Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE 4.2, apresentado por jornalistas como sendo o novo Windows, faz sucesso

“Dois repórteres do ZDNet Australia fizeram um teste cego interessante com o público: apresentar um notebook rodando o KDE 4.2, com o Compiz configurado como se fosse uma versão prévia do novo Windows 7 e gravar as reações do público. Pelo visto foram convincentes na apresentação, já que nenhum dos entrevistados demonstrou desconfiar que não fosse o Windows 7. Entretanto, o mais interessante do vídeo é que todos elogiaram “o novo Windows”, classificando-o como melhor, mais fácil e mais rápido.

Veja a notícia na íntegra em: http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-02/498C1615.html

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br) – referência (guiadohardware.net).

E o Fernando agregou legendas:

“Os dois malucos da ZD Net da Austrália fizeram uma brincadeira bem interessante: instalaram um KDE4 em um laptop e foram nas ruas mostrando para as pessoas como se fosse o Windows 7 Beta… Desse vídeo eu fiz mais duas versões com legendas, uma em inglês e outra em português.”

Enviado por Fernando Boaglio (boaglioΘgmail·com) – referência (boaglio.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo Freitas de Oliveira (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 1:08 pm

    Nossa kkkk muito bom o video, “facil de usar” ué o linux não era dificil de usar???

    Bruno (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 1:18 pm

    Esse video mostra como o pessoal é leigo e nem presta atenção nas coisas.
    No menu iniciar do Windows tem aquela bandeira com 4 cores , qualquer um que ao mexer em uma maquina e ver aquela bandeira vai saber que está mexendo em um Windows.
    Quando no video mostrou o menu e vi aquele K , pensei na hora ou essas pessoas que estão no video participando são burras ou estão fingindo bem.

    Se fazer esse teste aqui no Brasil , não acho que o resultado será o mesmo.
    Fora que concerteza algum usuário avançado deu o grito e eles não mostraram isso.
    Eu e muitos outros iriam dar risada se fosse aqui essa reportagem.

    Ricardo , qualquer SO é facil de usar se estiver todo configurado já.
    Porque a dificuldade é em por tudo configurado e rodando perfeitamente.

    jasonnfedora (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 1:24 pm

    Pretendo fazer esse mesmo video aqui em salvador brevemente. Estou bolando a idéia com alguns alunos da Faculdade para vermos como fazer isso. Vamos ver o resultado. Agora que isso mostra que a ideia de usar linux é mais cultura esta mais do que provado, vamos ver agora aqui no brasil.

    Bruno (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 1:28 pm

    Se fosse aqui em Minas eu iria rir na hora e falar rs se isso é Windows eu sou o Linus Torvalds.

    tenchi (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 1:29 pm

    O estranho é eles terem usado o amarok 1.x ao invés do amarok 2, feito especificamente para o KDE4 e com um visual muito mais “tcham”.

    Também achei estranho o “teste” pelo fato de ninguém ter percebido não se tratar do Windows, principalmente pelo fato de ter quebrado muito com o “paradigma” do Vista em se tratando de gerenciador de arquivos (o dolphin, o nautilus, o thunar, o …) que no KDE4 é muito melhor que de qualquer windows explorer além de ter um visual completamente diferente (e menos moderno, sem transparências, etc).

    E concordo que até o DOS (cmd, commander) é fácil de usar, desde que você saiba usar e que ele sirva para o que você precisa (tanto que me sinto uma bolha quando na frente de um c:>, ao contrário de um típico terminal Linux (bash, zsh, etc), onde eu já me sinto muito mais confortável.

