Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Meia-volta: Ubuntu 10.04 não vai mais colocar o Yahoo como busca padrão

Segundo o OMG!Ubuntu e este comunicado aos desenvolvedores, a decisão anterior de colocar o Yahoo como busca padrão no Firefox distribuído pelo Ubuntu não será colocada em prática na versão 10.04 LTS, que deve sair daqui a 3 semanas.

O Google continua com o posto, e as razões mencionadas incluem a experiência do usuário, as preferências dos usuários, e os custos e benefícios para o Ubuntu e os navegadores e outros projetos que compõem o Ubuntu.

Mas eu acompanho a hipótese levantada pelo OMG!Ubuntu, que não invalida as razões acima: os desenvolvedores podem ter percebido, via comparação de estatísticas, que boa parte dos usuários que instalaram as versões RC mudavam a configuração de volta para o Google. Já tinha até um vídeo em português explicando como fazer, que eu estava guardando para postar no dia 22, e agora vou tirar da agenda… (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sérgio Marques (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 9:37 am

    Além dos fatores mencionados, poder ser também por causa do acordo Yahoo-Bing.

    De qualquer modo, eu prefiro o Google mesmo.

    Ótimo, menos uma coisa a fazer para o script de pos-instalação.

    henry (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 10:31 am

    Bem, detesto o bing, porém no celular estou usando-o como leitor de textos traduzidos. O google ainda não tem software de leitura para o meu celular/idioma.

    Andrew (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 12:17 pm

    Concordo com Cesar Gimenes. Hehehehhehehehe

    PoolS (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 1:14 pm

    Sem dúvida uma decisão acertada.
    Agora na 10.10 poderiam remover todos e na 1a. abertura do browser perguntar. O IE8 JÁ FAZ ISSO!

    pimentel (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 1:27 pm

    Ué??? Mas não se tratava de uma decisão empresarial? A Canonical não iria receber dinheiro do Yahoo para essa troca no buscador padrão?
    Agora não estou entendendo mais nada,há alguns meses saiu essa notícia e “choveu” de protestos revoltosos contra o Ubuntu por isso,eu defendi alegando que a Canonical iria lucrar com isso e reverter esse lucro para melhorias na equipe de desenvolvimento e ainda completei dizendo o quão era fácil mudar o buscador padrão caso o usuário não desejasse ficar com o Yahoo. Tanto blablablá pra nada.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 1:30 pm

    E o que irão fazer com esta página? Quando ela irá mudar?: http://start.ubuntu.com/10.04/

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 2:52 pm

    @PoolS

    Agora na 10.10 poderiam remover todos e na 1a. abertura do browser perguntar. O IE8 JÁ FAZ ISSO!

    Isso, sem duvida, é uma das coisas mais chatas do Internet Explorer. O pior que todo usuário clica sempre em “alterar depois”, ou algo assim, e a chata da mensagem aparece toda vez que o browser é aberto.

    Espero que NINGUÉM copie isso.

    Abs!

    Fellype (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 2:52 pm

    Olha… Pro “povão” (aqueles que nasceram usando IE 4, 5 e 6) isso não faz a menor diferença, pois, por constatação direta com pelo menos 10 pessoas, eles não usam a barra de buscas para pesquisas na internet. Ao invés disso, digitam na barra de endereços: ‘www.google.com.br’, e aí sim fazem a pesquisa.
    Prestem atenção nestas pessoas e digam se isto é ou não verdade (até onde vi, na grande maioria dos casos é).

    thiago (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 4:40 pm

    cara, na verdade prefiro entrar no site do google e digitar no campo de pesquisa a não ser que eu esteja no chormium que me da opção de fazer isso direto na barra de endereço.

    Demorô!

    EmanuelSan (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 5:27 pm

    Pois é, @Fellype, também acho que seja o assim. E acrescento que muitos usam quando não sabem ao certo o nome completo do site, tipo americanas, entram no google e colocam americanas na pesquisa. Não sabem eles que no FF bastaria digitar direto na barra de endereços, que tb funciona com palavras soltas, sacou @thiago?

    Eu sou um dos que iriam reverter para o Google, mas, pensando no geral… na verdade, comecei a achar que até era uma boa coisa isso do acordo com o BING/Yahoo. Porque em última análise, a realidade é que assim a MS estaria pagando $ para a Canonical! Usar um buscador ou outro é uma escolha pessoal e pode ser mudada a qualquer momento, tanto que enorme parte dos usuários do Ubuntu já tinha deixado claro que iria reverter para o Google, além de que duvido que algum dia o BING chegue sequer perto do Google. Agora… ver a MS dando dinheiro para a Canonical, ou seja, a MS financiando o Software Livre… isso não tem preço!

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 8/04/2010 às 8:58 pm

    @EmanuelSan Funciona com palavras soltas que é uma beleza! tu digita a palavra solta e ele soca uma extenção nela ¬¬
    O Chrome que faz o serviço direito.

    @Fellype, eu tenho minhas dúvidas. Desconfio que o crescimento do bing seja porque ele vem como default no campo de busca do IE 7 e 8.

    @Thales, não sei se entendi direito sua crítica. Eu acho que o FF faz certo. Deixa eu explicar como ele faz, aí vc diz o que está errado.

    Ao digitar uma palavra só, ele considera que é uma URL e vai buscar uma URL com a palavra. Ex.: eu digitei brasil e ele me trouxe e já abriu um artigo da Wikipédia sobre o Brasil. Caso eu tivesse digitado “brasil futuro” ele me retornaria uma página de pesquisa do Google com as duas palavras que eu digitei.

    pimentel (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 1:09 am

    marcolalex,o Bing não cresceu tanto assim,tem praticamente os mesmos usuários do antigo Windows live search,a única coisa que mudou é que eles tiraram esse nomão comprido e simplificaram para “Bing” e investiram maciça publicidade nele,o fato de vir por padrão no IE não o ajuda muito,já que a maioria o usa apenas para digitar “Google” pra em seguida fazer sua busca.

    marcosalex (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 9:24 am

    MAs o bing cresce mes a mes, mais ou menos na mesma proporção do crescimento do IE8, que é o que vem com o Bing como padrão na busca. O Windows live search é computado separado porque é outra engine de buscas.

    Linux boy (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 2:14 pm

    O cheque da Microsoft não tinha fundo, só isso !

    O Mark sabe que todo usuário linux consciente não usaria um buscador INFERIOR e ajudando ainda por cima uma empresa que só sabe sabotar o linux.

    pimentel (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 2:27 pm

    O Bing está crescendo lentamente e mesmo assim,às custas dos usuários do Yahoo,porque a fatia do Google (70% nos EUA e 90% no Brasil) permanece intacta,tudo que é novo cresce por um determinado período e depois estabiliza,lembra-se do slogan da RedeTv:”a rede de tv que mais cresce no Brasil”,era verdade,era a rede de TV que mais crescia,porém baseados em números bem modestos,se tinha uma audiência de 0,5 num mês e alcançava 1 ponto no mês seguinte,significava crescimento de 100%,enquanto uma concorrente maior detinha 20 pontos e subia pra 22 pontos crescia então 10%,só que se ignoramos os outros números e a gente considerar somente a porcentagem,então fica parecendo que a pequena rede é um sucesso estrondoso e a concorrente maior está decadente,só que esse crescimento da pequena rede se estabiliza num certo momento e a partir de então não passa disso,tanto é que a RedeTV não usa mais esse slogan e está em quinto lugar,bem distante da líder,sei que o assunto aqui não é TV,mas foi só mesmo pra ilustrar o assunto principal.

Este post é antigo (2010-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.