Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva estaria procurando um comprador para a empresa

Nao há confirmação, portanto trate a informação cautelosamente, mas uma série de fontes (como o LWN e o Barrapunto) publicaram a nota do MandrivaLinux Online que trata de um extrato de reunião recente da diretoria sobre a situação financeira da empresa, e a difícil decisão que teria sido tomada.

A situação de fluxo de caixa descrita pelo Barrapunto e o MLO parece mesmo complicada: segundo eles, há recursos para pagar a próxima folha de pagamento, as despesas correntes com consultores e com as operações da filial brasileira, e era isso.

Não há menção à situação de crédito da empresa, nem a previsões de entradas em caixa, mas a notícia do MLO afirma que a venda seria a única alternativa ao fechamento. Os planos em andamento, segundo a notícia, permitiriam reter funcionários-chave durante a implementação da venda da empresa para algum interessado em capitalizá-la, e aparentemente há pelo menos 2 empresas dando uma olhada: LightApp e Linagora.

De minha parte, torço para que seja apenas um rumor, que a empresa esteja em melhor situação do que estes relatos indicam, e que logo saia um esclarecimento com mais detalhes. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 8:41 pm

    Cara tomara que seja boato mesmo sem Mandriva ferrou

    Tilt (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 8:51 pm

    Já vai tarde.

    bill (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 8:59 pm

    ja tava na hora. Bem que a NOVELL/SUSE poderia comprar a mandriva =)

    off-topic: so não entendi a foto… oq moedas de um real estão fazendo ao lado de notas de 50 EUROS !?

    lol :P

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:09 pm

    AFAIK, a Mandriva é a única empresa do segmento com desenvolvedores ‘core’ no Brasil. Ela quebrar ou ser comprada significaria a retirada do Brasil e de profissionais brasileiros no segmento de sistemas operacionais.

    Marcos (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:18 pm

    Bom, ser for pra ser comprada por uma dessas duas eu prefiro que seja a Linagora.
    Porque?
    Simples, o padrão de fundir nomes no qual foi criado o nome Mandriva (Mandrake + Conectiva), vai levar a um nome muito legal….
    MANDRÁGORA!

    A vá, nem foi tão ruim assim!

    Já vai tarde. x2

    @bill

    São moedas de euro.

    Espero que não seja verdade também, mas segundo fontes do mercado que conhecemos aqui também tá com pinta infelizmente de a informação proceder.

    Será um dia triste o dia em que a Mandriva fechar ou ser adquirida.

    Jack gold (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:36 pm

    Boa ET!
    Mandrágora foi ótima!

    mAD (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:43 pm

    MANDRÁGORA = MANDRAKE

    Estamos consternados, mas esperançosos. Já vimos outras crises e a superação sempre passou pela manutenção de tudo que foi projetado, pela qualidade e inovação.

    Toda a vasta e fiel comunidade Mandriva acompanha com ansiedade o que realmente está acontecendo e não mede esforços para dar a sua melhor colaboração!

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:51 pm

    faliu, é vero!

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:54 pm

    Mandriva não vai bem das pernas a muito tempo. Na verdade a Mandrake já era assim. A Conectiva não. Tinha muito bons negócios no Brasil e na América Latina. Juntou-se com a Mandrake para se tornar forte mas nunca deu certo.

    Diogo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:01 pm

    Eu gostaria muito de entender esse “já vai tarde” que o pessoal anda postando, seria alguma dor de cotovelo? Acho que sim.

    Voltando à notícia: Pode ser bom pra distribuição, pois o Mandriva Linux tem, tecnicamente, todas as condições pra levar o Linux ao desktop, bem mais condições do que outras distribuições famosas que nunca conseguiram fazer esse papel. Mas sempre falou marketing e dinheiro, talvez agora a coisa mude de figura.

    mAD (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:09 pm

    A Canonical devia comprar

    @mAD Tai uma boa forma da Canonical começar a investir na LA. E a Canonical muito provavelmente NÃO removeria os devels daqui. Se fosse pra alguém comprar, que fosse a Canonical mesmo.

