Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Elgin lança desktops com Linux

Do Gadgets Info:

Para quem gosta de micros nacionais, a brasileira Elgin acabou de lançar seu primeiro desktop voltado para o consumidor final.

O Desktop Elgin vem em várias configurações. A memória, por exemplo, varia entre 1 e 8 GB e o HD vai de 160 GB a 1 TB. Os processadores podem ser Intel Celeron, Sempron, Atom, Dual Core, Core 2 Duo, Triple Core e Quad Core.

A Elgin não divulgou um preço sugerido, mas ele deve depender das configurações escolhidas. De qualquer forma, o desktop vem com Linux como sistema operacional, o que significa que o preço de um Windows não entra na conta. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe Vieira Borges (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 2:29 pm

    Qual a distro?

    elvisricardo (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 2:43 pm

    Pena que 90% dos consumidores vão tirar o linux 5 min depois que ligarem o pc =/

    Frank (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 2:53 pm

    Será apenas mais um que adotou o Linux somente para reduzir o preço final do computador?

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 2:56 pm

    Entrei no site da Elgin e só tem o press-release e mais nada, sem muitas informações. Se a distribuição que for instalada for um Ubuntu, Fedora, Mandriva ou alguma outra bem popular já é uma boa já que essas distribuições tem suporte e é possível fazer atualizações e até segurar os usuários no Linux. Mas, se for uma distribuição do tipo “Elginx”, sem se preocupar com quesito segurança, atualização e continuidade, aí vai ser mais uma empresa a pisar na bola na adoção do Linux.

    elias (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 3:09 pm

    eu vi no carrefour um pc sendo vendido com satux. um deles estava todo tronxo, e eu fui configurar um pouquinho, abri um firefox e deixei na dialog de “sobre” [era um firefox 2.0, pqp]. sei que só dura um dia, mas o jeito que deixaram a tela foi quase uma sabotagem =(

    mas no pc do lado, tinha um boy de uns 8 anos jogando um fork do tux racer. e ele nem sabia o que era linux. parece que o linux já está bem usável! [melhor dizendo, o gnome já está bem usável]

    mas de qq jeito, a probabilidade de quem comprar continuar a usar o satux é bem baixa.. u.u

    e, olha, no http://www.satux.com.br , existe um banner dessa tal de Elgin, junto com Canon, CCE e outras marcas. @.@

    igor (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 3:42 pm

    ELGIN!!! nossa!!! mais de uma decada que não ouço falar!

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 3:56 pm

    A Elgin Brasileira ainda é uma empresa do grupo da Canon ?

    Ivan (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 5:49 pm

    Enviei um email a Elgin perguntando qual é a distribuição que eles utilizarão.

    André Machado (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 6:17 pm

    eu vi no carrefour um pc sendo vendido com satux. um deles estava todo tronxo, e eu fui configurar um pouquinho, abri um firefox e deixei na dialog de “sobre” [era um firefox 2.0, pqp]. sei que só dura um dia, mas o jeito que deixaram a tela foi quase uma sabotagem =(

    Quando eu fui verificar o Linux que vinha em um micro da Positivo que estava numa loja do Ponto Frio e ver o que tinha nele, o vendedor veio em minha direção e falou que não era para ligar os computadores.

    Não sei se fico contente de ver mais um fabricante adotando Linux, nem que seja pra um nicho, mas que ajude a divulgar…
    ou se fico triste de colocarem uma distro que prejudique ainda mais a imagem do SO.

    Espero que a Elgin disponibilize uma boa distribuição e bem configurada.

    Pela notícia na fonte e pelo release, já dá para perceber que é o mesmo caso de sempre. Ninguém tem nem ideia do que significa “distro”, muito menos ainda vão saber qual é que vem na máquina, pois é lógico para qualquer um que ninguém vai usá-la com o tal do línuquis. Nos sites dos fabricantes, nos das lojas, nos anúncios em jornais ou panfletos, sempre a única coisa que é possível ler é: “Sistema operacional: Linux”. Apenas isso, afinal mais qualquer outro detalhe não interessa para nenhuma pessoa “normal”, afinal todos sabem (isso eles sabem, se forem perguntados) que esse línuquis é aquela coisa vagabunda digrátis, tosca, horrível, tudo diferente do Windows, em que não dá para instalar os programas pirateados básicos que qualquer um precisa. Alguns anúncios agora já vem com um “podemos indicar técnico para a instalação de outro sistema”.

    Essa é a situação. E todos no “mercado” estão satisfeitos com ela. Os fabricantes economizam uma nota com o SO e não precisam se preocupar nada com suporte, atualizações ou reclamações dos compradores, pois absolutamente ninguém mantém aquilo instalado. O consumidor economiza uns deizão do custo subsidiado do Windows, mas é o suficiente para pagar ao “técnico” ou comprar o CD do XP no camelô. O “técnico” garante mais uns fregueses, e a Microsoft solidifica cada vez mais seu domínio “cultural”, lucra mais e rola de rir dos trouxas que se levam a sério essa besteira de línuquis. Todo mundo ganhando… não é uma beleza?

    Cada fabricante a mais que entra nessa do “Sistema operacional: Linux” só fortalece essa situação, tão favorável a todos do jeito como está. Para sair dessa vala, no mercado das máquinas para o “público geral”, tão cedo não vejo nem sombra de esperança.

    erico (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 10:45 am

    Sem querer abandonar o pessismismo necessário para estar vivo nesses dias e concordando com os demais acho que não deve-se ser tão pessimista assim.

    A situação não é ideal, mas está longe de ser totalmente ruim. Creio aliado a conversas com procon’s para a devolução da taxa windows e contrário à venda casada se faz interessante abrir diálogos com esses fabricantes para a melhoria dos sistemas utilizados por eles ou pelo menos adoção e apoio a distros mais conhecidas e consolidadas.

    Ivan (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 2:22 pm

    @Erico

    Mas por que fazer isso se ficar de mimimi nestes dias Emos é muito mais interessante ?
    chorar nos foruns, nos blogs tem muita gente chorando, mas quem escreve para os fabricantes ou revendas ou empacotadores de distro 2° linha questionando ?

    Ivan (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 6:18 pm

    resposta que recebi da Elgin

    Prezado Ivan , Boa Tarde.

    Obrigado pelo contato.

    A distribuição Linux-Ubuntu acompanha os desktops Elgin.

    Atenciosamente.

    _________________________________

    Kaio Cesar
    sac6@elginsp.com.br
    (11) 3383-5555 (Grande São Paulo)
    0800 703 5446 (Outras localidades)
    http://www.elgin.com.br

    Glauber (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 11:53 pm

    Em vez de usar uma distribuição que nem usuários de linux querem, deveriam instalar uma distribuição de respeito, tipo: Ubuntu, Mandriva (free), Fedora, Slackware, Debian, BigLinux.

    Ubuntu !!! É sério isso???!!

    Prezado Ivan , Boa Tarde.

    Obrigado pelo contato.

    A distribuição Linux-Ubuntu acompanha os desktops Elgin.

    Atenciosamente.

    _________________________________

    Kaio Cesar
    sac6@elginsp.com.br

    marcosalex (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 8:06 am

    Bom, já é um ponto positivo do PC.

    Melhor dar um voto de confiança pro desktop.

Este post é antigo (2010-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.