    Também acredito que houveram casos de usuários que perceberam não se tratar do Windows e mesmo aqueles que acharam o negócio um lixo (sempre tem, sabia?), mas não foram incluídos no vídeo. Isso acontece até em propaganda política :-)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 1:54 pm

    Isso me lembra de algo que aconteceu no meu trabalho. Uma funcionária de outro setor pediu para eu fazer um CD com programas para ela instalar na máquina, e já foi dizendo “Quero Office 2008, Nero 2008, Outro Programa Qualquer 2008…”. Coloquei no CD o BrOffice, expliquei umas coisas do tipo “É a nova versão do Office, que abre arquivos do Office 2007 e tem a interface antiga”. E não é que ela gostou do programa? :D

    É como falaram em outro tópico no BR-Linux: se você fala que a pessoa está usando Linux ou BrOffice, prepare-se para ouvir sermão. Mas, se você falar que é a nova versão do Windows ou do Office, ela engole tudo o que você falar.

    Bruno (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:01 pm

    O sistema Linux quando bem configurado é moleza de usar.

    Apesar de não ser fã do KDE (por ter intimidade com Gnome e não por outro motivo) isso demonstra que muita gente acha que a marca X é fácil de usar não o S.O em sí; a reportagem é prova disso. Usuários avançados que fazer uso de software do windows, se verá “preso”.

    Rafael de Almeida em 9/02/2009 às 2:04 pm

    Resumindo, se colocar um “E” azul no Firefox e ele vir no Windows, será o navegador mais usado.

    Walfredo Junior (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:04 pm

    Como muita gente sabe que um usuário comum acreditaria que é windows 7 assim como mostra no video.. é claro que eles motraram somente aqueles que acreditaram que era o windows 7 pois essa foi a intenção do video..

    Mas uma coisa nos Mostra esse video .. que um pouco de Marketing a nivel de Steve Jobs seria muito bom pro Linux..

    Tanto a Apple como a Microsoft fazem aquele Show quando criam um novo recurso.. acho que isso que falta pro Linux. Olha só como os caras apresentaram o Linux pra esses caras muito show,,, mostrando a facilidade de uso.

    Parabens pra eles :D

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:05 pm

    “O uso do cachimbo é que faz a boca torta”

    cardoso (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:10 pm

    Olha só, há um porém.

    Foi apresentado como “o novo Windows”, ok. Mas os participantes estavam comparando com o Vista?

    JJ (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:32 pm

    Eh … Só uma coisa …

    Salvo engano, não tem compiz, não. Esses efeitos são do KDE4 mesmo.

    André Machado (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:42 pm

    Gostaria de dizer que eu também enviei esse texto para o BR-Linux.

    Também gostaria de dizer que vou criar uma nova distro chamada WindOS com uma interface similar ao sistema da Microsoft para analizar a reação das pessoas.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 3:34 pm

    Legal, mas será que no fim da entrevista, disseram que eles estavam vendo o linux e que não era um beta?

    cardoso (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 3:40 pm

    Não, eles descobriram isso quando tentaram instalar o MSN.

    Reuel Ramos Ribeiro (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 3:41 pm

    A aversão por Linux das pessoas é só psicológico mesmo :D

    Bruno (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 3:44 pm

    Não se sabe se foi dito ou não que era Linux no final.
    Outra coisa que não foi mostrada e nem dita foram quantos descobriram a farsa.

    Uma coisa é certa , colocar na mão do usuário tudo funcionando 100% é uma coisa agora o usuário ter que ir lá depois ele mesmo e fazer tudo funcionar ai que entra a questão do negócio.

    Muitos dizem que linux é dificil nesse ponto , eu por exemplo escuto muito essa afirmação. Que mexer no linux é igual mexer no Windows ou num mac os, não tem problema algum.
    Agora pegar e instalar e configurar ai sim mora o problema.
    Ouvi alguem dizer que iria até comprar um eeepc com linux, mas depois desistiu e comprou com Windows porque morria de medo de um dia der problema e ela não saber como por tudo funcionando direito.