    Henrique (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:22 pm

    A situação das empresas de Linux me lembra a bolha ponto-com: surgiram várias, e poucas sobreviveram com um modelo de negócios viável (Red Hat é a única que me vem a mente); algumas sortudas fizeram dinheiro sendo compradas por alguém maior; e a maioria desapareceu da noite pro dia.

    É uma pena, o mercado empurrando a “batata quente” do Linux adiante sem fazer, de fato, dinheiro.

    Conectiva + Lycoris -> Mandrake -> Próximo a arriscar a sorte

    mAD (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:34 pm

    Leonardo Amaral

    Fora que com isso eles teriam o melhor dos dois mundos, o Ubuntu como a melhor distro GNOME e o Mandriva viraria Kubuntu (KDE) usando RPM….

    Vou ligar pro Mark agora!

    Marcos (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:50 pm

    Infelizmente, se a empresa não consegue dinheiro não dá pra se sustentar. A Mandriva teve muito pouco sucesso pra conseguir homologação do seu SO e parceria com outras empresas.

    Já fui “viúva” do Caldera, do Conectiva e agora do Mandriva. Se for verdade, não sei qual outra distribuição eu adotaria. Sempre busquei as mais focadas no Desktop mas agora acho que irei pra alguma mais comercial.

    Sou desenvolvedor de Java e o Mandriva já me dava algum trabalho porque sempre está defasado com as bibliotecas, frameworks e IDEs Java. Será que o Suse seria melhor, já que vem com o KDE também?

    Smaug (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:55 pm

    Essa agonia da Mandriva é igual à da MGM: já dura séculos. A MGM tá indo a leilão, a Mandriva deve seguir o mesmo caminho. Tirando alguns fanboys, não vai deixar muita saudade, não, porque ela nunca deu bola prá comunidade.

    Samuel Mello (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:00 pm

    @Marcos,

    Já que você é pé frio e toda distribuição que começa usar acaba desaparecendo, o Suse pode ser uma boa opção. Nos últimos anos a Novell tá se esforçando para afundar a distro e com a sua forcinha acho que consegue afundar de vez!

    zé (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:04 pm

    Se for verdade será uma grande perda. Não gosto do Mandriva principalmente por ser um red like, mas é uma questão de gosto. Esse pessoal que fica falando “já vai tarde”, não da nem para comentar bando de idiotas.

    Seria legal se a Canonical comprasse! :)

    Tony Stark (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:15 pm

    É uma pena.
    Foi a primeira distro que usei e uso até hoje.
    Abandonei o outro O$, graças a ela.

    Benjamim (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:16 pm

    Realmente, talvez a compra da Mandriva pela Canonical poderia dar aquele gás que está faltando no Kubuntu, ou quem sabe transformar o incrível Mandriva Control Center num Ubuntu Control Center ? Poderíamos mandar esta sugestão para o UDS do Maverick !

    A Mandriva já anda mal das pernas há anos. Pelo menos desde que ocorreu a fusão Mandrake e Conectiva, nunca vi uma notícia de que a Mandriva teve um balanço positivo. Bem, ao menos não me lembro :-)

    Mas é uma pena. O principal produto da empresa, a distro, é excelente e possui ferramentas extremamente interessantes para o usuário final. Na verdade no quesito facilidade é bem melhor que o Ubuntu.

    Mas sempre achei o KDE do Mandriva com um visual muito ruim. Não sei. Acho que ela poderia ser, assim como o Ubuntu e o Fedora são para o GNOME, uma distro referência para o KDE, assim como atualmente o OpenSUSE é.

    Atualmente vê-se muita inovação vindo do lado Ubuntu (ok, a canonical não é a maior contribuidora em código), Fedora/Red Hat e principalmente Novell com o Mono, mas pouco do Mandriva.

    Heaven (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 12:03 am

    @Marcos

    Sendo bem sincero programar em Java no KDE é como empurrar uma carroça de costas, no caso um transtorno.

