chamado compilar,no windows eh facil mas eh ruim pois os .exe saum “binarios inflados” ou seja tem dados a mais por questao d compatibilidade,masno kubuntu vc tem a vantajem d baixar soh o necessario mas a parte chata e dificil eh justamente compilar,bem q o kubuntu ou outra distro compilar automaticamente assim q clicasse sobre o arquivo a ser compilado sem ter q recorrer ao terminal
    eu acho ateh engraçado por exemplo no filme matrix os caras olhando pra telas cheias d codigos passando e um dos personagens diz:”vc pode ateh ver codigos,mas eu soh vejo lindas mulheres dançando”
    naum demora o pessoal do linux começar a fazer o mesmo,ver somente atraves d linhas d codigos,eu acho q eh um passo pra tras,e por isso gostaria d ver o gnome ou o kade evoluir no sentido d exigir menos a linha d comando e q graficamente tenha mais opçoes mesmo q fique mais pesado,quem tenha pc mais antigo ou ache pesado d+ q opte por usar versoes com o xfce ou blackbox,etc
    bem pra mim ainda falta varias coisas no linux em geral,mas estah muito leve e rapido,vida longa ao linux e q bill gates e steve jobs se ferrem vendendo o q o linux oferece d graça

    Kubuntu user (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 12:29 am

    ah agradeço o pessoal aqui a debater com educaçao,pois em outros sites,sempre começam chamando um ao outro d noob entre outras ofensas
    esse site e seus leitores estao d parabens

    @Kubuntu user

    Hoje em distribuições modernas, você só terá de recorrer ao terminal em pouquissimos casos.

    Existem programas gráficos até para se compilar o kernel, se você desejar.

    Sobre ficar compilando coisas, isso é muito raro.

    A maioria esmagadora dos softwares que um usuário precisa estão disponíveis nos repositórios. Ai basta em geral baixar de lá via painéis como o Software Center do Ubuntu ou o famoso Synaptic (gráfico também).

    Nas distribuições OpenSUSE você vai encontrar alternativas ótimas de gerenciar a instalação de seus softwares também.

    E isso sem ter de procurar no superdownloads.com.br, gratis.com.br, download.com etc.

    Tudo está no seu desktop. Ele procura, baixa e instala para você.

    E de fontes seguras ainda por cima.

    Sobre sua placa de som, o problema/incomodo não é causado pelo Linux.

    É o fabricante do seu hardware que não fez um driver decente para Linux e você teve de se virar com um genérico, que aliás, apesar de genérico faz o trabalho que o fabricante da placa de som não fez.

    Seria o mesmo caso de tentar usar uma placa onboard no Windows 7 sem ter o CD de instalação da placa mãe. Em geral, não rodam som e até rede e o vídeo fica em 800×600.

    A culpa é do Windows? Não.

    Você é que não tem o driver.

    No seu caso a culpa não é do Linux. É do fabricante da placa de som.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 1:10 am

    Acho que a próxima versão do Ubuntu, com instalação automatizada de codecs, fará grande diferença em termos de usabilidade.

    Moon (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 4:33 am

    Concordo plenamente com o Andre Luis, as pessoas falam do Linux, que é dificil instalar perifericos, etc, mas vai tentar colocar algo sem cd no windows, sem os drives por perto e a pessoa vai ver o que é ter trabalho. Esses dias precisei de um drive de placa de video de uma placa-mãe antiga, alias nem tão antiga assim, e eu tive que perder horas pra achar o driver, enquanto que no linux eu instalei o Ubunto, e pronto, ja funcionou perfeita, ou seja esse mito de que o Linux é dificil é porque realmente ninguem quer aprender, mais facil chamar o amigo ou parente e ficar de lado olhando sem saber o que fazer. Ninguem quer tirar o que o S/O tem de bom, nem o win é maravilhoso, nem porcaria, como o linux tambem, porque realmente alguns perifericos são terriveis de vc conseguir configurar, mas como foi dito, não é culpa do sistema, mas de quem fabrica e não libera o drive.

    @Mioon, mas as máquinas que compramos com Windows já vem com CDs preparados pra instalação com todos os drivers proprietários configurados, o usuário precisa apenas inserir o CD na máquina e aguardar. No Linux não está nesse ponto ainda.

    E instalação de programas e periféricos ainda é um problema, sim. Ficar dependente do repositório não é a melhor alternativa, porque além de misturar aplicações com bibliotecas, tem sim muitos softwares específicos que não estão lá, que seria muito mais fácil entrar num downloads.com da vida, baixar e dar next, next, finish.

    Agora, quanto à interface gráfica o KDE e o Gnome faz anos que não devem mais pro Windows.

    Outra dificuldade é a falta de aplicativos consagrados na outra plataforma.

    @marcosalex

    Mas qual seria uma melhor alternativa aos repositórios de programas?

    O esquema do Windows que não me parece o melhor, já que ele te induz a virar um andarilho de sites buscando o software que você quer, e sem segurança alguma sobre o que está dentro do pacote que você baixar.

    Sobre instalar periféricos e hardware em geral, acho que todos concordamos que as dificuldades em Linux quando aparecem, são causadas pelos fabricantes.

    Por isso não creditamos isso como defeito do Linux.

    Sobre maquinas com Windows já virem com CD de instalação da motherboard, é a prova do que eu afirmei acima: fazem para Windows mas não fazem drivers para Linux.

    maria (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 2:41 pm

    Eu uso o insigne 5.0 é facinho… faz uns 3 anos que eu uso…
    vei com meu computador.

    Jhonatan (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 2:46 pm

    Olá pessoal eu uso Insigne também e gosto do sistema e de todas as informação que encontro na internet, blog da Insigne, youtube deles tem uns vídeos legais, wiki.insigne.com e o twitter dos caras.

    carlos (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 11:51 am

    saudações à todos. Eu só sei usar o Ubuntu e ainda não sei fazer isso direito. Tem um Ubuntu customizado que penso que ficou muito bom e quem adquire ele, pode adquirir uns cds de jogos que são instalados sem ter internete. Então lá tem um dispositivo instalador de programas, que funciona. Então vai ficar uma beleza se alguém inventar um instalador que instala programas que não sejam só os jogos e sem internete, seja possível temperar o linux ao gosto do usuário. Seriam criados cds com os programas mais usados e colocados à disposição dos interessados ou os programas seriam baixados no computador com internete, gravados em algum dispositivo e instalados onde não tem internete. As explicações que encontrei até agora para temperar o linux sem internete, parece que servem para algum Doutor de computador. penso que esse é o próximo passo que deve ser dado pelo linux. abraços e até breve.

Este post é antigo (2010-08-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.