Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vencedores do concurso Intel YourMove ganham seus MIDs – e o BR-Linux também ;-)

A lista Moblin-BR se agitou no final da semana passada com a chegada dos MIDs (Mobile Internet Devices) que os 10 primeiros colocados do concurso YourMove, que estimulou desenvolvedores brasileiros a criar aplicações para a plataforma Moblin.

Lendo as mensagens da lista, deu de perceber que eles já estão fazendo exatamente o que se esperaria: instalando outras versões do sistema operacional, mudando configurações, e de outras formas estendendo as funcionalidades oferecidas originalmente pelos fabricantes.

Ontem de manhã tive a surpresa de ser informado que também havia recebido um exemplar, devido à participação do BR-Linux na divulgação e suporte ao evento. Obrigado, Intel e seus representantes!

A foto acima mostra, portanto, o meu Aigo MID. Foi só tirar da caixa, configurar para deixar de usar o idioma chinês, e começar a usar – na hora da foto, eu até já tinha colocado ele para acessar a Internet via uma rede wifi das redondezas. A moeda, o celular e o canivete estão ali para dar idéia do tamanho, e no destaque está uma foto dele com o teclado recolhido.

Estou em férias e menos disposto a mexer nas entranhas do dispositivo, mas quando eu fizer experiências no futuro, compartilharei com vocês. Por enquanto, vou usando o Linux dele (a distribuição se chama Midinux, e é da chinesa Red Flag) para explorar e aproveitar. Aliás, se alguém já tiver conseguido fazê-lo conectar à Internet via bluetooth com um celular Nokia, e quiser compartilhar a dica, será bem-vindo ;-) As minhas tentativas iniciais não deram certo.

Saiba mais (br-linux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu quero um !!! Aonde tem ??? Qto custa ??? Sou louco por uma tranqueira dessas !!! navega legal ? Renderiza bem ???

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 3:39 pm

    Eu também quero um, posta ai onde podemos comprar este brinquedinho!!!!

    Navega bem sim, com um descendente do Firefox. No texto acima eu incluí um link pra um review bastante completo dele. Não sei onde pode ser comprado no Brasil (acho que nem há). Eu procuraria no ebay!

    Os primeiros MIDs começaram a ser comercializados na China, de onde vieram estes de que o Augusto fala. Alguns modelos estão começando a aparecer no mercado dos EUA e Europa. Aqui no Brasil a previsão é para o segundo trimestre de 2009. A média de preço é 600 dólares.

Este post é antigo (2008-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.