    Vale mais programar usando Qt ou mesmo Python que em Java em ambiente KDE.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 12:23 am

    Acho que é o fenômeno Ubuntu. Não me entendam mal: Considero a detecção de hardware do Mandriva muito superior a do Ubuntu, mas o fato é que o hype da mídia em cima do Ubuntu, parece ser uma tentativa de padronizar o Linux, assim as pessoas enxergam Ubuntu como sinônimo de Linux em Desktop. É um fenômeno curioso, mas o próprio Torvalds, lá pelo ano 2000, afirmava que no fim, sṍ restariam poucas distribuições. Sei, porque ouço de muita gente, que nos bastidores fala-se muito e com desdém de Shuterworth, alguém que com um bom aporte financeiro deu uma de rico exótico e quebrou esse mercado que se espreme na minguada margem dos 1%, porque, simplesmente, parecia não ter interesse em lucrar, era tudo “just for fun” o que prejudicou empresas que vivem e pagam funcionário com o Linux.

    Acredito, porém, que a crise financeira foi o golpe de misericórdia. A falta de diversificação, de soluções bem polidas com um apelo a simplicidade, que era a marca do extinto Mandrake, também foram implacáveis com a Mandriva.

    jhonatam (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 12:39 am

    canonical comprando mandriva? nunca e novell que vem a falencia em pouco tempo se as coisas nao mudarem por la? o que seria interessante seia a Red Hat comprar a mandriva ou comprar a novell isso sim seria interessante !!
    mas sem duvida sera uma perda enorme para o linux amigavel pois é a distro mais amigavel na minha opiniao !!

    @tenchi
    Foi com patrocínio da mandriva que boa parte do Nepomuk foi implementado. O backend virtuoso inclusive.
    E me juntando ao coro, acho a mandriva uma soluçao anos luz à frente do ubuntu e vejo com bons olhos ela ter investido em desktop social, mostrando que está a frente do seu tempo.
    Eu queria é que ela fosse compradda por alguém com muito dinheiro para poder fazer uma boa campanha de marketing, o que nenhuma das citadas parece ter. De preferência alguém que não tenha uma distro que resultaria em desvirtuamento do produto.

    Edinho (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 1:01 am

    Tomara que a cononical não compre esse lixo de empresa. Misturar o ótimo ubuntu com essa porcaria é da um tiro no pé.

    Já vai tarde mesmo.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 1:25 am

    Acho interessante que a Canonical adquira a Mandriva. Em especial pela aquisição dos (bons) recursos humanos que ainda estão na Mandriva.

    John Doe (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 2:22 am

    Red Hat pode adquirir, pois tem grana para isso, mas não irá, não precisa….É melhor deixar sair do mercado sem sujar as mãos….

    No fim, vai ter apenas 1 empresa nesse segmento, e ponto.

    Não vai ser a Canonical, claro.

    MalkavFelipe (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 2:58 am

    Realmente a Mandriva estava bem sumidinha ultimamente =/

    Pra mim ela é a distro mais bonita, apesar de eu usar ubuntu, considero ela uma ótima distro…

    Esperando novas noticias.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 6:43 am

    Você falam como se a Mandriva fosse uma distribuição de código fechado. A Canonical não precisa comprar a Mandriva para ter acesse ao código fonte.

    tre (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 7:26 am

    Além da Red Hat, gostaria que alguém me dissesse qual distribuição linux comercial dá lucro. NENHUMA !

    Me parece que além da Red Hat, só a Mandriva e a Turbolinux têm ações negociadas na bolsa e portanto há transparência nas contas.

    A Canonical até hoje só está gastando o dinheiro que o Mark tem (que é muito mas um dia acaba). A Novell, além de ter ainda outras fontes de lucro relacionadas principalmente com o Netware, ainda recebeu uma ajuda financeira da Microsoft, lembram ?

    As distribuições comunitárias infelizmente não conseguem fazer boas distribuições para desktop com a regularidade e qualidade necessárias para serem usadas em larga escala e por isso ninguém deveria estar comemorando o fim de empresas com distribuições comerciais de linux, quaisquer que sejam.

    tre (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 7:31 am

    Acho que quem teria mais a ganhar com a compra da Mandriva seria a Red Hat. Afinal, a Mandrake e a Conectiva nasceram justamente para tornar o Red Hat mais adequado para desktops e o que falta no Fedora são justamente as pitadas a mais que o Mandriva Linux tem. O MCC no Fedora seria o que mais falta a ela.

    A segunda a ganhar mais seria a Novell, mais pelo lado dos desenvolvedores da Mandriva do que pelo código da distribuição em si.

Este post é antigo (2010-05-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.