Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Criando jogos em Flash no Linux

Enviado por Bruno Croci (crocidbΘgmail·com):

“Conheço muita gente que não gosta de jogos em Flash. Mas muitos deles dizem que não gostam porque não podem programar jogos para essa plataforma. Ou porque não podem pagar pelo Adobe Flash, e outros porque usam Linux. Mas como não muitos sabem, a Adobe tem o Flex SDK, que são o compilador e as bibliotecas do Flex Builder, só que OpenSource. Com ele você já tem o suficiente para desenvolver qualquer jogo em Flash utilizando ActionScript 3 e as bibliotecas do Flash. Eis aqui um pequeno guia para iniciar na programação de jogos (e aplicativos em geral) em Flash no Linux.” [referência: crocidb.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 3:35 pm

    Essa noticia deve ser piada…

    Flash no linux ? Alguem é LOUCO de apostar nisto ?

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 3:37 pm

    @Dyego

    E desde quando não é possivel isso? O problema das coisas não andarem é por causa desses pensamentos. Lembre-se que inclusive ja existe flash em opensource para linux e roda perfeitamente.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 3:40 pm

    @CristianoFurtado

    Desde quando ? Desde o primeiro dia do lançamento do plugin instavel , gordo e lento do FLASH no linux..

    O Flash OpenSource ? Por favor… o dia que chegar aos pés do Flash 10 conversamos… até hoje nem para assistir video na presta.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 3:52 pm

    @Dyego

    Sim pode ser que o do linux(GPL) não funcione corretamente mais temos o da propria Adobe é somente baixar e instalar. Sou a favor do GPL até o momento que o software funcione bem. Então flash funciona sim e pode ser usado o proprio da adobe no linux.

    André Caldas (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 4:04 pm

    A expressão “java trap” me vem a mente.

    TilT (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 4:28 pm

    @CristianoFurtado

    Flahs no Linux funciona bem? Onde?

    É lento, trava qualquer browser e causa uma lentidão absurda no PC.

    Juan (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 4:29 pm

    Java trap? Dê uma olhada no site do gnu.org e veja: “Since this article was first published, Sun has relicensed most of its Java platform under the GNU General Public License, and there is now a free Java development environment. Thus, the Java language is no longer a trap.”

    @Dyego Souza do Carmo

    http://www.adobe.com/products/flex/

    “open source Flex framework”

    O FOCO dá discussão é sobre o desenvolvimento DENTRO DO LINUX e não a qualidade do player flash para Linux. Releia a matéria.

    Frank (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 4:44 pm

    @Juan

    Acho que o André quis dizer que apenas lembra a expressão “java trap”, e não que Java continua sendo uma armadilha.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 4:51 pm

    Bom Galera,

    Essa é uma discussão que parece que vai esquentar :D

    Sinceramente, se o flex é realmente uma ferramenta que permite trabalhar com action script isso é interessante sim!!!

    O fato do plugin do flash não prestar na plataforma não quer dizer que tenhos de rechaçar o flex diretamente; por mais que possa causar discussão tenho de dizer: FINALMENTE uma ferramenta NATIVA para trabalhar com action script ao Linux!

    Sinceramente eu desejo testar e dizer: wine no more :D

    Será que vamos ter Self_liar, cardoso e companhia para esquentar as coisas por aqui dessa vez ? :D

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 4:59 pm

    @Ironmaniaco

    Hehhee… otimo essa hein ? Desenvolver NO LINUX… mas RODAR NO LINUX NEM PENSAR…

    Muito bom :)

    Rodolfo (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 5:12 pm

    E qual a alternativa? Silverlight por acaso tem suporte melhor? Applets java ainda são usados? Javascript tem suporte a 3D (até tem, mas daí alguém entra usando IE e reclama que é lento) e webcam?

    Infelizmente não há alternativa para o Flash hoje. Ainda. E existem bibliotecas legais pro Flash trabalhar com realidade aumentada.

    Ah, só não pensem que eu goste ou use Flash…


    Rodolfo

    arthas_dk (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 5:22 pm

    Não entendi necessariamente a questão do “NÃO RODAR”.

    Poderia explicar melhor Dyego?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 5:25 pm

    Realidade aumentada e Geo localização, as modinhas do momento.

    Pode estar criando um cadastro para uma padaria, mas jura de pés juntos que precisa dos dois.

    Ian Liu Rodrigues (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 5:31 pm

    Eu acho Flash uma linguagem muito boa, pena que o Player é proprietário. Já fiz vários programas com fins educativos durante a faculdade. É muito fácil criar programas interativos com ele.

    Agora, sempre busquei soluções OpenSource para gerar Flash. Deem uma olhada no haXe (http://haxe.org). É muito melhor que o compilador da Adobe :D

    Mas agora programo muito pouco com haXe, estou vendo se consigo fazer o mesmo com Gtk/Cairo.

    @Dyego Souza do Carmo

    Vários vídeos(Toy Story, Avatar…) são rendenizados em Cluster LINUX para gerar produtos lidos com Codecs proprietários dentro do Windows Piratão de várias pessoas, e aí?
    Se a necessidade é processamento, porque não pensar nesta plataforma para desenvolver/debugar/poupar dinheiro com licença?