    Medo do usuário não é em mexer no linux e sim em como deixa-lo funcionando na maquina.
    A verdade é essa.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 3:47 pm

    Se eu fosse um usuário e me parassem de repente, me mostrassem algo de forma rápida como eles fizeram, eu provavelmente acreditaria, pelo que percebi nem dava tempo de ver direito as coisas e no final a única coisa percebida são os efeitos de transição, ahh, com certeza é o Windows.
    Além de se é novo então você não conhece.

    Bruno (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 3:51 pm

    Além de ser novo então você não conhece?
    Desde que conheço pc , falam de novo Windows e tem imagem do beta tá lá a bandeirinha com 4 cores no menu iniciar.
    Seja versão pra pc ou notes , seja a versão pra servidor. A bandeira que caracteriza ser windows estará lá.

    foobob (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 4:16 pm

    Vejam o que é o poder da sugestão, não? É como usar e amar o Firefox com cara de IE.

    Excelente pegadinha!

    PoolS (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 4:37 pm

    Não podemos esquecer o “fator receptibilidade”.

    Falam que é o Windows 7, a pessoa já imagina em sua mente algo bom, simples e prático. Ele aceita com mais facilidade as dificuldades que possa encontrar, sabendo que é uma nova melhoria. O programa de recompensas funciona melhor desta forma.

    O mito que o Linux carrega, de ser complicado, difícil, leva o ser a crer que jamais poderá usá-lo de forma igual, mesmo sem tentar.

    Propaganda e marca contam muito. Por isso tem tantos fumantes no mundo.

    Manuela (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 4:37 pm

    Apartir do dia em que a Microsoft colocar o Windows para ser em modulos ai sim as coisas mudam de figura.
    Modulo de software que quero dizer.
    O SO vem seco e sem nada, ai você instala os drives necessarios para usar a maquina.
    Quero ouvir musica , bom ai tem o modulo do Windows media player e de outros modulos. Quem se sentir a vontade com o wmp que instale esse modulo.
    Preciso me comunicar via IM , bom ai vai ter os diferentes modulos para isso WL Messenger e outros como ICQ ou Google Talk.
    Vou navegar na net , preciso de um browser. Podera escolher em um modulo IE ou Firefox e outros tantos que melhor lhe agrade.

    Suite de escritorio , a pessoa vai poder escolher também aqui. Isso já acontece.

    No momento que a Microsoft acordar para isso ai sim teremos uma verdadeira escolha de software dentro do Windows.
    Uso o Windows Server 2008 em meu notebook e por ter um programa só par trabalhar com o Windows Update posso escolher um browser qualquer sem ser IE. Uso o Opera por exemplo.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 4:51 pm

    Na verdade, por trás do medo de usar outra plataforma, existe de tudo um pouco. Tem gente que tem medo de não saber consertar o sistema se der problema, tem gente que já testou e realmente prefere o Windows, tem gente que acha que é difícil usar etc. Mas por trás de tudo, com certeza, é questão de cultura. As mudanças, depois de décadas de uso de um modelo se SO, vão levar pelo menos os mesmos tantos anos para que o uso de outro se popularize. Mas o marketing, como disseram lá pra cima, tem que fazer parte do processo. Então, que se façam mais vídeos similares.

    foobob (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 4:54 pm

    hahaha, bom xkcd!

    Luis Eduardo (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 5:04 pm

    Pelo visto foram convincentes na apresentação, já que nenhum dos entrevistados demonstrou desconfiar que não fosse o Windows 7. Entretanto, o mais interessante do vídeo é que todos elogiaram “o novo Windows”, classificando-o como melhor, mais fácil e mais rápido.