    Você tá criando uma generalização com o termo “não rodar”.O plugin de flash é instável, mas não quer dizer que não sirva pra nada.

    Repito: O foco do assunto é outro, e vc tá deturpando ;)

    Ah sim, o Flex é muito legal, open source e tal. Mas ainda é baseado num padrão proprietário: Flash. E isso, para mim, faz com que toda idéia de Open Source (notem que a Adobe adora frisar esta expressão) ir por ralo abaixo.

    A mesma Adobe que quer uma Internet cada vez mais rica e com aplicativos web mais fáceis de desenvolver é a mesma que vai contra os padrões, sendo sua participação na w3c nula.

    A Adobe é uma ótima “ferramenteira”, tanto que suas ferramentas são quase sempre referência no que se propõe: photoshop, illustrator, etc.

    Mas “peca” por querem forçar uma mídia (flash) que vai contra a idéia de padronização da Web.

    E tudo isso que eu disse vale também para a MS, que tem 0% de participação na w3c. E nem preciso dizer porque, afinal, assim como a Adobe tem seu Flash, a Microsoft tem seu Silverlight, a Sun tem seu JavaFX…

    Sim, Flex é muito legal. Mas ao meu ver o futuro da Internet é mais importante do que ferramenta qualquer.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 7:09 pm

    É uma opção, mas acho que seria mais sensato utilizar algo como Java, por exemplo.

    Curioso, no meu Linux, o flash funciona e bem.

    foobob (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 7:33 pm

    Não tenho problemas rodando o Flash da Adobe no Linux. Desconfio que a maioria dos detratores que dizem que trava sem cessar ou é irremediavelmente lento são apologistas de Silverlight da Microsoft. A versão open-source até a última vez que tentei não servia pra quase nada.

    E até tenho encontrado uns joguinhos mais interessantes do que a onda casual fazia crer à primeira vista…

    André Caldas (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 7:50 pm

    @Avelino de Almeida Bego,

    É porque você usa um sistema operacional que ELES decidiram suportar em um hardware que ELES decidiram suportar em um navegador que ELES decidiram suportar. Sem contar que você esperou pacientemente até ELES decidirem que era a hora de investir em uma versão para o seu sistema/hardware/browser.

    HTML5 vem aí e os caras estão ficando preocupados. Correndo o risco de o YouTube não estar disposto a manter a necessidade do flash…

    Marcos (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 7:57 pm

    Também gosto do Flash. Muito mais produtivo que qualquer outra ferramenta que já utilizei pra desenvolvimento Web. E é a minha primeira opção para clientes que não vão usar Linux.

    Apesar de que eu também não tive grandes problemas com sites em Flash no meu Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 8:27 pm

    Tenchi e Andre Caldas ja disseram quase tudo por mim.

    Quero padronização acima de tudo .Já experimentamos por décadas como o negócio de plugin proprietário funciona,já experientamos aquele negócio que a microsoft chama de embrace extend e….

    Acho que é bobice demais cair na armadilha de novo.

    André Caldas (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 8:39 pm

    @Marcos,

    Também gosto do Flash. Muito mais produtivo que qualquer outra ferramenta que já utilizei pra desenvolvimento Web. E é a minha primeira opção para clientes que não vão usar Linux.

    Fazer sites em flash é uma grande burrice!!
    Os caras tem que re-implementar as funções do navegador. Em geral o que se faz é emular um navegador dentro do navegador! A diferença é que as teclas de atalho não funcionam. Os comandos de rolagem não funcionam. A usabilidade vai a ZERO.

    Plug-ins como “find as you type” não funcionam. Copy-paste não funciona, corretor ortográfico não funciona, URLs não funcionam, ABRIR EM OUTRA ABA não funciona (!), etc, etc, etc…

    Fazer sites em flash é como re-implementar o navegador. Só que com MUUUUITO menos funcionalidades, ZERO de usabilidade e péssima integração com o restante do navegador.

    É uma grande BURRICE que só serve pra impressionar pessoas leigas.

    E é a minha primeira opção para clientes que não vão usar Linux.

    É sem dúvida alguma uma decisão que demonstra muita visão de futuro. Eu vejo seus clientes no futuro com um sistema legado porcaria que precisa de uma versão extinta do flash… que é uma extensão que tem grandes chances de ser também extinta em um futuro próximo. Muito inteligente!!…

    self_liar (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 8:41 pm

    As pessoas devem pensar que existe uma diferença entre usar uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e usar flash.

    Você pode usar usar uma ferramenta de desenvolvimento proprietária para fazer um software livre.

    Com o flash não , você acaba obrigando a pessoa a usar um runtime especifico .E pior, proprietário.

    André Caldas (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 8:45 pm

    @Juan,

    Java trap? Dê uma olhada no site do gnu.org e veja: “Since this article was first published, Sun has relicensed most of its Java platform under the GNU General Public License, and there is now a free Java development environment. Thus, the Java language is no longer a trap.

    O link: http://www.gnu.org/philosophy/java-trap.html

    Continue lendo, colega… ;-)

    Nonetheless, the general issue described here remains important, because any nonfree library or programming platform can cause a similar problem. We must learn a lesson from the history of Java, so we can avoid other traps in the future.

    Tradução: apesar disso, a questão descrita aqui continua importante porque QUALQUER BIBLIOTECA OU PLATAFORMA DE PROGRAMAÇÃO NÃO LIVRE pode causar um problema similar. Devemos aprender uma lição com a história do Java para podermos evitar OUTRAS ARMADILHAS No futuro.

    :-P

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 9:01 pm

    A turma anda dizendo que flash trava no Linux e tal… Não é bem assim. Atualmente trava no Linux da mesma forma como trava no Windows, ou seja, o problema é do flash mesmo.

    Quem anda dizendo que trava muito, vá atualizar seu sistema.

    Uso flash no Firefox em um notebook com Ubuntu TODOS OS DIAS POR VÁRIAS HORAS e não trava.

    Se NO PASSADO TRAVOU vocês não têm porque ficar dizendo que trava atualmente.

    anonimo (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 9:29 pm

    @Weber Jr .


    Realidade aumentada e Geo localização, as modinhas do momento.

    Pode estar criando um cadastro para uma padaria, mas jura de pés juntos que precisa dos dois.

    Me faz pensar. Acho que consigo imaginar uma boa meia-dúzia de vantagens em geoprocessamento apra uma padaria…

    Não se trata de uma questão de travar no Linux ou não, ao meu ver.
    Windows hoje é o sistema mais utilizado do mundo. Logo, tornar a web “flashada” não tem problema, afinal todo mundo usa Windows, ou mesmo Windows ou Mac, que tbm suportam Flash.

    Ah sim, há vinte anos atrás o Windows era o sistema operacional mais utilizado? Quem garante que daqui a 15 anos o Windows será o mais usado? Quem garante que será o Linux? Quem garante que será o Flash? (ok, flash, não é SO, mas vcs entenderam).

    Quando se usa padrões proprietários, não ha garantia alguma. Lembrem-se: não estamos falando em código aberto, open source, mas de padrões abertos, o que é muito diferente.

    (IMO) Quem diz: “ah, flash é bom, fácil de desenvolver e pra mim isso basta” está dizendo: “não ligo pra informação, não ligro pra internet, não ligo para o que acontecerá com os dados. só ligo que agora eles possam aparecer num efeito de fadeIn na tela do usuário”.

    Flash deve ser bom por natureza, afinal está na mão de uma só empresa. Deve ser fácil, cheio de recurso e estável. É o mínimo que se espera de uma empresa que, além de criar as ferramentas que eu uso para desenvolver, cria o meio como as informações vão fluir.

    Postei tempos atrás um texto no meu blog falando justamente sobre isso:
    http://leandrosan.wordpress.com/2009/12/31/duvida-da-semana-o-que-sao-tecnologias-para-a-web/

    Lá fala tudo que eu poderia escrever neste comentário, mas que seria demasiado longo e entediante para alguém ler.

    Kelyane (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 9:55 pm

    Há pouco tempo, eu estava fazendo curso de Flex, achei uma tecnologia, muito legal, fácil de aprender e o mais legal é que você vai vendo a “coisa” acontecer.

    Eu uso já o Flex com o Eclipse, já que o Adobe Flex é baseado no Eclipse, único problema é que depois do roda o Flex no Eclipse. Instalei com a versão ActionScript 3, a mais atual não rodou muito bem.

    Apesar de ser Flash, nada compatível com padrões web, mas é interessante. =D

    foobob (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 3:56 am

    gozado é que a notícia é sobre criar games em Flash e neguinho vem chiar sobre “criação de websites em flash”…

    self_liar (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 6:16 am

    Foobob

    Acho que é relacionado sim , pois ambos necessitam de software proprietário para rodar.

    ” A diferença é que as teclas de atalho não funcionam. Os comandos de rolagem não funcionam. A usabilidade vai a ZERO.
    Plug-ins como “find as you type” não funcionam. Copy-paste não funciona, corretor ortográfico não funciona, URLs não funcionam, ABRIR EM OUTRA ABA não funciona (!), etc, etc, etc…”

    E mesmo assim o software fica muito mais amigável e produtivo do que qualquer outra alternativa web.
    E discordo da usabilidade. Muito pelo contrário, você tem muito mais flexibilidade de trabalhar usabilidade do que se usasse somente HTML. E quem disse que URLs não funcionam? heheheh

    Na boa, cara. Você já desenvolveu algo em Flex?

    @Andre Caldas, um detalhe pra conhecimento: a maioria dos meus clientes Windows preferem 10 vezes um app com os recursos do Flex do que as demais alternativas. E se eles não pretendem mudar pra outra plataforma, qual o problema? Ego? Anti-MS? Ideologia? Stallman? Mimimi?

    Harry (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 8:55 am

    O Linux precisa de mais jogos nativos e, de preferência, exclusivos… =( É algo que faz muita falta.

Este post é antigo (2010-03-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.