    Pois é. Como dizem lá em casa “quem vê cara não vê coração”.

    cardoso (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 5:07 pm

    Manuela, no dia que a Microsoft fizer isso ela fecha. Não faz sentido para a empresa voltar 15 anos no tempo e ferrar com a vida de seus usuários.

    jasonnfedora (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 5:31 pm

    Como eu digo Linux hoje é mais facil do que windows. Se queremos um Fedora com todos aplicativos que o usuario precisa é somente criar a iso e pronto. Usar modo texto para que? para que a minha mãe quer usar o modo texto? ela quer usar o sistema. Nós temos que diferenciar nós Loucos por codigo das pessoas que so querem clicar e pronto. Para isso existe o KDE com a opcao de Adicionar e Remover Programas no menu de configuração. Acho que o KDE esta indo pelo lado Certo, pelo menos estão tentando heheheh. E DA_LHE SOFTWARE LIVRE.

    Manuela (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 6:18 pm

    Cardoso não que a Microsoft seguira sempre com a mesma ideia.
    Com o Windows Live a Microsoft vai começar a abrir o seu código para as pessoas mudarem e fazer o que bem querem.
    Não sei até aonde essa mudança vai implicar no serviço, mas vejo isso com bons olhos.

    Empresas mudam sua visão estrategica , a Apple é um sinal disso.
    Antes comprar um Apple com processador Intel era um sonho dos mais malucos.
    Hoje a Apple vende suas maquinas com Intel, só falta a Appple liberar a instalação de seu So em qualquer maquina e ai acabou.

    Mudanças podem acontecer , a Apple mudou seu SO profundamente. Não tinha mais compatibilidade com versões anteriores.
    A Microsoft pode ter essa mesma visão e mudar muitas coisas, não creio que a MS mude drasticamente como a Apple em relação ao SO. Mas não acho que a MS vai continuar da mesma forma por muitos e muitos anos.
    Mudar de SO é mudar de cultura , muitos não aguentam ou não acustuma e voltam para o antigo.

    oi (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 6:30 pm

    Compiz!? onde???
    Não,simplesmente kwin.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 6:38 pm

    Não me lembro de ter ouvido os caras falarem em Compiz. O KDE 4 faz isso tudo sozinho.

    Manuela, não creio que um dia a MS irá abrir o código ou documentação do seu cliente MSN ou mesmo do protocolo, justamente pelo fato de ele ser um dos principais motivos da ampla adoção do Windows e pela dificuldade de uso dos outros sistemas – inclusive Mac.

    O MSN é ruim, até onde eu sei as transferências de arquivos e de mídia (áudio/video) não é peer2peer (como é skype/xmpp), o que explica a lerdeza na transferência de arquivos, dentre outros (isso pode ter mudado, mas faz alguns anos que não uso o cliente da MS), mas o MSN é líder pelos recursos não técnicos (bonitinho, winks, suporte a audio e vídeo) do que por questões técnicas. Seria até pior para a MS se ela abrisse o código do MSN. A não ser que ela passasse a ter “ajuda” de outras empresas ou comunidade para o aperfeiçoamento do programa e do protocolo (aliás, porque não usar um protolo comum?), porte do programa para outras plataformas (o primeiro seria o Mac:-)), e aí quem sabe o MSN se tornaria um bom programa de áudio e vídeo? Aliás, que não dependesse de silverlight :-)

    Cadu (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 9:49 pm

    Se eles modificam e traduzem programas, queria saber onde está o código fonte dos programas modificados. Procurei no tal repositório e não achei. Se alguém puder indicar o link, seria ótimo.

    Cadu (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 9:50 pm

    Oops, post errado… :)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 7:46 am

    “Mas uma coisa nos Mostra esse video .. que um pouco de Marketing a nivel de Steve Jobs seria muito bom pro Linux..”
    Concordo, falta uma campanha forte pra desmistificar a plataforma. Só das pessoas não conseguirem reconhecer o Linx já é algo preocupante. E os elogios vão terminar na hora que o usuario tentar instalar os softwares tradicionais da plataforma.

    lordtux (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 9:32 am

    Putz, Linux Mojave!!!
    KKKKK, depois dizem que linux tem interface horrível e não é fácil de usar.

Este post é antigo (2009-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.